BIOLOGIA BIOENERGÉTICA Flashcards

1
Q

A respiração celular é uma reação , na qual uma molécula orgânica, principalmente, a glicose, é oxidada para gerar energia, uma molécula de glicose libera uma quantidade muito grande de energia, por isso e ideal que depois de sua quebra se transforme em , uma moeda energética menor

A

A respiração celular é uma reação CATABÓLICA, na qual uma molécula orgânica, principalmente, a glicose, é oxidada para gerar energia, uma molécula de glicose libera uma quantidade muito grande de energia, por isso e ideal que depois de sua quebra se transforme em ATP, uma moeda energética menor

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

ATP, ou seja, é um , pois tem uma , uma e três grupos , após ser formado, para utilizá-lo como energia é necessário quebrar as ligações fosfoanidras que energia para célula trabalhar.

A

ATP, ou seja, ADENOSINA TRIFOSFATO é um NUCLEOTÍDEO, pois tem uma BASE NITROGENADA, uma PENTOSE e três grupos FOSFATO , após ser formado, para utilizá-lo como energia é necessário quebrar as ligações fosfoanidras que LIBERAM energia para célula trabalhar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A respiração aeróbica utiliza o como agente oxidante, ocorre oxidação da molécula de glicose, resultando em um saldo energético e produtos inorgânicos, a equação pode ser representada por:

A

A respiração aeróbica utiliza o OXIGÊNIO como agente oxidante, ocorre oxidação COMPLETA da molécula de glicose, resultando em um ALTO saldo energético e produtos inorgânicos, a equação pode ser representada por: GLICOSE + OXIGÊNIO= GÁS CARBÔNICO + ÁGUA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A respiração anaeróbica não utiliza o como agente oxidante, podendo ser substituído por outro agente, como por exemplo na , que usa o N03-. Quando não utiliza nenhum agente oxidante têm se a , com saldo energético.

A

A respiração anaeróbica não utiliza o OXIGÊNIO como agente oxidante, podendo ser substituído por outro agente, como por exemplo na DESNITRIFICAÇÃO, que usa o NO3-. Quando não utiliza nenhum agente oxidante têm se a FERMENTAÇÃO, com BAIXO saldo energético.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Pode se classificar os organismos de acordo com o tipo de respiração que realizam, os aeróbios estritos só respiram em locais que tem , os aeróbios facultativos podem respirar onde e não , um exemplo é o fermento biológico ou lactobacillus, já os anaeróbios estritos só vivem em ambientes sem como o caso da bactéria que libera a toxina que causa tétano.

A

Pode se classificar os organismos de acordo com o tipo de respiração que realizam, os aeróbios estritos só respiram em locais que tem OXIGÊNIO, os aeróbios facultativos podem respirar onde TEM e não TEM, um exemplo é o fermento biológico ou lactobacillus, já os anaeróbios estritos só vivem em ambientes sem OXIGÊNIO como o caso da bactéria que libera a toxina que causa tétano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A primeira etapa da respiração é a que ocorre no da célula, é quando ocorre a quebra da glicose em duas moléculas de , formam se dois e termina com um saldo de atp, ja que produz e gasta .

A

A primeira etapa da respiração é a GLICÓLISE que ocorre no CITOPLASMA da célula, é quando ocorre a quebra da glicose em duas moléculas de ÁCIDO PIRÚVICO, formam se dois NADH2 e termina com um saldo de DOIS atp, ja que produz QUATRO e gasta DOIS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O NAD se trata de um de elétrons do Hidrogênio virando , já que os guarda para serem utilizados na cadeia respiratória, seu processo de redução é glicólise e seu processo de oxidação é a , só após oxidar-se novamente é possível ocorrer uma nova glicólise. Um cofator enzimático que auxilia a formação do NAD é a

A

O NAD se trata de um ACEPTOR INTERMEDIÁRIO de elétrons do Hidrogênio virando NADH2, já que os guarda para serem utilizados na cadeia respiratória, seu processo de redução é glicólise e seu processo de oxidação é a FERMENTAÇÃO, só após oxidar-se novamente é possível ocorrer uma nova glicólise. Um cofator enzimático que auxilia a formação do NAD é a VITAMINA B3, PP

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A fermentação Lática ocorre depois da glicólise, quando o ácido pirúvico se torna o de elétrons se transformando em ácido lático, porque pega os elétrons do NADH2 fazendo oxidar-se virando NAD novamente. Esse processo ocorre na falta de oxigênio em células , há microorganismos que fazem essa fermentação, os lactobacillus, diminuindo o do leite e fazendo a coagular, formadoras de cáries, porque o ácido lático descalsifica os dentes. A equação pode ser enunciada por:

A

A fermentação Lática ocorre depois da glicólise, quando o ácido pirúvico se torna o ACEPTOR FINAL de elétrons se transformando em ácido lático, porque pega os elétrons do NADH2 fazendo oxidar-se virando NAD novamente. Esse processo ocorre na falta de oxigênio em células MUSCULARES, há microorganismos que fazem essa fermentação, os lactobacillus, diminuindo o PH do leite e fazendo a CASEÍNA coagular, formadoras de cáries, porque o ácido lático descalsifica os dentes. A equação pode ser enunciada por: 2 ÁC. PIRÚVICO + 2 NADH2 = 2 ÁC LÁTICO + 2NAD

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A fermentação alcóolica ocorre após a glicólise, quando o ácido pirúvico libera e incorpora os elétrons do NADH2, produzindo assim etanol, NAD e , nesse caso, o aceptor final de elétrons é o . esse processo é realizado pelo fungo saccharomyces cerevisae, que é o fermento biológico, o que faz crescer o pão é o liberado e o que produz as bebidas.

A

A fermentação alcóolica ocorre após a glicólise, quando o ácido pirúvico libera CO2 e incorpora os elétrons do NADH2, produzindo assim etanol, NAD e CO2, nesse caso, o aceptor final de elétrons é o ETANOL.esse processo é realizado pelo fungo saccharomyces cerevisae, que é o fermento biológico, o que faz crescer o pão é o CO2 liberado e o que produz as bebidas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Bebidas fermentadas têm teores de que as destiladas. Quando etanol entra no corpo, há ação de uma enzima, a álcool desidrogenase, que oxida o álcool em , que sob ação da enzima aldeído desidrogenase vira ácido acético, depois acetil coa, que uma parte vai para o e outra vira ácido graxo no , o que causa a e posteriormente a cirrose.

A

Bebidas fermentadas têm MENORES teores de ÁLCOOL que as destiladas. Quando etanol entra no corpo, há ação de uma enzima, a álcool desidrogenase, que oxida o álcool em ETANAL, que sob ação da enzima aldeído desidrogenase vira ácido acético, depois acetil coa, que uma parte vai para o CICLO DE KREBS e outra vira ácido graxo no FÍGADO, o que causa a ESTEATOSE e posteriormente a cirrose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quando o metanol entra no corpo, age sobre ele a mesma enzima álcool desidrogenase que o transforma em , o famoso , que é oxidado formando ácido , ambos altamente tóxicos, então o tratamento para esse caso é ingestão de etanol, pois vai haver enzimática impedindo a oxidação do metanol.

A

Quando o metanol entra no corpo, age sobre ele a mesma enzima álcool desidrogenase que o transforma em METANOL , o famoso FORMOL, que é oxidado formando ácido FÓRMICO , ambos altamente tóxicos, então o tratamento para esse caso é ingestão de etanol, pois vai haver COMPETIÇÃO enzimática impedindo a oxidação do metanol.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A “fermentação acética”, não pode ser considerada fermentação porque gasta os , já que para transformar o ácido pirúvico em acético é necessário desfazer de elétrons que no caso são liberados em forma de NADH2 e adicionar agua, não regenera o gasto, estando limitada à existência dele. Ocorre na ação das acetobactérias que “azedam” o e produzem vinagre.

A

A “fermentação acética”, não pode ser considerada fermentação porque gasta os NAD, já que para transformar o ácido pirúvico em acético é necessário desfazer de elétrons que no caso são liberados em forma de NADH2 e adicionar agua, não regenera o NAD gasto, estando limitada à existência dele. Ocorre na ação das acetobactérias que “azedam” o VINHO e produzem vinagre.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Na respiração Aeróbica, após o término da glicólise, o ácido pirúvico libera , virando , esse vai para a mitocôndria para realização do

A

Na respiração Aeróbica, após o término da glicólise, o ácido pirúvico libera CO2, virando ACETIL COA, esse vai para a mitocôndria para realização do CICLO DE KREBS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O ciclo de krebs, ciclo do ácido ou dos tricarboxílicos ocorre na matriz , o acetil entra no ciclo, topa com ácido oxalacético que se transformam em ácido , vai perdendo carbonos e hidrogênios, finalizando com 6NADH2, 2FADH2 E 2 GTP/ ATP, há gasto de , liberação de e quebra total da molécula de .

A

O ciclo de krebs, ciclo do ácido CÍTRICO ou dos tricarboxílicos ocorre na matriz MITOCONDRIAL, o acetil entra no ciclo, topa com ácido oxalacético que se transformam em ácido CÍTRICO, vai perdendo carbonos e hidrogênios, finalizando com 6NADH2, 2FADH2 E 2 GTP/ ATP, há gasto de OXIGÊNIO, liberação de CO2 e quebra total da molécula de GLICOSE. .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A hipótese da simbiose apresenta que as mitocôndrias e plastos são originados de bactérias , as cianobactérias. As mitocôndrias possuem próprio, podendo realizar condriocinese, que é a do seu , possuem duas membranas fosofolipídeas, um espaço intermembrana, a interna possui onde estão localizadas as ATP- ou oxissomos

A

A hipótese da simbiose apresenta que as mitocôndrias e plastos são originados de bactérias AERÓBICAS, as cianobactérias. As mitocôndrias possuem DNA próprio, podendo realizar condriocinese, que é a REPLICAÇÃO do seu DNA , possuem duas membranas fosofolipídeas, um espaço intermembrana, a interna possui CRISTAS onde estão localizadas as ATP- SINTASES ou oxissomos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A terceira etapa da respiração aeróbica, a , ou cadeia transportadora de elétrons, ocorre nas mitocondriais, devido à uma escala de eletronegatividade crescente, até chegar no , os elétrons pulam de em , liberando energia que será utilizada para produção de , então o aceptor final de elétrons da respiração é o . Para cada NADH2 tem aprox 3 ATPS e para cada FAD tem aprox 2 ATPS. Na falta de oxigênio, não ocorre a , então não produz atps, fazendo os órgãos morrerem.

A

A terceira etapa da respiração aeróbica, a CADEIA RESPIRATÓRIA, ou cadeia transportadora de elétrons, ocorre nas CRISTAS mitocondriais, devido à uma escala de eletronegatividade crescente, até chegar no OXIGÊNIO, os elétrons pulam de CITOCROMO em CITOCROMO, liberando energia que será utilizada para produção de ATP, então o aceptor final de elétrons da respiração é o OXIGÊNIO. Para cada NADH2 tem aprox 3 ATPS e para cada FAD tem aprox 2 ATPS. Na falta de oxigênio, não ocorre CADEIA RESPIRATÓRIA, então não produz atps, fazendo os órgãos morrerem.

17
Q

A produção de ATP ocorre por fosforilação de substrato na e ou fosforilação oxidativa na . O saldo final de ATP para cada molécula de glicose é de 32 a 38 ATPS.

A

A produção de ATP ocorre por fosforilação de substrato na GLICÓLISE e CICLO DE KREBS ou fosforilação oxidativa na CADEIA RESPIRATÓRIA. O saldo final de ATP para cada molécula de glicose é de 32 a 38 ATPS.

18
Q

O cianeto, , liga no Fe dos citocromos, oxidando-os e impedindo que os citocromos doem

A

O cianeto, CN- , liga no Fe dos citocromos, oxidando-os e impedindo que os citocromos doem ELÉTRONS

19
Q

Segundo a hipótese quimiosmótica de Mitchell, que explica a fosforilação na cadeia respiratória, propõe que ao os H+ pularem de citocromo em citocromo, acabam se acumulando no espaço , que fica em relação à matriz, o que faz com que os mesmos voltem para a matriz produzindo mais ATP ao passar nas , sendo um transporte e .

A

Segundo a hipótese quimiosmótica de Mitchell, que explica a fosforilação OXIDATIVA na cadeia respiratória, propõe que ao os H+ pularem de citocromo em citocromo, acabam se acumulando no espaço INTERMEMBRANA , que fica HIPERTÔNICA em relação à matriz, o que faz com que os mesmos voltem para a matriz produzindo mais ATP ao passar nas ATP-SINTASES, sendo um transporte PASSIVO e EXOTÉRMICO .

20
Q

Os desacopladores da fosforilação oxidativa permitem a volta dos H+ do espaço para a fora do oxissomo, esse processo libera , assim o saldo de é quando há desacopladores, levando à um maior consumo de orgânicos. Como exemplo temos a tiroxina, a termoginina e os termogênicos

A

Os desacopladores da fosforilação oxidativa permitem a volta dos H+ do espaço INTERMEMBRANA para a MATRIZ fora do oxissomo, esse processo libera CALOR, assim o saldo de ATP é MENOR quando há desacopladores, levando à um maior consumo de orgânicos. Como exemplo temos a tiroxina, a termoginina e os termogênicos

21
Q

A fotossíntese se trata de uma reação , que com auxílio da energia moléculas orgânicas a partir de moléculas mais simples. Há conversão de energia em energia , conversão de moléculas em , é um processo de do CO2 à uma molécula . A equação é:

A

A fotossíntese se trata de uma reação ANABÓLICA, que com auxílio da energia, SINTETIZA moléculas orgânicas a partir de moléculas mais simples. Há conversão de energia LUMINOSA em energia QUÍMICA, conversão de moléculas INORGÂNICAS em ORGÂNICAS, é um processo de REDUÇÃO do CO2 à uma molécula ORGÂNICA. A equação é: GÁS CARBÔNICO + ÁGUA = GLICOSE + ÁGUA + OXIGÊNIO

22
Q

A importância da fotossíntese é que quase toda da natureza vem dela, todo o da atmosfera vem dela. Somente seres autótrofos realizam.

A

A importância da fotossíntese é que quase toda MATÉRIA ORGÂNICA da natureza vem dela, todo o OXIGÊNIO da atmosfera vem dela.

23
Q

Os plastos, semelhantes às , são organelas exclusivamente dos , segundo a hipótese da simbiose surgiu de cianobactérias. O envelope é composto por membranas e e o espaço intermembrana, na é onde existem as -sintase ou , as lamelas são dobras do tilacoide, também existe o estroma que é a do plasto. De acordo com a função, pode ser leucoplasto ou cromoplasto, os leuco armazenam amido, oleo ou proteínas e o cromoplasto realiza , pode ser cloroplasto, eritoplasto, xantoplasto, feoplasto. Quando um cloroplasto armazena muito vira .

A

Os plastos, semelhantes às MITOCÔNDRIAS, são organelas exclusivamente dos AUTÓTROFOS, segundo a hipótese da simbiose surgiu de cianobactérias. O envelope é composto por membranas INTERNA e EXTERNA e o espaço intermembrana, na INTERNA é onde existem as ATP-sintase ou OXISSOMOS, as lamelas são dobras do tilacoide, também existe o estroma que é a MATRIZ do plasto. De acordo com a função, pode ser leucoplasto ou cromoplasto, os leuco armazenam amido, oleo ou proteínas e o cromoplasto realiza FOTOSSÍNTESE, pode ser cloroplasto, eritoplasto, xantoplasto, feoplasto. Quando um cloroplasto armazena muito AMIDO vira AMILOPLASTO.

24
Q

A clorofila é um do tipo cartotenoide, composto somente por carbonos e é associado com um íon de , se tornando uma molécula anfipática, localizada na membrana . A ação da clorofila é a capitação de para virar energia , ao receber luz os elétrons excitam e saltam, ao voltar ao seu nível liberam energia que é o para a reação. A luz nas cores vermelha ou azul/violeta é onde ocorre fotossíntese, já que a clorofila absorve essas e reflete o verde,na luz verde ocorre muito pouco, e só ocorre devido aos pigmentos a xantofila…

A

A clorofila é um LIPÍDEO do tipo cartotenoide, composto somente por carbonos e HIDROGÊNIO é associado com um íon de MAGNÉSIO, se tornando uma molécula anfipática, localizada na membrana INTERNA. A ação da clorofila é a capitação de para virar energia QUÍMICA, ao receber luz os elétrons excitam e saltam, ao voltar ao seu nível liberam energia que é o ATP para a reação. A luz nas cores vermelha ou azul/violeta é onde ocorre MAIS fotossíntese, já que a clorofila absorve essas e reflete o verde, na luz verde ocorre muito pouco, e só ocorre devido aos pigmentos ACESSÓRIOS a xantofila…

25
Q

A fase clara, fase luminosa ou fase é a primeira fase da fotossíntese, na qual ocorre a da água, também chamada de redução de hill, e, automaticamente, íons e gás e ocorre fotofosforilação que pode ser cíclica ou , a primeira produz somente e a segunda produz e , isso ocorre nos citocromos com a clorofila, a cíclica ocorre no fotossistema I e a acíclica nos fotossistemas I e II. Ocorre nos e somente em ambientes com .

A

A fase clara, fase luminosa ou fase FOTQUÍMICA é a primeira fase da fotossíntese, na qual ocorre a FOTÓLISE da água, também chamada de redução de hill, e, automaticamente, íons H e gás OXIGÊNIO e ocorre fotofosforilação que pode ser cíclica ou ACÍCLICA, a primeira produz somente ATP e a segunda produz ATP e NADH2, isso ocorre nos citocromos com a clorofila, a cíclica ocorre no fotossistema I e a acíclica nos fotossistemas I e II. Ocorre nos TILACOIDES e somente em ambientes com LUZ.