Biotransformação Dos Fármacos Flashcards

1
Q

Qual o principal local de biotransformação?

A

Fígado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual substância já está pronta para ser eliminada: lipofílica ou hidrofílica?

A

Uma substância hidrofílica, passando por um processo de eliminação, ela já está pronta (com característica química adequada) para ser eliminada pela urina, ou seja, não precisa passar por processos/modificações químicas que a deixem hidrofílica.

A lipofílica, precisa passar pela metabolização para que seja eliminada pela urina. Passando por processos que a transformem em uma molécula mais hidrofílica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

V ou F

Na maioria das vezes o fármaco é administrado na forma ativa e depois de metabolizado ele gera um metabólito inativo, ou seja, menos lipossolúvel e mais excretado.

A

Verdadeiro.

A minoria faz uso de fármaco inativo e, depois de sofrer reação do metabolismo, gera um metabólito, que é a molécula de interesse, ativo.

Às vezes, não dá para fazer o medicamento da molécula, sendo feito um composto. Exemplo: a dopamina não tem atividade química e compatibilidade. Logo, cria-se a levodopa, que passa pelo fígado, sofre a reação e torna-se o metabólito ativo. É feito um precursor, chamado de pró- fármaco. Ou seja, é a molécula inativa que quando passa pela metabolização sofre reações enzimáticas gerando o fármaco de interesse. São raras exceções e são situações específicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais as fases da biotransformação de um fármaco?

A

Há duas possibilidades para a biotransformação de fármacos:

• Reações de fase I – funcionalização (oxidação, redução e hidrólise). A reação que expõe um grupo químico ou introduz um. Deixa a região da molécula muito ativa.
— Na fase I, sempre há uma parte da molécula que identifica, como um éter, um éster, uma hidroxila etc., marcando o grupo funcional. Essas enzimas da fase I estão presentes no REL da célula, chamadas de microssomais. E o metabólito gerado nessa fase geralmente é ativo, tóxico ou inativo precisando ainda fazer a fase II, pois há conservação da sua lipossolubilidade (dependendo de cada molécula).

• Relações de fase II – conjugação. Gera compostos conjugados. Pega uma substância produzida pelo fígado e conjuga à molécula do fármaco, produzindo uma outra molécula, mais hidrossolúvel, favorecendo a sua excreção.
— Na fase II, acontece uma conjugação, fazendo uma ligação covalente, muito estável, com um grupo substituinte. Essas enzimas estão presentes no citoplasma (citosol) e normalmente, após a fase II, tem-se um metabolito inativo hidrossolúvel, para ser eliminado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

É possível que não ocorre fase 2 da biotransformação?

A

A fase I se for polar pode sofrer excreção, mas caso não seja, é necessário passar pela fase II, tendo uma conjugação, deixando o composto muito polar (muito hidrofílico) para ser eliminado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é sistema citocromo P450 (CYP)?

A

O sistema citocromo P450 (CYP450) é o mais eficiente para biotransformação de fármacos.

Esse sistema é composto por várias enzimas, logo há muitas CYP. Elas possuem amplas especificidades por substratos, logo há fármacos que elas irão reagir e fármacos que não. Essas enzimas, também, podem ser inibidas ou induzidas por determinados fármacos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual o efeito dos indutores e inibidores da CYP?

A

Quando tem uma molécula que induz a atividade de determinada CYP aumenta a velocidade do fármaco biotransformado por essa CYP, reduzindo a sua biodisponibilidade, uma vez que o objetivo é eliminá-lo.

Ao inibir a atividade da CYP, aumenta concentração do fármaco, diminuindo a velocidade de metabolização e aumenta a concentração do substrato no sangue. Pode acabar gerando um acúmulo desse fármaco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual o mecanismo de lesão hepática pelo paracetamol?

A

O Acetominofen (Paracetamol) é metabolizado por essas CYP, as quais fazem reação de fase I e geram o metabólito tóxico (NAPQI).

O que pode induzir a atividade dessas CYP? Overdose de paracetamol, jejum, álcool e outros fármacos. Isso estimula a atividade delas, aumentando a concentração desse metabólito tóxico.

Na concentração normal de paracetamol não tem problema. Esse metabólito terá a fase II, sendo acrescentado o Glutation, será conjugado e eliminado.
A dose excessiva não haverá Glutation suficiente para fazer a conjugação de todas as moléculas de NAPQI, pois é um estoque limitado no fígado. A deficiência de Glutation, também, pode aumentar a concentração de metabólito tóxico. Logo, os NAPQI que não serão conjugados, causarão necrose hepática.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quando medir toxicidade do paracetamol?

A

Nível no plasma medido após as 4h após a sua ingestão. Considera que já teve a absorção e distribuição completa, logo, está pensando na biotransformação.

A partir desse gráfico (concentração no plasma x tempo) pode confirmar/suspeitar de lesão hepática ou não. Acima da linha de concentração, provavelmente há hepatotoxicidade, podendo ser leve e sem sintomas, com indicação de tratamento.

Há um antídoto que serve como a Glutationa, agindo se ligando e fazendo o seu papel, com que tenha uma menor quantidade de metabólito tóxico produzido. O indivíduo tem que chegar a tempo dessa medição ser feita.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais fatores afetam o metabolismo dos fármacos?

A

• Hepatopatias: compromete a produção ou um bom funcionamento das enzimas do CYP, comprometendo a fase I.

• Insuficiência cardíaca (IC) severa e choque: pode dificultar a perfusão hepática. Se não chegar no fígado, não há como ser feito o metabolismo hepático.

• Polimorfismo genético: pode haver variações entre as enzimas. Variantes alélicas, dependendo das raças, pode haver uma parcela de enzimas que serão mais lentas ou mais aceleradas na sua função. Logo, o indivíduo irá metabolizar em uma taxa diferente. Se for uma acetiladora lenta (enzima lenta) irá metabolizar mais lentamente, logo a concentração plasmática ficará aumentada. Enzima de atividade acelerada, irá metabolizar mais rapidamente e irá diminuir a concentração.

• Gravidez: tendência de indução enzimática a partir do terceiro mês. Há mudança no padrão metabólico da gestante.

• Contraceptivos orais: promovem a inibição de CYP.

• Neonatos: o metabolismo do recém-nascido não está bem amadurecido. Logo, o grau de amadurecimento das enzimas é mais baixo; há uma reação de fase II comprometida, principalmente, pois precisa de compostos para realizar a conjugação que ainda estão sendo formados.

• Idosos: a função das enzimas já não está muito boa. Há falência das enzimas, afetando principalmente, as reações de fase I.

• Fatores ambientais: fatores externos, como alimentos, fármacos etc. que podem inibir a CYP e/ou impactar no desfecho do metabolismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly