O Período Clássico Flashcards
(8 cards)
Cronologia
Final do 6º séc. (democrácia + guerras persas) -> 3º ao 4º séc. AEC (Filipe + Alexandre).
*o retomar do médio oriente do ponto de vista político.
Com Alexandre…
…as cidades-estado estão em segundo plano e passam cada vez mais a unidades administrativas do império. Em geral as cidades-estado não vão voltar a ter independência.
Ligas
Vão ser fundamentalmente militares.
Informação que temos
Temos muita informação da Grécia Clássica, mas também fundamentalmente de Atenas. A democrácia em Atenas cria muita burocrácia que escreve em pedra.
O equilíbrio constitucional de Roma…
…é associado a este período. Aparece também o direito romano, no período republicano. Roma está a inventar a sua organização externa e interna. Passa a ser uma potencia regional.
Itália (sul)
Está integrada no mundo grego.
Sicília
Era uma mescla de gregos, índios, púnicos, etc. Siracusa vai-se tornar na segunda maior cidade grega(?).
Beócia
Funda a primeira federação, ao invés de cidades-estado estarem contra si, o objetivo era entre ajudarem-se (KOINON/KOINA “o que é de todos”).