Formação óssea Flashcards
(35 cards)
FORMAÇÃO ÓSSEA
Pode ser chamado de?
Ossificação ou osteogênese
FORMAÇÃO ÓSSEA
O “esqueleto” embrionário é composto de que?
Células mesenquimais
FORMAÇÃO ÓSSEA
A formação da cartilagem acontece por volta de quantas semanas? E os centros de ossificação primária?
6° semana e 12° semana.
FORMAÇÃO ÓSSEA
Quais os dois tipos de ossificação?
Intramembranosa e Endocrodal
FORMAÇÃO ÓSSEA
O que ambos os tipos de ossificação tem em comum e qual a diferença?
Ambos ocorre da substituição de tecido conjuntivo mas na endocrondal o osso forma dentro da cartilagem hialina.
OSSIFICAÇÃO INTRAMEMBRANOSA
Quais ossos?
Ossos planos do crânio, maioria dos ossos faciais, mandíbula, parte medial da clavícula, fontículos após o parto.
OSSIFICAÇÃO INTRAMEMBRANOSA
Divido em quantas e quais etapas?
4
- Desenvolvimento do centro de ossificação
- Calcificação
- Formação de trabéculas
- Desenvolvimento do periósteo.
OSSIFICAÇÃO INTRAMEMBRANOSA
Desenvolvimento do centro de ossificação
O que acontece?
Mensagens químicas fazem com que as cêlulas mesêquema se agrupem e diferenciem, primeiramente em células osteogênicas e, depois, em osteoblastos.
O local dessa aglomeração é chamado de centro de ossifcação.
Os osteoblastos secretam a matriz extracelular orgânica do osso até ficarem circundados por ela.
OSSIFICAÇÃO INTRAMEMBRANOSA
Calcificação
O que aconte?
2
A secreção de matriz extracelular cessa e as células, agora chamadas osteócitos, encontram-se nas lacunas e estendem seus processos citoplasmáticos estreitos pelos canalículos que irradiam para todas as direções. Em poucos dias, cálcio e outros sais minerais são depositados e a matriz extracelular endurece ou calcifica.
OSSIFICAÇÃO INTRAMEMBRANOSA
Formação das trabéculas
O que acontece?
3
Conforme a matriz extracelular óssea vai se formando, ela se desenvolve em trabéculas que se fundem umas com as outras para formar osso esponjoso ao redor da rede de vasos sanguíneos no tecido. O tecido conjuntivo associado aos vasos sanguíneos nas trabéculas se diferencia em medula óssea vermelha.
OSSIFICAÇÃO INTRAMEMBRANOSA
Desenvolvimento do periósteo
O que acontence?
4
Junto com a formação das trabéculas, o mesênquima se condensa na periferia do osso e se transforma em periósteo. Por fim, uma fina camada de osso compacto substitui as camadas superficiais do osso esponjoso, porém o osso esponjoso permanece no centro. Muito do osso recém-formado é remodelado (destruído e reformado) pelas transformações que o osso sofre para chegar a seu tamanho e forma adultos.
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL
Quais ossos seguem esse padrão?
A maioria dos ossos do corpo mais visto principalmente nos ossos longos.
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL
Divide-se em quantas e quais etapas?
6
- Desenvolvimento do modelo de cartilagem
- Crescimento do modelo de cartilagem
- Desenvolvimento do centro de ossificação primária
- Desenvolvimento da cavidade medular
- Desenvolvimento dos centros de ossificação secundário
- Formação da cartilagem articular e da lâmina epifesial
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL
Desenvolvimento do modelo de cartilagem
O que acontece?
1
No local onde o osso será formado, mensagens químicas específicas fazem com que células no mesênquima se aglomerem no formato do futuro osso e, em seguida, se desenvolvam em condroblastos. Os condroblastos secretam matriz extracelular cartilaginosa, produzindo cartilagem hialina. Uma cobertura chamada pericôndrio (tecido conjuntuivo denso não modelado) se desenvolve em torno do modelo de cartilagem.
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL
Crescimento do modelo de cartilagem
O que acontece?
2
Quando os condroblastos se encontram profundamente imersos na matriz extracelular cartilaginosa, eles passam a ser chamados condrócitos.
Com o crescimento do modelo de cartilagem, os condrócitos na sua região média hipertrofiam (aumentam de tamanho) e a matriz extracelular cartilaginosa circundante começa a calcificar. Os outros condrócitos dentro da cartilagem em calcificação morrem porque os nutrientes não podem mais ser difundidos com rapidez suficiente pela matriz extracelular. Os espaços deixados pelos condrócitos mortos formam pequenas cavidades chamadas lacunas.
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL
Crescimento do modelo de cartilagem
Quais os modelos?
Crescimento intersticial (endógeno)
Crescimento por aposição (exógeno)
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL
Crescimento do modelo de cartilagem
Crescimento intersticial (endógeno)
O que acontece?
Quando a cartilagem cresce por crescimento intersticial, ela aumenta de tamanho rapidamente por causa da divisão dos condrócitos existentes e da deposição contínua de quantidades crescentes de matriz extracelular pelos condrócitos. Conforme eles sintetizam uma matriz nova, eles são empurrados para longe um do outro. Esses eventos fazem com que a cartilagem se expanda de dentro, como um pão que cresce, motivo pelo qual recebe o termo intersticial. Esse padrão de crescimento ocorre enquanto a cartilagem é jovem e maleável, durante a infância e a adolescência.
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL
Crescimento do modelo de cartilagem
Crescimento aposicional (exógeno)
O que acontece?
Quando a cartilagem cresce desse modo, as células na camada celular interna do pericôndrio se diferenciam em condroblastos. Conforme a diferenciação continua, os condroblastos se envolvem com matriz extracelular e se tornam condrócitos. Como resultado, a matriz se acumula abaixo do pericôndrio, na superfície externa da cartilagem, fazendo com que ela cresça em espessura. O crescimento aposicional começa depois do crescimento intersticial e continua por toda a adolescência.
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL
Desenvolvimento do centro de ossificação primário
O que acontece?
A ossificação primária ocorre para dentro, a partir da superfície externa do osso. Uma artéria nutrícia penetra no pericôndrio e no modelo de cartilagem em calcificação por um forame nutrício na região média do modelo cartilaginoso, estimulando as células osteoprogenitoras no pericôndrio a se diferenciarem em osteoblastos. Uma vez que o pericôndrio começa a formar osso, passa a ser chamado periósteo. Próximo ao meio do modelo, capilares periosteais crescem pela cartilagem calcificada em desintegração, induzindo o crescimento do centro de ossificação primário, que consiste em uma região onde tecido ósseo vai substituir a maioria da cartilagem. Em seguida, os osteoblastos começam a depositar matriz extracelular óssea sobre os remanescentes da cartilagem calcificada, formando trabéculas de osso esponjoso. A ossificação primária se espalha a partir dessa localização central em direção às duas extremidades do modelo cartilaginoso.
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL
Desenvolvimento da cavidade medular
O que acontece?
Enquanto o centro de ossificação primário cresce em sentido às extremidades ósseas, os osteoclastos degradam parte das recémformadas trabéculas de osso esponjoso. Essa atividade deixa na diáfise uma cavidade, a cavidade medular. Por fim, grande parte das paredes da diáfise é substituída por osso
compacto.
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL
Desenvolvimento dos centros de ossificação secundários
O que acontece?
Quando ramos da artéria epifisial penetram na epífise, são desenvolvidos centros de ossificação secundários, em geral próximo ao momento do nascimento. A formação óssea é similar àquela que ocorre nos centros de ossificação primários. Entretanto, nos centros de ossificação secundários, o osso esponjoso permanece no interior das epífises (não ocorre formação de cavidades medulares). Em contraste à ossificação primária, a ossificação secundária procede para fora, a partir do centro da epífise, em sentido à superfície externa do osso.
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL
Formação da cartilagem articular e da lâmina epifesial (de crescimento)
O que acontece?
A cartilagem hialina que reveste as epífises se torna a cartilagem articular. Antes da idade adulta, a cartilagem hialina permanece entre a diáfise e as epífises como lâmina epifisial (de crescimento), região responsável pelo crescimento em comprimento dos ossos longos.
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL
Ossificação primária e secundária
Diferenças
Os centros de ossificação secundários, o osso esponjoso permanece no interior das epífises (não ocorre formação de cavidades medulares).
A ossificação secundária procede para fora, a partir do centro da epífise, em sentido à superfície externa do osso.
CRESCIMENTO EM COMPRIMENTO
Quais os dois eventos?
(1) o crescimento intersticial da cartilagem no lado epifisário da lâmina epifisial
(2) a substituição da cartilagem no lado diafisário da lâmina epifisial por osso na ossificação endocondral.