As redes de atenção a saúde Flashcards

1
Q

Uma população em processo rápido de envelhecimento significa um crescente incremento relativo das condições crônicas por que essas condições de saúde afetam mais os segmentos de maior idade.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Por outro lado, na perspectiva epidemiológica, o país vivencia uma forma de transição singular, diferente da transição clássica dos países desenvolvidos. Para a análise epidemiológica, vai se
considerar o conceito de condições de saúde, agudas e crônicas, que difere da tipologia mais usual que é doenças transmissíveis e doenças e agravos não transmissíveis.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Essa tipologia convencional tem sido muito útil nos estudos epidemiológicos, mas observa-se que ela NÃO se presta para referenciar a estruturação dos sistemas de atenção à saúde. Para organizar os sistemas de atenção à saúde, o mais conveniente é separar as condições agudas, em geral de curso curto e que podem ser respondidas por um sistema reativo e com respostas episódicas, das condições crônicas, que têm
curso mais ou menos longo e que exigem um sistema que responda a elas de forma proativa, contínua e integrada.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Por isso, as condições crônicas envolvem todas as doenças crônicas, mais as doenças transmissíveis de curso longo, as condições maternas e infantis, os acompanhamentos por ciclos
de vida, as deficiências físicas e estruturais contínua e os distúrbios mentais de longo prazo.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A situação epidemiológica brasileira distancia-se da transição epidemiológica clássica omramiana, observada nos países desenvolvidos, e tem sido definida, recentemente, como tripla carga de doenças por que envolve, ao mesmo tempo, uma agenda não concluída de infecções, desnutrição e problemas de saúde reprodutiva; o desafio das doenças crônicas e de seus fatores de riscos, como o tabagismo, o sobrepeso, a obesidade, a inatividade física, o estresse e a alimentação inadequada; e o forte crescimento das causas externas.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Essa crise decorre da incongruência entre uma situação de saúde do século XXI, convivendo com um sistema de atenção à saúde do século XX.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

até a primeira metade do século XX, eles se voltaram para as doenças infecciosas e, na segunda metade daquele século,
para as condições agudas e para as agudizações das doenças crônicas

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Os sistemas de saúde predominantes em todo mundo estão falhando, pois não estão conseguindo acompanhar a tendência de declínio dos problemas agudos e de ascensão das condições crônicas. Quando os problemas de saúde são crônicos, o
modelo de tratamento agudo não funciona.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A transição da situação de saúde, juntamente com outros fatores como o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico, determina a transição da atenção à saúde.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

os sistemas fragmentados de atenção à saúde são aqueles que se organizam através de um conjunto de pontos de atenção à
saúde isolados e incomunicados uns dos outros e que, por consequência, são incapazes de prestar uma atenção contínua à população.

A

Em geral, não há uma população adscrita de responsabilização,
o que impossibilita a gestão baseada na população. Neles, a atenção primária à saúde não se comunica fluidamente com a atenção secundária à saúde e esses dois níveis também não se comunicam com a atenção terciária à saúde, nem com os sistemas de apoio. Nesses sistemas, a atenção primária à saúde não pode exercitar seu papel de centro de comunicação, coordenando o cuidado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Os sistemas fragmentados caracterizam-se pela forma de organização hierárquica; a inexistência da continuidade da atenção; o foco nas condições agudas através de unidades de pronto-atendimento, ambulatorial e hospitalar; a passividade da pessoa usuária; a ação reativa à demanda; a ênfase relativa nas intervenções curativas e reabilitadoras; o modelo de atenção à
saúde, fragmentado e sem estratificação dos riscos; a atenção centrada no cuidado profissional, especialmente no médico; e o financiamento por procedimentos.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

As redes de atenção à saúde são organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por uma missão única, por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinada população, coordenada pela atenção primária à saúde - prestada no tempo certo, no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa e de forma humanizada -, e com responsabilidades sanitárias e econômicas por esta população.

A

todos os pontos de atenção à saúde são igualmente importantes e se relacionam horizontalmente;
am uma atenção integral com intervenções promocionais, preventivas, curativas, cuidadoras, reabilitadoras e paliativas; funcionam sob coordenação da atenção primária à saúde; prestam atenção oportuna, em tempos e lugares certos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O primeiro elemento das redes de atenção à saúde e sua razão de ser é uma população

A

A população de responsabilidade das redes de atenção à saúde vive em territórios sanitários singulares, organiza-se socialmente em famílias e é cadastrada e registrada em subpopulações por
riscos sociossanitários.
Mas não basta o conhecimento da população total: ela deve ser segmentada, subdividida em subpopulações por fatores de riscos e estratificada por riscos em relação às condições de saúde estabelecidas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O segundo elemento constitutivo das redes de atenção à saúde é a estrutura operacional, constituída pelos nós das redes e pelas ligações materiais e imateriais que comunicam esses diferentes nós.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A estrutura operacional das redes de atenção à saúde compõe-se de cinco componentes: o centro de comunicação, a atenção primária à saúde; os pontos de atenção secundários e terciários; os sistemas de apoio; os sistemas logísticos; e o sistema de governança da rede de atenção a saúde

A

Os três primeiros correspondem aos nós das redes
e o quarto, às ligações que comunicam os diferentes nós.
E o quinto, o componente que governa as relações entre os quatro primeiros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O centro de comunicação das redes de atenção à saúde é o nó intercambiador no qual se coordenam os fluxos e contrafluxos do sistema e é constituído pela atenção primária à saúde (unidade de atenção primária à saúde ou equipe do Programa de Saúde da Família.

A

V

17
Q

Para que a atenção primária à saúde possa resultar em todos esses benefícios, deve ser reformulada para cumprir três papéis essenciais nas redes de atenção à saúde. Quais?

A
  • a resolução: a capacidade para solucionar mais de 85% dos problemas de saúde de sua população;
  • a coordenação: a capacidade de orientar os fluxos e contrafluxos de pessoas, informações e produtos entre os componentes das redes;
  • e a responsabilização: a capacidade de acolher e responsabilizar-se, sanitária e economicamente, por sua população
18
Q

O segundo componente das redes de atenção à saúde são os pontos de atenção secundários e terciários, os nós das redes onde se ofertam determinados serviços especializados, gerados através de uma função de produção singular.

A

os pontos de atenção terciários são mais densos tecnologicamente que os pontos de atenção secundários e, por essa razão, tendem a ser mais concentrados espacialmente.
Contudo, na perspectiva das redes poliárquicas, não há, entre eles, relações de principalidade ou subordinação, características das relações hierárquicas, já que todos são igualmente importantes para se atingirem os objetivos comuns das redes de atenção à saúde.

19
Q

O terceiro componente das redes de atenção à saúde são os sistemas de apoio.

A

Os sistemas de apoio são os lugares institucionais das redes onde se prestam serviços comuns a todos os pontos de atenção à saúde, nos campos do apoio diagnóstico e terapêutico, da assistência farmacêutica e dos sistemas de informação em saúde.

20
Q

O quarto componente das redes de atenção à saúde são os sistemas logísticos. Os sistemas logísticos são soluções tecnológicas, fortemente ancoradas nas tecnologias de informação, que garantem uma organização racional dos fluxos e
contrafluxos de informações, produtos e pessoas nas redes de atenção à saúde, permitindo um sistema eficaz de referência e contrarreferência das pessoas e trocas eficientes de produtos e informações, ao longo dos pontos de atenção à saúde e dos sistemas de apoio, nas redes de atenção à saúde.

A

Os principais sistemas logísticos das redes de atenção à saúde são:
- o cartão de identificação das pessoas usuárias,
- o prontuário clínico,
- os sistemas de acesso regulado à atenção à saúde
- e os sistemas de transporte em saúde

21
Q

O quinto componente das redes de atenção à saúde são os sistemas de governança.

A

é o arranjo organizativo que permite a gestão de todos os
componentes das redes de atenção à saúde, de forma a gerar um excedente cooperativo entre os atores sociais em situação, aumentar a interdependência entre eles e obter resultados sanitários e econômicos para a população adscrita.

22
Q

Qual o objetivo dos sistemas de governança?

A

Articular as políticas institucionais para o cumprimento dos objetivos e metas; e desenvolver a capacidade de gestão necessária para planejar, monitorar e avaliar o desempenho dos gerentes e da organização.

23
Q

O terceiro elemento constitutivo das redes de atenção à saúde são os modelos de atenção à saúde.

A

A necessidade de se mudarem os sistemas de atenção à saúde para que possam responder com efetividade, eficiência e segurança a situações de saúde dominadas pelas condições crônicas levou ao desenvolvimento dos modelos de atenção à
saúde. Há modelos de atenção à saúde para as condições agudas e crônicas.

24
Q

As condições agudas e os eventos agudos decorrentes de condições crônicas agudizadas exigem, para o seu manejo adequado, a implantação de modelos de atenção à saúde que, em geral, expressam-se num tipo de classificação de riscos.

A

V

25
Q

Como é o modelo de atenção voltado para condições crônicas?

A

são construídos a partir de um modelo seminal, o modelo de atenção crônica, o MAC.
O MAC compõe-se de seis elementos, subdivididos em dois grandes campos:
o sistema de atenção à saúde e a comunidade.
No sistema de atenção à saúde, as mudanças devem ser feitas
na organização da atenção à saúde, no desenho do sistema de prestação de serviços, no apoio às decisões, nos sistemas de informação clínica e no autocuidado apoiado. Na comunidade, as mudanças estão centradas na articulação dos serviços de saúde com os recursos da comunidade.