INSPEÇÃO DE ANIMAIS PORTADORES DE DOENÇAS INFECCIOSAS/PARASITÁRIAS TRANSMISSÍVEIS AO SER HUMANO Flashcards

1
Q

1) Na suspeita de cisticercose nas linhas de inspeção, quais as peças que devem ser desviadas para o DIF? Caso seja um cisticerco calcificado, qual o procedimento a ser executado?

A

Na suspeita de cisticercose deve-se enviar a língua, coração, cabeça (masseter e pterigoideo), esôfago e carcaça.
Em caso de cisticerco calcificado deve ser feito na cabeça a revisão, mais cortes; na língua cortes adicionais sagitais desde aponta da língua; no esôfago examinar toda extensão, visual e tátil; no coração revisão ,mais cortes; e na carcaça dividir a porção muscular do diafragma até duplicar a área de visualização; corte sagital na musculatura peitoral, corte longitudinal no músculo longo do pescoço, cortes sagitais na musculatura cervical.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2) Discorra sobre o critério de julgamento de animais que apresentem Cysticercus bovis.

A

O Julgamento é de rejeição parcial/aproveitamento condicional, em caso de infestação discreta ou moderada, após cuidadoso exame sobre o coração, músculos da mastigação, língua, diafragma e seus pilares, e também sobre músculos de fácil acesso; remoção e condenação das partes afetas com cistos, inclusive tecidos circunvizinhos; carcaças são destinadas para câmaras frigoríficas ou desossada e a carne tratada por salmoura por no mínimo 21 dias (em condições que permitam a qualquer momento sua identificação e reconhecimento). O tratamento pelo calor é feito quanto aparece um número de cistos maior, mas não apresenta-se generalizada. Para consumo in natura as carcaças que apresentem um único cisto já calcificado após remoção e condenação dessa parte. As vísceras (exceto pulmões, coração e porção carnosa do esôfago) e a gordura das carcaças destinadas ao consumo ou à refrigeração não sofrerão qualquer restrição, desde que consideradas isentas da infestação. Intestinos podem ser utilizados para envoltório.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

3) Discorra sobre o critério de julgamento de animais que apresentem Tuberculose e tiveram condenação parcial e também que forem destinados a esterilização pelo calor.

A

Condenação parcial: esterilização pelo calor as cabeças com lesões tuberculosas são condenadas, exceto quando correspondam a carcaças julgadas em condições de consumo e desde que a cabeça apresente lesão discreta, calcificada ou encapsulada, limitada a no maximo dois gânglios. Condena-se os órgãos cujos gânglios linfáticos correspondentes apresentam lesão. Condena-se intestino e mesentério com lesões, a menos que sejam lesões discretas, confinadas a gânglios linfáticos e respectiva carcaça não tenho restrição, sendo assim os intestinos podem ser utilizados como envoltórios.
Esterilização pelo Calor: aproveitamento das carcaças com alteração de origem tuberculosa, desde que as lesões sejam discretas, localizadas, calcificadas ou encapsuladas, limitada a gânglios ou gânglios e órgãos, não havendo evidência de uma invasão recente do bacilo tuberculoso através do sistema circulatório, fazer sempre a remoção e condenação das partes atingidas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

4) Quais achados post mortem podem ser encontrados em um animal abatido com brucelose e qual o critério de julgamento?

A

Os achados são: orquite, artroses e higromas.

Critério de julgamento: Aproveitamento condicional > esterilização pelo calor após toalete.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

5) Como proceder com uma suspeita de carbúnculo hemático?

A

Não podem ser evisceradas carcaças reconhecidas como portadoras. Caso a evidenciação ocorra durante a evisceração, pára a linha e deve ser realizada imediata limpeza e desinfecção de todos os equipamentos e locais que possam ter tido contato com os resíduos dos animais com hidróxido de sódio e biocloreto de mercúrio. Todas a pessoas que tiveram contato com material infeccioso serão encaminhadas para o Serviço de Saúde do estabelecimento ou Público mais próximo. Todas as carcaças ou partes delas, inclusive couros, cascos, chifres, vísceras e seu conteúdo, que entrarem em contato com animais ou material infeccioso devem ser condenado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

6) Qual possível diagnóstico e critério de julgamento de uma carcaça que apresenta lesões caseosas disseminadas em pulmões, baço e fígado ativamente progressivas?

A

Tuberculose disseminada.

Critério de julgamento: Condenação Total - Graxaria

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

7) Uma carcaça sem lesões de um animal abatido com lesões de actinomicose deve ser rejeitado sempre? Por que?

A

Não, porque o agente não atinge humanos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly