Aspectos Introdutórios Flashcards
(54 cards)
Contabilidade Aplicada ao Setor Público
É o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao
controle patrimonial de entidades do setor público
▪ Manual de Contabilidade é uma norma?
Aplicada ao Setor Público (MCASP): o MCASP não é propriamente uma Norma,
mas sim um conjunto de procedimentos (orçamentários, patrimoniais e específicos) que orientam os
gestores na aplicação de todo o arcabouço legislativo e normativo relacionado à CASP.
A contabilidade aplicada ao setor público constitui ramo especializado da ciência contábil, com sistema, legislação e princípios próprios, diferentes dos aplicáveis à contabilidade empresarial.
Errado. Realmente a Contabilidade Pública é um ramo especializado da Ciência Contábil. Porém, os princípios,
sistema e a legislação em geral são os mesmos aplicáveis à Contabilidade Geral (Societária/Empresarial). O
que difere um ramo do outro é a sua aplicação. Assim, por exemplo, a Contabilidade Pública é aplicada no
controle patrimonial de entidades do setor público. Já a Contabilidade Societária está ligada ao controle patrimonial de entidades privadas.
Alcance da estrutura conceitual e das NBCs TSP (Campo de Aplicação “novo”)
Segundo a norma, a Estrutura Conceitual e as demais NBCs TSP aplicam-se, obrigatoriamente, às entidades do setor público quanto à elaboração e divulgação dos RCPGs (Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público).
As empresas estatais independentes estão no alcance da Estrutura Conceitual?
As empresas estatais independentes são todas as demais empresas controladas pelas entidades do setor público que não se enquadram nas características expostas no item 1.8B [empresas estatais dependentes], as quais, em princípio, não estão no alcance desta estrutura conceitual e das demais NBCs TSP.
Campo de Aplicação da Estrutura Conceitual e NBC T SP - OBRIGATÓRIO
▪ Entidades do Setor Público:
a) Governos nacionais, estaduais, distrital e municipais (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Tribunais de Contas, Defensorias e Ministério Público);
b) órgãos, secretarias, departamentos, agências, autarquias, fundações (instituídas e mantidas
pelo poder público);
c) fundos, consórcios públicos e outras repartições públicas
congêneres das administrações direta e indireta (inclusive as
empresas estatais dependentes).
Campo de Aplicação da Estrutura Conceitual e NBC T SP - Facultativo
▪ Estatais Independentes;
(ou por determinação dos órgãos reguladores/ fiscalizadores)
A estrutura conceitual se aplica não somente aos governos federal, estadual, municipal e distrital, mas, também, às autarquias e às fundações mantidas pelo poder público, aos fundos e consórcios públicos.
Certo, a Estrutura Conceitual e as demais NBCs TSP aplicam-se, obrigatoriamente, às entidades do setor público quanto à elaboração e divulgação dos RCPGs.
Estão compreendidos no conceito de entidades do setor público: os governos nacionais, estaduais, distrital e municipais e seus respectivos poderes (abrangidos os tribunais de contas, as defensorias e o Ministério Público), órgãos, secretarias, departamentos, agências, autarquias, fundações (instituídas e mantidas pelo poder público), fundos, consórcios públicos e outras repartições públicas congêneres das administrações direta e indireta (inclusive as empresas estatais dependentes).
Aplicação da Contabilidade Pública aos Conselhos Profissionais
Entendimento do CFC Conselhos são autarquias, logo está no escopo obrigatório
Entendimento da STN (MCASP) Conselhos aplicam facultativamente as normas da CASP
Os serviços sociais autônomos são obrigados a aplicar as normas do setor?
Não. Os Serviços Sociais Autônomos não são obrigados a aplicar as normas aplicáveis ao setor público. Por serem entidades sem fins lucrativos, aplica-se a essas entidades a ITG 2002 (R1) – Entidades Sem Finalidade de Lucros.
OBJETO
Contabilidade Pública
PATRIMÔNIO PÚBLICO
Conceito de Patrimônio Público
Patrimônio Público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador
ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.
O objeto da contabilidade pública é o patrimônio público, que envolve os bens públicos: de uso comum do
povo, de uso especial e dominicais.
Certo. A questão informa corretamente que o objeto da Contabilidade Pública é o patrimônio público.
Além disso, classifica corretamente os tipos de bens públicos existentes: de uso comum do povo, de uso especial e dominicais.
Qual o objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público
O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.
Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG)
Nos termos da Estrutura Conceitual, os RCPGs são os componentes centrais da transparência da informação
contábil dos governos e de outras entidades do setor público, aprimorando-a e favorecendo-a. Os RCPGs são
relatórios contábeis elaborados para atender às necessidades dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender a finalidades ou necessidades específicas de determinados grupos de usuários.
O que os RCPGs abrangem?
Os RCPGs abrangem
as demonstrações contábeis (incluindo as suas notas explicativas) e também a apresentação de informações que aprimoram, complementam e suplementam as demonstrações contábeis.
Objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil
FORNECER INFORMAÇÕES ÚTEIS AOS USUÁRIOS DOS RCPGS com Finalidade de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão
Para o que os RCGPs não são elaborados?
Os RCPGs não são elaborados e divulgados para atender a necessidades de informações específicas ou particulares.
Segundo a Estrutura Conceitual aplicável às Entidades do Setor Público, os Relatórios Contábeis
de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPGs) são elaborados e divulgados para atender a
necessidades de informações específicas de diversos usuários entre os quais estão os responsáveis pelas estatísticas de finanças públicas e as agências de classificação de risco.
Errado
Os RCPGs não são elaborados e divulgados para atender a necessidades de informações específicas ou
particulares.
Entre os usuários primários dos RCPGs estão os membros do Poder Legislativo.
Certo
Segundo a NBC TSP EC,
2.4 Consequentemente, os RCPGs devem ser elaborados e divulgados, principalmente, para atender às necessidades de informações dos usuários dos serviços e dos provedores de recursos, quando estes não detêm a prerrogativa de exigir que a entidade do setor público divulgue as informações que atendam às suas necessidades específicas. Os membros do poder Legislativo são também usuários primários dos RCPGs e utilizam extensiva e continuamente esses relatórios enquanto atuam como representantes dos interesses dos usuários de serviços e dos provedores de recursos.
Independentemente de sua personalidade jurídica, toda entidade que emprega recursos públicos deve elaborar relatórios contábeis de propósitos gerais das entidades do setor público.
Errado
Não são todas as entidades que empregam recursos públicos que devem elaborar RCPGs. As estatais independentes, por exemplo, empregam recursos públicos e, como regra, não devem elaborar RCPGs do
setor público.
Constantes dos RCPGs, as informações que podem subsidiar as decisões dos usuários incluem aquelas
relativas à situação patrimonial, de desempenho do ente e de seus fluxos de caixa.
Certo
De fato, nos termos da NBC TSP – Estrutura Conceitual, os RCPGs fornecem informações sobre a situação patrimonial, de desempenho e fluxos de caixa.
Os relatórios contábeis de propósitos gerais abrangem as demonstrações contábeis, mas não se limitam a estas.
Certo
Os RCPGs podem compreender múltiplos relatórios, cada qual atendendo a certos aspectos dos objetivos e do alcance da elaboração e divulgação da informação contábil. Os RCPGs abrangem as demonstrações
contábeis (incluindo as suas notas explicativas) e também a apresentação de informações que aprimoram, complementam e suplementam as demonstrações contábeis.
A contabilidade pública demonstra perante a fazenda pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, realizem despesas ou guardem bens a ela pertencentes.
Comentários
Certo
Art. 83. A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela
pertencentes ou confiados.