Bioenergética Flashcards

(25 cards)

1
Q

O que é bioenergia?

A

Processos que promovem produção de energia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é anabolismo e catabolismo? exemplo de reação para cada.

A
  • Anabolismo é a construção de novas moléculas. Síntese por desidratação.
  • Catabolismo é a quebra de moléculas. Hidrólise.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é a molécula de ATP?

A

Adenina trifosfato
Sua quebra é o que gera energia, com formação de um grupo fosfato, ADP e energia. Logo é a forma de gerar energia para organismos. Quando em processo de estocar energia, cede-se energia para formar moléculas de ATP, enquanto em momentos de gasto se usa as moléculas de ATP.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais os mecanismos para síntese de ATP?

A

Fermentação e Respiração celular

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quanto a fermentação qual o processo base para todas as fermentações?

A

Ao possuir uma molécula de Glicose, quebra-se a substância em duas moléculas de piruvato (Ác. pirúvico), c3h4o3, processo que gasta duas moléculas de ATP e dois NADH2 e gera 4 ATP. Esse é o processo de glicólise, após isso continua para a fermentação, processo de quebra incompleta da glicose, são então consumidos os dois NADH2 para formar ác. acético ou ác. lático (depende da bastéria). O saldo final acaba sendo 2 ATP.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais fermentações aeróbicas e anaeróbicas?

A

A única aeróbica é a fermentação acética. O resto é anaeróbico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais as etapas da respiração celular?

3 fases

A
  • Glicólise
  • Ciclo de krebs
  • Cadeia respiratória
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais as diferenças entre fermentação e respiração celular?

4 tópicos

A
  • A fermentação é anaeróbico, enquanto a respiração é aeróbia;
  • A fermentação ocorre no citoplasma, por sua vez, a respiração ocorre tanto no citoplasma quanto nas mitocôndrias;
  • O saldo de ATP da respiração é maior que da fermentação;
  • A fermentação é uma glicólise incompleta, já a respiração é uma glicólise completa.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como é a glicólise da respiração celular?

A

É um processo igual a glicólise da fermentação, há como produtos 2 NADH2 e 2 ATP, sendo a mesma reação, em algumas células ao invés de ser o NAD o transportador, pode ser o FAD, causa pela qual há uma diferença entre todos os possíveis saldos da respiração. Ocorre no citoplasma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como é o processo do ciclo de Krebs?

ciclo do ác. cítrico

A

Uma molécula de piruvato entra e é quebrada em Acetil, gerando também CO2 e NADH2, o Acetil junta-se a CoA, formando Acetil-CoA. Inicia-se o ciclo, ocorre na Matriz Mitocondrial, em que o acetil-CoA reage com 4C, gerando o citrato (Ác. Cítrico), que passa a uma degradação que gera mais ATP, 2CO2, 3NADH2 E FADH2 até formar o 4C que reage com outro Acetil-CoA, repetindo o ciclo. como ocorre para dois piruvatos há formação de 6CO2 + 8NADH2 + 2FADH2 + 2ATP.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como é o processo da cadeia Respiratória?

A

É o processo que ocorre ao transferir os Hidrogênios dos transportadores FAD e NAD para produção de ATP, acontece na crista. Os transportadores tem os Hidrogênios retirados, o NADH perde os H para a enxima NADH desidrogenase (NADHDH), enquanto o FADH perde para proteínas do complexo 2. A transferência da matriz para a crista ocorre pelas proteínas carregadores, 4 complexos de proteínas, sendo o 1 responsável por desidrogenar o NADH e o 2 pelo FADH. O movimento dos H pelas proteínas as carrgam de elétrons, que ao encherem, tornam-se inúteis, logo há transferência de elétrons para o próximo complexo, até chegar ao complexo 4, que por meio da citocromo oxidase devolve os H com elétrons a matriz, reagindo com oxigênios formando água. Por fim, a ATP sintase, enzima que promove formação de ATP, usa dos életrons na crista para sintetizar ATP a partir de ADP e um grupo fosfato, precisa-se dos H+ pois é uma enzima que trabalha em pH ácido, logo, ao sintetizar o ATP devolve o H+ a matriz, mantendo o ciclo, sendo que os H+ equilibram na formação de água na presença de oxigênio, motivo pelo qual ocorre só a presença de oxigênio

Desenvolvendo o ponto da necessidade de O2, é para manter o pH ideal para a ATP sintase, bem como para formar água para deseletrizar os complexos proteícos, para que então continue a transferência de H+

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual a produção de ATP resultante da respiração celular?

  • NADH= 2,5 ATP
  • FADH= 1,5 ATP.
A
  • Glicólise= 2ATP + 2NADH ou 2FADH;
  • Ciclo de krebs= 2ATP + 8NADH + 2FADH
  • cadeia respiratória= transformação; FADH e NADH em ATP= 8x2,5 + 2x1,5 + 5 ou 3= 28 ou 26 ATP.

Ao todo são 32 ou 30 ATP.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual a equação global da respiração celular?

A

C6H12O6 + 6O2 = 6CO2 + 6H2O + (30 ou 32)ATP

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual a conversão de energia que ocorre na fotossíntese?

A

Transformação de energia luminosa em química.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Onde ocorre a fotossíntese?

Organela (Local da organela)

A

Ocorre no cloroplasto.
* A fase clara ocorre nos tilacóides;
* A fase escura ocorre no estroma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que são os fotossistemas da fase Clara?

A

São fotoreceptores presentes na membrana dos tilacóides, podem ser do tipo I (P700) ou do tipo II (P680). O P700 absorve luz de comprimento 700 nm, enqunto P680 absorve 680 nm.

17
Q

Quais as atividades metabólicas da fase clara da fotossíntese?

A
  • Fotólise da água;
  • Fotofosforilação.
18
Q

O que ocorre na fotólise da água?

A

Quebra da água com formação de NADPH, ATP e gás oxigênio. Ocorre no P680. Sua equação geral é:
* 2H2O=4H+4e+O2

Os elétrons serão usados na fotofosforilação.

19
Q

O que é fotofosforilação?

A

É um processo que pode ser cíclico ou acíclico. No cíclico, no P680 a ferrodoxina recebe elétrons, usados no citocromo C6F formando ATP, os elétrons retornam à clorofila. No acíclico ocorre o mesmo só que ao fim os elétrons não retornam à clorofila, mas os P680, resultando na formação de ATP e NADPH.

19
Q

O que é a fase escura?

A

Meio em que ocorre pordução de glicose. Ocorre no estroma e para plantas C3 é dividido em 3 fases seguidas: Fixação, Redução e Regeneração. A fixação ocorre com o CO2 juntando a um 5C (RuBP), com ação da enzima RuBisCo, o composto 6C se decompõe em dois 3C (PGA), dá nome a planta. A redução transforma a molécula em PGAL com auxílio de ATP e NADPH. São feitas reduções até ter 6 PGAL, que na regeneração 5 PGAL formam RuBP e outro PGAL forma metade da glicose, ou seja, a cada 12CO2 fixados formam-se uma glicose.

O processo gasta ATP para formação de glicose e água.

20
Q

O que são plantas C4?

A

Ocorre com gramíneas, plantas de metabolismo rápido. A diferença é que o CO2 é fixado em C4 (oxalato). As consequências são a fase escura e clara acontecendo em partes distintas da planta, geralmente a escura no caule e a clara nas folhas. É feito para evitar fotorrespiração, quando a taxa de respiração é menor que a de fotossíntese, implicando maior gasto de ATP.

21
Q

O que são Plantas CAM?

A

São geralmente xerófitas (cactos). O CO2 é fixado em 4C. Destaca-se a fase escura ocorrer durante a noite, enquanto a clara durante o dia. A escura ocorre pela noite pois os estômatos devem abrir para então entrarem o CO2, que para xerófitas implica grande perda de água durante odia devido o ambiente extrmófilo que vivem, ou seja, a noite a perda de água é menor devido ao clima ameno.

22
Q

Fatores que afetam o clima.

A
  • Disponibilidade de água: Fotólise
  • Intensidade luminosa:** Fase clara**
  • Concentração de CO2: Fase Escura
  • Temperatura: Desnaturação
23
Q

Qual a equação geral da fotossíntese?

A

12H2O+6CO2= 6H2O+6O2+C6H12O6

24
O que é a quimiossíntese?
Processo de produção de energia a partir de compostos inorgânicos, como reações de oxidação ou redução.