COPOS Flashcards

1
Q

Também é muito utilizado para o serviço de chope, pelo seu tamanho médio. Serve outros estilos de cerveja, como a “american ale, lagers escuras e IPAs”

A

Caldereta

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Conhecido como “goblet”, na Bélgica, é utilizado para as grandes cervejas trapistas belgas. Pode ser usado para servir os estilos dubbel, tripel e quadrupel, pois mantém o creme e maior percepção de aroma.

A

Cálice

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Muito comum para o serviço de chope, tem vidro grosso e alça que permite o brinde. Também são produzidas em cerâmica e metal.

A

Caneca

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Utilizado para cervejas kolsh, altbier, e fruitbeer. Permite boa formação de espuma, mas dificulta um pouco a percepção do aroma das cervejas.

A

Cilíndrico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Ideal para os estilos barleywine, imperial stout e eisbock. Seu corpo amplo permite agitar a cerveja, liberando os aromas. Também mantém a espuma por mais tempo.

A

Cognac

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

É o tradicional copo de bar. Encontrado em todos os bares, é utilizado para servir a cerveja do happy hour com os amigos.

A

Copo americano

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Utilizada para o serviço de espumantes, essa taça é ideal para cervejas do tipo lambic, gueuze e as produzidas pelo processo “champenoise”. Seu corpo fino mantém a espuma por mais tempo.

A

Flute

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

É o tradicional copo de chope, encontrado em todos os bares. Diferente da tulipa, cuja boca é aberta, esta tem a boca mais fechada, o que mantém a espuma uniforme, evitando que se derrame.

A

Lager

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Típico canecão alemão de 1 litro. Ideal para grandes eventos, por causa de sua capacidade.

A

Mass

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Também conhecido como copo tulipa. Ideal para todos os tipos de cerveja pilsen, facilita a formação de creme e proporciona a percepção do aroma de lúpulo pelo nariz.

A

Pilsen

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Copo oficial dos pubs ingleses e irlandeses. Ideal para cervejas dos tipos bitter e stouts. tem vidro reforçado, o que facilita sem empilhamento.

A

Pint

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Modelo mais utilizado em degustações, pois atende bem todos os estilos. Também utilizado em degustações de vinhos, é um modelo que não pode faltar em seu armário.

A

taça ISO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Taça utilizada para cervejas que têm bastante creme, como a duvel e outras strong ales belgas. Se parece com uma taça de conhaque, mas com a boca virada para fora.

A

Tulipa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Copo tradicional do estilo witbier. Por ser robusto e pesado, também é utilizado para servir refrigerantes e chá gelado.

A

Tumbler

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Ideal para cervejas de trigo. Tem capacidade para 500 ml, o que permite que todo o conteúdo da garrafa seja colocado no copo de uma só vez, incluindo o fundo, com as leveduras.

A

Weisen

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Dicas importantes

A
  • Evite copos gelados - eles mascaram o sabor e o aroma das cervejas.
  • Lave bem os copos - procure utilizar detergentes neutros.
  • Evite choque térmico - não sirva cervejas geladas em copos que acabaram de sair da máquina de lavar e ainda estão quentes.
  • Copo bom é copo limpo - Lembre-se sempre disso e, se não tiver o copo apropriado, utilize outro, desde que esteja limpo.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Uma lenda urbana diz que essas primeiras taças foram moldadas na forma do seio esquerdo da rainha francesa Maria Antonieta. Infelizmente, a verdade é que a taça foi criada na Inglaterra, em 1663, muito antes do tempo do reinado de Maria Antonieta.

Nome da taça.

A

Coupe / Coupette / Taça de Champagne

18
Q

A curvilínea Coupe deu lugar a clássica e angular …. em seu característico formato em V. Ela não pode ser maior que 7 oz / 20 cl (capacidade até a borda.

A

Taça de Martini

19
Q

Estes elegantes copos alongados, surgidos na década de 30, costumam ser menores que as Coupes e um terço de uma clássica taça de Martini dos anos 80. Uma reminiscência dos speakeasies (bares clandestinos), são um belo substituto para a maioria dos drinks servidos em Coupes. O nome vem de um casal criado por Dashiell Hammett em seu livro “O Homem Magro (The Thin Man).

A

Nick & Nora

Nick é um investigador particular alcoólatra casado com Nora, uma rica herdeira de Nob Hill. O filme mostra um descolado casal curtindo o mundo dos coquetéis nos anos 30. O livro e os personagens foram adaptados para uma série de longa-metragem (1934-1947), novelas de rádio (1940s), televisão (1950s) e até um musical na Broadway.
Capacidade até a borda: 4 oz-6oz / 17 cl-18 cl

20
Q

Copo cujo nome refere-se ao mais conhecido drink servido nele, também é ótimo para uísque e outras bebidas. Escolha um belo modelo largo, com uma base bem grossa e pesada e borda reta.
Capacidade até a borda: 11oz / 32cl

A

Old-Fashioned

21
Q

Muitas vezes chamado apenas de DOF, são uma versão maior do copo ….. Como tem uma capacidade maior, que permite uma dose generosa de gelo moído, p. ex., eles são sinônimos de drinks tiki como o Mai Tai.

Capacidade até a borda: 12oz-16oz / 35cl-47cl

A

Double Old-Fashioned

22
Q

Basicamente um Old-Fashioned para todas as horas, mas com borda e base mais grossas, feitas de vidro reforçado. Por isso são perfeitos para os coquetéis cujos ingredientes precisam ser marcados no copo. Um vidro mais duro, se é que existe isso.

Capacidade até a borda: 9oz-11oz / 27 cl-32 cl

A

ROCKS

23
Q

O nome vem do coquetel … e é um sinônimo de copo alto, fino e arredondado. Não deve ser confundido com o também importante e famoso copo
“high-ball”, que é mais achatado, menor e um pouco mais largo. Um … de 35cl é o suficiente para servir um coquetel e completar com uma garrafa de 330ml de club soda, refrigerante ou cerveja. Mesmo assim, há quem prefira com 41cl.

Capacidade até a borda: 12oz - 14 oz / 35cl - 41cl

A

Collins

24
Q

Cumprido e estreito (em proporção a sua altura) com lados retos ou levemente arqueados.

A

Highball ou Hi-ball

David Embury diz em seu “The Fine Art of Mixing Drinks”: “Não espere que o coquetel Highball que vc pediu seja servido em um copo mais largo que um drink sour, a menos que tenha pedido uma dose dupla. Somente um bar muito generoso irá servir um drink de 60 ml em um copo Highball. 60 ml de bebida em um copo de 414 ml ou 473 ml cheio de gelo e carbonatado vai parecer mais com uma bela limonada do que um Highball. De preferência use um Hi-ball de 8 oz (235 ml), que são os melhores para Highball e fizzes. O copo deve estar no freezer ou pelo menos na geladeira, antes de servir.

Capacidade até a borda: 6oz-10oz / 18cl-30cl

25
Q

Lembra um copo para cerveja Pilsner. Alto e elegante, é perfeito para “long drinks” e podem substituir o copo Collins. O nome vem da categoria de coquetéis que mais usa este tipo de copo, como o famoso “Singapore Sling”

Capacidade até a borda: 11oz / 32cl.

A

Sling

26
Q

Alto, em formato de cone e com borda grossa. Servem tanto para cerveja ou quando junto com uma …. forma uma coqueteleira de duas peças, conhecida como Boston Shaker. Também pode servir como copo misturador (mixing glass) para drinks mexidos.

Capacidade até a borda: 17oz / 48cl.

A

Boston / Pint

… = Boston tin

27
Q

Tradicionalmente, o … é servido em um desses copos curtos e em formato de cone. Os melhores são feitos de prata ou peltre (uma liga de estanho, com antimônio, cobre e chumbo), mas é mais comum encontrar um aço inoxidável. Eles devem ser mantidos no freezer, mas também podem ser usados na temperatura ambiente, pq a quantidade de gelo moído usado no … irá criar uma espessa camada gelada, que irá cobrir a parte externa do corpo.

Capacidade até a borda: 12oz—3oz / 35cl-38cl

A

Copo Julep

… = Mint Julep

28
Q

Normalmente com a imagem de uma mula dando um coice gravada na parte externa, estas pequenas canecas de cobre foram criadas e ainda são usadas para servir o …, à base de vodka. Atualmente, qualquer coquetel que leva ginger beer na finalização e é servido em caneca de cobre leva “…” em seu nome.

Capacidade até a borda: 12oz / 35cl

A

Mule Mug / Caneca de Moscow Mule

… Moscow Mule

“…” = Mule

29
Q

Alta e tubular, estas canecas de cerâmica, revestidas em esmalte brilhante, tem diversos tamanhos e formatos. Normalmente elas tem um totem estilo … ou figuras semelhantes.

Capacidade até a borda: 14oz-22oz / 41cl-65cl

A

Tiki mug

Estilo tiki

30
Q

Uma pequena taça que se afina para a borda, para concentrar aromas. Não devem ser confundidos com os copos de Sour, que tem o mesmo tamanho, porém se alargam a partir da haste até a borda.

Capacidade até a borda: 4oz-4.5oz / 12cl-13cl

A

Copita / Taça de Jerez

31
Q

Copo pequeno, estreito próximo à haste e se alarga em direção à borda. Como o nome sugere, ele é usado para drinks sour “straight-up” (gelados e sem gelo no copo). Muitos preferem servir sour com gelo e me copos Old-Fashioned, mas todas as receitas de sour neste site podem ser coadas e servidas “up” neste copo.

Capacidade até a borda: 3-5 oz / 9cl-15cl

A

Copo Sour

32
Q

Usadas para servir coquetéis de champagne, além do próprio vinho, são altas, finas e elegantes. Mas não esqueça de deixa-las geladas antes de usar.

Capacidade até a borda: 6oz / 17cl

A

Flute

33
Q

Não são muito usadas para coquetéis, mas vale a pena ter, especialmente se vc gosta de vinho. Com 32cl, elas são grandes e cheias de estilo. Copos finos, com bordas achatadas (em vez de arredondadas) são ainda mais elegantes.

Capacidade até a borda: 6oz / 17cl

A

Goblet / Taça Goblet

34
Q

Quanto maior, mais elegante e luxuoso. Use coquetéis e bebidas envelhecidas como conhaque. Há uma certa tradição que o copo deve ser levemente aquecido antes de servir.
Capacidade até a borda: 12oz / 35cl

A

Snifter / Copo Balão para Brandy

35
Q

Copos que vem em diversos formatos e tamanhos. Escolha o que mais combina com seu “apetite”. Se vc for montar … em camadas, escolha os maiores e com vidro mais fino, para acentuar a consistência das bebidas.

Capacidade até a borda: 2oz / 6cl

A

Copo de Shot

montar … = shots

36
Q

Também chamado de “copo para licor de café”, foi popularizado pelo …. .
Eles são preparados para resistir ao calor e normalmente tem haste ou uma asa, para evitar que quem vai beber não queime a mão.

Capacidade até a borda: 8.5oz / 25cl

A

Toddy

37
Q

Alto, com boca larga e com uma base. Frequentemente tem uma linha de dose, protuberância ou bolha, por volta de um quarto do volume total contado a partir da base, para indicar o quanto de absinto deve ser servido (tipicamente 30 ml a 37,5 ml).

Capacidade até a borda: 8oz-11oz / 24cl-33cl

A

Copo para Absinto

38
Q

Muitos coquetéis, normalmente gelados, são servidos em uma xícara de chá. Muitos são uma referência aos tempos da Lei Seca, onde xícaras eram usadas para disfarçar o conteúdo alcoólico. A tradição diz que elas podem ser um conjunto de xícaras de vidro sobre pratos de porcelana ou xícaras de porcelana equilibradas por uma haste de vidro, cominse fisse uma taça.

Capacidade até a borda: 6oz-8oz / 18cl-24cl

A

Xícara de Chá

39
Q

O nome vem, claro, do tradicional coquetel e parecem um sombrero invertido. A borda implora por sal. Uma opção para o ……. é usar uma Coupe.

Capacidade até a borda: 8oz / 24cl.

A

Taça Margarita

40
Q

Bastante conhecido por seu uso na Piña Colada, o …. é largo e redondo próximo a haste e vai bem em drinks com gelo moído. Perfeito para receber abacaxi, cereja ou claro, um guarda-chuva de papel como decoração.

Capacidade até a borda: 14oz / 397 ml

A

Poco Grande / Copo para Piña Colada

41
Q

Formato simular ao Poco Grande, mas mais alto e muito mais largo. Eles lembram uma lamparina a gás (…. em inglês), daí seu nome. Assim como o Old-Fashioned, Collins e Hi-ball, este copo enorme é sinônimo de um drink muito conhecido, o ….. e raramente são usados para outro fim.
Capacidade até a borda: 20oz / 60cl

A

Hurricane

… hurricane lamp em inglês

… Hurricane