TÉCNICAS DE INSPEÇÃO FINAL - CRITÉRIOS DE JULGAMENTO Flashcards

1
Q

1) Qual o objetivo da técnica de inspeção final praticada no Departamento de Inspeção
Final (DIF)?

A

OBJTETIVO
Identificar o aproveitamento (destino) adequado das peças recepcionadas no DIF, preservando e respeitando os princípios básicos de saúde pública.
Recepcionar carcaças, órgãos e vísceras.
Revisar os exames praticados pelos agentes de inspeção. (Isto inclui a avaliação das técnicas dos agentes).
Examinar, minuciosamente, as causas assinaladas pelos agentes nas linhas de inspeção. Por exemplo, presença de nódulo caseoso – aquilo é mesmo um nódulo caseoso? Existem outros?
Examinar linfonodos profundos que não são inspecionados nas linhas de inspeção. Por exemplo: linfonodo de reinspeção do quarto traseiro é o poplíteo; enquanto os linfonodos de reinspeção de quarto dianteira são o supra esternal, costocervical, subescapular e pré-peitoral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual o destino das carcaças quando o MV, inspetor do DIF, julga a carcaça como aproveitamento condicional? E quando for rejeição parcial? Qual a diferença entre esses dois julgamentos?

A

JULGAMENTO: Aproveitamento condicional DESTINO:
Frigorificação (tratamento pelo frio) – 0 a 7ºC por período pré-estabelecido.
Congelamento (tratamento pelo frio) - -18ºC por periodo pré-estabelecido. No caso de carne bovina, deve ser feito previo resfriamento
Tratamento pelo cloreto de sódio (SALGA) – seca ou úmida (salmoura), ou combinação. Objetivo consiste em evitar proliferação bacteriana por desidratação.
Cozimento (SALSICHARIA) – temperatura igual ou superior a 70ºC por no mínimo 30 minutos, com posterior choque térmico para queda rápida de temperatura até 30ºC
Esterilização pelo calor (CONSERVA)- temperatura superior a 100ºC por tempo estabelecido. Eliminação de patogenos, mas não 100% das saprófitos. JULGAMENTO: Rejeição parcial (condenação parcial) DESTINO: Parte afetadas vão para graxaria; parte não afetadas são liberadas para consumo in natura.
A diferença é que no Aproveitamento condicional, o alimento não é consumido sem passar por um tratamento, logo, não há consumo in natura

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

3) Quando as carcaças desviadas para o DIF são destinadas à esterilização pelo calor (conserva) quais os locais e forma dos cortes que devem ser realizados para caracterizar
o destino da mesma? Qual o modelo do carimbo, onde deve ser aplicado?

A

CARCAÇAS DESTINADAS À CONSERVA (esterilização)
Cortas as grandes massas musculares com duas incisões profundas em forma de C Coxão duro (quarto traseiro)
Região braço-patela (quarto dianteiro) Patinho Coxão mole Lombo “filet-mignon”
Carimbo retangular Modelo 10
Locais: no coxão, no lombo (à altura da 1ªa ou 2ª vértebra lombar); na ponta- de-agulha e na paleta

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

4) Quais os possíveis julgamentos das carcaças dos animais oriundos de matança de
emergência?

A

Matança de emergência imediata apresenta julgamentos de aproveitamento condicional, onde as partes afetadas vão para graxaria, e as outros para esterilização pelo calor, ou rejeição total em que vai tudo para graxaria como subproduto de farinha de carne e ossos. E a matança de emergência mediata apresenta julgamentos de não apreensão seguem para consumo “in natura”, aproveitamento condicional onde as partes afetadas são destinadas à graxaria, e as partes não afetadas para a esterilização pelo calor, rejeição total vai para a graxaria, rejeição parcial, as partes afetadas são destinadas para graxaria, e as não afetadas são destinadas para consumo “in natura” e cremação que vão para o forno crematório (adubo ou fertilizante).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

5) Descreva como deve ser a estrutura física do DIF e qual a sua finalidade.

A

Local separado dentro da sala de matança, exclusivo do Serviço de Inspeção, fácil acesso, iluminação natural abundante se possível, plataforma alta e baixa, carrilhos ou “chutes”, mesa de inspeção, esterilizador de bandejas, pla identificadora, armário metálico com chave, mín de 6% da sala de matança, capacidade dos trilhos de abrigar no mín 2% da CMMD da sala de abate, trilhos desvios, conjunto sanitário.
Sua finalidade é julgar e destinar convenientemente carcaças, órgão e vísceras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

6) Como são divididas as fases na inspeção final de carcaças e peças?

A

Fase preliminar: intercorrespondencia e identificar o local da lesão.
Fase execução: revisar as peças.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

7) Quais os possiveis criterios de julgamento de uma peça desviada ao DIF?

A

Julgamento: não apreensão > Destino: liberação para consumo in natura
Julgamento: aproveitamento condicional > Destino: Frigorificação, tratamento pelo sal, cozimento e esterelização pelo calor
Julgamento: rejeição total > Destino: graxaria
Julgamento: Rejeição parcial > Destino: graxaria partes afetadas e consumo in natura das demais
Julgamento: sequestro provisório > Destino: câmara de sequestro

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qd a carcaça é destinada ao DIF e tem suspeita de icterícia, ql a outra alteração q deve ser descartada? Ql a diferença entre elas? Q 2 testes podem ser realizados p/ distingui-las?

A

Deve ser descartada a alteração de adipoxantose.
A icterícia é o acúmulo de bilirrubina nos tecidos e adipoxantose e o acúmulo de Xantofila proveniente de carotenoides no tecido adiposo.
Os teste usados para diferenciação são o teste da câmara frigorífica (na dipoxantose, após 24h a cor diminui a intensidade. E a icterícia aumenta a intensidade da cor). E a prova laboratorial Prova de Lerche onde é usado 5g de gordura em 5mL de NaOH 5%, ferver, resfriar em água corrente, adicionar 5mL de éter e agitar. No caso, de ictericia há uma formação de coloração verde no fundo (bilirrubina) em caso de adipoxantose ocorre formação de coloração amarela nas partes superiores (carotenoide do milho).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

9) Como diferenciar icterícia de adipoxantose e quais os critérios de julgamentos para essas situações?

A

Realizar o sequestro durante 24 horas em câmara frigorífica iluminada, se for icterícia continua com aspecto amarelo-esverdeado. A icterícia também está presente na íntima dos vasos e nas capsulas articulares.
Também pode ser diferenciada por teste laboratorial (Prova de Lescher).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly