Aula 9 - NORMAS DA INTOSAI Flashcards
(20 cards)
V ou F
( ) Os serviços de auditoria interna são necessariamente subordinados ao chefe do departamento no qual foram estabelecidos. No entanto, eles são, na maior medida possível, funcional e organizacionalmente independentes no âmbito de sua respectiva estrutura constitucional.
( ) Como uma instituição de auditoria externa, a Entidade Fiscalizadora Superior tem a tarefa de verificar a efetividade da auditoria interna.
V
V
V ou F
Declaração de Lima
( ) é reconhecida como a magna carta da auditoria governamental
( ) a realização de pré-auditorias e pós-auditorias é atividade típica e indispensável da EFS
( ) A existência de um sistema de controle interno apropriado reduz ao mínimo o risco de erros e inconformidades
V
F -> A situação jurídica e as condições e requisitos de cada país determina se a EFS fará a pré-auditorias
V
Complete com: Trabalhos de certificação ou trabalhos de relatório direto
a) é o próprio auditor quem mensura o objeto de acordo com os critérios aplicáveis, sempre considerando fatores de risco e materialidade.
b) a parte responsável mensura o objeto de acordo com os critérios e apresenta a informação do objeto, sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão.
a) trabalhos de relatório direto
b) Trabalhos de certificação
Complete com: Trabalhos de certificação ou trabalhos de relatório direto
c) o relatório de auditoria pode expressar uma opinião quanto a estar a informação do objeto, em todos os aspectos relevantes, livre de distorções ou se o objeto está em conformidade, em todos os aspectos relevantes, com os critérios estabelecidos. O relatório é, geralmente, chamado de Relatório do Auditor.
d) o relatório precisa declarar os objetivos da auditoria e descrever como eles foram abordados na auditoria. Isso inclui os achados e as conclusões sobre o objeto e pode também incluir recomendações.
c) Trabalhos de certificação
d) trabalhos de relatório direto
Classifique as auditorias em Trabalhos de certificação ou trabalhos de relatório direto
a) auditorias financeiras
b) auditorias operacionais
c) auditorias de conformidade
a) sempre de Trabalhos de certificação -> são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável
b) são, normalmente, trabalhos de relatório direto
c) podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo
V ou F
( ) o objeto de uma auditoria operacional é delimitado pelos objetivos e questões de auditoria
( ) os auditores devem manter comportamento profissional apropriado, aplicando ceticismo profissional e julgamento profissional e exercendo o devido zelo ao longo de toda a auditoria
( ) O auditor deve avaliar os achados de auditoria com vistas a obter as evidências de auditoria
V
V
F -> ta trocado, das evidências que se forma o achado
V ou F
( ) Estruturas de relatórios financeiros podem ser de propósitos gerais ou específicos. Uma estrutura desenvolvida para satisfazer as necessidades de informações de uma ampla gama de usuários é chamada de estrutura de propósitos gerais, enquanto estruturas de propósitos ESPECIAIS são desenvolvidas para atender às necessidades específicas de um usuário ou grupo específico de usuários.
( ) O principal objetivo da auditoria operacional é promover, construtivamente, a governança econômica, efetiva e eficaz. Ela também contribui para a accountability e transparência
( ) são Princípios Gerais de Auditoria no setor público: Comunicação, Zelo e Ceticismo Profissionais, Hierarquia, Juízo de Valor e Meritocracia
V
V
F -> não são: Hierarquia, Juízo de Valor e Meritocracia
Complete com: legalidade e legitimidade
a) aderência a critérios formais tais como leis, regulamentos e acordos aplicáveis
b) observância aos princípios gerais que regem a gestão financeira responsável e a conduta de agentes públicos
a) legalidade
b) legitimidade
A ISSAI 100 - Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público, apresenta os princípios de auditoria do setor público em dois grupos. Assinale-os.
A) Internos e externos.
B) Éticos e operacionais.
C) Abrangentes e específicos.
D) Fundamentais e de melhoria.
E) Gerais e relacionados ao processo de auditoria.
E
V ou F
( ) A definição dos critérios de auditoria é baseada nos objetivos e no tipo de auditoria
( ) O planejamento, estrategicamente, estabelece um cronograma para a auditoria e define a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria, designando os membros de suas equipes e identificando os recursos que podem ser necessários.
( ) O planejamento, operacionalmente, deve definir o escopo, os objetivos e a abordagem da auditoria; o escopo diz respeito aos critérios que os auditores utilizarão para avaliar e relatar acerca do objeto; os objetivos dizem respeito àquilo que a auditoria pretende alcançar e, a abordagem, à natureza e à extensão dos procedimentos a serem aplicados
V
Ta trocado
F -> operacionalmente
F > estrategicamente
V ou F
( ) Uma estrutura (de relatório financeiro) desenvolvida para satisfazer as necessidades de informações de uma ampla gama de usuários é chamada de estrutura de propósitos gerais, enquanto estruturas (de relatório financeiro) de propósitos especiais são desenvolvidas para atender às necessidades específicas de um usuário ou grupo específico de usuários.
( ) As normas de auditoria, às quais as EFSs devem obediência, podem ser divididas em dois grandes grupos: as que contemplam os requisitos da auditoria do setor público no nível operacional e as normas que visam regulamentar a formatação dos trabalhos de auditoria
( ) O controle prévio, também denominado pré-auditoria, e o controle posterior, ou pós- auditoria, constituem etapas de controle
V
F -> As normas de auditoria da INTOSAI dividem-se em 4 partes: a) Princípios básicos, b) Normas Gerais, c) Normas de Trabalho de Campo e d) Normas Para a Elaboração dos Relatórios.
V
V ou F
( ) As auditorias de legitimidade, de regularidade e operacional são os tipos de auditoria que a entidade de fiscalização superior utiliza para cumprir suas finalidades.
( ) O auditor, ao conferir a regularidade da execução do objeto examinado, deve manter atitude profissional alerta e questionadora quando deparar com não conformidades formais dos processos e emitir opinião adversa sobre a exatidão da documentação obtida.
F -> auditoria financeira, operacional e de conformidade
F -> a segunda parte encontra-se errada, uma vez que a opinião adversa deve ser emitida quando há distorções relevantes e generalizadas (ver esquema abaixo). O enunciado da questão não nos permite concluir tal cenário.
V ou F
( ) Quanto maior a materialidade do objeto auditado, o risco de auditoria e o grau de sensibilidade do auditado a determinado assunto, maior será a necessidade de evidências mais robustas
( ) De acordo com a INTOSAI, ceticismo profissional é uma atitude de descrença e contestação que deve ser mantida, durante toda a auditoria, na avaliação da suficiência e da idoneidade da evidência obtida
V
F -> o ceticismo profissional é o que faz com que o auditor seja cauteloso e tenha cuidado para não confiar cegamente naquilo que foi obtido ou ficar enviesado ao considerar apenas um ponto de vista ou apenas um argumento. O ceticismo profissional também significa manter a mente aberta e receptiva a todos os pontos de vista e argumentos
V ou F
( ) A função da governança, no setor público, visa garantir que os produtos ofertados e serviços disponibilizados estejam alinhados com o interesse dos cidadãos e usuários desses produtos e serviços.
( ) As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que o auditor deve considerar o risco e a materialidade ao selecionar o objeto e os critérios a serem adotados no exame a ser realizado.
( ) O objetivo da auditoria operacional é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento de procedimentos para evitar possíveis fragilidades.
V
F -> A primeira parte da questão ok, erro no final = nos trabalhos de relatório direto que se deve selecionar o objeto e os critérios, levando em consideração risco e materialidade.
V
V ou F
( ) Denomina-se auditoria financeira, de acordo com as normas da INTOSAI, a realização de avaliação independente com o objetivo de obter-se garantia razoável de opinião, por meio da verificação da conformidade, com os relatórios, da condição financeira, dos resultados e do uso de recursos da entidade examinada.
( ) O Processo de Auditoria Governamental engloba as fases de Determinação; Planejamento; Descentralização; Elaboração Procedimental e Finalização.
V
F -> Há três (ou quatro, dependendo do referencial normativo que se utilize) fases ou etapas em um Processo de Auditoria do Setor Público: planejamento, execução, relatório e monitoramento
As Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público do nível 2 − Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público correspondem às normas internacionais ISSAI 100 a ISSAI 400. Dentre os elementos de auditoria do setor público reconhecidos em tal documento, são consideradas envolvidas ao menos três partes distintas, quais sejam:
(A) o controle externo, o controle interno e o controle social.
(B) o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário.
(C) o auditor, uma parte responsável e os usuários previstos.
(C) o auditor, uma parte responsável e os usuários previstos.
Quais sao princípios gerais de auditoria ?
1) ética e independência;
2) julgamento,
3) devido zelo e ceticismo profissionais;
4) controle de qualidade;
5) gerenciamento de equipes e habilidades;
6) risco de auditoria;
7) materialidade;
8) documentação; comunicação.
V ou F
( ) Para preservar a confiança da sociedade, a conduta dos auditores deve ser irrepreensível e deve estar, sobretudo, acima de qualquer suspeita.
( ) Um dos princípios estabelecidos no Código de Ética é a obrigação do auditor em aplicar normas de auditoria comumente aceitas.
V
V
V ou F
( ) p a EFS, o processo de auditoria envolve a elaboração de um relatório para comunicar os resultados da auditoria às partes interessadas e aos responsáveis pela governança
( ) para fundamentar os pareceres e as conclusões do auditor relativas à organização, ao programa, à atividade ou à função fiscalizada, devem ser apontadas provas adequadas, pertinentes e razoáveis
F -> faltou o público em geral = comunicar os resultados da auditoria às partes interessadas, aos responsáveis pela governança e ao público em geral
V
Qual a diferença entre o relatório de forma longa e o de forma curta ?
“Relatórios de forma longa” geralmente descrevem em detalhes o escopo, os achados e as conclusões da auditoria, incluindo os efeitos potenciais e as recomendações construtivas para possibilitar a adoção de medidas corretivas.
Relatórios de forma curta: são mais condensados e geralmente elaborados em formato mais padronizado.