APPCC Flashcards
Contaminante é qualquer agente biológico, químico ou físico, matéria estranha ou outras substâncias não adicionadas intencionalmente aos alimentos que possam comprometer a segurança ou adequação dos alimentos.
CERTO
Segurança de alimentos são todas as condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos em todas as etapas da cadeia alimentar.
ERRADO
Segurança de alimentos: Garantia de que os alimentos não causarão efeitos adversos à saúde do consumidor quando forem preparados e/ou consumidos de acordo com seu uso pretendido.
Limite crítico trata-se de um nível de perigo em um alimento ou abaixo do qual o alimento é considerado seguro, de acordo com seu uso pretendido.
ERRADO
Limite crítico: Um critério, observável ou mensurável, relativo a uma medida de controle em um PCC, que separa a aceitação da rejeição do alimento.
Sistema APPCC: Documentação ou conjunto de documentos, preparados de acordo com os princípios do APPCC, para garantir o controle dos perigos significativos no negócio de alimentos.
ERRADO
Plano APPCC: Documentação ou conjunto de documentos, preparados de acordo com os princípios do APPCC, para garantir o controle dos perigos significativos no negócio de alimentos.
É obrigatório que as pias de lavagem de mãos sejam com torneiras que não sejam acionadas manualmente.
ERRADO
Não é obrigatório, mas sim preferencialmente.
3.2.3 Instalações de higiene pessoal e banheiros Instalações sanitárias e banheiros adequados devem estar disponíveis, para que um nível apropriado de higiene pessoal possa ser mantido a fim de evitar que o pessoal contamine os alimentos. Essas instalações devem ser localizadas de maneira adequada e não devem ser usadas para outros fins, como armazenamento de alimentos ou itens que entrem em contato com os alimentos.
Devem incluir:
● meios adequados para lavar e secar as mãos, incluindo sabão (de preferência líquido), pias e, se necessário, um suprimento de água quente e fria (ou com temperatura controlada adequadamente);
● pias de lavagem de mãos com um design higiénico adequado, de preferência com torneiras que não sejam acionadas manualmente; quando isso não for possível, devem ser tomadas medidas adequadas para minimizar a contaminação pelas torneiras; e
● instalações adequadas para troca de roupa, se necessárias.
As pias de lavagem de mãos não devem ser usadas para lavar alimentos ou utensílios.
Em relação a temperatura, pode-se afirmar que, dependendo da natureza da operação de alimentos realizada, devem estar disponíveis instalações adequadas para aquecimento, resfriamento, cozimento, refrigeração e congelamento dos alimentos, para armazenamento de alimentos refrigerados ou congelados, se necessário, controle de temperatura ambiente para garantir a segurança e adequação do alimento.
CERTO
Devem existir sistemas para prevenir ou minimizar a contaminação de alimentos por produtos químicos nocivos, por exemplo: materiais de limpeza, lubrificantes não alimentares, resíduos químicos de pesticidas e medicamentos veterinários, como antibióticos.
CERTO
Os manipuladores com cortes e feridas, quando necessário, devem ser designados para trabalhar nas áreas onde não irão ter nenhum contato direto com alimentos.
CERTO
Qualquer embalagem reutilizável deve ser adequadamente durável, fácil de limpar e, se necessário, de desinfetar.
CERTO
Como auxílio no desenvolvimento de treinamentos específicos para apoiar um plano APPCC, devem evitadas instruções e procedimentos de trabalho que definam as tarefas dos colaboradores responsáveis por cada Ponto Crítico de Controle.
ÈRRADO
….devem ser desenvolvidas instruções e procedimentos de trabalho que definam as tarefas dos colaboradores responsáveis por cada Ponto Crítico de Controle.
sequência lógica do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle)
“Muitos Dias Inteiros Ensaiamos Cantos Incríveis Para Lobos Maiormente Afinados, Vestidos Delicadamente”?
- M: Montar equipe APPCC
- D: Descrever o produto
- I: Identificar o uso pretendido
- E: Elaborar diagrama de fluxograma em loco
- C: Confirmar o diagrama de fluxo in loco
- I: Identificar (análise de) perigos e medidas preventivas
- P: Identificar PCCs
- L: Estabelecer limites críticos
- M: Estabelecer sistema de monitoramento
- A: Estabelecer ações corretivas
- V: Verificar o sistema
- D: Estabelecer documentação e registros
PRINCÍPIOS
A Prática Leva Muito Aprendizado, Vários Resultados”?
A: Análise de Perigos
P: Pontos Críticos de Controle (PCCs)
L: Limites Críticos
M: Monitoramento
A: Ações Corretivas
V: Verificação
R: Registros e Documentação