Avançado 17 Flashcards

1
Q

Formado e, 1871, o Império Alemão foi de fundamental importância para evitar uma nova “guerra sistêmica”, afinal, a Dreikaiserbund, administrada por Bismarck até a sua deposição, garantia a estabilidade na Europa Central, enquanto ingleses e franceses dedicavam-se ao ultramar.

A

Errado. A Dreikaiserbund não permanece em vigor durante todo o período em que Bismarck esteve no poder. Como primeiro sistema de Bismarck, a Dreikaiserbund acaba em razão de a Alemanha ter determinado a Bósnia como área de influência da Áustria-Hungria. Como parte do segundo sistema de Bismarck, a Dreikaiserbund acaba em razão da Crise da Bulgária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Iniciada nos primórdios dos anos 1880, a aproximação entre franceses e russos foi interrompida com a assinatura do Tratado do Resseguro, retomada tal parceria apenas no século XX.

A

Errado. A Rússia era próxima à Alemanha, com a Dreikaiserbund e com o Tratado de Resseguro. Essa aproximação entre Rússia e França na década de 1880 não existiu. A aliança entre Rússia e França só acontece com o Tratado Franco-Russo de 1892, após o rompimento do Tratado de Resseguro em 1890.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Estopim para o rompimento entre Bismarck e o Kaiser Guilherme II, a não renovação do Tratado do Resseguro levou a demissão do arquiteto do Império Alemão, substituído por Leo Von Caprivi, que instituiu a Realpolitik.

A

O estopim para o rompimento entre Bismarck e Guilherme II não é a não renovação do Tratado de Resseguro, quem não renova é o próprio Guilherme II. Guilherme II rompe com Bismarck porque acreditava que era necessário dar mais importância para a posição da Alemanha no ultramar. A Realpolitik é de Bismarck. Guilherme II institui a Weltpolitik. Caprivi foi um dos ministros que arquitetou a Weltpolitik.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Sob o lema “não falar e não esquecer”, os franceses mantiveram viva, ao longo de 4 décadas após a Guerra Franco-Prussiana, a ideia de reconquistar a Alsácia-Lorena e devolver a humilhante derrota de 1871.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Uma das consequências da 1ª Guerra Mundial é a construção da Belle Époque, tempos em que os afortunados do pós-guerra gozavam as custosas amenidades das grandes cidades, particularmente Paris.

A

Errado. A Belle Époque é antecedente e não consequência da Primeira Guerra Mundial. A Belle Époque corresponde ao período da “Paz Armada”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Ao defender a “purificação étnica” na região dos Bálcãs, o Império Austro-Húngaro invadiu Sarajevo em 1908, rompendo os acordos pré-estabelecidos com as principais potências ainda no século XIX, resultando em coques com os nacionalistas eslavos que articularam-se em torno no grupo terrorista Mão Negra.

A

Errado. O Império Austro-Húngaro não invade Sarajevo, o território foi ocupado em 1908 após autorização da Alemanha. A Bósnia já pertencia ao Impéiro Austro-Húngaro desde o Congresso de Berlim de 1878.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Russo de nascimento e soldado de ofício, Gavrilo Princip subiu ao estribo do automóvel do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro e matou-o a tiros de revólver, sendo esta a causa para a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A

Errado. Não é possível dizer que o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando foi a causa da Primeira Guerra Mundial. Foi o estopim. As causas são mais profundas e dizem respeito aos nacionalismos exaltados, à questão balcânica e às tensões interimperialistas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A 1ª Guerra Mundial confirma a tese dos principais dirigentes da II Internacional, que afirmavam que o internacionalismo proletário iria sobrepor o nacionalismo xenófobo fomentado pelas elites.

A

Errado. Ao contrário! O que ficou claro durante a Primeira Guerra Mundial é que o nacionalismo xenófobo foi mais importante do que o internacionalismo proletário. Afinal, os trabalhadores fizeram parte dos exércitos nacionais europeus.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Superando as disputas balcânicas e até mesmo o irredentismo italiano, Guilherme II cria a Tríplice Aliança (AUS-ALE-ITA) com esperança de não se deixar isolar no continente diante da formação da Tríplice Entente (ING-FRA-RUS).

A

Errado. A afirmativa tem dois erros. Primeiro, quem cria a Tríplice Aliança é Bismarck, em 1882, e não o Kaiser Guilherme II. A Tríplice Aliança faz parte do segundo sistema de Bismarck. Segundo, a Tríplice Aliança não é uma resposta à Tríplice Entente. A Entente Cordiale, entre França e Inglaterra, foi formada em resposta à Tríplice Aliança. A Tríplice Entente só seria formada em 1907, com a aliança entre Inglaterra e Rússia. A aliança entre França e Rússia era de 1892 e a aliança entre Inglaterra e França era de 1904.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Com condições privilegiadas para constituir-se em grande potência naval, a Grã-Bretanha foi arrastada pelas circunstâncias europeias à 1ª Guerra Mundial, rompendo assim longo período de “esplêndido isolamento” imperial.

A

Errado. O isolamento é rompido antes da Primeira Guerra Mundial. Exemplo disso foi a formação da Entente Cordiale entre França e Inglaterra em 1904.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Em seu planejamento militar visto como exemplar por diversas nações do mundo no início do século XX, incluindo o Brasil, que enviou missão militar à Berlim em 1910, o II Reich ignorou seu Exército, privilegiando o fortalecimento naval.

A

Errado. O Brasil realmente envia missão militar à Berlim em 1910. O erro da afirmativa está em dizer que o Exército alemão foi colocado em segundo plano em relação à Marinha alemã. O II Reich privilegiou o Exército.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Chamado de forma equivocada de 1ª Guerra Mundial, o conflito iniciado em 1914 não tem proporções globais, sendo o teatro de operações restrito ao continente europeu.

A

Errado. A Primeira Guerra Mundial tem proporções globais sim. Os norte-americanos tiveram navios torpedeados no Atlântico, houve confrontos entre Japão e Alemanha no Pacífico e também conflitos no continente africano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Ao triunfar diante das forças czaristas, mencheviques e cadetes articulam a retirada da Rússia da 1ª Guerra Mundial concluindo negociações que culminaram com a assinatura do Tratado de Brest-Litovsk, celebrando a paz com a Alemanha sem perdas territoriais para os dois lados.

A

Errado. Quem assina a paz de Brest-Litowsk são os bolcheviques e não os mencheviques. Durante o governo provisório (mencheviques), a Rússia continuou na guerra. Outro erro foi que houve perdas territoriais. Isso fez parte da estratégia denominada “Cordão Sanitário” , que buscava impedir que o socialismo se espalhasse.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Necessitando reforçar a propaganda interna diante da contrariedade de muitos estado-unidenses com o rompimento do isolacionismo gestado ainda no século XVIII, o Telegrama Zimmerman, no qual Berlim decreta guerra submarina irrestrita no Atlântico, é divulgado em 1917.

A

Errado. O Telegrama Zimmerman foi divulgado pelos ingleses. Ele foi fundamental para a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. O Telegrama Zimmerman contemplava uma proposta da Alemanha direcionada ao México para que o México entrasse na guerra guerra ao lado da Alemanha e, em contrapartida, a Alemanha daria ao México territórios norte-americanos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Com seu território intacto e sem o necessário respaldo político interno, Woodrow Wilson opta por não enviar militares estado-unidenses para o teatro de guerra europeu, restringindo a participação militar do Tio Sam no Atlântico Norte.

A

Errado. Cerca de 1 milhão de soldados americanos são enviados para lutar na Europa. Quando eles chegam, o General Pershing, lança a frase: “Lafayette, we are back again!”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Após sucessivas derrotas, o desgastado Kaiser Guilherme II abdica ao trono e exila-se na Holanda, ficando a cargo dos republicanos recém-chegados ao poder a assinatura do armistício no dia 11 de novembro de 1918.

A

Certo.

17
Q

Representante de uma facção moderada entre os políticos franceses, o primeiro-ministro francês Georges Clemenceau defendeu a necessidade de criar-se um “mundo mais seguro para a democracia” nas negociações de paz que transcorriam em Paris em 1919, dialogando com estado-unidenses e alemães para cumprir tal objetivo.

A

Errado. Clemenceau é um dos principais arquitetos do revanchismo francês.

18
Q

Dentre as polêmicas presentes nos 14 Pontos de Wilson estavam a reformulação das fronteiras italianas, as idependências da Polônia e da Bélgica e a restituição da Alsácia-Lorena para a França.

A

Certo.

19
Q

Utilizando-se do revanchismo para sobrepor-se à ideia de “paz sem vingança” presente nos 14 Pontos, os franceses conseguiram neutralizar a Alemanha ao costruir estados-tampões como a Polônia e a Renânia, desmembrando, assim, a Alemanha.

A

Errado. A Renânia foi desmilitarizada, mas é mantida como parte da Alemanha (República de Weimar).

20
Q

A guerra devastou o território da Alemanha, rebaixando o país à categoria de potência de segunda classe, perdendo esta não somente a Alsácia-Lorena, mas também todas as colônias ultramarinas.

A

Certo.

21
Q

Mesmo com a limitada atuação italiana na guerra, o Ministro Vittorio Emanuele Orlando consegue, na Conferência de Paz de Paris, anexar todos os territórios austro-húngaros reivindicados desde o processo de unificação pelo Reino da Itália.

A

Errado. A Itália não consegue anexar todos esses territórios. À Itália é negada a região da Dalmácia, que fica com o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Isso gera um revanchismo italiano, fomentado por Mussolini.

22
Q

Expondo o pensamento de parcela significativa dos políticos de Westminster, ao Primeiro-Ministro Sir Lloyd George não interessava uma Europa com a França fortalecida, nem com uma Alemanha demasiadamente enfraquecida.

A

Certo. Essa postura favorece muito o fortalecimento alemão na década de 1930.

23
Q

A diversidade de interesses entre os aliados, o medo do parceiro russo, agora inimigo potencial, assim como o idealismo wilsoniano, concorreram para moderar o pragmatismo dos aliados europeus, poupando a Alemanha de rigores ainda maiores que os impostos pelo Tratado de Versalhes.

A

Certo.

24
Q

Tratado que encerrou oficialmente a 1ª Guerra Mundial, aquele de versalhes foi habilmente explorado para propaganda nazista, mas, na prática, não foi tão duro com a Alemanha, mantendo Berlim o serviço militar obrigatório, suas Forças Armadas intactas, assim como a totalidade de suas fronteiras.

A

Errado. A Alemanha perde todos esses itens, dando-se o fim do serviço militar obrigatório, a perda de territórios na Europa, a redução do exército alemão e a proibição da marinha.

25
Q

Especialmente pelas perdas humanas e destruição de territórios e indústrias, a Europa entra em relativa decadência após a guerra, abrindo espaço para a ascensão dos Estados Unidos.

A

Certo.

26
Q

Em 1920, o Tratado de Sèvres determinou que os domínios turco-otomanos no Oriente Médio fossem divididos entre Inglaterra (Palestina e Iraque) e França (Síria e Líbano).

A

Certo. A divisão foi feita por meio do acordo Sykes-Picot.

27
Q

Além de severas imposições à Alemanha, o Tratado de Versalhes criou a Liga das Nações, aceitando assim a proposta do presidente dos EUA, Woodrow Wilson, que, apesar de ser “pai da ideia”, não viu a presenta dos EUA em tal organização internacional.

A

Certo.

28
Q

O Tratado de Saint-Germain, dentre outras decisões, estabelece a independência da Hungria, da Polônia e da Tchecoslováquia, além da criação do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (futura Iugoslávia).

A

Certo.