HAS - Emergência Hipertensivas - Casos clínicos Flashcards

1
Q

Pcte 52 anos, masculino, c/ relato de taquidispneia há 3 horas acompanhada de cefaleita importante holocraniana. Refere ainda que observou dificuldade respiratória progressiva a partir do início do quadro. É hipertenso há 10 anos e faz uso IRREGULAR de Captopril 25mg 3x/dia + Hidroclorotiazida 25mg/dia. Tabagista crônico há 30 anos em abstinência há 5 anos. Nega etilismo, dislipidemia e DM. O diagnóstico sindrômico p/ este pcte é:

a) Emergência Hipertensiva sem lesão em órgão-alvo.
b) Emergência Hipertensiva com provável lesão em órgão-alvo.
c) Urgência Hipertensiva com provável lesão em órgão-alvo
d) Urgência Hipertensiva sem lesão em órgão-alvo
e) Apoenas urgência hipertensiva.

A

Resposta “B”

Repare que o enunciado não fornece dados básicos do exame físico (como a PA). No entanto, as opções de resposta não deixam dúvida: este pcte apresenta alguma síndrome hipertensiva aguda! Ora, se ele apresenta taquidispneia c/ cefaleia há 3h c/ piora progressiva, seguramente se trata de uma emergência hipertensiva , o que significa lesão aguda de órgãos-alvo c/ ameaça iminente a vida do pcte (edema agudo de pulmão e encefalopatia hipertensiva). Logo, o tto deve consistir em controle pressórico imediato (nitroprissiato de sódio via EV).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Escolha a melhor Droga, ou combinação de drogas, indicada no controle da hipertensão em vigência da Dissecção de Aorta:

a) Furosemida + BetaBloq.
b) Nitroprussiato de Sódio + BetaBloq.
c) Nitroprussiato de Sódio apenas.
d) Nitroprussiato de Sódio + Nifedipina
e) BetaBloq apenas.

A

Resposta “B”

Devemos fazer o controle imediado dos níveis pressóricos com Nitroprussiato de Sódio EV e associá-lo c/ Beta-Bloqueador. Pq? Como o efeito mecânico da Dissecção de Aorte é influenciado pelo pico sistólico, temos que lançar mão de uma droga que seja capaz de diminuir o DC e a FC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Pcte masculino de 52 anos deu entrada no PS c/ queixa de dispneia intensa de início súbito após notícia de morte na família. É hipertenso mal controlado. Ao exame físico apresenta: Mal estado Geral; Ortopnéico; PA=210/120 mmHg; FC=108 bpm e estertores bilaterais até ápices. Qual o diagnóstico e a melhor conduta?

Legenda: EAP = Edema Agudo de Pulmão…

a) EAP cardiogênico; Reduzir a PA na 1a hora c/ Captopril VO e administrar diurético EV. Trata-se de um quadro neuropsicogênico.
b) EAP hipertensivo; Reduzir a PA na 1a hora c/ Nitroprussiato de Sódio e administrar Diurético EV. Trata-se de uma emergência Hipertensiva.
c) EAP hipertensivo; Reduzir a PA nas 1a - 24 horas c/ Nitroprussiato de Sódio e administrar diurético EV. Trata-se de uma Urgência Hipertensiva.
d) Embolia Pulmonar Aguda; Iniciar Heparina EV e Diurético EV. Adm sedativo EV p/ acalmar o pcte. Não adm hipotensores.

A

Resposta “B”

O diagnóstico é claramente EAP (HAS grave + lesão em órgão-alvo = emergência hipertensiva)!

A excessiva PA faz c/ que o VE torne-se agudamente incapaz de relaxar-se (disfunção diastólica), o que impede que o sangue proveniente da circulação pulmonar deixe-a. O resultado? Hipertensão pulmonar aguda, levando a transdução de líquido p/ dentro dos alvéolos pulmonares e consequente dispneia intensa, muitas vezes c/ expectoração rósea… Para reverter esse quadro temos que reduzir a pós-carga do VE (c/ drogas vasodilatadores diretas de infusão EV, rápida na primeira hora e contínua, como o Nitroprussiato de Sódio) e, ainda, reduzir o retorno venoso c/ drogas venodilatadoras (furosemida).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Pcte de 52 anos, hipertenso, procura a emergência c/ quadro de cefaleia de forte intensidade do tipo enxaqueca há 4h. Refere que a dor tem característica habitual e que tem em torno de 6-8 crises semelhantes a essa por ano. O exame neurológico é normal e a PA=180/108 mmHg. Qual a melhor conduta para este caso:

a) Uso de losartana 100mg/dia e reavaliação.
b) TTO c/ analgésico e reavaliação.
c) Uso de nitroprussiato de sódio e reavaliação.
d) Bensodiazpínicos e reavaliação

A

Resposta “B”

Pcte hipertenso, como qualquer outros, ao experimentar sensações desagradaveis pode ter elevações de sua PA por uma resposta adrenérgica reflexa. Esse não é um caso de Emergência ou Urgência hipertensiva. Não há acometimento de órgão-alvo! Seria um erro ttar agressivamente a PA desse pcte (bem como de qualquer hipertenso crônico)… o que pode acontecer é: por redução da pressão de perfusão cerebral (que depende da PA média), o pcte pode fazer um AVE isquêmico iatrogênico. Os vasos cerebrais de um hipertenso já estão “acostumados” a uma hipertensão crônica (autorregulação de fluxo sanguíneo cerebral). Assim, se reduzirmos a PA abruptamente , o novo valor pode não ser suficiente para vencer a resistência imposta pelos vasos cerebrais, ocasionando isquemia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly