Lista 03 Flashcards

1
Q

A chegada de numerosos imigrantes europeus, a construção de ferrovias e o início da industrialização marcaram transformações socioeconômicas que abalaram o predomínio mantido pelos setores rurais vinculados à criação de gado, produção de cereais e a exportação de agropecuários na Argentina do início do século XX.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Reunindo os novos setores sociais emergentes, leia-se pequena burguesia e proletariado urbano, a União Cívica Radical (UCR) seria a institucionalização política desta “nova Argentina”, opondo-se às oligarquias tradicionais.

A

Errado. A questão está toda certa, a não ser por citar o proletariado urbano. A UCR não era formada pelo proletariado urbano. A UCR era um partido de classe média.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Em nome de um nacionalismo mítico e de supostos valores morais e cristãos, com o fito de restabelecer a “ordem”, o general José Felix Uriburu promoveu um golpe de Estado que estabeleceu a República Conservadora (1930-1943), afirmando a hegemonia política da União Cívica Radical.

A

Errado. O golpe tirou a UCR do poder, não o contrário. O golpe de 1930 tirou Hipólito Yrigojen (UCR) do poder.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Durante a Década Infame (1930-1943), sucederam-se governos conservadores que rapidamente reajustaram a economia nacional no sentido de servir aos interesses dos grandes produtores rurais.

A

Certo. A industrialização desse período ocorreu por inércia, como no caso da industrialização do período da Primeira Guerra Mundial no Brasil; o primeiro projeto de industrialização direcionado na Argentina se deu durante o governo de Perón.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Ainda sob o governo do G.O.U, Perón procurou o diálogo intenso não somente com setores ligados a burguesia industrial, mas também com o proletariado urbano, o que gerou atritos com a Igreja Católica, temerosa de uma possível infiltração comunista.

A

Errado. No início do governo Perón está próximo da Igreja Católica, e faz uma série de concessões. Perón começa a afastar-se de Igreja Católica após a morte de Evita.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Beneficiado pela política social de Perón e pelo carisma de sua esposa, Eva, o proletariado urbano argentino associou-se ou filiou-se em massa ao Partido Único da Revolução, ou Partido Justicialista.

A

Errado. Houve a manutenção do partido socialista, que foi reprimido pela política de Perón. Perón não tem o apoio de todo o proletariado urbano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O Justicialismo baseou-se em uma política nacionalista, inspirada nas doutrinas fascistas propagadas após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), apoiando-se em quatro poderosas forças: o proletariado, o Exército, a Igreja e a burguesia industrial.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Ao promover a Revolução Libertadora (1955), que resultou na queda de Perón, o general Eduardo Lonardi promoveu intervenções não somente em sindicatos, mas foi obrigado a calar o alto clero católico, aliado do justicialista até os seus últimos dias.

A

Errado. A Igreja Católica retira o apoio a Perón após a morte de Evita.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Ao assumir novamente o poder em 1973, Perón constatou que seria impossível conciliar as diferentes tendências surgidas no Peronismo, que englobava, na década de 1970, desde velhos partidários conservadores até setores mais jovens, que viam no peronismo “uma via argentina para o socialismo”.

A

Certo. É impossível conciliar as diferentes visões do peronismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Com a morte de Perón, em 1974, e a crescente radicalização do processo político, as Forças Armadas retomaram progressivamente o poder, depondo em 1976 a presidenta Isabel Perón, e entregando o governo ao general Jorge Rafael Videla.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O Processo de Reorganização Nacional, como foi chamada a Ditadura Militar implementada em 1976, enfraqueceu a indústria nacional, desenvolvendo um modelo de economia transnacional, tornando o país um eficiente produtor agrário.

A

Certo. O peronismo queria industrializar, assim como Vargas. Mas a industrialização sob o peronismo não conta com o mesmo consenso social que houve no Brasil, pois a época de ouro da Argentina havia sido associada ao setor agrário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Ao sediar a Copa do Mundo de 1978, os militares argentinos conseguiram criar um clima de consenso, demonstrando aos jornalistas de todas as regiões do planeta um clima de harmonia e prosperidade, diminuindo as críticas à violação aos direitos humanos.

A

Errado. A ditadura argentina foi uma das mais cruéis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Buscando conciliar os seus interesses com o porfiriato, a pequena burguesia das cidades, de que Madero era porta-voz, propôs a fusão das candidaturas de seu candidato com a de Díaz em 1910, apostando na morte do ditador que, por sua vez, recusou tal acordo, jogando para a oposição radical o grupo madeirista.

A

Certo. A elite liberal e os movimentos populares que lutaram contra Porfírio eram muito distintos. Na realidade, a elite liberal estava muito mais próxima dos porfiristas. A questão está correta, de fato os liberais tentaram uma solução negociada com os porfiristas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Enquanto os villistas romperam seu apoio à facção madeirista ainda em 1911, os homens de Emiliano Zapata mantiveram-se ao lado do líder pequeno burguês até a sua deposição, afirmando sua posição no Plano Ayala.

A

Errado. O Plano Ayala foi um plano dos movimentos populares contrários ao conservadorismo de Madero, conclamando a condução de uma ampla reforma agrária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O Pacto da Embaixada, golpe de Estado tramado na embaixada dos Estados Unidos em 1913, foi articulado pelos grandes industriais, banqueiros e comerciantes, com a intervenção direta do Embaixador estadunidense, utilizando-se do antigo exército porfirista.

A

Certo. Essa foi a intermediação durante o breve período que Huerta esteve no poder.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Carranza convocou uma Assembleia Constituinte, em Querétaro, no final de 1916, permitindo eleições livres, buscando o apoio não somente dos camponeses radicais, mas também ao clero e dos latifundiários.

A

Errado. Na Assembleia Constituinte há a exclusão muito clara de diversos grupos, como os porfiristas, a Igreja e os grupos populares mais radicais.

17
Q

Com Lázaro Cárdenas no poder, o aprofundamento das reformas nacionalistas resulta na criação da PETROMEX, empresa de economia mista, visando sustentar uma indústria petrolífera genuinamente nacional, que esbarra na falta de capitais para ter sucesso na empreitada.

A

Errado. A Petromex não foi criada pelo Cárdenas, foi criada pelo Calles, quando havia uma proposta de conciliação. O governo Cárdenas radicaliza a questão, criando um monopólio do Estado sobre o setor petrolífero.

18
Q

Marcado em linhas gerais pelo conservadorismo, o governo Cárdenas (1934-1940) praticamente paralisou os programas de reformas ligadas à Revolução Mexicana (1910-1917), gerando forte insatisfação entre camponeses e operários no México.

A

Errado. O governo Cárdenas foi um governo populista, que conduziu a reforma agrária prevista na constituição de 1917.

19
Q

Em um contexto de Política do Big Stick, a estatização do petróleo foi a etapa mais crucial do programa de nacionalizações efetuado pelo governo Cárdenas, acabando com o monopólio da Royal Dutch-Shell e da Standard Oil.

A

Errado. O contexto era da política da Boa Vizinhança. Desde 1933-1934 já não há mais um contexto de política do Big Stick.

20
Q

O ejido foi escolhido como forma ideal de propriedade rural no governo de Lázaro Cárdenas (1934- 1940), quando cerca de metade das terras cultiváveis do México foi entregue aos camponeses em uma genuína continuidade do processo revolucionário iniciado com a queda de Porfírio Díaz.

A

Certo. Esse foi o governo que mais fez reforma agrária; a base dessa reforma de fato foram os antigos ejidos, que foram consubstanciados na constituição de 1917.