Conhecimentos Específicos Flashcards
(8 cards)
O que é Gestão de Pessoas?
Conjunto de Políticas e práticas, que busca conciliar as expectativas entre a organização e as pessoas, bem como orientar o comportamento dos indivíduos, com o objetivo de que as pessoas colaborem de maneira eficaz com a
organização.
Quem era o responsável pela Administração Científica, e qual era o objetivo?
A Administração Científica teve origem com as experiências de Taylor. O foco estava no trabalho e na produtividade. Os funcionários eram vistos como “peças” (ou como máquinas) que deveriam trabalhar com o máximo de eficiência possível.
O objetivo de Taylor era eliminar os desperdícios e aumentar os níveis de produtividade, através da aplicação de técnicas e métodos científicos
Quem era responsável pela Administração Clássica e qual diferença com a Administração Científica?
A Administração Clássica teve origem com as experiências de Fayol. O objetivo era o mesmo da Administração Científica: aumentar a eficiência.
Contudo, o foco era diferente. Enquanto a Administração Científica focava na execução das tarefas, a Teoria Clássica se caracteriza pela ênfase na estrutura organizacional.
Para ele, o trabalho deve ser dividido e deve haver a especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior (unidade de comando) e os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas.
Qual a definição da Escola das Relações Humanas?
Surgiu da constatação da necessidade de considerar a relevância dos fatores **psicológicos e sociais na produtividade. ** A ênfase, que antes era nas tarefas (Administração Científica), e na estrutura organizacional (Teoria Clássica), passou a ser nas pessoas (nos aspectos psicológicos).
Aqueles conceitos da administração clássica (autoridade, racionalização do trabalho, etc.), foram perdendo força e dando espaço para outros, como: liderança, motivação, organização informal, comunicação, etc
O que fala as Relações Industriais?
Até então, a administração de pessoas das organizações (“Seção/Departamento de Pessoal”) se limitava ao enfoque legal e disciplinar. Contudo, após a Segunda Guerra Mundial, verificou-se um aumento do poder dos sindicatos de trabalhadores nos Estados Unidos
Em virtude desse aumento de forças dos sindicatos, as organizações passaram a se preocupar mais com as condições de trabalho e com a concessão de benefícios aos funcionários.
Segundo Chiavenato, qual eram as três etapas que definem a evolução histórica dos recursos Humanos?
**Departamentos de Pessoal/Relações industriais: **1900-1950 Aqui, as pessoas eram consideradas “peças” (extensões das máquinas), e meras fornecedoras de “mão de obra”
Administração de Recursos Humanos (ARH): Na Era da Industrialização Neoclássica (1950 a
1990) As pessoas passam a ser
consideradas agentes passivos que devem ser administradas pela a organização. Ou seja, as pessoas deixam de ser consideradas apenas meras fornecedoras de “mão de obra”. Agora, os indivíduos são vistos como um “recurso” (patrimônio “físico”) a ser gerido pela administração, com o objetivo de que a organização alcance seus objetivos
Gestão de Pessoas (GP): As pessoas passam a ser consideradas agentes ativos e inteligentes que ajudam
a organização a administrar os demais recursos organizacionais. Além disso, as pessoas são vistas como “talentos” que fornecem competências fundamentais para o sucesso organizacional.
Entre os diferentes modelos de gestão de pessoas que se apresentam no processo evolutivo de tal
atividade, aquele ligado à Escola da Administração Científica, voltado à eficiência de custos e à
busca de trabalhadores adequados às tarefas cientificamente ordenadas, corresponde ao modelo
de gestão de pessoas como
a) função de staff.
b) gestão do comportamento humano.
c) gestão estratégica de pessoas.
d) gestão por competências.
a) departamento pessoal
E) É o Modelo de Gestão de Pessoas como Departamento Pessoal que busca a eficiência de custos
com o trabalho e busca os trabalhadores adequados para cada tarefa. Trata-se de um modelo
bastante compatível com a Administração Científica e a Administração Clássica.
Segundo Toser, A gestão de pessoas no Brasil é composta por 05 fases, quais são elas?
Fase Contábil (antes de 1930): foi a primeira fase. A preocupação central dessa fase era com os custos da empresa.
**Fase Legal **(1930 a 1950): com o advento das leis trabalhistas da era de Getúlio Vargas, surge uma nova fase: a Fase Legal. Agora, a preocupação estava voltada para o acompanhamento e manutenção das recém-criadas leis trabalhistas (CLT).
Fase Tecnicista (1950 a 1965): trata-se da fase que implantou, no Brasil, o modelo americano de gestão de pessoal e alavancou a função de RH ao status de gerência.RH passou a operacionalizar serviços como: treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios, etc. Destaque-se, aqui, a figura do** “Gerente de Relações Industriais”.**
Fase Administrativa / Sindicalista (1965 a 1985): essa fase foi marcada pela implementação de um movimento denominado “novo sindicalismo” e foi um marco histórico nas relações entre capital e trabalho. O então “gerente de relações industriais”, agora, passa a se chamar “Gerente de Recursos Humanos”.
Fase Estratégica (a partir de 1985): é a fase atual. Trata-se de uma fase marcada pela introdução dos primeiros programas de planejamento estratégico de recursos humanosalinhados ao planejamento estratégico “central” da organização. Surgiram as primeiras preocupações de “longo prazo” da organização para com seus funcionários.