Imunizações Flashcards
(173 cards)
É a introdução no organismo de antígenos, que irão gerar resposta imune. É aquela que induz o sistema imunológico do hospedeiro a desenvolver anticorpos específicos contra determinado agente infeccioso e permite a formação de células de memória. É conseguida através da VACINAÇÃO, GERANDO MEMÓRIA IMUNOLÓGICA
Imunização ativa
É a introdução no organismo de anticorpos já prontos contra determinado agente infeccioso. É obtida pela administração de SOROS ou IMUNOGLOBULINAS. A proteção é apenas temporária, NÃO GERA MEMÓRIA IMUNOLÓGICA
Imunização passiva
São compostos por anticorpos heterólogos (de outra espécie);
Soros
São compostas por anticorpos homólogos (humanos).
imunoglobulinas
São vacinas que contém o patógeno, entretanto de uma forma enfraquecida, na qual ele perdeu a capacidade de produzir a doença em imunocompetentes. Elas imitam o ciclo da doença, estimulando a resposta humoral e celular, produzindo uma espécie de infecção branda. É como se você ficasse doente, mas de uma forma leve. A partir daí, você cria anticorpos próprios contra a doença e fica protegido em futuros contatos com o patógeno.
VACINAS ATENUADAS
Essas vacinas não contêm o patógeno vivo, portanto não têm capacidade de produzir a doença e não imitam o ciclo de infecção. Elas ativam apenas a resposta humoral, a não ser que você a conjugue com uma proteína, nesse caso elas ativam também a resposta celular e aumentam a resposta imune. Elas têm a vantagem serem seguras para imunodeprimidos, imunodeficientes e gestantes. Como desvantagens, a imunidade gerada pode ser mais curta, necessitando de doses de reforço e precisando de um número maior de doses para produzir a imunidade ideal. A maioria delas é aplicada via intramuscular.
VACINAS INATIVADAS
São vacinas de agentes não vivos em que o sacarídeo da cápsula bacteriana é conjugado a um antígeno proteico, desencadeando uma resposta imune T-dependente e sendo capaz de estimular o sistema imune de crianças com menos de dois anos.
VACINAS CONJUGADAS
São substâncias utilizadas em algumas vacinas não vivas e que atuam como imunopotencializadores vacinas não vivas e que atuam como imunopotencializadores
Adjuvantes
Dentre as contraindicações gerais às vacinas, são consideradas Verdadeiras:
- reação anafilática em dose prévia;
- vacinas de agentes vivos em imunossuprimidos
- gestantes.
- Neoplásicos
Dentre as contraindicações gerais às vacinas, são consideradas Falsas (mais comuns):
- doenças comuns benignas,
- hospitalização,
- desnutrição,
- corticoterapia em dose não imunossupressora.
É uma imunidade considerada rápida, inespecífica e consiste em uma primeira linha de defesa contra os agentes infecciosos. Está presente mesmo antes da exposição a esses agentes e inclui mecanismos diversos, como a resposta das células natural killer, a ativação do sistema complemento e o sistema fagocitário.
imunidade inata
É uma imunidade que caracteriza-se por sua especificidade e também pela possibilidade de desenvolvimento de memória imunológica duradoura. O estabelecimento da memória imunológica permite que a reexposição a um antígeno desencadeie uma resposta imune mais rápida e eficaz (resposta secundária), em comparação à resposta encontrada na primeira exposição a esse mesmo antígeno (resposta primária).
imunidade adaptativa
A administração de imunoglobulina humana, após uma exposição a um paciente com hepatite B é um exemplo de imunização:
Imunização passiva
Uma dúvida comum do dia a dia de consultório e nas provas de Residência é se podemos aplicar várias vacinas no mesmo dia.
A resposta é sim!
Considera-se imunidade passiva homóloga, a administração de anticorpos obtidos de:
a. um irmão, ou pai e mãe
b. um doador da comunidade
c. um ou mais irmãos, ou pai e mãe
d. um ou mais doadores da comunidade.
D
Invervalo de tempo para aplicação entre vacinas:
Inativada x inativada e Inativada x viva
Administrar no mesmo dia ou com qualquer intervalo de tempo
Invervalo de tempo para aplicação entre vacinas:
Viva x viva
Administrar no mesmo dia ou com 4 semanas de intervalo entre elas
Há uma exceção, e fique atento, pois é pegadinha de prova! As vacinas que não podem ser administradas no mesmo dia são (1). Nesse caso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de (2). Estudos mostraram que há perda de imunogenicidade quando aplicadas juntas.
(1) Tríplice ou tetra viral com a febre amarela em crianças menores de 2 anos
(2) 15 dias entre elas, 30 dias idealmente.
Em relação à imunização, é CORRETO afirmar
que:
a) A imunização passiva artificial é adquirida
pela inoculação de anticorpos protetores específicos
(soro hiperimune de convalescente ou imunoglobulina humana).
b) A imunização ativa natural é adquirida por
via transplacentária.
c) A imunização passiva natural é adquirida
como consequência de infecção, quando há
manifestação clínica da doença.
d) A imunização ativa artificial é adquirida
como consequência de infecção, quando não
há manifestação clínica da doença.
A
Já a coadministração de vacinas vivas atenuadas e de imunoglobulinas NÃO é indicada. A indicação é esperar no mínimo de
3 meses entre uma e outra.
Já a coadministração de vacinas vivas atenuadas e de imunoglobulinas NÃO é indicada. A indicação é esperar no mínimo de 3 meses entre uma e outra. No caso da imunoglobulina anti-varicela-zoster, o tempo recomendado é de:
5 meses
A administração de vacinas após transfusão de sangue, de acordo com o Ministério da Saúde, também deve obedecer a um intervalo mínimo de
5 meses
Quanto à coadministração de vacinas com antitérmicos, é contraindicada, exceto pela (1), a qual está liberada para ser aplicada com paracetamol.
vacina meningocócica B
O primeiro grupo, como está protegido, não irá se infectar com a doença, assim, não será fonte de infecção para o segundo grupo. É como se fizéssemos um casulo de proteção contra a doença, que beneficará aquele indivíduo não imunizado. Agora, muita atenção, pois isso só vale para doenças com transmissão interpessoal!
Essa definição caracteriza:
IMUNIDADE DE REBANHO