Aula 03 - Integração Comercial Flashcards Preview

Comércio Internacional > Aula 03 - Integração Comercial > Flashcards

Flashcards in Aula 03 - Integração Comercial Deck (13):
1

Quais as características de um Zona de livre comércio?

Há livre circulação de mercadorias entre seus integrantes, o que se obtém pela eliminação das barreiras tarifárias e não tarifárias.

 

Cada um mantém suas próprias políticas comercias  vis à vis os países não membros da integração;

2

Quais as características de uma União aduaneira?

Além da livre circulação de mercadorias, os países estabelecem uma política comercial comum em relação a terceiros países, o que se materializa na existência de uma Tarifa Externa Comum (TEC)

3

Quais as características de um Mercado Comum?

livre circulação de mercadorias, estabelecimento de uma política comercial comum em relação a terceiros países e, ainda, livre circulação dos fatores de produção (capital e mão-de-obra).

4

Quais as características de União Econômica?

5

Quando ocorre desvio de comércio?

Apóso estabelecimento de um acordo regional, há um deslocamento geográfico da produção de um local em que o bem é produzido com maior eficiência para um local em que ele é produzido com menor eficiência, gerando perda de bem-estar à sociedade.

 

A produção é deslocada em razão da eliminação de tarifas ìncidentes sobre a circulação de bens no interior do bloco regional.

6

A globalização econômica que se observou no século XX é um processo complexo, que permitiu a países emergentes como de Taiwan e da Coréia do Sul ascender a altos níveis de desenvolvimento, ao passo que outras economias perpetuaram sua condição marginal na economia mundial, com perversas implicações sociais.

 Alguns países ficaram excluídos do processo, gerando inúmeros problemas sociais. Assim, ao mesmo tempo em que a globalização é uma realidade que integra, ela também marginaliza

7

A globalização teve como um dos seus principais efeitos a intensificação dos fluxos financeiros internacionais.

O padrão-ouro vigorou até o início da Primeira Guerra Mundial. Posteriormente, na década de 20, houve uma tentativa que não foi bem sucedida de se retornar ao padrão-ouro. De 1946 a 1971, o sistema monetário internacional baseou-se na conversibilidade do dólar em ouro, enquanto as outras moedas eram fixadas em termos de dólar. Em 1971, antes do segundo choque do petróleo, esse sistema chegou ao fim.

A OMC foi criada ao final da Rodada Uruguai, no ano de 1994.

 

Na Rodada Uruguai, as maiores reduções tarifárias foram promovidas pelos países desenvolvidos.

8

A existência de uma moeda única significa que há uma política monetária e cambial unificada. representa um passo em direção à integração econômica total.

9

 A integração regional é economicamente benéfica se prevalecer a criação sobre o desvio de comércio e ocorrerem efeitos dinâmicos.

Criação de Comércio: A produção se desloca, após um acordo comercial ser firmado, de um local menos eficiente para um local de maior eficiência.

10

A integração possui efeitos dinâmicos e estáticos. Quais os efeitos estáticos?

Criação de Comércio

 

Desvio de Comércio

11

Quais os efeitos dinâmicos da integração?

Economia de escala

Aumento da taxa de investimento

Eficiência econômica

Estímulo ao Desenvolvimento (empresas investem mais em P&D em virtude da concorrência)

Aumento da Concorrência

Aumento do mercado consumidor

12

O que são Acordos Comerciais Preferenciais?

Acordos em que os Estados-parte concedem-se mutuamente descontos nas tarifas de importação e outras facilidades de acesso a mercados.

 

 Nas zonas de preferências tarifárias, os Estados concedem entre si mútuas margens de preferências. As margens de preferência são descontos nas tarifas de importação.

13