Depressão tratamento Flashcards Preview

SAM - Psiq - R > Depressão tratamento > Flashcards

Flashcards in Depressão tratamento Deck (12):
1

High acuity, nonpregnant: psychotic, suicidal, severe psychomotor retardation impeding activities of daily living, catatonia, or severe agitation - Tratamento para esse grupo, qual é?

Avaliação do risco de suicídio. Considerar internação se paciente apresentar riscos inerentes a si mesmo ou a outros.
ECT - pacientes de altíssimo risco, naqueles com depressão refratária.
Depressão + psicose - antidepressivo + antipsicótico.
Agitação associada - tratamento com benzodiazepínicos/neurolépticos até terapia com antidepressivos fizer efeito.

2

Qual efeito colateral da ECT?

Apesar de ser o procedimento mais seguro sob anestesia geral(epilepsia induzida) os pacientes podem apresentar perda da memória(anterógrada/retrógrada) a curto prazo e em alguns casos por longo tempo.

3

Moderate acuity, nonpregnant: severe symptoms, significant impairment but no psychotic symptoms, no suicidal ideation, or no severe psychomotor retardation or agitation - Qual o tratamento?

Associação da intervenção medicamentosa com outras(acompanhamento próximo, educação do paciente e tratamento suportivo - redução dos riscos de suicídio e aumento da aderência).
Escolha da droga - baseia-se na tolerabilidade, preferência, passado de sucesso pelo paciente e eficácia da droga para o transtorno.
ISRS, ISRSN, Inibidor da recaptção de dopamina, antagonista de 5-HT2 + psicoterapia --> linha de escolha.

4

Moderate acuity, nonpregnant: severe symptoms, significant impairment but no psychotic symptoms, no suicidal ideation, or no severe psychomotor retardation or agitation - como fazer o acompanhamento?

Paciente deve retornar em 1-2 semanas depois do início do tratamento, após esse primeiro retorno mensalmente até completar três meses.
Após duas semanas se paciente não apresentar melhorar - aumentar a dose até a máxima tolerabilidade.
Utilização do PHQ-9 para avaliação da resposta.

5

Moderate acuity, nonpregnant: severe symptoms, significant impairment but no psychotic symptoms, no suicidal ideation, or no severe psychomotor retardation or agitation - O que fazer em caso de falha na terapia inicial?

Se não houver NENHUMA melhora em duas semanas - outras classes devem ser usadas.
Se houver alguma melhora - tentar até 6-8 semanas(período em que se espera a melhora).
Substituição com tricíclicos em monoterapia ou em terapia combinada com ISRS/ISRSN + bupropiona.
Naqueles que não respondem com antidepressivos usuais - Lítio, porém deve ser usado com cautela(toxicidade/interação medicamentosa).
Inibidores da MAO - caso nada funcione.
 

6

Moderate acuity, nonpregnant: severe symptoms, significant impairment but no psychotic symptoms, no suicidal ideation, or no severe psychomotor retardation or agitation - por quanto tempo tratar?

9-12 meses até remissão dos sintomas.
Pode ser usado indefinidamente em pacientes com história de múltiplos episódios/relapsos, resposta incompleta ao tratamento, problemas concomitantes(abuso de substâncias p.e).

7

Quais benefícios da psicoterapia/outras terapias não farmacológicas?

Evita relapsos e tem se mostrado muito eficaz quando utilizada juntamente com o tratamento medicamentoso, há alguns estudos mostrando eficácia semelhante entre o uso de TCC e antidepressivos.

8

Low acuity, nonpregnant: low to moderate severity symptoms, partial impairment, no psychotic symptoms, no suicidal ideation, or no psychomotor retardation or agitation - Como tratar?

Antidepressivos(ISRS ou ISRSN)
ou
Psicoterapia
ou 
Intervenções de suporte(yoga, tai chi, musicoterapia, acunputura).
Acompanhamento é semelhante, utilização do PHQ-9 para ver a resposta.
 

9

Depressão refratária - qualquer nível da doença, como tratar?

Reavaliação, avaliar início da psicoterapia, avaliar o paciente mais de perto para descartar alterações cíclicas de humor(bipolar disorder associada a depressão), mudar a classe de medicamento e avaliar uso de lítio.
 

10

Episódios de recorrência - como tratar?

Com a mesma terapia antidepressiva em que houve a remissão, recomenda-se uso por 3-5 anos nos casos em que se tem a terceira recorrência.
Terapia a longo termo naqueles pacientes com recorrência em menos de 1 ano ou com fatores de risco para desenvolver nova recorrência.

11

Depressão em gestantes - o que fazer?

Uso de ISRS - risco aumentado de nascimento pré-termo, porém outros estudos - depressão na gestação há risco de nascimento prematuro e de baixo peso.
Muitas questões contraditórias.
TCC - mostrou-se eficaz.
ECT(?)

12

Depressão pós parto - como tratar?

Deve ser feito o screening para avaliar o risco e tratar ou prevenir a doença. 
TCC - tratamento e prevenção.
Farmacoterapia - avaliar o risco benefício(caso a mãe ponha em risco a vida do bebe).