Era vargas Flashcards Preview

História > Era vargas > Flashcards

Flashcards in Era vargas Deck (22)
Loading flashcards...
1
Q

Explique como a crise de superprodução estadunidense atingiu a economia brasileira?

A

A superprodução nos Estados Unidos provocou a queda das ações nas grandes empresas na Bolsa de Valores; empresas e bancos foram à falência, e milhões de trabalhadores daquele país ficaram desempregados; sem poder vender, os comerciantes pararam de comprar. Os Estados Unidos eram, na época (1929), um dos principais compradores do café brasileiro, que, desse modo, perdeu um importante mercado; o preço do produto foi reduzido à metade, entre 1929 e 1930, provocando a falência de muitos cafeicultores.

2
Q

Como se deu o rompimento do acordo da política do café-com-leite?

A

O enfraquecimento econômico dos cafeicultores contribuiu para desestruturar as bases políticas da Primeira República. Vivendo uma situação de crise e, portanto, de insegurança econômica, os políticos paulistas da situação resolveram apoiar o candidato Júlio Prestes, do Partido Republicano Paulista e governador do Estado, para a sucessão de Washington Luís; os mineiros apoiaram o governador de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, do Partido Republicano Mineiro, e o tradicional acordo político entre os dois estados se rompeu.

3
Q

Que grupos políticos de oposição se formaram aproveitando o rompimento de acordo das oligarquias e concorreram as eleições presidenciais de 1930?

A

Um deles foi a Aliança Liberal (AL), que reunia lideranças do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e da Paraíba. Lançou o nome de Getúlio Vargas para presidente da República e de João Pessoa para vice-presidente. Apresentava um programa de reformas cujos pontos principais eram: a instituição do voto secreto; a criação de algumas leis trabalhistas; e o incentivo à produção industrial. Tinha grande aceitação entre as classes médias urbanas e os militares ligados ao tenentismo. Outro grupo político que se formou foi o Bloco operário Camponês (BOC), que reuniu o operariado e os comunistas do PCB. Suas principais propostas eram: crítica e combate à plutocracia; impostos somente para os ricos; habitação operária; extensão e obrigatoriedade do ensino primário; voto secreto e obrigatório, inclusive para as mulheres; restabelecimento das relações diplomáticas e comerciais com a União Soviética. Nas eleições, lançou a candidatura do operário marmorista Minervino de Oliveira, do Rio de Janeiro, que teve votação inexpressiva, mas foi o primeiro operário a se candidatar à presidência do Brasil.

4
Q

Explique as causas que desencadearam o movimento de 1930:

A

Júlio Prestes saiu vitorioso das eleições presidenciais, realizadas em 1930 com 59% dos votos. Seu principal adversário, o candidato da Aliança Liberal, Getúlio Vargas, fora derrotado com 40% dos votos.
No entanto, os líderes da Aliança Liberal (gaúchos, mineiros e paraibanos) recusaram-se a aceitar esse resultado, afirmando que a vitória de Júlio Prestes não passava de fraude. O clima de revolta após as eleições presidenciais de 1930 foi aumentando em várias regiões do país, atingindo diversos grupos sociais: operários, militares, profissionais liberais etc. Atribui-se ao governador mineiro Antônio Carlos uma frase que simboliza a tensão existente na época: Façamos a revolução, ante que o povo a faça. A revolta ganhou mais intensidade quando João Pessoa, governador da Paraíba e candidato a vice-presidente pela Aliança Liberal, foi assassinado por motivos pessoais e políticos, em 26 de julho de 1930. Esse episódio levou à união e à organização das oposições contra o governo. A Revolução espalhou-se do Rio Grande do Sul para outros estados, como Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco, tendo por objetivo impedir a posse de Júlio Prestes como presidente da República. Reconhecendo o avanço da guerra civil, militares do Rio de Janeiro, liderados pelos generais Mena Barreto e Tasso Fragoso, aliaram-se aos revoltosos e depuseram o presidente Washington Luís. O poder foi entregue a Getúlio Vargas, considerando o chefe político do movimento, dando início a uma nova etapa na história do Brasil, marcada pela liderança política do líder gaúcho e conhecida como Era Vargas ou período getulista, que se estendeu até 1945.

5
Q

Comente as medidas tomadas por vargas ao assumir o poder em 1930?

A

Ao assumir o poder, em 1930, Getúlio Vargas suspendeu a Constituição republicana de 1891, fechou órgãos do poder Legislativo (Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais) e indicou interventores militares ligados ao tenentismo para chefiar os governos estaduais. Eram medidas que visavam garantir o controle político do país.

6
Q

Que grupos sociais lideraram o movimento de 1932 contra Getúlio? Quais eram os interesses dos revoltosos desse movimento?

A

Inicialmente, o movimento foi liderado por grupos opositores, especialmente os de São Paulo, que desejavam a volta das práticas existentes na Primeira República, que os beneficiava. Formaram, então, uma frente única comandada pelos líderes do Partido Republicano e do Partido Democrático. Suas principais reivindicações eram a nomeação de um interventor civil e paulista, novas eleições e a convocação de uma Assembleia Constituinte, apoiada pelos ricos fazendeiros que ainda controlavam o viciado sistema eleitoral.

7
Q

O que foi o MMDC e quais foram os resultados da revolução constitucionalista?

A

O movimento paulista alcançou parte da população, que passou a protestar contra a ditadura e a perseguição do novo governo a São Paulo. Foi então que quatro estudantes de São Paulo – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo – morreram num confronto com a polícia, e as letras tornaram-se o símbolo do movimento no estado. A Revolução Constitucionalista mobilizou armas e 30 mil homens de São Paulo para lutar contra o governo federal. O movimento não recebeu ajuda de outros estados, exceto de Mato Grosso, e saiu derrotado, mas Getúlio procurou não se indispor novamente com as elites paulistas, por seu poder socioeconômico. Assim, convocou eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, em 1933

8
Q

Sintetize as inovações introduzidas pela Constituição de 1934:

A

As principais inovações introduzidas pela nova Constituição foram: no sistema eleitoral, confirmou o Código Eleitoral (voto secreto, extensão do direito de voto às mulheres e criação de uma justiça eleitoral independente para zelar pelas eleições); estabelecimento de direitos trabalhistas, como salário mínimo, jornada de trabalho não superior a 8 horas diárias, proibição de trabalho a menores de 14 anos, férias anuais remuneradas e indenização na demissão sem justa causa; e nacionalismo econômico , estabelecendo-se na Constituição a proteção das riquezas naturais do país, como jazidas minerais e quedas-d’água capazes de gerar energia. A Constituição de 1934 também estabelecia que, após sua promulgação, o próximo presidente da República seria eleito de forma indireta pelos próprios membros da Assembleia Constituinte.

9
Q

Destaque os principais aspectos do integralismo:

A

O integralismo foi um movimento político que nasceu sob a inspiração de ideias fascistas e nazistas. Expressou-se por meio da Ação Integralista Brasileira (AIB), organização criada em 1932 e liderada por Plínio Salgado, e conquistou a simpatia de muitos empresários, de uma parcela da classe média e de parte dos oficiais das forças armadas; combatia o comunismo, pregava o nacionalismo extremado e defendia a existência de um Estado forte, com o poder entregue à um único chefe integralista. Adotando normas de disciplina e hierarquia militar, seus seguidores usavam uniforme (camisas verdes) e desfilavam como uma tropa militar; eram agressivos com adversários de outras instituições políticas e tinham como lema “Deus, pátria e família”; forma criados mais de mil núcleos integralistas no país

10
Q

Que grupos políticos se formou em oposição ao integralismo? Quais eram suas principais características e como foi sua atuação?

A

Em oposição aos integralistas formou-se a Aliança Nacional Libertadora (ANL), que reunia grupos socialistas, anarquistas e comunistas, tendo entre suas principais correntes o Partido Comunista. Seus adeptos ficaram conhecidos como aliancistas. Os aliancistas defendiam: a nacionalização das empresas estrangeiras, o não pagamento da dívida externa brasileira, a reforma agrária (terra aos trabalhadores do campo e combate ao latifúndio) e a garantia de liberdades individuais; seu lema era “Pão, terra e liberdade”. A ANL, com cerca de 1,6 mil núcleos chegou a reunir entre 70 mil e 100 mil membros; em junho de 1935, foi considerada ilegal pelo governo Vargas, com o apoio de grupos conservadores.

11
Q

Explique o que foi a intentona comunista e que uso o governo fez desse movimento?

A

A Intentona Comunista foi uma revolta militar contra o governo, organizada pelos comunistas que participavam da Aliança Nacional Libertadora. Eclodiu em novembro de 1935, com rebeliões de batalhões do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e do Rio de Janeiro; a ação das forças governamentais dominou rapidamente todas as rebeliões. Ela serviu de pretexto para os setores mais autoritários do governo radicalizarem o regime político: em nome do combate ao “perigo comunista”, foram presos milhares de sindicalistas, operários, militares e intelectuais acusados de atividades subversivas.

12
Q

Qual foi o argumento final usado por Vagas para se manter no poder e não permitir a continuidade democrática? Qual era seu fundamento?

A

O argumento final usado por Vargas para se manter no poder e não permitir a continuidade democrática foi o combate ao “perigo comunista”. Por isso, decretou-se estado de guerra, e a polícia prendeu grande número de adversários do governo. O fundamento dessa ameaça foi a descoberta, pelo serviço secreto das forças armadas, de um plano comunista, chamado Plano Cohen, para acabar com o regime democrático no Brasil. Só que tratava de uma farsa, tramada pelo próprio governo, com a ajuda dos integralistas, para manter Getúlio no poder

13
Q

Sintetize as principais “novidades” da constituição de 1937:

A

As principais “novidades” da Constituição de 1937 foram o fato de ela ter sido outorgada (imposta) pelo próprio chefe do poder Executivo e estabelecer que este teria, a rigor, todos os poderes, iniciando-se o período ditatorial conhecido como Estado Novo.

14
Q

Que recursos e organizações foram utilizadas por Vagas e seu governo para propagar sua ideias, sua imagem e conquistar a simpatia popular?

A

a) criou-se o Departamento de Imprensa e Propagada (DIP), encarregado de coordenar a propaganda oficial e censurar os meios de comunicação social; produziram-se milhares de cartazes e criou-se o programa radiofônico de transmissão obrigatória em todas as rádios, Hora do Brasil, que divulgaria as realizações do governo;
b) por meio do Ministério da Educação, tornou-se obrigatória a adoção, pelas escolas, de diversos instrumentos que difundiam a ideologia governista entre os estudantes;
c) na área cultural, o governo esforçou-se por obter a colaboração de intelectuais, artistas e formadores de opinião, como foi o caso do grupo Verde-Amarelo; “encomendava” canções populares com letras favoráveis a sua política a compositores famosos, como Ataulfo Alves e Wilson Batista, entre outros.

15
Q

Qual foi a atuação do governo Vargas durante a Segunda Guerra Mundial?

A

No início da Segunda Guerra, o governo Vargas, apesar de certas afinidades com os regimes fascistas, manteve o Brasil em uma posição de neutralidade, procurando obter vantagens político-econômicas. A partir de 1941, porém começou a fazer acordos internacionais para apoiar os aliados. Em troca desse apoio (fornecimento de borracha e minério de ferro), o Brasil obteve dos Estados Unidos grande parte do financiamento para a construção da Usina Siderúrgica de Volta Redonda. Mas quando, em 1942, submarinos alemães afundaram nove navios brasileiros, matando mais de 600 pessoas, o governo brasileiro declarou guerra à Alemanha. Em 1944, foram enviadas à Itália as primeiras tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB), comandadas pelo general Mascarenhas de Morais. Mais de 25 mil soldados participaram, na Itália, das batalhas de Monte Castello, Castelnuovo, Collecchio e Fornovo.

16
Q

De que modo a onda liberal do pós-guerra contribui para acabar com o Estado Novo?

A

A guerra contra o nazifascismo na Europa foi aproveitada, de certo modo, pelos grupos liberais brasileiros para combater o “fascismo interno” do próprio Estado Novo. Atento ao que acontecia, Vargas decidiu antecipar-se aos adversários e comandar uma abertura democrática. Em fevereiro de 1945, fixou prazo para a eleição presidencial e concedeu anistia ampla a todos os condenados políticos.

17
Q

O que foi o queremismo?

A

O Queremismo foi um movimento popular que pedia a permanência de Vargas no poder, impulsionado por membros do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e do Partido Comunista do Brasil (PCB). Esse movimento expressava o jogo político contraditório de Vargas, que, aparentemente, apoiava o candidato à presidência, general Eurico Gaspar Dutra, mas estimulava a ação dos que queriam que ele continuasse no poder

18
Q

O que levou a renúncia de Vargas e á antecipação do fim do Estado Novo?

A

Aproveitando o momento de prestígio popular com a campanha do queremismo, o governo decretou a Lei Antitruste, que limitava a entrada do capital estrangeiro no Brasil. Essa lei provocou forte reação dos representantes de empresas estrangeiras, especialmente as estadunidenses. Por outro lado, setores da oposição, concentrados na UDN, temiam que Vargas impedisse a realização das eleições presidenciais e continuasse no poder. Assim, uniram forças para derrubá-lo da presidência. Em 29 de outubro de 1945, tropas do exército, lideradas pelos generais Góis Monteiro e Eurico Gaspar Dutra, cercaram a sede do governo (Palácio do Catete) e obrigaram Vargas a renunciar.

19
Q

Vargas e a crise na produção do café:

A

O governo Vargas procurou agir em defesa da produção cafeeira adotando medidas como: a proibição do plantio de novas mudas de café durante três anos; a queima de milhões de sacas estocadas em depósitos do governo; o incentivo à diversificação da produção agrícola por meio do cultivo de outros gêneros agrícolas (algodão, cana-de-açúcar, óleos vegetais e frutas tropicais).

20
Q

Comente as seguintes medidas tomadas por Vargas para incentivar o desenvolvimento industrial brasileiros?

A
  • O governo Vargas pretendia, por meio da elevação dos impostos sobre produtos importados e da diminuição dos impostos sobre a indústria nacional, estimular o consumo dos produtos nacionais, tornando-os mais baratos do que os artigos estrangeiros.
  • A criação de empresas estatais representou a intervenção do governo na economia do país. Foram fundadas indústrias de base (voltadas para a produção de máquinas e equipamentos pesados, produtos químicos, minérios etc.), mineração, como a Companhia do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional, instalada a partir da construção da Usina de Volta Redonda, cuja produção de aço, matéria-prima para outros setores de produção, foi fundamental para a industrialização do país
21
Q

Qual foi o principal legado da Era Vargas na área do trabalho:

A

O principal legado de Vargas foi a decretação de leis trabalhistas (como salário mínimo, férias remuneradas, jornada diária não superior a oito horas, proteção ao trabalho da mulher e do menor, estabilidade no emprego etc.). Algumas dessas leis já haviam sido instituídas em meados da década de 1920, como resultado da luta dos trabalhadores, mas eram sistematicamente descumpridas pelos empresários. Durante o Estado Novo, porém, todas essas leis foram reunidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), decreto-lei assinado em 1° de maio 1943 por Getúlio Vargas, constituindo um importante marco na história do direito laboral no país.

22
Q

O que são trabalhismo e populismo e que relação se pode estabelecer entre elas na Era Vargas?

A

Trabalhismo é uma corrente política centrada nos direitos e no bem-estar dos trabalhadores e na valorização do trabalho. Populismo é uma política fundada na sedução dos grupos sociais de menor poder aquisitivo por meio de medidas que representem ou parecem representar seus interesses. Ao adotar uma legislação social e trabalhista que beneficiava uma grande massa de trabalhadores urbanos, especialmente durante o Estado Novo, o governo Vargas inaugurou o trabalhismo no Brasil. Mas, para muitos estudiosos, a adoção de leis trabalhistas pelo governo Vargas não passou de uma tática populista, pois entendem que ele percebeu a força política do operariado nas cidades e, por isso, procurou adotar leis que os beneficiavam para, com isso, obter apoio deles e, ao mesmo tempo, conseguir controla-los.