Lípidos Flashcards
(16 cards)
Principais funções dos lipidos
Armazenamento e produção de energia.
Proteção de órgãos internos- revestimento e isolamento.
Proteção contra choque e temperatura
Transporte : complexos lipoproteicos
Componentes estruturais das membranas celulares e tecidos nervosos
Participantes de vias metabólicas
Produção de hormonas esteroides
Como se diferenciam as lipoproteínas?
Segundo o seu tamanho, densidade e composição lipídica e apoproteica
Como é constituída uma lipoproteína
São partículas esféricas com lípidos neutros não polares no núcleo (triglicéridos e ésteres de colesterol), lípidos polares na superfície (fosfolípidos e colesterol livre) e apoproteínas
Para que servem as apoproteinas?
Permitem estabilizar a estrutura tridimensional da lipoproteina, transportar e armazenar os lipidos
Como é que identificamos as diferentes dislipémias?
A partir das apoproteinas, uma vez que diferentes lipoproteinas são formadas por apoproteinas diferentes.
O que é uma dislipémia?
é alguma disfunção associada a concentrações de lipidos no nosso organismo
À medida que aumentamos a densidade das lipoproteínas vamos aumentando a sua dimensão e aumentando o conteúdo proteico
Falso. À medida que aumentamos a densidade das lipoproteínas vamos diminuindo a sua dimensão e aumentando o conteúdo proteico
As Quilomicron são constituídas maioritariamente de triglicéridos
Verdade
Que apoproteinas constituem as diferentes apolipoproteinas
Quilomicron- B-48
VLDL, IDL,LDL: B-100
HDL: A1 e A2
Porquê que há lipoproteinas que são consideradas boas e outras más?
As lipoproteinas consideradas más são as LDL.
O LDL transporta colesterol para os tecidos.
Se houver excesso de LDL no sangue, ele pode se depositar na parede das artérias com o uso dos recetores celulares que este contém, formando placas de ateroma (aterosclerose).
Essas placas estreitam as artérias e podem levar a: Enfarto Agudo do miocárdio e AVC.
As lipoproteinas boas são as HDL, devida á sua capacidade de captarem o colesterol que esteja a ser acumulado nas paredes dos vasos através da via reversa do colesterol. Estas moléculas vão depois levar o colesterol para o fígado, onde pode ser reutilizado (para novas lipoproteinas ou sais biliares) ou excretado pela bilis.
Explica a via exógena do colesterol
Na via exógena, os lípidos provenientes da dieta (principalmente triglicéridos) são absorvidos no intestino e empacotados em quilomicrons.
Estes quilomicrons entram na circulação e, ao passarem pelos capilares dos músculos e do tecido adiposo, sofrem a ação da enzima lipoproteína lipase (LPL), que retira os triglicéridos e os liberta para uso ou armazenamento.
Ao perderem a maior parte dos seus triglicéridos, os quilomicrons transformam-se em quilomicrons remanescentes, que contêm sobretudo colesterol, fosfolípidos e apolipoproteínas.
Esses remanescentes são então captados pelo fígado, onde serão processados.
Explica a via endógena
Na via endógena, o fígado produz VLDL (Very Low Density Lipoprotein), ricas em triglicéridos, colesterol, fosfolípidos e apolipoproteína B-100.
Quando entram na circulação, a enzima lipoproteína lipase (LPL), presente nos capilares do músculo e tecido adiposo, atua sobre as VLDL, promovendo a hidrólise dos triglicéridos.
Os triglicéridos libertados são usados como fonte de energia pelos músculos ou armazenados no tecido adiposo.
À medida que perdem triglicéridos, as VLDL transformam-se em IDL (Intermediate Density Lipoprotein).
As IDL podem ser captadas pelo fígado ou continuar em circulação. Se continuarem, perdem mais triglicéridos e tornam-se LDL (Low Density Lipoprotein), que são ricas em colesterol.
O LDL transporta colesterol para os tecidos periféricos, onde pode ser utilizado em membranas celulares ou síntese hormonal.
No entanto, níveis elevados de LDL podem levar à formação de placas de ateroma nas artérias. Parte do LDL pode também ser recaptado pelo fígado, encerrando o ciclo.
Se uma pessoa não cumprir o jejum vai ter mais colesterol ou triglicéridos ?
Triglicéridos
O que provoca a aterosclerose e o que ela causa.
A aterosclerose é uma doença inflamatória causada pela acumulação de componentes lipídicos nas veias e artérias (placas de ateroma). Com isto há a diminuição do lúmen, enrijecimento do vaso e maior esforço/stress cardíaco para manter a circulação.
Qual a etiopatogenia da aterosclerose?
Hiperlipidémias/ Dislipidémias
Hipercolesterolemia familiar
Elevados níveis de LDL
Baixos níveis de HDL
Obesidade
Sedentarismo
Hipertensão arterial
Tabagismo
Dieta
Qual a diferença entre o AVC isquémico e o hemorrágico?
Na isquémia há a obstrução do vaso por placas de ateroma, interrompendo o fluxo.
Na hemorrágica há o rompimento dos vasos devido à falta de elasticidade dos mesmos