Fungos Flashcards
(18 cards)
Caracterize os fungos quanto à presença de carioteca, ao número de células e à presença de clorofila.
Fungos são eucariontes, uni ou pluricelulares e aclorofilados.
Qual é a composição da parede celular dos fungos?
A parede celular é constituída de quitina.
Qual é a reserva alimentar dos fungos?
Glicogênio
Como ocorre a digestão nos fungos?
A digestão nos fungos ocorre de forma extracelular, ou seja, as enzimas são liberadas para o meio externo para decompor as moléculas alimentares, que depois são absorvidas pelas hifas.
O que é micélio?
Micélio é a estrutura vegetativa dos fungos, existindo como uma massa de fios tubulares ramificados conhecidos como hifas,
O que é corpo de frutificação em fungos?
O corpo de frutificação é a estrutura fúngica que emerge do micélio e é visível ao olho nu, como um cogumelo. É o órgão reprodutor dos fungos, onde são produzidos e liberados os esporos.
Cite a importância dos fungos na indústria alimentícia
Muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana, como é o caso dos cogumelos (champignon e shitake).
Além disso, podem ser utilizados na fabricação de alimentos, como o queijo e o pão, e de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja**.
No caso da produção do pão, são utilizadas as leveduras chamadas Saccharomyces cerevisiae, que realizam um processo de fermentação, fazendo o pão crescer.
Qual é a importância ecológica dos fungos?
Fungos têm importância como decompositores e na atuação de organismos pioneiros, através de relações mutualísticas.
Cite 4 doenças causadas por fungos
Candidíase, micose, frieira (pé-de-atleta), esporotricose.
Cite a importância dos fungos na indústria farmacêutica
Certos fungos são empregados na produção de antibióticos, como a penicilina.
(UFRJ) Um dos armários do laboratório da escola apareceu com pontos e fios brancos em suas portas, do lado interno. Um dos alunos identificou os pontos e os fios como sendo um tipo de mofo. Para eliminá-lo, passou um pano embebido em álcool na porta, até limpá-la totalmente. Na semana seguinte, para a surpresa do aluno, os pontos e os fios reapareceram. A partir dos seus conhecimentos s respeito dos fungos, explique por que o mofo reapareceu.
O aluno **retirou apenas os corpos de frutificação dos fungos¥+ quando passou o pano com álcool.
O micélio do fungo permaneceu no interior da madeira da porta e, após uma semana, toda a parte externa reprodutiva foi refeita.
Os fungos são encontrados em qualquer ambiente. Como se explica essa grande capacidade de disseminação?
A capacidade de disseminação dos fungos, ou seja, de se espalharem por diversos ambientes, é explicada principalmente pela produção abundante de esporos, pela sua resistência e pela diversidade dos mecanismos de dispersão.
O que são seres saprófitos?
São organismos heterotróficos, entre os quais plantas, fungos e outros seres, que se alimentam de matéria orgânica em decomposição. As plantas saprófitas não possuem capacidade de fazer a fotossíntese.
(Fuvest) Considere uma levedura, que é um fungo unicelular, multiplicando-se num meio nutritivo, onde a única fonte de carbono é a sacarose, açúcar que não atravessa a membrana celular.
De que processo inicial depende o aproveitamento da sacarose pela levedura?
O aproveitamento da sacarose depende da ação de uma enzima de ação extracelular, a sacarase, produzida e secretada pela levedura.
Por que alguns fungos como Aspergillus flavus e A. parasiticus, que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, são danosos à saúde humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes?
Os fungos produzem toxinas (micotoxinas) que permanecem nas sementes mesmo após a eliminação dos mesmos. Essas toxinas podem causar intoxicação no homem.
Como se chama a associação mutualística entre fungos e raízes de plantas?
Micorriza
Como se chamam as associações simbióticas entre fungos e algas ou cianobactérias.
Líquens
Os fungos são aeróbios?
A respiração dos fungos pode ser aeróbia (na presença de oxigênio) ou anaeróbia facultativa (leveduras), sobrevivendo em ambientes com baixa oxigenação.