Reino Monera Flashcards
(28 cards)
Quais os organismos que paraticipam do reino monera? (Quanto a presença de carioteca e número de células)
Procariotos Unicelulares
Quais são os organismos (Filos) do reino monera?
Eubactérias, Arqueobactérias e Cianobactérias
Qual a nutrição dos organismos dos moneras? Dê um representante para cada.
- Heterotróficos aeróbios (Eubactéria)
- Heterotróficos anearóbios (Bactérias decompositadoras)
- Autotrófico quimiossitetizante (Arqueobactérias)
- Autotrófico Fotossintetizante (Cianobactérias)
Classificação quanto ao formato.
- Cocos
- Bacilos
- Espirilos
- Vibriões
Qunto a coloração GRAM, quais as possiveis? O que implicam?
Podem ser GRAM + ou -.
* GRAM + são aqueles que ao aplicar corante adquirem coloração roxa ou azul. São as com parede celular mais expessa, possuem uma só membrana.
* GRAM - são aqueles que com corante aderido possuem coloração vermelha ou rosa. São os com parede celular menos expessa, com duas membranas intercaladas pela parede celular.
Saber se é GRAM - ou + é fundamental para diagnosticar o antibiótico correto, por exemplo, antibióticos que afetem a parede celular não são efetivos para GRAM +.
Por que meio os antibióticos agem?
4 meios
- Interferindo a síntese de nucleotídeos;
- Inibindo síntese proteíca;
- interferindo a parede celular;
- Inibindo Duplicação.
Quais os tipos de reprodução para procariotos?
5 tipos
Reprodução assexuada:
* Cissiparidade(Divisão Binária);
* Esporulação;
Reprodução sexuada ou recombinação gênica:
* Conjugação;
* Transdução;
* Transformação.
O que é a divisão binária?
É análogo a mitose, há total replicação da célula para então a dividir em duas células filhas completamente semelhantes.
O que é a esporulação?
É semelhante a cissiparidade, todavia, após replicação total uma de suas células passa a um estado inerte conhecido como endósporo. A atividade metabólica nesse estágio é praticamente nula, só entra em forte atividade quando em ambiente favorável para seu desenvolvimento.
Exemplo de bacterioses que se multiplicam por esporulação está o tétano ou a hanseníase (lépra)
O que é a conjugação?
Quando duas células fundem citoplasma, por meio de penetração de uma pílis sexual, que então permitirá a passagem de seu plasmídeo (DNA circular desperso no citoplasma), que se fundirá ao DNA bacteriano, consequentemente há variação genética por meio dessa ferramenta.
O que é Transdução?
Quando plasmídeos dispersos no citoplasma passam a pertencer a um bacteriófago (vírus), que será vetor do gene, esse vírus penetrará uma nova bactéria. O código viral será então informação do gene.
O que é transformação?
É a variabilidade gênica causada pela absorção de fragmentos de DNA no ambiente por uma bactéria.
Discorra sobre O Botulismo.
É uma bacteriose presente em alimentos comtaminados, como enlatados ou conservas de providência duvidosa. Ela causa todos sintomas comuns a uma doença, todavia tem principal agravante a paralisia muscular, sendo o mais preucupante o tempo para entrar em sua fase aguda grave, muito rápido, em torno de 48hrs a pessoa já apresenta os sintomas letais. A paralisia manifeta-se como principal preucupação no sistema respiratório, já que os musculos intercostais e o diafragma estarão afetados, podendo causar óbito pela falta de capacidade respiratória.Não tem vacina e só é tratável com soro ou/e antibióticos.
Ela é manipulada na estética como botox, se usa na região que se queira paralizar para então dar um aspecto rejuvenecido.
Discorra sobre o Tétano
É uma doença de mesmo gênero que o bucolismo. É transmitido pelo contato com superfícies contaminadas, coomo o solo ou ferugem, já que é uma bactéria anearóbia. Tem como principal agravante espamos musculares fortíssimos, podendo levar óbito por parada cardiovascular. Sua prevenção é por meio da vacina tríplice viral, e o tratamento por antibióticos e soro.
Discorra sobre o Coqueluche.
É uma bacteriose que se assemelha a tubersulose e no ínicio a um resfriado. É transmitida pelas secreções de doentes. O principal sintoma é a tosse seca. pode ser prevenida com a tríplice viral, e tratada com antibióticos.
Discorra sobre Tubercoluse.
É uma bacteriose transmitida por meio de secreções de infectados. Seu maior sintoma é a perda da capacidade respiratória. Ela afeta os alvéolos pulmonares, impedindo-os de realizar troca gasosa, levando a óbito em decorrência, e mesmo se tratada a capacidade pulmonar não volta a mesma geralmente. É prevenida pela vacina BCG. Tratável com antibióticos.
Discorra sobre a Hanseníase (Lepra).
É uma bacteriose de mesmo gênero que a tuberculose. Seu vetor é o contato com as secreções de infectados. Apresenta como sintomas vermilhidão e erupções na pele. Não possui vacina, mas é recomendável vacina BCG devido a parcial prevenção que oferece a hanseníase, explicável pelo alto parentesco com a Tuberculose. Tratável com antibióticos.
Discorra sobre A Difteria.
É uma bacteriose semelhante a um resfriado. É transmitida pelas secreções de infectados. Previnível com a vacina tríplice bacteriana e tratável com antibióticos.
Discorra sobre a Meningite.
É uma bacteriose que causa inflamação na região entre as meninges do encéfalo e medula espinhal, como é um espaço que não permite espansão, acaba pressionando o encéfalo e medula, o que gera grande dor de cabeça, vômito, rigidez muscular e enjoos. Como há outros tipos de meningites, para definir qual método usar é preciso fazer uma cultura da infecção, ou seja, amostras são retiradas e como no sistema nervoso central não pode anestesiar. É previnível com vacina e tratável com antibióticos.
Discorra sobre a Pneumonia.
Bacteriose transmitida pelas secreções de doentes. Afeta fortemente o sistema respiratório, dificuldade para respirar. É previnível com vacina e tratável com antibióticos
Discorra sobre a leptospirose.
Bacteriose transmitida através do contato da urina de rato com a corrente sanguínea, ou seja, é agravada principalmente em enchentes. Causa nausea, vômito e diarreia. Não possui vacina e é tratável com antibióticos.
Discorra sobre a cólera.
Bacteriose transmitida pela água ou alimentos contaminados (feco-oral), extremamente agravada durante enchentes. Sintomas semelhantes a leptospirose, com adendo de causar forte desidratação. Não tem vacina e é tratável com antibióticos
- perde-se em volta de 8 L/dia.
Discorra sobre a febre tifóide.
Bacteriose de transmissão feco-oral. Sintomas Gerais. Prevenção por meio de vacina, e tratável com antibióticos.
Discorra sobre o Tifo.
Bacteriose transmitida pelo contato com saliva ou secreções de doentes. Sintomas gerais. Tratável somente com antibióticos, bem como não possui vacina.