LEGISLAÇÃO DE INSPEÇÃO Flashcards
(149 cards)
Na insensibilização por exposição à atmosfera controlada, os equipamentos onde os animais são expostos à atmosfera controlada devem ser concebidos, construídos e mantidos de forma a conter o animal adequadamente, diminuindo a possibilidade de compressão sobre o corpo do animal, de forma que não provoque lesões e sofrimento físico.
Sua resposta está incorreta.
Conforme a IN 3/2000, deverá ser ELIMINADA a possibilidade de compressão sobre o corpo do animal…
Para aprovação de métodos de insensibilização diferentes daqueles já consagrados, é necessário que a parte interessada requeira ao DIPOA/DAS/MAPA a aprovação do método, anexando literatura especializada ou trabalho técnico-científico, avalizado por Universidade, pública ou privada, com reconhecimento nacional.
Requerer ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal DIPOA da Secretária de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, a aprovação do método. Anexar ao requerimento literatura especializada ou trabalho técnico-científico, avalizado POR INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, PÚBLICA OU PRIVADA, REGISTRADA E/OU CERTIFICADA PELO ÓRGÃO COMPETENTE.
A resposta correta é: Errado.
Em relação à insensibilização por eletronarcose, o equipamento deverá dispor de um dispositivo de segurança, posicionado de modo visível, indicando a tensão e a intensidade da corrente, para o seu controle, a fim de garantir a indução e a manutenção dos animais em estado semi-inconsciente.
O equipamento deverá dispor de um dispositivo de segurança, posicionado de modo visível, indicando a tensão e a intensidade da corrente, para o seu controle, a fim de garantir a indução e a manutenção dos animais em estado de inconsciência;
A resposta correta é: Errado.
As descargas elétricas, com voltagem estabelecidas nas normas técnicas que regulam o abate de diferentes espécies, quando utilizadas serão aplicadas somente nos membros.
CERTO
O âmbito de aplicação do regulamento abrange todos os estabelecimentos industriais que realizam o abate dos animais de açougue, inclusive pescados.
PESCADO NÃO
Âmbito de Aplicação - Em todos os estabelecimentos industriais que realizam o abate dos animais de açougue.
RIISPOA, Art. 8°, XI
- espécies de açougue - são os bovinos, búfalos, equídeos, suídeos, ovinos, caprinos, lagomorfos e aves domésticas, bem como os animais silvestres criados em cativeiro, abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária;
Cabe ao estabelecimento, realizar, pelo menos duas vezes ao dia, o monitoramento do processo de insensibilização e sangria.
PELO MENOS UMA VEZ AO DIA
Entende-se por animais de açougue os mamíferos (bovídeos, equídeos, suínos, ovinos, caprinos e coelhos) e as aves em geral, bem como os animais silvestres criados em cativeiro, sacrificados em estabelecimentos sob inspeção veterinária.
Animais de açougue: são os mamíferos (bovídeos, equídeos, suínos, ovinos, caprinos e coelhos) e AVES DOMÉSTICAS, bem como os animais silvestres criados em cativeiro, sacrificados em estabelecimentos sob inspeção veterinária;
Em relação a pocilga de chegada e seleção, a limpeza será feita antes da entrada de cada lote de suínos e a desinfecção será semanal, com exceção do eventual aparecimento de doenças infectocontagiosas, quando então serão imediatamente desinfetadas.
FALSO
2.1 - Pocilga de chegada e Seleção
a) sua limpeza será feita diariamente ou sempre que a Inspeção Federal julgar necessário. A desinfecção será semanal, com exceção do eventual aparecimento de doenças infectocontagiosas, quando então serão imediatamente desinfectadas. Deverão ser utilizadas fórmulas ou produtos desinfetantes aplicados através de pulverizadores mecanizados, autorizados pelo DIPOA;
De acordo com a Portaria 711/1995, que aprova as normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos, julgue o seguinte item.
Os produtos congelados devem ser expedidos à temperatura de -18°C.
Sua resposta está incorreta.
Conforme a PORTARIA 711/1995, os produtos congelados devem ser expedidos à temperatura declarada nos rótulos.
De acordo com a Portaria 711/1995, que aprova as normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos, julgue o seguinte item.
A câmara de sequestro para resfriamento de carcaças deverá ter trilhamento com capacidade para acomodar no mínimo 5% da capacidade máxima diária de matança.
Certo
O conjunto de trilhos desvios deverá ter capacidade para agregar no mínimo 5% da matança diária, considerando-se a base de 2 suínos por metro linear;
Certo
De acordo com a Portaria 711/1995, que aprova as normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos, julgue o seguinte item.
A câmara de sequestro para resfriamento de carcaças deverá ter trilhamento com capacidade para acomodar no mínimo 8% da capacidade máxima diária de matança.
Câmara de sequestro para resfriamento de carcaças:
b) deverá ter trilhamento com capacidade para acomodar no mínimo 5% da capacidade máxima diária de matança;
A resposta correta é: Errado.
De acordo com a Portaria 711/1995, que aprova as normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos, julgue o seguinte item.
O departamento de inspeção final disporá de área correspondente a 5% da área total da sala de matança.
ERRADO
8% da área total da sala de matança.
De acordo com a IN 3/2000, que regulamenta os métodos de insensibilização para o abate humanitário de animais de açougue, julgue o seguinte item.
O monitoramento do processo de insensibilização e sangria será realizado, entre outros aspectos, através da checagem da velocidade do fluxo do abate, fluxo máximo de corrente e tensão para animais de mesma espécie, de acordo com o tamanho e peso.
FALSO
FLUXO MÍNIMO de corrente e tensão…
Em relação à insensibilização por eletronarcose, o equipamento deverá dispor de sensores para verificação da resistência, a corrente elétrica que o corpo do animal oferece, a fim de garantir que a voltagem e a amperagem empregadas na insensibilização não tenham variações.
FALSO
O equipamento deverá dispor de sensores para verificação da resistência, a corrente elétrica que o corpo do animal oferece, a fim de garantir que a voltagem e a amperagem empregadas na insensibilização sejam proporcionais ao porte do animal, evitando lesões e sofrimento inútil.
De acordo com a Portaria 711/1995, que aprova as normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos, julgue o seguinte item.
A câmara de sequestro para resfriamento de carcaças deverá ter trilhamento com capacidade para acomodar no mínimo 5% da capacidade máxima diária de matança.
CERTO
De acordo com a IN 3/2000, que regulamenta os métodos de insensibilização para o abate humanitário de animais de açougue, julgue o seguinte item.
Os bretes e corredores por onde os animais são encaminhados devem ser concebidos de modo a eliminar os riscos de ferimentos e estresse.
FALSO
REDUZIR os riscos
A insensibilização dos animais silvestres, criados em cativeiro, deverá utilizar os mesmos parâmetros e determinações emitidas para animais de açougue.
FALSO
A insensibilização dos animais silvestres, criados em cativeiro, deverá ser disciplinada por ocasião da emissão dos Regulamentos Técnicos que regerão os abates dos mesmos.
Na composição do leite fermentado é facultativa a utilização de cultivo de bactérias lácticas e/ou cultivos de bactérias lácticas específicas.
FALSO
Em sua composição é obrigatória a utilização de leite e/ou leite reconstituído padronizado em seu conteúdo de gordura, cultivos de bactérias lácticas e/ou cultivos de bactérias lácticas específicas”.
O queijo desnatado possui menos de 10% de gordura.
CERTO
a) extra gordo ou duplo creme: mínimo- de 60%
b) gordo: 45% a 59,9%
c) semi-gordo: 25% a 44,9%
d) magro: 10 a 24,9%
e) desnatado: menos de 10% de gordura”.
A granja leiteira deverá dispor de laboratórios para a realização do controle físico-químico e microbiológico do leite.
CERTO
Art. 53. Além das disposições definidas para o funcionamento de estabelecimentos de produtos de origem animal, a granja leiteira deve atender ainda as seguintes especificações:
I - realizar a ordenha em circuito fechado, com pré-filtragem e bombeamento até o tanque de estocagem;
II - dispor de dependências de beneficiamento e industrialização no mesmo prédio da dependência de ordenha ou contíguas a esta, com isolamento e condução do leite da ordenha em circuito fechado;
III - dispor de laboratórios para a realização do controle físico-químico e microbiológico do leite; e
IV - dispor de sanitários e vestiários de uso distinto para funcionários do setor de beneficiamento e industrialização daqueles ligados aos trabalhos nas instalações de animais”.
O queijo de alta umidade é geralmente conhecido como queijo de massa branda ou macio e possui umidade entre 46% a 54,9%.
CERTO
De acordo com o conteúdo de umidade, em percentagem, os queijos classificam-se:
a) queijo de baixa umidade (geralmente conhecido como queijo de massa dura): umidade de até 35,9%;
b) queijo de média umidade (geralmente conhecido como queijo de massa semidura): umidade entre 36% a 45,9%;
c) queijo de alta umidade (geralmente conhecido como queijo de massa branda ou macio): umidade entre 46% a 54,9%
d) queijo de muita alta umidade (geralmente conhecido como queijo de massa branda ou mole): umidade não inferior a 55%”.
O leite cru refrigerado é utilizado como matéria-prima para produção do queijo minas frescal, na qual será pasteurizado a fim de reduzir a carga microbiana – seja pela pasteurização rápida ou lenta. Posteriormente à pasteurização, o leite é resfriado a 35°C e adicionado o coalho na proporção de 10% para promover a coagulação da caseína e o cloreto de cálcio para recuperar o cálcio que foi insolubilidade durante a pasteurização e melhorar a consistência do coágulo.
FALSO
1% DE COALHO
Os procedimentos necessários para obtenção de alimentos inócuos e saudáveis e sãos é a correta definição de Boas Práticas de Elaboração.
CERTO