Equilíbrio Flashcards
(14 cards)
Anamnese
🡪 Vacinas
🡪 AVE
🡪 Trauma prévio
🡪 Quando começou os distúrbios
🡪 Fatores de melhora ou piora
🡪 Dor
Termos
🡪 Disbasia: todo e qualquer distúrbio da marcha, podendo ser uni ou bilateral
🡪 Astasia: paciente não consegue se manter em pé
🡪 Distasia: se mantém em pé com dificuldade
🡪 Disdiadococinesia: mov lentos irregulares e desajeitados
🡪 Ataxia: perda de coordenação motora e equilíbrio
🡪 Dismetria: dificuldade de acertar um alvo
🡪 Diadococinesia: movimentos rápidos e alternados
🡪 Discinergia: decomposição do movimento
🡪 Atetose: dificuldade na aplicação do movimento
Explique a marcha Helicópede, ceifante ou hemiplégica:
paciente mantém o membro superior fletido em 90°C no cotovelo e em adução, e a mão fechada em leve pronação. O membro inferior do mesmo lado é espástico, e o joelho não flexiona. Devido a isso, a perna tem de se arrastar pelo chão, descrevendo um semicírculo quando o paciente troca o passo
Explique a marcha Anserina ou de pato:
o paciente para caminhar acentua a lordose lombar e vai inclinando o tronco ora para a direita, ora para a esquerda, alternadamente, lembrando o andar de um pato
Explique a marcha Parkisoniana:
anda como um bloco, enrijecido, sem o movimento automático dos braços. A cabeça permanece inclinada para a frente, e os passos são miúdos e rápidos
Explique a marcha Cerebelar ou de ébrio:
o doente ziguezagueia como um bêbado. Traduz incoordenação de movimentos em decorrência de lesões do cerebelo.
Explique a marcha Tabética:
o paciente mantém o olhar fixo no chão; os membros inferiores são levantados abrupta e explosivamente, e, ao serem recolocados no chão, os calcanhares tocam o solo de modo bem pesado. Indica perda da sensibilidade proprioceptiva
Explique a marcha Pequenos Passos:
passos muito curtos e, ao caminhar, arrastar os pés como se estivesse dançando
“marchinha”.
Explique a marcha Vestibular:
o paciente com lesão vestibular (labirinto) apresenta lateropulsão quando anda; é como se fosse empurrado para o lado ao tentar mover-se em linha reta. Se o paciente for colocado em um ambiente amplo e lhe for solicitado ir de frente e voltar de costas, com os olhos fechados, ele descreverá uma figura semelhante a uma estrela, daí ser denominada também marcha em estrela. O paciente tende a cair para o lado da lesão.
Explique a marcha Escarvante:
quando o doente tem paralisia do movimento de flexão dorsal do pé, ao tentar caminhar, toca com a ponta do pé o solo e tropeça.
Explique a marcha Claudicante:
ao caminhar, o paciente manca em um dos lados. Principalmente por problema vascular
Explique a marcha Tesoura ou espástica:
os dois membros inferiores enrijecidos e espásticos permanecem semifletidos, os pés se arrastam e as pernas se cruzam uma na frente da outra quando o paciente tenta caminhar
Explique o exame de Equilíbrio Dinâmico
🡪 Observe como o paciente caminha 10 a 20 passos, vira-se e retorna ao ponto de partida.
🡪 Normalmente, a marcha é suave, rítmica e sem esforço; o balanço do braço oposto é coordenado; as viradas são suaves.
🡪 O comprimento do passo é de cerca de 37 cm de calcanhar a calcanhar.
🡪 Peça ao paciente que ande em linha reta colocando um pé na frente do outro de modo calcanhar- dedo do pé (Marcha Tandem). Isso diminui a base de apoio e evidencia qualquer problema com a coordenação. Normalmente, o paciente pode andar em linha reta e permanecer em equilíbrio.
🡪 Verifica-se o tipo de marcha
Explique o exame de Equilíbrio Estático
Equilíbrio Estático
🡪 Teste de Fukuda: paciente execute 60 passos, elevando os joelhos como se estivesse marchando sem sair do lugar, com os olhos fechados e os braços estendidos anteriormente na altura dos ombros. Consideram-se normais os desvios laterais de até 30° e deslocamentos anteriores de um metro.
🡪 Teste de Romberg: peça ao paciente que fique de pé com os pés juntos e braços ao lado do corpo. Quando o paciente estiver em uma posição estável, peça a ele que mantenha a posição. Depois de 20 segundos peça para que feche os olhos e mantenha a posição. A tendência para a queda pode ser:
Para qualquer lado e imediatamente após interromper a visão, indicando lesão das vias de sensibilidade proprioceptiva consciente; no cerebelo. (2) Sempre para o mesmo lado, após transcorrer pequeno período de latência, traduzindo lesão de propriocepção no aparelho vestibular. O teste é considerado positivo quando o paciente apresenta oscilação ou queda ao fechar os olhos, ou piora do desequilíbrio já existente de olhos abertos.