Composição Química Celular Flashcards

(35 cards)

1
Q

Quais são os principais dissacarideos?

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais são os 5 principais monossacarídeos?

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são os principais polissacarídeos e seus papéis biológicos?

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Função e fontes da Vitamina K

A

Importante para a coagulação do sangue

Folhas verdes, brócolis, fígado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Função e fontes da Vitamina E

A

Antioxidante, protege as células contra os radicais livres.

Óleos vegetais, nozes, sementes, abacate.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Função e fontes da Vitamina D

A

Regula a absorção de cálcio e fósforo, importante para a saúde óssea.

Sol, peixes gordurosos, leite fortificado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que são acidos graxos?

A
  • Os ácidos orgânicos que participam da formação de lipídeos são chamados genericamente de ácidos graxos.
  • Ácidos graxos têm moléculas constituídas por longas cadeias abertas de átomos de carbono ligados a hidrogênios e têm, em uma de suas extremidades, o grupamento ácido carboxila (COOH).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais são os tipos de lipídios?

A

Glicerídeos, fosfolipídeos, ceras, esteroides e carotenoides

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que são aminoácidos?

A

São compostos orgânicos formados por um carbono ligado a quatro ligantes diferentes:

  • um grupo amino (NH₂)
  • um grupo carboxila (COOH)
  • um hidrogênio (H)
  • um radical (R)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como se dá a ligação entre os aminoácidos?

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Explique a diferença entre as estruturas de uma proteína

A
  • Estrutura primária da proteína: é a sequência dos aminoácidos na cadeia polipeptídica. Os aminoácidos ligados entre si (estrutura primária) não são como fios esticados, pois as ligações peptídicas entre cada aminoácido e as interações entre os radicais de cada aminoácido fazem com que essa cadeia de aminoácidos se dobre sobre si mesma, formando as estruturas secundárias.
  • A estrutura secundária é mantida por pontes de hidrogênio entre átomos de aminoácidos que estão próximos ao longo da cadeia. Pode ter duas formas básicas: a alfa-hélice (quando os aminoácidos formam uma estrutura helicoidal) e a folha-beta (quando os aminoácidos interagem entre si e formam uma estrutura plana, como uma folha).
  • As estruturas secundárias das proteínas também interagem entre si, dobrando-se e dando, finalmente, a estrutura tridimensional típica de cada proteína específica. Chamamos esse dobramento final de estrutura terciária.
  • Existem algumas proteínas que, para exercerem sua função, precisam estar interagindo com outras proteínas, formando estruturas quaternárias.
  • A estrutura quaternária é o resultado do união de duas ou mais cadeias peptídicas (iguais ou diferentes), formando uma única molécula proteica, capaz de exercer um papel no organismo. Existem algumas proteínas que, para exercerem sua função, precisam estar interagindo com outras proteínas, formando estruturas quaternárias.
    • A mioglobina é constituída por uma única cadeia peptídica e, com isso, consegue exercer seu papel de armazenar gás oxigênio nos músculos. Ela não apresenta estrutura quaternária.
    • No entanto, a hemoglobina completa é constituída por quatro cadeias peptídicas; só com esse grupo de quatro cadeias é que a hemoglobina fica capacitada a exercer seu papel de transportar gás oxigênio no sangue. Assim, a hemoglobina apresenta estrutura quaternária.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Como se dá a desnaturação proteica? Qual tipo de estrutura é comprometida?

A

Diversos fatores, como temperatura, alterações bruscas do pH e altas concentrações de certos compostos químicos (ureia, por exemplo) podem comprometer a interação - entre as estruturas secundárias de uma proteína, desfazendo assim sua estrutura terciária (sem alterar, logicamente, a sequência de aminoácidos − ou estrutura primária).
- A principal consequência da perda da estrutura terciária é a perda da capacidade da proteína de desenvolver sua função biológica

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que são proteínas conjugadas (complexas)?

A

São aquelas que contêm outras substâncias além de aminoácidos. A porção constituída de aminoácidos de uma proteína conjugada é chamada de apoproteína, enquanto a parte constituída pela substância diferente de aminoácidos é chamada de grupo prostético.
- Ex: A hemoglobina, encontrada no sangue de muitos animais, é um exemplo de proteína conjugada que tem como grupo prostético o pigmento heme, no qual há íons de ferro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

As doenças abaixo são resultantes das insuficiências de quais vitaminas?

1- Cegueira noturna

2- Raquitismo

3- Escorbuto

4- Beribéri

A

A
D
C
B1

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais vitaminas são lipossolúveis e quais são hidrossolúveis?

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a principal função do Iodo no organismo?

A

Ele é utilizado na síntese dos hormônios produzidos pela tireóide (T3 e T4)

17
Q

: Qual é a unidade básica dos ácidos nucleicos?

A

O nucleotídeo, composto por:
1. Uma base nitrogenada.
2. Um açúcar (pentose).
3. Um grupo fosfato.

18
Q

Diferença entre DNA e RNA

A

DNA: Fita dupla, desoxirribose, timina.
RNA: Fita simples, ribose, uracila.

19
Q

Polissacarídeo de reserva nos vegetais.

20
Q

Lipídio armazenado como reserva energética

A

triglicerídeo

21
Q

Disacarídeo formado por glicose + frutose.

22
Q

Polissacarídeo estrutural presente no exoesqueleto de artrópodes.

23
Q

Como se chamam os aminoácidos obtidos apenas pela alimentação?

A

Essenciais

Ex: lisina

24
Q

Como se chamam os ácidos graxos sem ligações duplas?

25
26
Nome dado à substância sobre a qual a enzima atua.
Substrato
27
Enzima que quebra o amido em maltose.
Amilase
28
Enzima que atua na digestão de proteínas no estômago.
Pepsina
29
Monossacarídeo presente no DNA.
Desoxirribose
30
Disacarídeo formado por duas moléculas de glicose.
Maltose
31
Nome da reação que forma triglicerídeos
Esterificação
32
Tipo de lipoproteína associada ao “mau colesterol”
LDL
33
Tipo de lipoproteína associada ao “bom colesterol”.
HDL (high-density lipoprotein) Mneumonico: H de "Healthy"
34
Monossacarídeo presente no leite
Galactose
35
Doenças causadas pela falta de vitaminas A, B, C, D, E e K
- Vitamina A: cegueirA noturnA; - Vitamina B: Beri Béri; - Vitamina C: esCorbuto; - Vitamina D: raquiDismo (Qual é a letra que lembra mais T do raquitismo?); - Vitamina E: deixa EstÉril; - Vitamina K: problemas de Koagulação (Qual é a letra que lembra mais C de coagulação?).