Reino Monera Flashcards

(28 cards)

1
Q

Quais os organismos que paraticipam do reino monera? (Quanto a presença de carioteca e número de células)

A

Procariotos Unicelulares

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais são os organismos (Filos) do reino monera?

A

Eubactérias, Arqueobactérias e Cianobactérias

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual a nutrição dos organismos dos moneras? Dê um representante para cada.

A
  • Heterotróficos aeróbios (Eubactéria)
  • Heterotróficos anearóbios (Bactérias decompositadoras)
  • Autotrófico quimiossitetizante (Arqueobactérias)
  • Autotrófico Fotossintetizante (Cianobactérias)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Classificação quanto ao formato.

A
  • Cocos
  • Bacilos

  • Espirilos
  • Vibriões
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qunto a coloração GRAM, quais as possiveis? O que implicam?

A

Podem ser GRAM + ou -.
* GRAM + são aqueles que ao aplicar corante adquirem coloração roxa ou azul. São as com parede celular mais expessa, possuem uma só membrana.
* GRAM - são aqueles que com corante aderido possuem coloração vermelha ou rosa. São os com parede celular menos expessa, com duas membranas intercaladas pela parede celular.

Saber se é GRAM - ou + é fundamental para diagnosticar o antibiótico correto, por exemplo, antibióticos que afetem a parede celular não são efetivos para GRAM +.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Por que meio os antibióticos agem?

4 meios

A
  • Interferindo a síntese de nucleotídeos;
  • Inibindo síntese proteíca;
  • interferindo a parede celular;
  • Inibindo Duplicação.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais os tipos de reprodução para procariotos?

5 tipos

A

Reprodução assexuada:
* Cissiparidade(Divisão Binária);
* Esporulação;
Reprodução sexuada ou recombinação gênica:
* Conjugação;
* Transdução;
* Transformação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que é a divisão binária?

A

É análogo a mitose, há total replicação da célula para então a dividir em duas células filhas completamente semelhantes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é a esporulação?

A

É semelhante a cissiparidade, todavia, após replicação total uma de suas células passa a um estado inerte conhecido como endósporo. A atividade metabólica nesse estágio é praticamente nula, só entra em forte atividade quando em ambiente favorável para seu desenvolvimento.

Exemplo de bacterioses que se multiplicam por esporulação está o tétano ou a hanseníase (lépra)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é a conjugação?

A

Quando duas células fundem citoplasma, por meio de penetração de uma pílis sexual, que então permitirá a passagem de seu plasmídeo (DNA circular desperso no citoplasma), que se fundirá ao DNA bacteriano, consequentemente há variação genética por meio dessa ferramenta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que é Transdução?

A

Quando plasmídeos dispersos no citoplasma passam a pertencer a um bacteriófago (vírus), que será vetor do gene, esse vírus penetrará uma nova bactéria. O código viral será então informação do gene.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é transformação?

A

É a variabilidade gênica causada pela absorção de fragmentos de DNA no ambiente por uma bactéria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Discorra sobre O Botulismo.

A

É uma bacteriose presente em alimentos comtaminados, como enlatados ou conservas de providência duvidosa. Ela causa todos sintomas comuns a uma doença, todavia tem principal agravante a paralisia muscular, sendo o mais preucupante o tempo para entrar em sua fase aguda grave, muito rápido, em torno de 48hrs a pessoa já apresenta os sintomas letais. A paralisia manifeta-se como principal preucupação no sistema respiratório, já que os musculos intercostais e o diafragma estarão afetados, podendo causar óbito pela falta de capacidade respiratória.Não tem vacina e só é tratável com soro ou/e antibióticos.
Ela é manipulada na estética como botox, se usa na região que se queira paralizar para então dar um aspecto rejuvenecido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Discorra sobre o Tétano

A

É uma doença de mesmo gênero que o bucolismo. É transmitido pelo contato com superfícies contaminadas, coomo o solo ou ferugem, já que é uma bactéria anearóbia. Tem como principal agravante espamos musculares fortíssimos, podendo levar óbito por parada cardiovascular. Sua prevenção é por meio da vacina tríplice viral, e o tratamento por antibióticos e soro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Discorra sobre o Coqueluche.

A

É uma bacteriose que se assemelha a tubersulose e no ínicio a um resfriado. É transmitida pelas secreções de doentes. O principal sintoma é a tosse seca. pode ser prevenida com a tríplice viral, e tratada com antibióticos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Discorra sobre Tubercoluse.

A

É uma bacteriose transmitida por meio de secreções de infectados. Seu maior sintoma é a perda da capacidade respiratória. Ela afeta os alvéolos pulmonares, impedindo-os de realizar troca gasosa, levando a óbito em decorrência, e mesmo se tratada a capacidade pulmonar não volta a mesma geralmente. É prevenida pela vacina BCG. Tratável com antibióticos.

17
Q

Discorra sobre a Hanseníase (Lepra).

A

É uma bacteriose de mesmo gênero que a tuberculose. Seu vetor é o contato com as secreções de infectados. Apresenta como sintomas vermilhidão e erupções na pele. Não possui vacina, mas é recomendável vacina BCG devido a parcial prevenção que oferece a hanseníase, explicável pelo alto parentesco com a Tuberculose. Tratável com antibióticos.

18
Q

Discorra sobre A Difteria.

A

É uma bacteriose semelhante a um resfriado. É transmitida pelas secreções de infectados. Previnível com a vacina tríplice bacteriana e tratável com antibióticos.

19
Q

Discorra sobre a Meningite.

A

É uma bacteriose que causa inflamação na região entre as meninges do encéfalo e medula espinhal, como é um espaço que não permite espansão, acaba pressionando o encéfalo e medula, o que gera grande dor de cabeça, vômito, rigidez muscular e enjoos. Como há outros tipos de meningites, para definir qual método usar é preciso fazer uma cultura da infecção, ou seja, amostras são retiradas e como no sistema nervoso central não pode anestesiar. É previnível com vacina e tratável com antibióticos.

20
Q

Discorra sobre a Pneumonia.

A

Bacteriose transmitida pelas secreções de doentes. Afeta fortemente o sistema respiratório, dificuldade para respirar. É previnível com vacina e tratável com antibióticos

21
Q

Discorra sobre a leptospirose.

A

Bacteriose transmitida através do contato da urina de rato com a corrente sanguínea, ou seja, é agravada principalmente em enchentes. Causa nausea, vômito e diarreia. Não possui vacina e é tratável com antibióticos.

22
Q

Discorra sobre a cólera.

A

Bacteriose transmitida pela água ou alimentos contaminados (feco-oral), extremamente agravada durante enchentes. Sintomas semelhantes a leptospirose, com adendo de causar forte desidratação. Não tem vacina e é tratável com antibióticos

  • perde-se em volta de 8 L/dia.
23
Q

Discorra sobre a febre tifóide.

A

Bacteriose de transmissão feco-oral. Sintomas Gerais. Prevenção por meio de vacina, e tratável com antibióticos.

24
Q

Discorra sobre o Tifo.

A

Bacteriose transmitida pelo contato com saliva ou secreções de doentes. Sintomas gerais. Tratável somente com antibióticos, bem como não possui vacina.

25
Discorra sobre a Peste Negra.
A peste Bubônica é uma bacteriose transmitida pela piccada da pulga do rato contaminado. Causa os sintomas Gerais além de Hemorragias, que causam manchas pretas na pele. Não possui vacina, prevenção por meio do saneamento básico. É tratável com antibióticos.
26
O que são Super Bactérias? Como tratar? Quais são?
Super bactérias são aquelas que devido à seleção artificial com antibióticos sobraram somente as resistentes a maioria dos tratamentos, consequentemente só por meio de antibióticos combinados que se trata a doença. Comum para ISTs ], já que a preucupação baixa e tratamento frequente aceleram o processo para virarem superbactérias, exemplos são: sífilis e gonorréia
27
Discorra sobre a Sífilis.
Bacteriose causada por uma superbactéria. É transmitida pela relação sexual sem preservativo. Apresenta três fases de desenvolvimento. A fase 1 apresenta como sintomas lesões no órgão genital. A fase 2 expõe como sintomas lesões no órgão genital e na pele, devido a penetração da bactéria na corrente sanguínea, a ponto de afetar a epiderme. A fase 3 demonstra maior avanço nas lesões, a corrente sanguínea passa a irrigar a bactéria nos órgãos internos, causando danos principalmente nos bem irrigados, como o fígado, rim e cerébro, pode levar a óbito. Os danos são permanentes muitas vezes, deixando cicatrizes mesmo depois de tratado. Para fim da efermidade somente o uso combinado de antibióticos.
28
Discorra sobre a gonorréia.
Bacteriose causada por uma superbactéria. O contágio é por sexo sem preservativo (IST). Sintomas de dor e ardência na uretra e no canal vaginal, bem como uma secreção prurulenta (amarelada e fede). Consequência do estado de superbactéria é o tratamento somente por combinação de vários antibióticos. Não tem vacina, o único método preventivo é o preservativo.