Alistamento Flashcards
(168 cards)
O alistamento eleitoral é o ato de competência dos juízes eleitorais mediante o qual o eleitor é qualificado e inscrito no corpo de eleitores, tratando-se de atividade de jurisdição voluntária.
Certo.
Uma ação de jurisdição voluntária é quando não apresenta conflito de interesses, não havendo uma coisa a ser julgada. Sendo assim, não existe uma sentença, mas sim um procedimento.
Já jurisdição contenciosa, é quando o juiz age a partir de um conflito de interesses, julgando um processo e determinando o que deve ser feito.
Da folha individual de votação e do título de eleitor deverá constar a indicação da seção em que o eleitor originariamente se inscreveu e da seção para a qual pediu transferência.
Errado.
Da folha individual de votação e do título de eleitor deverá constar a indicação da seção em que o eleitor tiver sido inscrito, a qual não poderá ser localizada em distrito judiciário ou administrativo diferente do da respectiva residência.
Da folha individual de votação e do título de eleitor deverá constar a indicação da seção em que o eleitor tiver sido inscrito, a qual não poderá ser localizada em distrito judiciário ou administrativo diferente do da respectiva residência.
Certo.
A organização de cada seção eleitoral deve observar, dentre outras condições, a indicação da respectiva Mesa Receptora pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado.
Errado.
A organização de cada seção eleitoral deve observar, dentre outras condições, a instalação de uma só Mesa Receptora, cujos membros são nomeados pelo Juiz Eleitoral.
A comprovação de domicílio pode ser feita mediante apresentação de documentos dos quais se infira ter o eleitor vínculo profissional, patrimonial ou comunitário no município, de modo a abonar a residência exigida.
Certo.
A revisão de eleitorado somente pode ser realizada em ano eleitoral ou em situações excepcionais, com prévia autorização do tribunal regional eleitoral.
Errado.
A regra é não realizar revisão do eleitorado em ano eleitoral. Contudo a Resolução 21.538, prevê que em situações excepcionais e desde que autorizado pelo TSE poderá ocorrer revisão em ano eleitoral.
Quando há denúncia fundamentada de fraude no alistamento de zona eleitoral ou município, o TSE determina de ofício a realização de revisão do eleitorado, com o cancelamento das inscrições correspondentes aos títulos não apresentados à revisão.
Errado.
O equívoco está em apontar que a denúncia fundamentada de fraude no alistamento de zona eleitoral ou município é causa para que o TSE determine, de ofício a realização de revisão do eleitorado. Na verdade, as hipóteses de revisão do eleitorado a ser determinada de ofício pelo TSE são cumulativamente:
I - o total de transferências no ano em curso seja 10% superior ao do anterior;
II - o eleitorado for superior ao dobro da população entre 10-15 anos, somada à de idade superior a 70 anos do município; e
III - o eleitorado for superior a 80% da população projetada para o ano pelo IBGE
A revisão do eleitorado é presidida pelo corregedor-regional eleitoral.
Errado.
A presidência do procedimento de revisão do eleitorado cabe ao juiz da zona eleitoral submetida à revisão.
Caberá a aplicação de multa ao juiz que deixar de anexar ao processo eleitoral o recibo do eleitor quanto ao título e documento que instruiu o requerimento de alistamento eleitoral.
Certo.
As juntas eleitorais são compostas por um juiz de direito e dois ou quatro cidadãos de notório saber jurídico.
Errado.
Idoneidade moral.
A seção eleitoral indicada no título vincula permanentemente o eleitor, salvo se houver transferência de zona ou de município ou se, até o prazo legal antes da eleição, o eleitor provar ao juiz eleitoral que mudou de residência dentro do mesmo município, de um distrito para outro ou para outro lugar muito distante da seção em que estava inscrito.
Certo.
Caso o juiz eleitoral competente, em despacho fundamentado, indefira o requerimento de alistamento, o alistado e o delegado de partido poderão interpor recurso junto ao TRE do estado com o fim de obter a reforma da decisão.
Errado.
Indeferir = Eleitor e MPE (5 dias)
Deferir = Partido político e MPE (10 dias)
Se houver indícios de fraude no alistamento de uma zona eleitoral, caberá ao TSE, em razão da sua competência exclusiva, realizar a correição, e, caso sejam constatadas irregularidades, determinar a imediata revisão do eleitorado.
Errado.
A competência para determinar a realização de correição e a revisão do eleitorado é do Tribunal Regional Eleitoral da respectiva circunscrição, cabendo no caso de revisão o seguimento de instruções do Tribunal Superior Eleitoral pelo TRE.
O requerimento de transferência deve ser publicado na impressa oficial na capital e no cartório das demais localidades.
Certo.
O requerimento de inscrição eleitoral é submetido ao juiz, que pode deferir o pedido, indeferi-lo ou ainda converter o julgamento em diligência. Em caso de indeferimento, cabe recurso interposto pelo alistando, no prazo de 10 (dez) dias.
Errado.
O prazo é de 5 dias.
Nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos cento e cinquenta dias anteriores à data da eleição.
Certo.
Os oficiais de Registro Civil devem enviar ao juiz eleitoral da zona em que oficiarem, até o dia 10 de cada mês, comunicação dos óbitos de cidadãos alistáveis ocorridos no mês anterior, para cancelamento das inscrições.
Errado.
Dia 15 de cada mês.
O menor que completar 16 (dezesseis) anos de idade até a data da eleição pode se habilitar como eleitor, no prazo de requerimento de inscrição eleitoral ou transferência. No entanto, seu título somente surtirá efeitos quando completar a idade de 16 (dezesseis) anos.
Certo.
Os cegos alfabetizados pelo “Sistema Braille” que reunirem as demais condições de alistamento, podem qualificar-se mediante o preenchimento da fórmula impressa e a aposição do nome com as letras do referido alfabeto.
Certo.
As certidões de nascimento ou casamento, quando destinadas ao alistamento eleitoral, serão fornecidas gratuitamente, segundo a ordem dos pedidos apresentados em cartório pelos alistandos ou delegados de partido.
Certo.
A resolução do Tribunal Superior Eleitoral que trata do acesso aos dados constantes dos sistemas informatizados da Justiça Eleitoral tem prevalência sobre a Lei Geral de Proteção de Dados no que tange ao Cadastro Eleitoral.
Errado.
A Corregedoria Geral Eleitoral é responsável pela atualização imediata da situação das inscrições no Cadastro Eleitoral e na base de perda e suspensão de direitos políticos quando constatada a ocorrência de hipótese ensejadora de perda de direitos políticos.
Certo.
A regularização de situação eleitoral de uma pessoa com restrição de direitos políticos pode ser feita sem a comprovação de haver cessado o impedimento.
Errado.
Comprovada a cessação do impedimento, será comandado o código ASE próprio e inativados os registros correspondentes na base de perda e suspensão de direitos políticos.
Certo.