HISTÓRIA Flashcards

1
Q

Principais pontos do Período Pré-Homérico ou Micênico 2000 ac- 1100ac

A
  • contrução da cultura creto-micênica

- 1º diáspora grega,invasão dos dórios

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Principais pontos do Período Homérico 1100ac- 800 ac

A
  • homenagem à obra Ilíada e Odisseia
  • formação dos genos, famílias ricas proprietárias de terra
  • 2º diáspora grega, pra península Itálica
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Principais pontos do Período Arcaico 800 ac- 500ac, dois pontos da pólis

A
  • formação das pólis
  • acrópole: parte mais alta da cidade
    ágora: praças
  • cercadas por muros
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Localizada no Norte da Península Ática, Atenas tinha modo de produção . A cidadania era restrita aos eupátridas, não eram considerados cidadãos as , os e os que possibilitavam os eupátridas se dedicarem exclusivamente à política

A

escravista
mulheres
metecos
escravos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Atenas era uma se tornou uma por reivindicação dos eupátridas, sendo composta por 9 eupátridas no poder por 10 anos. Em 621 ac Drácon, um legislador, construiu a primeira lei escrita que era a de que qualquer crime cometido tinha pena de .
Em 594 Sólon reforma as leis e cria a e a .
Em 507 Clístenes o aumenta o número das assembleias e cria os formado por 10 cidadãos escolhidos pela bulé que tinham poder executivo.

A
monarquia
oligarquia 
morte 
eclésia 
bulé 
pai da democracia 
estrategos
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Esparta, outra importante pólis grega surgida no período arcaico, possuia configuração um pouco diferente de Atenas e se localizava na Península do Peloponeso. Não eram considerados cidadãos os hilotas ( ) e periecos ( ), eram cidadãos os esparciatas/espartanos( ), as mulheres tinham funções e podiam participar de algumas reuniões políticas. A apela era a assembleia responsável por deliberar sobre e , a gerúsia, conhecida como conselho dos . O sistema era caracterizado por ser uma , um rei com funçao admistrativa e um com função militra, o sistema econômico era mantido por . Acima dos reis havia o formado por 5 anciões.

A
nativos antes da formação
moravam nos arredores 
descendentes dórios nascidos em esparta
militares
paz 
guerra
anciões 
diarquia
servidão 
eforato
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Principais pontos do Período Clássico 500ac- 338ac

A
  • auge do militarismo espartano e da democracia grega

- FOGO NO PARQUINHO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Guerras Médicas ocorridas no século Vac, recebe esse nome por estar entre os povos dominados pelo Império Persa os povos , foram caracterizadas pelo confronto das pólis gregas com o Império Persa.
A primiera guerra ficou marcada pela Batalha de , os atenienses foram vitoriosos ao combater a invasão persa. A segunda guerra foi marcada pela Batalha de , um desfiladeiro próximo a esparta, os soldados espartanos eram , mas conseguiram fechar o desfiladeiro, e pela batalha de
no porto de salaminas próximo a atenas, os navios atenenienses derrotaram os persas. O que facilitou a vitória grega foi a dos persas.

A
medos 
maratona
termópilas
minoria
salaminas
desorganização
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A Guerra do Peloponeso foi o conflito entre e , após a formação das ligas de e , respectivamente. Caracterizada pela busca da hegemonia do mundo grego. Teve vitória devido `pa associação da mesma à outra cidade forte, corinto. As consequências não foram favoráveis, já que causou a do mundo grego, o que possibilitou a posterior .

A
atenas 
esparta 
delos 
peloponeso 
espartana
decadência 
dominação pelo Império Macedônico
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O período helenístico correspondeu ao período de dominação de , do império , marcado pela vasta expansão territorial, conquistando África, Ásia Menor e Índia, consolidação da grega que conhecemos, dominação por . Após a morte dele, houve separação do território e cada parte ficou sendo regida por um líder, levando ao do império. No século II o dominou toda sua extensão. Legados ficaram Alexandria, no , sua biblioteca, período da filosofia da atarixia.

A
Alexandre, o Grande 
macedônico 
cultura 
tributos 
declínio 
império romano 
egito
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Sobre Roma, há um mito de sua formação, no qual Rômulo e Remo são fruto de uma relação de uma mulher com o deus marte, são abandonados no rio tibre e encontrados por uma loba, depois adotados e quando crescem fundam a cidade na península . O período Monárquico de 753-509 a.c, formada por povos latinos ( ) e, posteriormente os etruscos, teve 9 reis, sendo os últimos três , economia modesta, já que era uma pequena . A sociedade era organizada em (gentes), com a presença do , que tinha direito a posses, escravos e decisões, os patrícios eram os , os plebeus os , os poucos escravos tinham origem de , as matronas sem papel a não ser substituir o pater na ausência do mesmo. A monarquia não era , havia um senado composto de patrícios, havia um assembleia acima do rei. O declínio ocorreu quando o filho do último rei ser acusado de abusar sexualmente da filha de um patrício, então foi deposto e o senado proclamou a república.

A
Itálica 
indo-europeus 
etruscos 
vila
clãs
pai de família
ricos 
pobres 
guerra
hereditária
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A República 509-27 a.c, foi o período de crescimento , extensão , consequente aumento de , romanização de povos conquistados. As Guerras Púnicas ocorridas de 264-146 a.c entre Roma e a República de Cartago na , disputaram o comércio pelo mar , tendo como vencedores os romanos que invadiram cartago. O maior poder era do , haviam cônsules escolhidos pelo senado com função executiva, assembleia de , arrecadadores de impostos, juízes os . Em 459 foi criada a , após reivindicações dos plebeus, quando foi criada a .
Tibério Graco eleito pela tribuna em 133, começou um projeto de , com forte oposição acabou morrendo, seu irmão e sucessor Caio Graco continuou o projeto mas também foi assassinado. O primeiro triunvirato acabou fracassando, colocando o senado a escolher Julio César como perpétuo de Roma

A
populacional 
territorial 
escravos 
áfrica 
mediterrâneo 
senado 
militares 
pretores 
tribuna da plebe
lei das doze tábuas 
reforma agrária 
ditador
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O Império Romano 27a.c -476 d.c ficou marcado no início pela , cessaram as expansões com guerras para reduzir gastos, criação da política do . A primeira parte o foi quando tinha controle das províncias mas seguia as leis, a segunda, denominada , o imperador tem poder absoluto. O governo seguiu dinastias, diminuiu o poder do na parte absoluta, maior força da guarda petroriana que assumiu papéis importantes de e o imperador. De 284-305 houve um tetrarquia, dois eram augustos e dois que era abaixo, os dois primeiros renunciaram subindo os outros, no fim sobrou ,filho de Constâncio que reunificou tudo até 330. Em 330 começaram as , então constantino transferiu a capital do império para , atual istambul. em 346 o imperador valentiano dividiu o império em Império Romano do com capital em e Império Romano do com capital em .

A
pax romana 
pão e circo 
principado 
dominado 
senado
aconselhar 
proteger 
césar
Constantino
invasões 
constantinopla 
ocidente 
roma 
oriente 
constantinopla
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O cristianismo, no período do Império Romano teve um significativo no número de adeptos, porém o estado era então reprimia os cristãos. Em 311 foi criado o primeiro édito, o édito de que colocava fim às repressões, em 313 Roma se declarou no édito de milão, em 380 o édito de tessalônia afirmou que somente era permitido o .

A

aumento
tolerância
neutra
cristianismo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Os Bárbaros, ou seja, , especificadamente os germânicos, invadiram o território romano na busca de terras e sobrevivência. A primeira leva de povos só foi resistente à romanização, já a segunda quando os hunos invadiram, foi mais violento e chegaram a

A

não romanos
diversos
matar romanos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A queda do Império Romano se deu em 476 quando Rômulo Augusto foi capturado e destronado pelos , marcando o fim do império romano do ocidente. Além das invasões, a e as disputas foram cruciais.

A

hunos
corrupção
políticas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Durante a idade média, com a dos indivíduos, haviam vários reinos germânicos espalhados pela Europa. Na monarquia de caráter
sob comando da dinastia merovíngia, o rei clóvis fez a conversão ao e concedeu poder aos prefeitos- quase um . Um deles teve destaque, carlos martel, em 732, expulsou os da península . Seu filho, Pepino, o Breve, herdou o status do pai e a dinastia merovíngia, estabelecendo a dinastia . Ele concedeu terras à , seu filho e sucessor Carlos Magno foi coroado pelo Leão III como imperador do .

A
ruralização 
feudal
cristianismo 
senhor feudal 
muçulmanos 
ibérica
destronou 
carolíngia 
igreja 
papa 
sacro império romano germânico
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

O , antes colônia grega bizâncio, fundado pelo imperador romano Constantino, com capital em (definida pelo Teodósio), a cultura era diversa, língua oficial era o , tinha influência do . A política era caracterizada pelo cesaropapismo, ou seja, o imperador centralizava e , Justiniano 527-565 instituiu o justiniano (corpus juris civilis) que garantia a formulação de novas leis, mais didáticas e inspiradas na . A revolta de nika, por causa de um cavalo, levou à morte de muitas pessoas a mando de justiniano. A religião era mas com várias interpretações como iconoclastas, arianos, monofisistas, o que levou a uma série de por parte da igreja que acreditava na consubstancialidade. Em 1504 ocorreu o grande do oriente, quando rompeu com a igreja apostólica romana, surgiu então a igreja que criticava a infalibilidade papal, construção da cateral de santa . A queda do império ocorreu com a invasão dos cruzados no século XIII pela igreja romana, depois a tomada pelo império ,tornando a capital como em substituição a constantinopla.

A

O IMPÉRIO BIZANTINO , antes colônia grega bizâncio, fundado pelo imperador romano Constantino, com capital em CONSTANTINOPLA (definida pelo Teodósio), a cultura era diversa, língua oficial era o GREGO, tinha influência do HELENISMO . A política era caracterizada pelo cesaropapismo, ou seja, o imperador centralizava POLÍTICA e RELIGIÃO , Justiniano 527-565 instituiu o CÓDIGO justiniano (corpus juris civilis) que garantia a formulação de novas leis, mais didáticas e inspiradas na LEI DAS DOZE TÁBUAS. A revolta de nika, por causa de um cavalo, levou à morte de muitas pessoas a mando de justiniano. A religião era CATÓLICA mas com várias interpretações como iconoclastas, arianos, monofisistas, o que levou a uma série de REPRESSÕES por parte da igreja CATÓLICA que acreditava na consubstancialidade. Em 1504 ocorreu o grande CISMA do oriente, quando rompeu com a igreja apostólica romana, surgiu então a igreja ORTODOXA que criticava a infalibilidade papal, construção da cateral de santa SOFIA. A queda do império ocorreu com a invasão dos cruzados no século XIII pela igreja romana, depois a tomada pelo império TURCO OTOMANO ,tornando a capital como ISTAMBUL em substituição a constantinopla.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

O surgido no século VI, na península arábica, no oriente , local onde existiam religiões que iam para a cidade sagrada. Em 610 houve a revelação de Maomé, o , que teve uma visão na qual foi lhe apresentado ,o deus sagrado, um único deus. Então sua missão foi propagar, porém, o monoteísmo teve resistência, e se refugiou em , conseguindo unificar a região após conflitos com . Após sua morte, o crescimento territorial espalhou para ásia, áfrica e europa, em 1338 forma O , através de vários sultanos (regiões governadas pelo sultão que é líder e ). Em 1453 conquistaram constantinopla. Os pilares são; alcorão, ir à pelo menos uma vez na vida, alá é único, promover a caridade, no mês ramadan fazem , cinco orações diárias.

A

O ISLAMISMO surgido no século VI, na península arábica, no oriente MÉDIO, local onde existiam religiões que iam para MECA a cidade sagrada. Em 610 houve a revelação de Maomé, o PROFETA, que teve uma visão na qual foi lhe apresentado ALA ,o deus sagrado, um único deus. Então sua missão foi propagar, porém, o monoteísmo teve resistência, e se refugiou em MEDINA, conseguindo unificar a região após conflitos com MECA. Após sua morte, o crescimento territorial espalhou para ásia, áfrica e europa, em 1338 forma O IMPÉRIO OTOMANO , através de vários sultanos (regiões governadas pelo sultão que é líder POLÍTICO e RELIGIÃO). Em 1453 conquistaram constantinopla. Os pilares são; alcorão, ir à MECA pelo menos uma vez na vida, alá é único, promover a caridade, no mês ramadan fazem JEJUM , cinco orações diárias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Com a invasão dos bárbaros, houve a do
e a da sociedade, com isso surgiu o , origem feudum= domínio. O foi caracterizado pela do poder, sendo que a relação que passa a existir é a de , na qual um doa terras a um conferindo proteção, mas sendo superior e sacralizado. Na Baixa Idade Média (até mais ou menos séc X) a economia era estagnada e retraída, já que a era de caráter de subsistência.

A

Com a invasão dos bárbaros, houve a FRAGMENTAÇÃO do IMPÉRIO ROMANO NO OCIDENTE e a RURALIZAÇÃO da sociedade, com isso surgiu o FEUDALISMO , origem feudum= domínio. O foi caracterizado pela FRAGMENTAÇÃO do poder, sendo que a relação que passa a existir é a de VASSALAGEM, na qual um SUSERANO doa terras a um VASSALO conferindo proteção, mas sendo superior e sacralizado. Na Baixa Idade Média (até mais ou menos séc X) a economia era estagnada e retraída, já que a AGRICULTURA era de caráter de subsistência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Na Baixa Idade Média (a partir de XI), houve uma da economia agrícola, com o desenvolvimento do , foi necessário começar a para desfazer do excedente, com as relações houve também revitalização urbana, as cidades eram cercadas por , surgiram os movimentos comunais, caracterizados por revoltas em busca da liberdade do sistema . Um importantíssimo acontecimento foi o surgimento da , uma classe social que possibilitou a revitalização da moeda, protagonizou o , não era a favor da destruição da nobreza e clero, mas sim, de fazer , formaram as guildas e corporações de ofício. A igreja foi um expoente do período, era às outras classes, julgava. O declíneo da idade média, bem como do feudalismo, ocorreu por três pilares , e , que enfraqueceram a nobreza feudal, abrindo espaço para o surgimento de um poder

A

Na Baixa Idade Média (a partir de XI), houve uma EXPANSÃO da economia agrícola, com o desenvolvimento do ARADO, foi necessário começar a COMERCIALIZAR para desfazer do excedente, com as relações COMÉRCIO houve também revitalização urbana, as cidades eram cercadas por MUROS, surgiram os movimentos comunais, caracterizados por revoltas em busca da liberdade do sistema FEUDAL. Um importantíssimo acontecimento foi o surgimento da BURGUESIA , uma classe social que possibilitou a revitalização da moeda, protagonizou o ENRIQUECIMENTO, não era a favor da destruição da nobreza e clero, mas sim, de fazer ACORDOS , formaram as guildas e corporações de ofício. A igreja foi um expoente do período, era SUPERIOR às outras classes, julgava. O declíneo da idade média, bem como do feudalismo, ocorreu por três pilares FOME, PESTE e GUERRA , que enfraqueceram a nobreza feudal, abrindo espaço para o surgimento de um poder CENTRALIZADO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Um dos pilares do declíneo da idade média, foram as , expedições para conquistar a , ou seja, na tentativa de conter o avanço dos e reprimir os heréticos. Elas possibilizaram a dinamização econômica com o oriente com o comércio de .

A

Um dos pilares do declíneo da idade média, foram as CRUZADAS, expedições para conquistar a TERRA SANTA, ou seja, JERUSALÉM, na tentativa de conter o avanço dos MUÇULMANOS e reprimir os heréticos. Elas possibilizaram a dinamização econômica com o oriente com o comércio de ESPECIARIAS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Apesar da nomeação de idade das , a idade média foi um período de muitas inovações, como por exemplo, a fundação de .

A

Apesar da nomeação de idade das TREVAS, a idade média foi um período de muitas inovações, como por exemplo, a fundação de UNIVERSIDADES.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Com o fim da Idade Média, surgiram os , caracterizados por ter um governo , sendo uma ordem e , criação de um nacional para proteção, teve apoio da nobreza e da , criação de , unificação monetária, imposição de uma e oficiais, estabelecimento do sistema . O primeiro a centralizar, no fim do século XIV foi , como marco a revolução de , na qual teve grande apoio da e incentivaram nas marítimas. Na foi marcada pela expulsão dos , islâmicos de origem africana, como pilar era a igreja , houve unificação de tudo com a inquisição.

A

Com o fim da Idade Média, surgiram os ESTADOS NACIONAIS , caracterizados por ter um governo CENTRALIZADO, sendo uma ordem ARISTOCRÁTICA e ESTAMENTAL, criação de um EXÉRCITO nacional para proteção, teve apoio da nobreza e da BURGUESIA, criação de LEIS , unificação monetária, imposição de uma LÍNGUA e RELIGIÃO oficiais, estabelecimento do sistema TRIBUTÁRIO. O primeiro a centralizar, no fim do século XIV foi PORTUGAL , como marco a revolução de AVIS, na qual teve grande apoio da BURGUESIA e incentivaram nas NAVEGAÇÕES. Na ESPANHA foi marcada pela expulsão dos MOUROS, islâmicos de origem africana, como pilar era a igreja CATÓLICA, houve unificação de tudo com a inquisição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

Nos Estados Nacionais, que se formaram no pós idade média, contava com o absolutismo, ou seja, regime, caracterizado por ser uma forma de governo , oriunda de um “acordo” da com a . Segundo Thomas Hobbes, um dos filósofos contratualistas, o rei tinha poder absoluto, no qual as pessoas dos seus direitos naturais, ja que o homem é lobo do homem, para que o estado, o leviatã, esteja no controle e o poder, mas tem que representar 100% do povo.

A

Nos Estados Nacionais, que se formaram no pós idade média, contava com o absolutismo, ou seja, ANTIGO regime, caracterizado por ser uma forma de governo ARISTOCRÁTICO, oriunda de um “acordo” da NOBREZA com a BURGUESIA. Segundo Thomas Hobbes, um dos filósofos contratualistas, o rei tinha poder absoluto, no qual as pessoas ABDICAVAM dos seus direitos naturais, ja que o homem é lobo do homem, para que o estado, o leviatã, esteja no controle e CENTRALIZE o poder.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

Maquiavél, em Florença na Itália (ja que a Itália não era , então existiam cidades ), escreveu a obra “O Príncipe” do século XV, o regime não era e sim, republicano, mas foi usado para exemplificar todos governos. Com os seguintes pontos: a política está acima da ; “os fins justificam os meios”; o governante deve contar com sorte (fortú) e capacidade (virtú); precisa ser astuto e forte; é melhor ser do que , mas nunca odiado; não confiar

A

Maquiavél, em Florença na Itália (ja que a Itália não era UNIFICADA, então existiam cidades ESTADOS), escreveu a obra “O Príncipe” do século XV, o regime não era MONÁRQUICO e sim, republicano, mas foi usado para exemplificar todos governos. Com os seguintes pontos: a política está acima da MORAL; “os fins justificam os meios”; o governante deve contar com sorte (fortú) e capacidade (virtú); precisa ser astuto e forte; é melhor ser TEMIDO do que AMADO, mas nunca odiado; não confiar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

Jaques Bossuet, no século XVII, concilia o poder com a , influente na corte de Luis XIV e seu filho, fundador do galicanismo, sendo que o estado devia cuidar da , não se submetendo ao papa. Ele tentou converter os huguenotes para o , acreditavam que os reis eram , base da teoria do direito divino, que se rebelar contra o rei, estaria se rebelando contra , talvez seja a justificativa mais .

A

Jaques Bossuet, no século XVII, concilia o poder com a BÍBLIA, influente na corte de Luis XIV e seu filho, fundador do galicanismo, sendo que o estado devia cuidar da RELIGIÃO, não se submetendo ao papa. Ele tentou converter os huguenotes para o CRISTIANISMO, acreditavam que os reis eram SAGRADOS, base da teoria do direito divino, que se rebelar contra o rei, estaria se rebelando contra DEUS, talvez seja a justificativa mais ABSOLUTA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

O modelo econômico, sendo já capitalista, dos estados nacionais do século XV até o século XVIII, o , tinha objetivo de riquezas. O estado fazia direta; tinha que ter uma balança favorável, ou seja, importar e exportar ; o alfandegário; expansão marítima ( tinha motivos culturais, mas em primeiro lugar era a economia); o comércio das ; o metalismo (bulionismo), a espanha se destacou no século xvi (potugal só no séc ); pacto colonial; tentativa de usar os comerciais nas colônias; alguns vão utilizar companhias privadas de exploração ( ex: ing e holanda). O colbertismo, era uma prática mercantilista francesa, que defendia o fortalecimento das manufaturas para produção de itens de para exportar, já que não tinha uma colônia de fato.

A

O modelo econômico, sendo já capitalista, dos estados nacionais do século XV até o século XVIII, o , tinha objetivo de ACUMULAR riquezas. O estado fazia INTERVENÇÃO direta; tinha que ter uma balança favorável, ou seja, importar MENOS e exportar MAIS; o PROTECIONISMO alfandegário; expansão marítima ( tinha motivos culturais, mas em primeiro lugar era a economia); o comércio das ESPECIARIAS; o metalismo (bulionismo), a espanha se destacou no século xvi (potugal só no séc XVIII); pacto colonial; tentativa de usar os MONOPÓLIOS comerciais nas colônias; alguns vão utilizar companhias privadas de exploração ( ex: ing e holanda). O colbertismo, era uma prática mercantilista francesa, que defendia o fortalecimento das manufaturas para produção de itens de LUXO para exportar, já que não tinha uma colônia de fato.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

O conjunto de transformações , ocorridas nos séculos xiv e xv (principalmente), influenciaram a mentalidade e o cotidiano, o berço foi a . Tinha como característica o , o qual considerava o homem como centro; o humanismo cristão, que é a crença no livre ; desenvolvimento da em busca de explicações, como o heliocentrismo, por exemplo; crítica à idade ; influência no mundo greco- . Na arte, os artistas passaram a suas obras, simbolizando o individualismo, contavam com o apoio dos mecenas que as obras, buscava a , com noção de profundidade. NOMES COMO: LEONARDO DA VINCI, RAFAEL SANZIO, MICHELANGELO, SANDRO BOTTICELLI.

A

O conjunto de transformações CULTURAIS, ocorridas nos séculos xiv e xv (principalmente), influenciaram a mentalidade e o cotidiano, o berço foi a ITÁLIA. Tinha como característica o ANTROPOCENTRISMO, o qual considerava o homem como centro; o humanismo cristão, que é a crença no livre ARBÍTRIO; desenvolvimento da CIÊNCIA em busca de explicações, como o heliocentrismo, por exemplo; crítica à idade MÉDIA; influência no mundo greco-ROMANO. Na arte, os artistas passaram a ASSINAR suas obras, simbolizando o individualismo, contavam com o apoio dos mecenas que FINANCIAVAM as obras, buscava a PERFEIÇÃO, com noção de profundidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

A guerra das duas rosas, ocorrida na de 1445 à 1485, motivada pela disputa do inglês, entre a família Iorque (branca) e a família Lancaster (vermelha), ambas famílias vieram do mesmo tronco e reinavam até então. Foi uma consequência da guerra dos , que acabou em 1453, sendo que o rei Henrique VI foi considerado fraco por perder. Ricardo, da família Iorque, na batalha de saint alba o rei Henrique VI, se colocando no trono, depois é assassinado e seu filho Eduardo IV vai para o poder. Em 1483 Eduardo IV morre e seu filho Eduardo V assumiria o trono, porém outros membros dos , deram um golpe e seu tio, Ricardo III prendeu ele. Como os Lancaster estavam muito tempo sem poder, começaram apoiar Henrique Tudor, que vivia na França, então invadiu a e derruba Ricardo III e é coroado Rei Henrique VII e casa com Isabel dos Iorque e acontece a das famílias com os Tudor.
Foi estabelecida a dinastia ; (Henrique VIII filho do VII que é o da reforma)
Maior enfraquecimento da nobreza feudal e consolidação do .

A

A guerra das duas rosas, ocorrida na INGLATERRA de 1445 à 1485, motivada pela disputa do TRONO inglês, entre a família Iorque (branca) e a família Lancaster (vermelha), ambas famílias vieram do mesmo tronco e reinavam até então. Foi uma consequência da guerra dos CEM ANOS, que acabou em 1453, sendo que o rei Henrique VI foi considerado fraco por perder. Ricardo, da família Iorque, na batalha de saint alba CAPTUROU o rei Henrique VI, se colocando no trono, depois é assassinado e seu filho Eduardo IV vai para o poder. Em 1483 Eduardo IV morre e seu filho Eduardo V assumiria o trono, porém outros membros dos IORQUE, deram um golpe e seu tio, Ricardo III prendeu ele. Como os Lancaster estavam muito tempo sem poder, começaram apoiar Henrique Tudor, que vivia na França, então invadiu a INGLATERRA e derruba Ricardo III e é coroado Rei Henrique VII e casa com Isabel dos Iorque e acontece a CONCILIAÇÃO das famílias com os Tudor.
Foi estabelecida a dinastia TUDOR; (Henrique VIII filho do VII que é o da reforma)
Maior enfraquecimento da nobreza feudal e consolidação do ESTADO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

As reformas religiosas, ocorridas no século XVI, tiveram como motivação algumas práticas , e . Na questão religiosa era questionado a venda de e a simonia ( venda de cargos, objetos); na economia estava ligada à burguesia que queria , já que a igreja católica condenava a usura; na política era uma de poder entre a igreja e os reinos católicos.

A

As reformas religiosas, ocorridas no século XVI, tiveram como motivação algumas práticas RELIGIOSAS, POLÍTICAS e ECONÔMICAS. Na questão religiosa era questionado a venda de INDULGÊNCIAS e a simonia ( venda de cargos, objetos); na economia estava ligada à burguesia que queria ACUMULAR RIQUEZAS, já que a igreja católica condenava a usura; na política era uma DISPUTA de poder entre a igreja e os reinos católicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
32
Q

Martinho Lutero, monge , do sacro foi importante personalidade nas reformas religiosas, seu objetivo inicial era, de fato, a igreja católica. Em 1517, fixou as 95 teses, que eram suas críticas à igreja católica, foi excomungado em 1521, e no édito de Worms foi condenado e qualquer pessoa que o seria também. Lutero contou com apoio do Príncipe Frederico III e o escondeu para apoiá-lo, agora o objetivo já era a . Apoiava a salvação pela ; a bíblia é a única fonte ; apenas dois sacramentos, o e a eucaristia; crítica à infaliabilidade ; crítica ao celibato clerical.

A

Martinho Lutero, monge AGOSTINHO, do sacro IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO foi importante personalidade nas reformas religiosas, seu objetivo inicial era, de fato, REFORMAR a igreja católica. Em 1517, fixou as 95 teses, que eram suas críticas à igreja católica, foi excomungado em 1521, e no édito de Worms foi condenado e qualquer pessoa que o DEFENDIA seria também. Lutero contou com apoio do Príncipe Frederico III e o escondeu para apoiá-lo, agora o objetivo já era a RUPTURA. Apoiava a salvação pela FÉ; a bíblia é a única fonte CONFIÁVEL; apenas dois sacramentos, o BATISMO e a eucaristia; crítica à infaliabilidade PAPAL; crítica ao celibato clerical.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
33
Q

João Calvino, da , foi também importante nas reformas, já que o calvinismo foi propagado na ,
,escócia, entre outros, foi perseguido na , já que lá perseguiam os huguenotes. Seu objetivo inicial já era a , acreditava também na salvação pela , teoria da , na qual devia trabalhar para fazer a vida e com fé se salvaria, criticava mesmos pontos de . Os calvinistas eram os .

A

João Calvino, da FRANÇA, foi também importante nas reformas, já que o calvinismo foi propagado na FRANÇA, SUÍÇA, escócia, entre outros, foi perseguido na FRANÇA, já que lá perseguiam os huguenotes. Seu objetivo inicial já era a RUPTURA, acreditava também na salvação pela FÉ, teoria da PREDESTINAÇÃO, na qual devia trabalhar para fazer a vida e com fé se salvaria, criticava mesmos pontos de LUTERO. Os calvinistas eram os PURITANOS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
34
Q

O anglicanismo, criado por VIII em 1534 para confrontar a igreja católica, também fez parte do conjunto de mudanças religiosas do século. Criou os atos de em 1534, o rei devia ser chefe das terras da igreja da e todos deviam lealdade ao . O motivo pessoal foi que queria a do seu casamento com Catarina de Aragão, extremamente , e a motivação política era que queria mais o poder.

A

O anglicanismo, criado por HENRIQUE VIII em 1534 para confrontar a igreja católica, também fez parte do conjunto de mudanças religiosas do século.
Criou os atos de SUPREMACIA em 1534, o rei devia ser chefe SUPREMO das terras da igreja da INGLATERRA e todos deviam lealdade ao REI. O motivo pessoal foi que queria a ANULAÇÃO do seu casamento com Catarina de Aragão, extremamente CATÓLICA, e a motivação política era que queria CENTRALIZAR mais o poder.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
35
Q

A contrarreforma, movimento criado pela igreja em resposta ao protestantismo. O Concílio de Trento de 1545-1563, serviu para mudar e reafirmar certos comportamentos , condenou o ; reafirmou os 7 sacramentos; teve colaboração de reis católicos de e ; criação de seminários; reafirmação das companhias de jesus; Reforma do Tribunal do Santo Ofício com a perseguição dos infiéis que eram considerados ; Index, que era a lista de proibidos que negam os dogmas .

A

A contrarreforma, movimento criado pela igreja CATÓLICA em resposta ao protestantismo. O Concílio de Trento de 1545-1563, serviu para mudar e reafirmar certos comportamentos CATÓLICOS, condenou o PROTESTANTISMO; reafirmou os 7 sacramentos; teve colaboração de reis católicos de ESPANHA e PORTUGAL; criação de seminários; reafirmação das companhias de jesus; Reforma do Tribunal do Santo Ofício com a perseguição dos infiéis que eram considerados HEREGES; Index, que era a lista de LIVROS proibidos que negam os dogmas CATÓLICOS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
36
Q

No século XVII, na Inglaterra, o Parlamento era dividido entre Lordes que eram anglicanos e Comuns, os cabeças que eram a puritana. Vigorava a Carta Magna de 1215 que limitava os poderes do rente ao parlamento. A dinastia era a Tudor (Henrique VII, Maria I, Elizabeth I), com o estabelecimento oficial do , política de na qual as terras foram vendidas para a burguesia. Em 1603 Elizabeth I morreu e não tinha filhos, sendo necessário que Jaimei VI (na Escócia) filho de Maria , vai para Inglaterra assumir e vira Jaime I dando início à dinastia .

A

No século XVII, na Inglaterra, o Parlamento era dividido entre Lordes que eram NOBRES anglicanos e Comuns, os cabeças REDONDAS que eram a BURGUESIA puritana. Vigorava a Carta Magna de 1215 que limitava os poderes do REI rente ao parlamento. A dinastia era a Tudor (Henrique VII, Maria I, Elizabeth I), com o estabelecimento oficial do ANGLICANISMO, política de CERCAMENTO na qual as terras foram vendidas para a burguesia. Em 1603 Elizabeth I morreu e não tinha filhos, sendo necessário que Jaimei VI (na Escócia) filho de Maria STUART, vai para Inglaterra assumir e vira Jaime I dando início à dinastia STUART.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
37
Q

A primeira dinastia Stuart (Jaime I e Carlos I) com potencialidade do anglicanismo, foi marcada por certa contrariedade da carta magna, pois tentaram inibir o crescimento da ; aumentou os ; houve a formação do monopólio estatal limitando o comércio; apoio dos e oposição dos ; acabou que dissolveu o e houve a tentativa de impor o na Escócia, onde a maioria era puritana. Esse cenário proporcionou o início das Revoluções Inglesas.

A

A primeira dinastia Stuart, com potencialidade do anglicanismo, foi marcada por certa contrariedade da carta magna, pois tentaram inibir o crescimento da BURGUESIA; aumentou os IMPOSTOS; houve a formação do monopólio estatal limitando o comércio; apoio dos LORDES e oposição dos COMUNS; acabou que dissolveu o PARLAMENTO e houve a tentativa de impor o ANGLICANISMO na Escócia, onde a maioria era puritana. Esse cenário proporcionou o início das Revoluções Inglesas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
38
Q

A Guerra Civil inglesa 1642-1649, foi protagonizada pela oposição dos lordes de Carlos I e comuns de Carlos I liderados por Oliver Cromwell; liderava o novo , com apoio dos burgueses, camponeses, diggers ( defendiam a ) e levellers ( defendiam a igualdade ). Ganharam força e o rei foi em 1649.

A

A Guerra Civil inglesa 1642-1649, foi protagonizada pela oposição dos lordes APOIADORES de Carlos I e comuns OPOSITORES de Carlos I liderados por Oliver Cromwell; liderava o novo EXÉRCITO, com apoio dos burgueses, camponeses, diggers ( defendiam a REFORMA AGRÁRIA) e levellers ( defendiam a igualdade JURÍDICA). Ganharam força e o rei foi MORTO em 1649.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
39
Q

Após a guerra civil inglesa, ocorreu a Revolução Puritana 1649-1658 na república de Oliver Cromwell. Instituiu os Atos de Navegação em 1652 que afirmava o dos transportes marítimos de qualquer lugar para europa; houveram conflitos com a holanda; fortalecimento na indústria britânica; acumulação de que serviram para investimentos; em 1653 dissolveu o parlamento; começou a perseguição aos e ; execução de opositores. O que era república virou uma , em 1658 ele morreu e seu filho assumiu, porém foi derrubado pelo que se reergueu, instaurando novamente a dinastia .

A

Após a guerra civil inglesa, ocorreu a Revolução Puritana 1649-1658 na república de Oliver Cromwell. Instituiu os Atos de Navegação em 1652 que afirmava o MONOPÓLIO dos transportes marítimos de qualquer lugar para europa; houveram conflitos com a holanda; fortalecimento na indústria NAVAL britânica; acumulação de RIQUEZAS que serviram para investimentos; em 1653 dissolveu o parlamento; começou a perseguição aos ANGLICANOS e CATÓLICOS; execução de LÍDERES opositores. O que era república virou uma DITADURA, em 1658 ele morreu e seu filho assumiu, porém foi derrubado pelo PARLAMENTO que se reergueu, instaurando novamente a dinastia STUART.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
40
Q

A segunda dinastia de Carlos II e seu irmão Jaime II, durou de 1660-1668; Carlos II assinou um tratado secreto com os Franceses, se converteu ao , ia receber muito dinheiro para revelar a conversão. Carlos II morreu e Jaime assumiu, as coisas ficaram tensas quando ele diminuiu os impostos dos , então tinha oposição dos anglicanos e .

A

A segunda dinastia STUART de Carlos II e seu irmão Jaime II, durou de 1660-1668; Carlos II assinou um tratado secreto com os Franceses, se converteu ao CATOLICISMO, ia receber muito dinheiro para revelar a conversão. Carlos II morreu e Jaime assumiu, as coisas ficaram tensas quando ele diminuiu os impostos dos CATÓLICOS, então tinha oposição dos anglicanos e PURITANOS.

41
Q

No cenário da segunda dinastia staurt, ocorreu no governo de Jaime II, a Revolução Gloriosa em 1668, com o parlamento Jaime II, houve o convencimento de sua filha, Maria II, a se casar com Guilherme II príncipe da , seria um ato rebelde já que ela era . Após a fuga de Jaime II para a França, Guilherme Orange vai para Inglaterra e assume como Guilherme III, assinou o ou declaração dos direitos em 1689, na qual voltou o poder ao parlamento, instituindo a monarquia inglesa.

A

No cenário da segunda dinastia staurt, ocorreu no governo de Jaime II, a Revolução Gloriosa em 1668, com o parlamento CONTRA Jaime II, houve o convencimento de sua filha, Maria II, a se casar com Guilherme II príncipe da HOLANDA, seria um ato rebelde já que ela era ANGLICANA . Após a fuga de Jaime II para a França, Guilherme Orange vai para Inglaterra e assume como Guilherme III, assinou o BILL OF RIGHTS ou declaração dos direitos em 1689, na qual voltou o poder ao parlamento, instituindo a monarquia PARLAMENTAR inglesa.

42
Q

O iluminismo, uma doutrina filosófica, do século xviii criticava o . Buscavam a invés das superstições, surge ligado à interesses da , influenciou movimentos revolucionários no mundo: Rev Francesa, Rev Americana, Inconfidências no Brasil…

A

O iluminismo, uma doutrina filosófica, do século xviii criticava o ANTIGO REGIME. Buscavam a RAZÃO invés das superstições, surge ligado à interesses da BURGUESIA, influenciou movimentos revolucionários no mundo: Rev Francesa, Rev Americana, Inconfidências no Brasil…

43
Q

Jhon Locke, importante filósofo iluminista, viveu antes do século , defendia os direitos inalienáveis: vida, liberdade e a ; segundo ele o estado devia, através da representativa, deve garantir esses direitos. Como sua realidade era a inglaterra, defendia uma constitucional. Ele defendia trabalho de de famílias pobres, sendo um puritano ( ), acreditava que deviam trabalhar e receber; foi investidor da empresa de tráfico de escravos da áfrica na .

A

Jhon Locke, importante filósofo iluminista, viveu antes do século XVIII, defendia os direitos inalienáveis: vida, liberdade e a PROPRIEDADE PRIVADA; segundo ele o estado devia, através da DEMOCRACIA representativa, deve garantir esses direitos. Como sua realidade era a inglaterra, defendia uma MONARQUIA constitucional. Ele defendia trabalho de CRIANÇAS de famílias pobres, sendo um puritano (CALVINISTA), acreditava que deviam trabalhar e receber; foi investidor da empresa de tráfico de escravos da áfrica na AMÉRICA.

44
Q

Voltaire, o , foi influenciado por Locke na questão da de pensamento; criticava os dogmas, principalmente os , por tratá-los como verdades absolutas.

A

Voltaire, o TOLERANTE, foi influenciado por Locke na questão da LIBERDADE de pensamento; criticava os dogmas, principalmente os CATÓLICOS, por tratá-los como verdades absolutas.

45
Q

Montesquieu defendia os três , em “O espírito das Leis”, o , e ; sendo eles harmônicos, independentes entre si. Estudou três formas de governo:
República, dividida em indireta e aristocrática;
Monarquia redigida pela honra, a hereditariedade;
Despotismo, quando o déspota governa de forma , concentrando os três na sua mão.

A

Montesquieu defendia os três PODERES, em “O espírito das Leis”, o EXECUTIVO, LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO; sendo eles harmônicos, independentes entre si. Estudou três formas de governo:
República, dividida em DEMOCRACIA indireta e aristocrática;
Monarquia redigida pela honra, a hereditariedade;
Despotismo, quando o déspota governa de forma ABSOLUTA, concentrando os três PODERES na sua mão.

46
Q

Russeau critica a , acreditava que ela era a causa das desigualdades. As formas de governo:
Democracia direta, no estilo antigo, isso em cidades ;
Aristocracia, poucos governando em estados médios;
Monarquia, estados grandes.
Todas as formas de governo devem respeitar a soberania do .

A

Russeau critica a PROPRIEDADE PRIVADA, acreditava que ela era a causa das desigualdades. As formas de governo:
Democracia direta, no estilo antigo, isso em cidades PEQUENAS;
Aristocracia, poucos governando em estados médios;
Monarquia, estados grandes.
Todas as formas de governo devem respeitar a soberania do POVO.

47
Q

Liberalismo político: baseado na e referente às leis, com menos interferência do ;
Liberalismo econômico: baseado na econômica, crítica às práticas mercantilistas.

A

Liberalismo político: baseado na IGUALDADE e LIBERDADE referente às leis, com menos interferência do ESTADO;
Liberalismo econômico: baseado na LIBERDADE econômica, crítica às práticas mercantilistas.

48
Q

Adam Smith, o pai do liberalismo econômico, acreditava que a medida da riqueza era o ;
O valor de uso é a utilidade do , o valor de troca é a capacidade de por outros bens;
O valor de troca é definido pela quantidade de gasto para produção, de trabalho;
Teoria da mão invisível, a economia se regula sem a interferência do ;
Quanto mais raro o produto, maior seu , pois demanda mais tempo e sua é limitada.

A

Adam Smith, o pai do liberalismo econômico, acreditava que a medida da riqueza era o TEMPO;
O valor de uso é a utilidade do PRODUTO, o valor de troca é a capacidade de TROCAR por outros bens;
O valor de troca é definido pela quantidade de TEMPO gasto para produção, TEMPO de trabalho;
Teoria da mão invisível, a economia se regula sem a interferência do ESTADO;
Quanto mais raro o produto, maior seu VALOR, pois demanda mais tempo e sua OFERTA é limitada.

49
Q

A fisiocracia, anterior ao liberalismo, atuante na corte francesa de luis xiv, a medida da riqueza vem da , e da produção que proporcionam grandes lucros sem grandes investimentos;
O estado pouco pode regulamentar;
O imposto deveria ser à condição;

A

A fisiocracia, anterior ao liberalismo, atuante na corte francesa de luis xiv, a medida da riqueza vem da TERRA, e da produção AGRÍCOLA que proporcionam grandes lucros sem grandes investimentos;
O estado pouco pode regulamentar;
O imposto deveria ser PROPORCIONAL à condição;

50
Q

Déspotas esclarecidos eram reis, dos séculos e , que se alinharam às ideias iluministas como forma de mascarar o , se mantendo mas disfarçando a forma de governo. Isso foi possível por algumas realizadas por eles.
Frederico II, da Prússia, proibiu a tortura, separou a e o estado.
Catarina II, da Rússia, criou escolas, hospitais de acesso a todos, moderniza as .
José II, da Áustria, criou estradas, incentivo à criação de (quase na revolução), proibição de perseguição , confisco de terras da .
Dom José I, de Portugal, o ministro dele, Marques de Pombal é que agia, criou o real de Portugal, isenção de para comerciantes, expulsa os jesuítas de Portugal e suas , Imposto Literário para reconstrução de Lisboa.

A

Déspotas esclarecidos eram reis, dos séculos XVIII e XIX, que se alinharam às ideias iluministas como forma de mascarar o ANTIGO REGIME, se mantendo mas disfarçando a forma ABSOLUTA de governo. Isso foi possível por algumas REFORMAS realizadas por eles.
Frederico II, da Prússia, proibiu a tortura, separou a IGREJA e o estado.
Catarina II, da Rússia, criou escolas, hospitais de acesso a todos, moderniza as CIDADES.
José II, da Áustria, criou estradas, incentivo à criação de INDÚSTRIAS (quase na revolução), proibição de perseguição RELIGIOSA, confisco de terras da IGREJA.
Dom José I, de Portugal, o ministro dele, Marques de Pombal é que agia, criou o BANCO real de Portugal, isenção de IMPOSTOS para comerciantes, expulsa os jesuítas de Portugal e suas COLÔNIAS, Imposto Literário para reconstrução de Lisboa.

51
Q

Os povos Maias, eram localizados no sul do golfo do , atual Guatemala, 1500 ac até IX dc. Havia uma na sua sociedade, um imperador para cada , as trocas eram feitas com de cobre (usavam metais) ou sementes de , cultivavam milho e batata. A região deles era , domínio de arquitetura, matemática e (pirâmide era um observatório).

A

Os povos Maias, eram localizados no sul do golfo do MÉXICO, atual Guatemala, 1500 ac até IX dc. Havia uma ESTYRATIFICAÇÃO na sua sociedade, um imperador para cada CIDADE-ESTADO, as trocas eram feitas com MOEDAS de cobre (usavam metais) ou sementes de CACAU, cultivavam milho e batata. A região deles era POLITEÍSTA, domínio de arquitetura, matemática e ASTRONOMIA (pirâmide era um observatório).

52
Q

Os Astecas viveram de 1300-1520, no próprio golfo do , os já não existiam mais ali; organizados em , como a atual capital do méxico era a capital do império Asteca; a sociedade era , com nobreza, plebeus; economia baseada no milho, batata, feijão e ; escrita pictórica (imagens) e hieróglifa ( ); religião ; utilização de um calendário mitológico e o solar.

A

Os Astecas viveram de 1300-1520, no próprio golfo do MÉXICO, os MAIAS já não existiam mais ali; organizados em CIDADES ESTADO, como a atual capital do méxico era a capital do império Asteca; a sociedade era ESTRATIFICADA, com nobreza, plebeus; economia baseada no milho, batata, feijão e TABACO; escrita pictórica (imagens) e hieróglifa (SÍMBOLOS); religião POLITEÍSTA; utilização de um calendário mitológico e o solar.

53
Q

Os Incas XIII-1533, um império muito grande ao longo da dos , era dividido em 4 direções; a sociedade era , com teocracia (incas e astecas); economia baseada na domesticação de e alpacas, cultivo de batata doce, milho, feijão, através de agricultura com terraceamento; não utilizavam para trocas; domínio da e o , fator atrativo para os espanhóis; a principal mão de obra nas minas era a mita- sorteio para trabalhar por determinado tempo; religião ; o mal era a seca, fome; mastigavam folha de para subir a cordilheira ( espanhóis tiveram dificuldades para dominar essa civilização).

A

Os Incas XIII-1533, um império muito grande ao longo da CORDILHEIRA dos ANDES, era dividido em 4 direções; a sociedade era ESTRATIFICADA, com teocracia (incas e astecas); economia baseada na domesticação de LHAMAS e alpacas, cultivo de batata doce, milho, feijão, através de agricultura com terraceamento; não utilizavam MOEDA para trocas; domínio da PRATA e o OURO, fator atrativo para os espanhóis; a principal mão de obra nas minas era a mita- sorteio para trabalhar por determinado tempo; religião POLITEÍSTA; o mal era a seca, fome; mastigavam folha de COCA para subir a cordilheira ( espanhóis tiveram dificuldades para dominar essa civilização).

54
Q

A colonização do Colombo teve motivos , ou seja, acumulação de riquezas, em 1492 chegou nas ilhas , a partir do século XVI começa uma , com guerras contra os pré-colombianos, tiveram vantagem por terem poder , cavalaria. Hernan Cortez dominando o império e Francisco Pizarro os Incas. A colônia era divida em 4 partes, os vice- ; os chapetones eram que ocupavam altos cargos, os criollos eram filhos de nascidos na américa, mestiços eram os ; Cabildos eram órgãos municipais de local; Casa de Contratação era onde havia relações de , o que entra e sai; Conselho das índias era onde tomavam as , composto pelo rei e conselheiros; Economia baseada na extração de e , enriquecendo a Espanha devido ao fluxo, presença do cultivo da ,; mão de obra era escravidão , mita; encomienda era a direta pelos espanhóis, recebiam como pagamento a (demonstrando o domínio de crença).

A

A colonização do Colombo teve motivos , ou seja, acumulação de riquezas, em 1492 chegou nas ilhas , a partir do século XVI começa uma , com guerras contra os pré-colombianos, tiveram vantagem por terem poder , cavalaria. Hernan Cortez dominando o império e Francisco Pizarro os Incas. A colônia era divida em 4 partes, os vice- ; os chapetones eram que ocupavam altos cargos, os criollos eram filhos de nascidos na américa, mestiços eram os ; Cabildos eram órgãos municipais de local; Casa de Contratação era onde havia relações de , o que entra e sai; Conselho das índias era onde tomavam as , composto pelo rei e conselheiros; Economia baseada na extração de e , enriquecendo a Espanha devido ao fluxo, presença do cultivo da ,; mão de obra era escravidão , mita; encomienda era a direta pelos espanhóis, recebiam como pagamento a (demonstrando o domínio de crença).

55
Q

O processo de independência da colônia XVIII-XIX espanhola teve os pontos:
queda do regime na Europa;
invasão da Espanha por que coloca seu irmão no governo;
influência ;
Tratado de Viena 1814, após a queda de , chegando à conclusão que o regime devia voltar para evitar , Santa Aliança, Fernando VII volta o modelo e continua a colonização ( mas na colônia já estava em mente a );
A elite criolla defendia a , porque queriam altos cargos e diminuição de impostos;
Influência da e dos , para abrir mercado;
Teve líderes, os libertadores: Simon , Antonio, San Martin
Simon escreveu a Carta da , que propunha uma da américa, unidos contra interesses externos;
Caudilhismo: forças locais, autoritárias e carismáticos, mas que tinham objetivo de se manterem no .

A

O processo de independência da colônia XVIII-XIX espanhola teve os pontos:
queda do ANTIGO regime na Europa;
invasão da Espanha por NAPOLEÃO que coloca seu irmão no governo;
influência ILUMINISTA;
Tratado de Viena 1814, após a queda de NAPOLEÃO, chegando à conclusão que o ANTIGO regime devia voltar para evitar REVOLUÇÕES, Santa Aliança, Fernando VII volta o modelo ABSOLUTISTA e continua a colonização ( mas na colônia já estava em mente a INDEPENDÊNCIA);
A elite criolla defendia a INDEPENDÊNCIA, porque queriam altos cargos e diminuição de impostos;
Influência da INGLATERRA e dos EUA, para abrir mercado;
Teve líderes, os libertadores: Simon BOLÍVAR, Antonio, San Martin
Simon escreveu a Carta da JAMAICA, que propunha uma CONFEDERAÇÃO da américa, unidos contra interesses externos;
Caudilhismo: forças MILITARESlocais, autoritárias e carismáticos, mas que tinham objetivo de se manterem no PODER.

56
Q

O processo de colonização da América inglesa foi , já que tinham acabado de passar pela guerra dos e a das . Os interesses eram e também de povoamento, já que os eram perseguidos pelos anglicanos e precisavam de um refúgio, pessoas sem devido ao cercamento.

A

O processo de colonização da América inglesa foi TARDIA, já que tinham acabado de passar pela guerra dos CEM ANOS e a das DUAS ROSAS. Os interesses eram ECONÔMICOS e também de povoamento, já que os PURITANOS eram perseguidos pelos anglicanos e precisavam de um refúgio, pessoas sem TERRAS devido ao cercamento.

57
Q

Na América Inglesa, a colonização foi feita por empresas .
As colônias do Norte eram mais focada no , devido ao clima que era parecido com o inglês; havia perseguição ,os puritanos perseguiam outras; utilização do trabalho , ;
As colônias do Sul eram focadas na agricultura (plantation) para exportar até para Inglaterra mesmo, haviam grandes de , mão de obra era , diferente das do norte.
As colônias do Centro não tinham tanta intolerância ; maior abertura ;

A

Na América Inglesa, a colonização foi feita por empresas PRIVADAS.
As colônias do Norte eram mais focada no POVOAMNETO, devido ao clima que era parecido com o inglês; havia perseguição RELIGIOSA,os puritanos perseguiam outras; utilização do trabalho LIVRE, ASSALARIADO;
As colônias do Sul eram focadas na agricultura MONOCULTORA (plantation) para exportar até para Inglaterra mesmo, haviam grandes PROPRIEDADES de TERRAS, mão de obra era ESCRAVA, diferente das do norte.
As colônias do Centro não tinham tanta intolerância RELIGIOSA; maior abertura POLÍTICA;

58
Q

O processo de independência da América Inglesa, Revolução Americana foi fortemente influenciada pelo , já que estava no século ; houve aumento dos por parte da metrópole; Guerra dos Sete anos entre e por disputas territoriais; Lei do Açúcar; Lei do Selo; Lei do que teve a Festa do de Boston, quando os colonos jogaram os no mar; Lei dos Intolerantes que dentre as medidas estavam o fechamento do de Boston.

A

O processo de independência da América Inglesa, Revolução Americana foi fortemente influenciada pelo ILUMINISMO, já que estava no século XVIII; houve aumento dos IMPOSTOS por parte da metrópole; Guerra dos Sete anos entre INGLATERRA e FRANÇA por disputas territoriais; Lei do Açúcar; Lei do Selo; Lei do CHÁ que teve a Festa do CHÁ de Boston, quando os colonos jogaram os CHÁ no mar; Lei dos Intolerantes que dentre as medidas estavam o fechamento do PORTO de Boston.

59
Q

O segundo Congresso da Filadélfia em 1775, para organizar a , teve como líder George Washington, foi uma independência ,ou seja, teve guerra; tiveram apoio , graças à Benjamin Franklin; o exército inglês foi ficando forte; Thomas Jefferson em 4 de julho de 1776 Declara a ; somente em 1783 a Inglaterra admite a Independência no Tratado de , decidiram que iam colonizar só o Canadá que é depois também.

A

O segundo Congresso da Filadélfia em 1775, para organizar a INDEPENDÊNCIA, teve como líder George Washington, foi uma independência ARMADA, ou seja, teve guerra; tiveram apoio FRANCÊS, graças à Benjamin Franklin; o exército inglês foi ficando forte; Thomas Jefferson em 4 de julho de 1776 Declara a INDEPENDÊNCIA; somente em 1783 a Inglaterra admite a Independência no Tratado de PARIS, decidiram que iam colonizar só o Canadá que é PERDIDO depois também.

60
Q

No século XIX, o presidente James Monroe, criou a ou América para os Americanos, defendendo a não das potências estrangeiras.
O destino Manifesto também está ligado à identidade, é uma expressão que diria que os americanos eram para expandir para o oeste, levando a “ “. Fizeram Guerra com os mexicanos para conquistar o território.

A

No século XIX, o presidente James Monroe, criou a ou América para os Americanos, defendendo a não das potências estrangeiras.
O destino Manifesto também está ligado à identidade, é uma expressão que diria que os americanos eram para expandir para o oeste, levando a “ “. Fizeram Guerra com os mexicanos para conquistar o território.

61
Q

A guerra de Secessão nos EUA 1861-1865, teve como foco principal a mão de obra , já que o Norte queria uma rápida e o Sul precisava de mão de obra na . Abraham Lincoln foi eleito presidente pelo Norte, ele era considerado , então o Sul declara independência formando a dos estados do sul, mas o Norte não queria, então começa a Guerra, a primeira Guerra . O venceu, começou um econômico, enfraquece o exército do ; Lei do Confisco que capturava e os escravos, Proclamação de Emancipação em 1863 que libertava; Décima Terceira emenda que assegura oficialmente a .

A

A guerra de Secessão nos EUA 1861-1865, teve como foco principal a mão de obra ESCRAVA, já que o Norte queria uma rápida INDUSTRIALIZAÇÃO e o Sul precisava de mão de obra na AGRICULTURA. Abraham Lincoln foi eleito presidente pelo Norte, ele era considerado ABOLICIONISTA, então o Sul declara independência formando a CONFEDERAÇÃO dos estados do sul, mas o Norte não queria, então começa a Guerra, a primeira Guerra MODERNA. O NORTE venceu, começou um EMBARGO econômico, enfraquece o exército do SUL; Lei do Confisco que capturava e LIBERTAVA os escravos, Proclamação de Emancipação em 1863 que libertava; Décima Terceira emenda que assegura oficialmente a ABOLIÇÃO.

62
Q

A revolução Industrial teve como berço a ; no século XVI houve a política de para criar ovelhas; acumulação de oriundos do ato de , de 1650; vias fluviais navegáveis para transporte de ; minas de , tudo isso favoreceu a inglesa.

A

A revolução Industrial teve como berço a INGLATERRA; no século XVI houve a política de CERCAMENTO para criar ovelhas; acumulação de CAPITAIS oriundos do ato de NAVEGAÇÃO, de 1650; vias fluviais navegáveis para transporte de PRODUTOS; minas de CARVÃO, tudo isso favoreceu a BURGUESIA inglesa.

63
Q

Primeira Revolução Industrial 1760-1860 teve maior desenvolvimento na ; destaque para indústria ; salários menores para ; trabalho , para arrumar máquinas e trabalhar nas minas; burguesia e proletariado; construção de industriais, para não precisar de transporte; tudo girava em torno, a partir daí, da indústria; jornadas de trabalho super exaustivas; uma das máquinas de destaque era o motor a e o tear; o foco era muito. Ausência de Legislação

A

Primeira Revolução Industrial 1760-1860 teve maior desenvolvimento na INGLATERRA; destaque para indústria TÊXTIL; salários menores para MULHERES; trabalho INFANTIL, para arrumar máquinas e trabalhar nas minas; burguesia INDUSTRIAL e proletariado; construção de BAIRROS industriais, para não precisar de transporte; tudo girava em torno, a partir daí, da indústria; jornadas de trabalho super exaustivas; uma das máquinas de destaque era o motor a VAPOR e o tear; o foco era PRODUZIR muito.

64
Q

Segunda Revolução Industrial 1860-1945 houve expansão , para outros países além da Inglaterra; utilização do e do aço; indústria automobilística; surgimento das teorias sociais no século XIX, críticas à industrial e às diferenças com relação ao proletariado.

A

Segunda Revolução Industrial 1860-1945 houve expansão INDUSTRIAL, para outros países além da Inglaterra; utilização do PETRÓLEO e do aço; indústria automobilística; surgimento das teorias sociais no século XIX, críticas à BURGUESIA industrial e às diferenças com relação ao proletariado.

65
Q

Dentre as teorias sociais surgidas no século XIX na segunda Revolução Industrial estavam os socialistas utópicos (chamados assim pelos científicos)
Charles Fourrier: defendia a formação dos falanstérios, com cerca de 2000 habitantes focados unicamente na , como forma de cooperativa e do poder;
Robert Owen: defendia o salarial, já que ele era dono de empresa e nesse aspecto teria mais e poderiam trabalhar mais;
Sant Simon: defendia o gerenciamento das fábricas pelos , banqueiros e patrões.
os socialistas científicos:
Karl Marx e Friedrich Engels: defendiam a conscientização da classe , para tomar os meios de sem conciliação.

A

Dentre as teorias sociais surgidas no século XIX na segunda Revolução Industrial estavam os socialistas utópicos (chamados assim pelos científicos)
Charles Fourrier: defendia a formação dos falanstérios, com cerca de 2000 habitantes focados unicamente na , como forma de cooperativa e DESCENTRALIZAÇÃO do poder;
Robert Owen: defendia o AUMENTO salarial, já que ele era dono de empresa e nesse aspecto teria mais CONSUMO e poderiam trabalhar mais;
Sant Simon: defendia o gerenciamento das fábricas pelos TRABALHADORES, banqueiros e patrões.
os socialistas científicos:
Karl Marx e Friedrich Engels: defendiam a conscientização da classe TRABALHADORA, para tomar os meios de PRODUÇÃO sem conciliação.

66
Q

Terceira Revolução Industrial 1945-hoje, se trata de uma Revolução Técnico- ; avanços ; robótica, engenharia , telecomunicações, etc; maior desenvolvimento do mercado ; propagandas; a programada.

A

Terceira Revolução Industrial 1945-hoje, se trata de uma Revolução Técnico-CIENTÍFICA; avanços TECNOLÓGICOS; robótica, engenharia GENÉTICA, telecomunicações, etc; maior desenvolvimento do mercado CONSUMIDOR; propagandas; a OBSOLESCENCIA programada.

67
Q

Os antecedentes da Revolução francesa são:
França era um país que sofria com estiagem;
Altos para bancar a Guerra dos Sete Anos 1756-1763 e para bancar a típico do regime, composta por rei XVI e Maria Antonieta;
desejo da de participar, com influências ;
sociedade , com pouca social, o primeiro estado era o que tinha terras e era isento de impostos, segundo estado era a , o terceiro estado era composto por girondinos (alta , formado por comerciantes), jacobinos (mais , baixa ), saints culottes (trabalhadores ) e camponeses.

A

Os antecedentes da Revolução francesa são:
França era um país AGRÁRIO que sofria com estiagem;
Altos IMPOSTOS para bancar a Guerra dos Sete Anos 1756-1763 e para bancar a CORTE típico do ANTIGO regime, composta por rei LUIS XVI e Maria Antonieta;
desejo da BURGUESIA de participar, com influências ILUMINISTAS;
sociedade ESTAMENTAL, com pouca MOBILIDADE social, o primeiro estado era o CLERO que tinha terras e era isento de impostos, segundo estado era a NOBREZA, o terceiro estado era composto por girondinos (alta BURGUESIA, formado por comerciantes), jacobinos (mais RADICAIS, baixa BURGUESIA), saints culottes (trabalhadores URBANOS) e camponeses.

68
Q

A primeira fase da Revolução Francesa foi criada devido à Reunião dos Estados Gerais na qual o terceiro estado reivindicava o voto por e os primeiros
aumentaram os com votos 2x1, o terceiro estado sai e forma a Assembleia Nacional Constituinte 1789-1791 ( primeira fase da revolução) para fazer uma independente dos outros dois , iniciando o processo revolucionário.

A

A primeira fase da Revolução Francesa foi criada devido à Reunião dos Estados Gerais na qual o terceiro estado reivindicava o voto por CABEÇA e os primeiros aumentaram os IMPOSTOS com votos 2x1, o terceiro estado sai e forma a Assembleia Nacional Constituinte 1789-1791 ( primeira fase da revolução) para fazer uma CONSTITUIÇÃO independente dos outros dois ESTADOS, iniciando o processo revolucionário.

69
Q

Com a Assembleia Nacional Constituinte 1789-1791 o terceiro estado com os outros, cria a nacional de caráter , cria a em Paris, em 14 de julho de 1879 ocorre a Queda da que era a prisão e depósito de pólvora do rei, em 5 de outubro teve a Marcha das Mulheres à Versalhes para encurralar e prender o e mandar para Paris.

A

Com a Assembleia Nacional Constituinte 1789-1791 o terceiro estado ROMPEU com os outros, cria a GUARDA nacional de caráter POPULAR, cria a COMUNA em Paris, em 14 de julho de 1879 ocorre a Queda da BASTILHA que era a prisão e depósito de pólvora do rei, em 5 de outubro teve a Marcha das Mulheres à Versalhes para encurralar e prender o REI e mandar para Paris.

70
Q

Ainda na primeira fase da Rev Francesa, ocorreu o período do Grande Medo, no qual a população os aristocratas;
As terras do foram confiscadas;
Convocação de uma nova Constituição definindo a Parlamentar, ou seja, o poder já não era mais do ;
Ocorreu o embate entre girondinos e jacobinos, já que os primeiros eram e segundos ;
Guerra contra e Prússia, tinham medo dos ideais da francesa se espalhassem;
Foi feita a declaração dos do e do , com ideal de de todos homens perante a lei, os pontos liberdade e ; (só valia para ).

A

Ainda na primeira fase da Rev Francesa, ocorreu o período do Grande Medo, no qual a população ATACAVA os aristocratas;
As terras do CLERO foram confiscadas;
Convocação de uma nova Constituição definindo a MONARQUIA Parlamentar, ou seja, o poder já não era mais do REI;
Ocorreu o embate entre girondinos e jacobinos, já que os primeiros eram MODERADOS e segundos RADICAIS;
Guerra contra ÁUSTRIA e Prússia, tinham medo dos ideais da BURGUESIA francesa se espalhassem;
Foi feita a declaração dos DIREITOS do HOMEM e do CIDADÃO, com ideal de IGUALDADE de todos homens perante a lei, os pontos liberdade IGUALDADE e FRATERNIDADE; (só valia para HOMENS).

71
Q

A segunda fase foi a Convenção Nacional 1792-1795 poder majoritário dos , participantes eleitos por voto e ; foi proclamado a ; Rei e Rainha fugiram para tentar ir para só que foram assassinados; continuidade dos embates entre e , agora com um líder forte o Robespierre;
Período do terror: pessoas contra rev, eram julgados e executados na ;
Lei do Máximo, preços e tabelados; ( não gostavam, pois eram comerciantes)
Reação Termidoriana em 1794 foi a reação dos contra ;
morte do Marat (jornalista e médico) que exaltava os jacobinos.

A

A segunda fase foi a Convenção Nacional 1792-1795 poder majoritário dos JACOBINOS, participantes eleitos por voto UNIVERSAL e MASCULINO; foi proclamado a REPÚBLICA; Rei e Rainha fugiram para tentar ir para ÁUSTRIA só que foram assassinados; continuidade dos embates entre GIRONDINOS e JACOBINOS, agora com um líder forte JACOBINO o Robespierre;
Período do terror: pessoas contra rev, eram julgados e executados na GUILHOTINA;
Lei do Máximo, preços e SALÁRIOS tabelados; ( GIRONDINOS não gostavam, pois eram comerciantes)
Reação Termidoriana em 1794 foi a reação dos GIRONDINOS contra JACOBINOS;
morte do Marat (jornalista e médico) que exaltava os jacobinos.

72
Q

A terceira fase da Revolução Francesa foi o Diretório 1795-1799 foi de maior poder dos , governo eram 5 diretores escolhidos por voto , ou seja, poder ainda não era do , fortaleceram o exército muito até ter o de 18 brumário, dado por Napoleão, com objetivo de consolidar o poder econômico sendo da .

A

A terceira fase da Revolução Francesa foi o Diretório 1795-1799 foi de maior poder dos GIRONDINOS, governo eram 5 diretores escolhidos por voto CENSITÁRIO, ou seja, poder ainda não era do POVO, fortaleceram o exército muito até ter o GOLPE de 18 brumário, dado por Napoleão, com objetivo de consolidar o poder econômico sendo da BURGUESIA.

73
Q

Após o golpe de Napoleão, teve o primeiro governo que foi o Consulado 1799-1804, três cônsules governaram mas o Napoleão era o cônsul.
Defendeu interesses da ;
Nova Constituição;
Criação do da França;
Criação da Sociedade nacional de fomento à para estimular o crescimento do país;
Código Civil : igualdade , direito à propriedade, reforma , proibição de e mantém o casamento civil, acordo com a que não podia reivindicar terras mas tinham apoio financeiro;

A

Após o golpe de Napoleão, teve o primeiro governo que foi o Consulado 1799-1804, três cônsules governaram mas o Napoleão era o PRIMEIRO cônsul.
Defendeu interesses da BURGUESIA;
Nova Constituição;
Criação do BANCO da França;
Criação da Sociedade nacional de fomento à INDÚSTRIA para estimular o crescimento INDUSTRIAL do país;
Código Civil NAPOLEÔNICO: igualdade JURÍDICA, direito à propriedade, reforma AGRÁRIA, proibição de GREVES e mantém o casamento civil, acordo com a IGREJA que não podia reivindicar terras mas tinham apoio financeiro;

74
Q

O Império Napoleônico 1804-1815 promulgou uma nova , fez um plebiscito e se coroou Imperador da França, substituindo o Consulado pela ; coroado na catedral de notre-dame; Guerra contra a terceira coligação Antifrancesa composta por , e Prússia; conquistou o sacro império , Itália, Holanda, etc;
Bloqueio Continental de 1804, Napoleão bloqueou os países de fazerem negócio com a , buscando enfraquecer sua economia. O exército invadiu a e foi derrotado.
Voltando da ele é derrotado também na e ele fraco é exilado na Ilha de Elba.

A

O Império Napoleônico 1804-1815 promulgou uma nova CONSTITUIÇÃO, fez um plebiscito e se coroou Imperador da França, substituindo o Consulado pela MONARQUIA; coroado na catedral de notre-dame; Guerra contra a terceira coligação Antifrancesa composta por INGLATERRA, ÁUSTRIA e Prússia; conquistou o sacro império ROMANO GERMÂNICO, Itália, Holanda, etc;
Bloqueio Continental de 1804, Napoleão bloqueou os países EUROPEUS de fazerem negócio com a INGLATERRA, buscando enfraquecer sua economia. O exército NAPOLEÔNICO invadiu a RÚSSIA e foi derrotado.
Voltando da RÚSSIA ele é derrotado também na ALEMANHA e ele fraco é exilado na Ilha de Elba.

75
Q

Durante o Império ainda, Napoleão com apoio de seu exército pessoal consegue fugir da ilha de elba e volta para país que estava sob reinado de Luís XVIII só que esse cuzão antes de Napoleão chegar e o trono estava , para governar durante os 100 dias.
Com Napoleão em crise foi criada a Tríplice composta por , e Prússia com o objetivo de voltar o regime no Congresso de Viena 1814-1815.
A última batalha foi a de Waterloo na , foi na água então ele era fraco, ele mesmo se exilou depois.

A

Durante o Império ainda, Napoleão com apoio de seu exército pessoal consegue fugir da ilha de elba e volta para país que estava sob reinado de Luís XVIII só que esse cuzão FUGIU antes de Napoleão chegar e o trono estava LIVRE, para governar durante os 100 dias.
Com Napoleão em crise foi criada a Tríplice ALIANÇA composta por INGLATERRA, ÁUSTRIA e Prússia com o objetivo de voltar o ANTIGO regime no Congresso de Viena 1814-1815.
A última batalha foi a de Waterloo na BÉLGICA, foi na água então ele era fraco, ele mesmo se exilou depois.

76
Q

A primavera dos povos foi um conjunto de revoltas ocorridas na no século que causou mudanças políticas, e . Foi de às práticas do regime reestabelecido com o Congresso de 1814-1815, ou seja, tinham caráter .
Na França foi reestabelecida a dinastia dos no congresso, depois foi a dinastia Orleans 1830 que começou a burguesia, porém ao longo do governo se mostrou muito , e acabou sendo deposto em 1848, já que tinha oposição forte dos . Existiam nesse cenário então, os que queriam a volta dos e os que queriam a ascensão de Luis Bonaparte.
Luis venceu por voto direto e estabelece a república Francesa.
Em 1851 aplicou um para se manter no , já que não podia reeleição, inclusive foi no mesmo dia que seu tio aplicou, se coroou Napoleão III, seu império durou até 1870.
foi na europa toda, teve inúmeras outras transformações.
influência do manifesto do partido comunista 1848.

A

A primavera dos povos foi um conjunto de revoltas ocorridas na EUROPA no século XIX que causou mudanças políticas, SOCIAIS e ECONÔMICAS. Foi de OPOSIÇÃO às práticas do ANTIGO regime reestabelecido com o Congresso de VIENA 1814-1815, ou seja, tinham caráter LIBERAL.
Na França foi reestabelecida a dinastia dos BOURBON no congresso, depois foi a dinastia Orleans 1830 que começou APOIAR a burguesia, porém ao longo do governo se mostrou muito AUTORITÁRIO, e acabou sendo deposto em 1848, já que tinha oposição forte dos LIBERAIS. Existiam nesse cenário então, os que queriam a volta dos BOURBON e os BONAPARTISTAS que queriam a ascensão de Luis Bonaparte.
Luis venceu por voto direto e estabelece a república Francesa.
Em 1851 aplicou um GOLPE para se manter no PODER, já que não podia reeleição, inclusive foi no mesmo dia que seu tio aplicou, se coroou Napoleão III, seu império durou até 1870.
foi na europa toda, teve inúmeras outras transformações.

77
Q

A unificação da Itália ocorreu em 1870, o chamado “risorgimento” quando a Itália se ergue como Nacional; depois do congresso de viena a Itália foi dividida em reinos, a dominava o reino Lombardia e Vêneto; ocorreu sob influência da que eram as revoluções liberais de 1848.
Neoguelfos: queriam a unificação, mas ter a Itália subordinada ao , eram mais do norte-Roma;
Republicanos: liderados por Giuseppe , com atuação dentro de uma sociedade secreta, os Carbonaras, que foi fundado no início do século xix e tinham como objetivo resistir às invasões e que agora seriam contra o regime e ao .Depois ele ingressou em um grupo para , para formar a Itália.
Monarquistas: liderados pelo Rei Piemonte Sardenha (único que não era ), defendiam uma monarquia com posição .

A

A unificação da Itália ocorreu em 1870, o chamado “risorgimento” quando a Itália se ergue como ESTADO Nacional; depois do congresso de viena a Itália foi dividida em reinos, a ÁUSTRIA dominava o reino Lombardia e Vêneto; ocorreu sob influência da PRIMAVERA DOS POVOS que eram as revoluções liberais de 1848.
Neoguelfos: queriam a unificação, mas ter a Itália subordinada ao PAPADO, eram mais do norte-Roma;
Republicanos: liderados por Giuseppe MANZZINI, com atuação dentro de uma sociedade secreta, os Carbonaras, que foi fundado no início do século xix e tinham como objetivo resistir às invasões NAPOLEÔNICAS e que agora seriam contra o ANTIGO regime e ao PAPADO. Depois ele ingressou em um grupo paraMILITAR, para formar a Itália.
Monarquistas: liderados pelo Rei Piemonte Sardenha (único que não era AUTÔNOMO), defendiam uma monarquia com posição LIBERAL.

78
Q

O primeiro momento da unificação Italiana, quem obteve protagonismo foram os , quando o Rei Emanuel II tenta recuperar ou conquistar perdidos atacando a , porém é derrotado em 1959.
Seu ministro Conde Cavour consegue apoio de da França, que em troca pediu os territórios de Nice e Savoia, atacam a e vencem, tendo que ceder os territórios para a França mas adquirindo Lombardia e Vêneto;
Com o tempo foram conquistando os territórios, obtiveram apoio dos que passaram a concordar pela questão territorial;
Giusepe Garibaldi foi importante na conquista do da Itália, inclusive por isso que os vieram para o Brasil;
Em 1861 o rei Emanuel II de se declara rei da Itália.
Foi anexando os territórios ao norte que estavam sob domínio , porém estavam em guerra contra a Prússia, aproveitando da fragilidade, a Itália acaba de conquistar tudo.
A igreja não aceitou a unificação, só em 1929 com o Tratado de .

A

O primeiro momento da unificação Italiana, quem obteve protagonismo foram os MONARQUISTAS, quando o Rei Emanuel II tenta recuperar ou conquistar perdidos atacando a ÁUSTRIA, porém é derrotado em 1959.
Seu ministro Conde Cavour consegue apoio de NAPOLEÃO III da França, que em troca pediu os territórios de Nice e Savoia, atacam a ÁUSTRIA e vencem, tendo que ceder os territórios para a França mas adquirindo Lombardia e Vêneto;
Com o tempo foram conquistando os territórios, obtiveram apoio dos REPUBLICANOS que passaram a concordar pela questão territorial;
Giusepe Garibaldi foi importante na conquista do SUL da Itália, inclusive por isso que os EMIGRANTES vieram para o Brasil;
Em 1861 o rei Emanuel II de PIEMONTE-SARDENHA se declara rei da Itália.
Foi anexando os territórios PONTÍCFICES ao norte que estavam sob domínio FRANÇA, porém estavam em guerra contra a Prússia, aproveitando da fragilidade, a Itália acaba de conquistar tudo.
A igreja CATÓLICA não aceitou a unificação, só em 1929 com o Tratado de LATRÃO.

79
Q

A unificação alemã ou , foi a reunião de vários reinos consolidados em 1871, ocorreu sob influência e foi representante das revoluções nacionalistas do séc xix a ;
O Reino da queria a unificação em prol do desenvolvimento;
O Império - não queria a unificação afim de manter seu ;
Pra a unificação:
Zollverein: práticas , ou seja, acordo de livre entre os reinos, exceto a ;
Guilherme I: rei da , nomeia Otto Von Bismarck como ministro e comandar o processo de guerra que originou a unificação;

A

A unificação alemã ou PANGERMANISMO, foi a reunião de vários reinos consolidados em 1871, ocorreu sob influência e foi representante das revoluções nacionalistas do séc xix a PRIMAVERA DOS POVOS;
O Reino da PRÚSSIA queria a unificação em prol do desenvolvimento;
O Império AUSTRO-HÚNGARO não queria a unificação afim de manter seu TERRITÓRIO;
Pra a unificação:
Zollverein: práticas ALFANDEGÁRIAS, ou seja, acordo de livre COMÉRCIO entre os reinos, exceto a ÁUSTRIA;
Guilherme I: rei da PRÚSSIA, nomeia Otto Von Bismarck como ministro e comandar o processo de guerra que originou a unificação;

80
Q

O processo de unificação alemã
Guerra dos Ducados de Elba 1864: para obtenção dos ducados Holstein e Schleswig, o império e o reino da contra a .
Guerra Austro-Prussiana 1866: o reino da alegou que a não cumpriu o acordo da Dinamarca, o reino da vence por ser mais e ellimina a influência, obteve apoio .
Guerra Franco-Prussiana 1870-71: questão da espanha desprotegida, a queria dominar, porém a França estava no meio. Napoleão III manda uma carta querendo satisfações, porém , ministro da , altera o conteúdo da carta para um tom ofensivo, provocou então a guerra, já que Guilherme ficou ofendido. A França foi extremamente e dentro do território Francês Guilherme I foi coroado da Alemanha e foi nomeado chanceler;
Foi o império, que antes tinham o império ;
Além disso a França teve que ceder Alsácia e Lorena (hahaha).

A

O processo de unificação alemã
Guerra dos Ducados de Elba 1864: para obtenção dos ducados Holstein e Schleswig, o império AUSTRO-HÚNGARO e o reino da PRÚSSIA contra a DINAMARCA.
Guerra Austro-Prussiana 1866: o reino da PRÚSSIA alegou que a ÁUSTRIA não cumpriu o acordo da Dinamarca, o reino da PRÚSSIA vence por ser mais DESENVOLVIDO e ellimina a influência, obteve apoio FRANCÊS.
Guerra Franco-Prussiana 1870-71: questão da espanha desprotegida, a PRÚSSIA queria dominar, porém a França estava no meio. Napoleão III manda uma carta querendo satisfações, porém OTTO VON BISMARCK, ministro da PRÚSSIA, altera o conteúdo da carta para um tom ofensivo, provocou então a guerra, já que Guilherme ficou ofendido. A França foi extremamente DERROTADA e dentro do território Francês Guilherme I foi coroado IMPERADOR da Alemanha e OTTO VON BISMARCK foi nomeado chanceler;
Foi o SEGUNDO império, que antes tinha o SACRO império ROMANO GERMÂNICO;
Além disso a França teve que ceder Alsácia e Lorena (hahaha).

81
Q

A Comuna de Paris de 1871 foi a primeira experiência de governo popular e da história. A comuna ocorreu depois da derrota da França na guerra Franco- , depois do imperador alemão ser coroado no território francês. Os tornaram a França independente para fugir do domínio dos alemães;
O contexto é a terceira francesa, a comuna era formada pela maioria dos membros a associação internacional dos trabalhadores;
Foram tomadas medidas totalmente , como o adiamento dos alugueis, aumento do salário dos professores, educação obrigatória e gratuita, tabelamento de preços, estado com a utilização do calendário revolucionário francês, diminuição da jornada de trabalho;
As forças francesas conseguem tomar Paris e acabar com a comuna de Paris, foi um marco e uma grande influência para outros movimentos como a de 1917.

A

A Comuna de Paris de 1871 foi a primeira experiência de governo popular e OPERÁRIO da história. A comuna ocorreu depois da derrota da França na guerra Franco-PRUSSIANA, depois do imperador alemão ser coroado no território francês. Os tornaram a França independente para fugir do domínio dos alemães;
O contexto é a terceira REPÚBLICA francesa, a comuna era formada pela maioria dos membros a associação internacional dos trabalhadores;
Foram tomadas medidas totalmente POPULARES, como o adiamento dos alugueis, aumento do salário dos professores, educação obrigatória e gratuita, tabelamento de preços, estado LAICO com a utilização do calendário revolucionário francês, diminuição da jornada de trabalho;
As forças francesas conseguem tomar Paris e acabar com a comuna de Paris, foi um marco e uma grande influência para outros movimentos como a de 1917.

82
Q

O imperialismo ou , aconteceu no contexto da rev Industrial, durante o século XIX até metade do século XX;
As potências tinham objetivo de obter barata, expandir o mercado ;

A

O imperialismo ou NEOCOLONIALISMO, aconteceu no contexto da SEGUNDA rev Industrial, durante o século XIX até metade do século XX;
As potências tinham objetivo de obter MÃO DE OBRA barata, expandir o mercado CONSUMIDOR;

83
Q

Alguns conceitos do imperialismo são
Protetorado: a potência domina mas mantém os do dominado;
Colônia: a potência domina ;
Econômica: não há , mas há dependência em relação à potência;
Área de influência: quando a potência fica com uma do país que sofre a ação do imperialismo;

A

Alguns conceitos do imperialismo são
Protetorado: a potência domina mas mantém os GOVERNOS do dominado;
Colônia: a potência domina TUDO;
Econômica: não há DOMÍNIO, mas há dependência em relação à potência;
Área de influência: quando a potência fica com uma REGIÃO do país que sofre a ação do imperialismo;

84
Q

Justificativas para o imperialismo
Darwinismo social: existem sociedades que são mais que outras, portando eram capazes de se resolver e “ajudar” os outros;
Eugenia: os bem eram superiores e tinham o de levar a civilização aos outros.

A

Justificativas para o imperialismo
Darwinismo social: existem sociedades que são mais EVOLUÍDAS que outras, portando eram capazes de se resolver e “ajudar” os outros;
Eugenia: os bem NASCIDOS eram superiores e tinham o FARDO de levar a civilização aos outros.

85
Q

A conferência de Berlim de 1885, no contexto do , foi feita entre potências para discutir as dos territórios dominados;
definiu o livre na bacia do Rio Congo e do Níger na ;
Colocou a oficialmente na corrida imperialista, no que se refere ao partilha da .

A

A conferência de Berlim de 1885, no contexto do IMPERIALISMO, foi feita entre potências para discutir as FRONTEIRAS dos territórios dominados;
definiu o livre COMÉRCIO na bacia do Rio Congo e do Níger na ÁFRICA;
Colocou a ALEMANHA oficialmente na corrida imperialista, no que se refere ao partilha da ALEMANHA.

86
Q

A primeira Guerra do ópio ocorreu na 1839-1845, entre a e o Império Britânico;
O império britânico queria abrir o Chinês que era fechado, arrumaram um pretexto e declararam Guerra;
A perdeu devido à superioridade bélica do império britânico;
No fim foi assinado o Tratado de Nanquim o qual garantiu a abertura de alguns e a província de Hong Kong passou a ser uma de britânica (conceito imperialista)
Foi assim que a começou o histórico de desvantagens

A

A primeira Guerra do ópio ocorreu na CHINA 1839-1845, entre a CHINA e o Império Britânico;
O império britânico queria abrir o COMÉRCIO Chinês que era fechado, arrumaram um pretexto e declararam Guerra;
A CHINA perdeu devido à superioridade bélica do império britânico;
No fim foi assinado o Tratado de Nanquim o qual garantiu a abertura de alguns PORTOS e a província de Hong Kong passou a ser uma ÁREA de INFLUÊNCIA britânica (conceito imperialista)
Foi assim que a CHINA começou o histórico de desvantagens.

87
Q

A segunda Guerra do Ópio 1856-1860, a não aceitou a derrota da primeira e abordaram um navio , que declarou guerra novamente;
mais uma vez a perdeu porque era inferioridade bélica e naval;
Mais um tratado foi assinado o Tratado de Tianjin que abriu mais da , legalização do ópio e algumas livres circulações.

A

A segunda Guerra do Ópio 1856-1860, a CHINA não aceitou a derrota da primeira e abordaram um navio BRITÂNICO, que declarou guerra novamente;
mais uma vez a CHINA perdeu porque era inferioridade bélica e naval;
Mais um tratado foi assinado o Tratado de Tianjin que abriu mais PORTOS da CHINA, legalização do ópio e algumas livres circulações.

88
Q

A Guerra dos Cipaios 1857-1858 foi uma revolta dos cipaios, que eram soldados que eram a maioria hindu e muçulmano, os quais estavam sob domínio de protetorado dos ;
A causa mais aceita é a causa , porque o armamento que os tinham que usar tinha que ser lustrado com sebo de porco e boi, eles não aceitavam isso;
O império derrota os cipaios e o protetorado passa a ser colônia, com direto.

A

A Guerra dos Cipaios 1857-1858 foi uma revolta dos cipaios, que eram soldados INDIANOS que eram a maioria hindu e muçulmano, os quais estavam sob domínio de protetorado dos BRITÂNICOS;
A causa mais aceita é a causa RELIGIOSA, porque o armamento que os INDIANOS tinham que usar tinha que ser lustrado com sebo de porco e boi, eles não aceitavam isso;
O império BRITÃNICO derrota os cipaios e o protetorado passa a ser colônia, com DOMÍNIO direto.

89
Q

A Guerra dos Bôeres 1880-1902 aconteceu na África do Sul na cidade do Cabo;
Os bôeres eram migrantes holandeses e os franceses, ambos da religião , vão para a cidade do Cabo onde tem muitas reservas de ;
O império britânico ocupou a cidade e os bôeres tiveram que fugir e fundar a República do Transvaal;
A segunda parte foi quando a república declarou independência, então, desagradado, o império oficialmente decretou o da região formando a União Sul Africana.

A

A Guerra dos Bôeres 1880-1902 aconteceu na África do Sul na cidade do Cabo;
Os bôeres eram migrantes holandeses e os franceses, ambos da religião CALVINISTAS, vão para a cidade do Cabo onde tem muitas reservas de DIAMANTES;
O império britânico ocupou a cidade e os bôeres tiveram que fugir e fundar a República do Transvaal;
A segunda parte foi quando a república declarou independência, então, desagradado, o império oficialmente decretou o DOMÍNIO da região formando a União Sul Africana.

90
Q

Principais obras imperialistas
Canal de Suez: criado pela Companhia de Suez da , durante o governo de Napoleão III, liga a Europa à sem ter que dar a volta no continente Africano, foi vendido pelo Egito e a que construiu para o Império Britânico em 1882;
Canal do Panamá: começou em 1880 a ser construído pela , mas foi interrompido por problemas com a obra. Em 1904 os retomou a construção e foi inaugurado em 1914.

A

Principais obras imperialistas
Canal de Suez: criado pela Companhia de Suez da FRANÇA, durante o governo de Napoleão III, liga a Europa à ÁSIA sem ter que dar a volta no continente Africano, foi vendido pelo Egito e a FRANÇA que construiu para o Império Britânico em 1882;
Canal do Panamá: começou em 1880 a ser construído pela FRANÇA, mas foi interrompido por problemas com a obra. Em 1904 os EUA retomou a construção e foi inaugurado em 1914.

91
Q

A restauração Meiji 1858 no Japão foi a reestruturação do Japão, o processo de transição feudal para o ;
O xogum era o líder militar que ficava acima até do imperador, havia aristocracia , haviam os samurais que defendiam para manter o regime, era completamente atrasados;
havia a questão da xenofobia, eles tinham aversão à qualquer outro povo;
Os EUA ameaçou o Japão para abrir os e assim o fez, os samurais começaram a criticar o xogum e pedir para que o imperador tomasse o poder;
Após o xogum renunciar o imperador de 14 anos assumem o poder até 1912;
A Guerra de Boshin foi entre grupo que queriam o xogum e o que queria o imperador, os últimos ganharam;
O Japão desenvolveu muito, porém a elite se sentiu desfavorecida, se tornou o Império do Sol.

A

A restauração Meiji 1858 no Japão foi a reestruturação do Japão, o processo de transição feudal para o INDUSTRIAL;
O xogum era o líder militar que ficava acima até do imperador, havia aristocracia RURAL, haviam os samurais que defendiam para manter o regime, era completamente atrasados;
havia a questão da xenofobia, eles tinham aversão à qualquer outro povo;
Os EUA ameaçou o Japão para abrir os PORTOS e assim o fez, os samurais começaram a criticar o xogum e pedir para que o imperador tomasse o poder;
Após o xogum renunciar o imperador de 14 anos assumem o poder até 1912;
A Guerra de Boshin foi entre grupo que queriam o xogum e o que queria o imperador, os últimos ganharam;
O Japão desenvolveu muito, porém a elite se sentiu desfavorecida, se tornou o Império do Sol.

92
Q

Fatores importantes que levaram à Primeira Guerra:
Fim do equilíbrio , principalmente com o Formação do país ;
Concorrência no ;
Revanchismo pelos territórios Alsácia e Lorena;
Questões nacionalistas como por ex pangermanismo e paneslavismo, povo da Bósnia queria ser da Sérvia;
A paz ;
Formação das Alianças: Tríplice Aliança 1882 composta por , Austro-Hungria e
Tríplice Entente 1907 composta por França, e Rússia a Itália entra na Guerra ao lado deles (tinha feito aliança com outros);
Início da guerra foi o assassinato de Francisco , herdeiro do império Austro-húngaro em 1914.
Austro Húngaro declara guerra à Sérvia.

A

Fatores importantes que levaram à Primeira Guerra:
Fim do equilíbrio EUROPEU, principalmente com o Formação do país ALEMANHA;
Concorrência no IMPERIALISMO;
Revanchismo FRANCÊS pelos territórios Alsácia e Lorena;
Questões nacionalistas como por ex pangermanismo e paneslavismo, povo da Bósnia queria ser da Sérvia;
A paz ARMADA;
Formação das Alianças: Tríplice Aliança 1882 composta por ALEMANHA, Austro-Hungria e
Tríplice Entente 1907 composta por França, INGLATERRA e Rússia a Itália entra na Guerra ao lado deles (tinha feito aliança com outros);
Início da guerra foi o assassinato de Francisco FERDIANDO, herdeiro do império Austro-húngaro em 1914.

93
Q
Fases da Guerra 
Movimentação dos           1914; 
Guerra de               1915-1917; 
Entrada da           1915 na entente; 
Entrada dos        1917 na entente; 
Saída da           out1917
11/11/1918 rendição da        .
Assinatura do Tratado de Versalhes.
A
Fases da Guerra 
Movimentação dos EXÉRCITOS 1914; 
Guerra de TRINCHEIRAS 1915-1917; 
Entrada da ITÁLIA 1915 na entente; 
Entrada dos EUA 1917 na entente; 
Saída da RÚSSIA out1917
11/11/1918 rendição da ALEMANHA.
94
Q

Tratado de Versalhes 1919
considerava a única culpada;
punições:
perda de todas as colônias;
redução do ;
pagamento de indenizações;
perdas territoriais como a Alsácia e Lorena e o corredor Polonês

A
Tratado de Versalhes 1919 
considerava a ALEMANNHA única culpada; 
punições:
perda de todas as colônias; 
redução do ;
pagamento de indenizações; 
perdas territoriais como a Alsácia e Lorena e o corredor Polonês
95
Q

Consequências da Primeira Guerra
início da hegemonia dos ;
recuo do neoliberalismo político e econômico;
ascensão de regimes ;
fim da belle epoque;
fim de quatro impérios: Alemão, Russo, Austro-Húngaro, Turco-Otomano;
formação de novos países.

A

Consequências da Primeira Guerra
início da hegemonia dos EUA;
recuo do neoliberalismo político e econômico;
ascensão de regimes AUTORITÁRIOS;
fim da belle epoque;
fim de quatro impérios: Alemão, Russo, Austro-Húngaro.

96
Q

A revolução Russa ocorreu em 1917 e foi responsável pelo mais longo regime de um país e foi determinante para o andar do século;
Antecedentes:
Guerras
Rússia era um país , recém saído da servidão;
difusão das ideologias de , o e anarquismo;
Controle da Dinastia Romanov- Czar Nicolau II
Oposição na clandestinidade eram os , via revolucionária e maioria liderados por .

A

A revolução Russa ocorreu em 1917 e foi responsável pelo mais longo regime SOCIALISTA de um país e foi determinante para o andar do século;
Antecedentes:
Rússia era um país AGRÁRIO, recém saído da servidão;
difusão das ideologias de ESQUERDA, o SOCIALISMO e anarquismo;
Controle da Dinastia Romanov- Czar Nicolau II
Oposição na clandestinidade eram os BOLCHEVIQUES, via revolucionária e maioria liderados por LÊNIN.

97
Q

Etapas da Revolução Russa
-Ensaio Geral 1905 conjunto de eventos revolucionários após a derrota do país para o na Guerra Russo- ;
surgimento de grupos operários os ;
navios.
-Revolução de Fev 1917:
caos na Rússia, queda do Czar Nicolau II;
Atuação dos Mencheviques (traíram os ) e Kadet que era da ;
Manutenção da Rússia na Primeira Guerra;
anistia dos condenados políticos.

A

Etapas da Revolução Russa
-Ensaio Geral 1905 conjunto de eventos revolucionários após a derrota do país para o JAPÃO na Guerra Russo- JAPONESA;
surgimento de grupos operários os SOVIETES;
navios.
-Revolução de Fev 1917:
caos na Rússia, queda do Czar Nicolau II;
Atuação dos Mencheviques (trairam os BOLCHEVIQUES) e Kadet que era da BURGUESIA;
Manutenção da Rússia na Primeira Guerra;
anistia dos condenados políticos.

98
Q

REV. RUSSA
Lênin propõe as Teses de Abril em 1917
todo o poder aos , liberdade de autodeterminação dos povos (não cumpriu), reforma agrária, da Rússia da Guerra…
Trotsky criou a guarda vermelha. uma milícia de caráter ;
Revolução de Outubro de 1917 a de fato :
no poder aplicando as teses.

A

REV. RUSSA
Lênin propõe as Teses de Abril em 1917
todo o poder aos SOVIETES, liberdade de autodeterminação dos povos (não cumpriu), reforma agrária, SAÍDA da Rússia da Guerra…
Trotsky criou a guarda vermelha. uma milícia de caráter SOCIALISTA;
Revolução de Outubro de 1917 a de fato SOCIALISTA:
LÊNIN no poder aplicando as teses

99
Q

REV RUSSA
Depois da Revolução e ascensão dos :
Guera Civil de todos opositores dos 1918-1921
igreja, mencheviques, proprietários, kadet, exército estrangeiro;
NEP- Nova Política Econômica- com medidas , para levar ao socialismo posteriormente;
Governo Totalitário de 1924-1953 (após disputar com Trotsky que queria uma revolução global).

A

REV RUSSA
Depois da Revolução e ascensão dos BOLCHEVIQUES:
Guera Civil de todos opositores dos BOLCHEVIQUES 1918-1921
igreja, mencheviques, proprietários, kadet, exército estrangeiro;
NEP- Nova Política Econômica- com medidas CAPITALISTAS, para levar ao socialismo posteriormente;
Governo Totalitário de STÁLIN 1924-1953 (após disputar com Trotsky que queria uma revolução global).