Bactérias Flashcards Preview

BIOLOGIA > Bactérias > Flashcards

Flashcards in Bactérias Deck (12)
Loading flashcards...
1
Q

Cólera (vibriões):

A

Bactéria: Vibrio cholera
Modo de transmissão: Oral-fecal.
Características: no intestino, as bactérias se multiplicam e liberam enzimas que digerem a camada protetora de muco, tornando a região mais irritável. Assim, as toxinas também liberadas pelas bactérias causam forte irritação na mucosa intestinal, O que leva a fortes diarréias e vômitos, com grande perda de líquidos em pouco tempo. Com a desidratação e perda de eletrólitos (principalmente potássio), ocorre câimbras e disfunção renal.
Prevenção: saneamento básico.

2
Q

Sífilis (espirilos ou espiroquetas):

A

Bactéria: Treponema pallidum
Modo de transmissão: contato sexual ou congênita de mãe para o filho pela placenta.
características: a doença se manifesta inicialmente, quase sempre, sob a forma de cancro duro.
Prevenção: Preservativos, redução do número de parceiros, cuidados com transfusões.

3
Q

Leptospirose (Espirilos ou espiroquetas)

A

Bactéria: Leptospira interrogans
Modo de transmissão: contato de pele ou mucosas com água contaminada com urina de rato contendo bactérias.
características: lesões hepáticas, lesões renais, febre com calafrios.
Prevenção: Não acúmulo de lixos (para evitar ratos e enchentes)
informação adicional: evitar o acúmulo de lixo é eficiente no sentido de prevenir a proliferação de ratos e eventuais entupimento de bueiros e Córregos, o que facilita a ocorrência de enchentes, que por sua vez aumentam a possibilidade de exposição à água contaminada.

4
Q

Gonorréia (cocos)

A

bactéria: neisseria gonorrhoeae ou gonococo de neisser)
modo de transmissão: contato sexual, ou Perinatal da mãe para o filho no momento do parto.
Sintomas: lesões com pus e dor na região genital, ardência na uretra.
prevenção: uso de preservativos e redução do número de parceiros.
Doença reemergente.

5
Q

Meningite (cocos)

A

Bactéria: neisseria menigitidis)
Modo de transmissão: Contagem direto por inalação de ar contaminado com aerossóis de saliva ou indireto por objetos contaminados como bebedouros públicos, copos e pratos.
Sintomas: ocorre inflamação nas meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central.
Prevenção: Vacina hexavalente.

6
Q

Tuberculose (bacilos ou bastonetes)

A

Bactéria: Mycobacterium tuberculosis
Modo de transmissão: Contágio direto pela inalação de aerossóis de saliva contaminados. Também pode se dar pela ingestão de leite de gado contaminado. Afeta basicamente indivíduos imunodeprimidos, como crianças, idosos, pacientes com HIV, desnutridos e alcoólicos crónicos (como o álcool é bastante calórico, indivíduos alcoólicos crónicos tendem a não se alimentar adequadamente e serem desnutridos)
prevenção: A vacinação é feita em crianças com a vacina BCG (bacilo de calmét-Guérin, bacilo da tuberculose bovina atenuado pelo calor). A pasteurização de leite de gado evita a contaminação por essa via.

7
Q

Hanseníase ou lepra (bacilos ou bastonetes)

A

Bactéria: Mycobacterium leprae.
Modo de transmissão: penetração de bactérias provenientes de aerossóis de saliva em microlesões na pele e no trato respiratório.
Prevenção: Não há um método particular de prevenção, mas o uso da vacina BCG fornece um certo grau de proteção. (As bactérias da tuberculose e da lepra são tão semelhantes que pertencem ao mesmo gênero Mycobacterium).

8
Q

Botulismo (bacilos ou bastonetes)

A

Bactéria: Clostridium botulinum)
Modo de transmissão: A Bactéria é anaeróbica restrita, se desenvolvendo particularmente vem em ambientes em anaerobiose, como latas e vidros de alimentos em conserva. Ingestão de alimentos em conserva nos quais houve desenvolvimento de bactérias e liberação de toxinas.
Características: a toxina botulínica afeta o sistema nervoso, bloqueando a transferência de sinais nervosos para os músculos, impedindo a sua contração, o que leva à paralisia muscular flácida.
prevenção: tratamento é feito com administração da anti toxina e cuidados com a preparação e consumo de alimentos em conserva.

9
Q

Dê exemplos de aplicação da toxina botulínica:

A
  • Botox: É aplicada em alguns músculos faciais que, uma vez paralisados, diminuem a intensidade de certas rugas de expressão.
  • Gás sarin: é utilizada como arma química, promovendo morte por asfixia.
10
Q

Tétano (bacilos ou bastonetes)

A

bactéria: clostridium tetani, bacilo de nicolaier)
modo de transmissão: a bactéria é anaeróbica estrita, insurgente pássaros costumam ser encontradas em ambientes anaeróbios como ferrugem, esterco ou terra. a contaminação de ferimentos com objetos contaminados com esporos do bacilo desencadeia a infecção.
Características: a toxina tetânica afeta o sistema nervoso, desencadeando febre e fortes e dolorosas contrações musculares. Com a intensificação das contrações musculares, ocorre paralisia muscular rígida, o que leva à paralisia do diafragma e morte por asfixia ou então a paralisia do miocárdio e morte por parada cardíaca.
prevenção: vacinação na infância pela vacina DPT e na fase adulta, a cada 10 anos, pela vacina tetânica.

11
Q

No caso do tétano se manifestar em recém nascidos, a doença é conhecida como tétano neonatal:

A

pois costuma levar à morte por volta de uma semana após o nascimento. a manutenção de condições adequadas de higiene por ocasião do parto e a vacinação prévia da mãe são maneiras de se evitar a ocorrência contra o tétano neonatal.

12
Q

febre tifóide ou salmonelose (bacilos ou bastonetes)

A

bactéria: salmonella typhy
modo de transmissão: oral-fecal, pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de indivíduos infectados. moscas e baratas podem atuar como vetores mecânicos. As bactérias são frequentemente encontradas em cascas de ovos, podendo contaminar o ovo, de modo que a ingestão de alimentos à base de ovos crus podem proporcionar a contaminação.
prevenção: saneamento básico, educação sanitária e tratamento de água