Livro Flashcards Preview

Behaviorismo > Livro > Flashcards

Flashcards in Livro Deck (73)
Loading flashcards...
1
Q

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO

O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano ___ B. Watson, em artigo publicado em 1913, que apresentava o título “Psicologia: como os behavioristas a vêem”.

A

John

2
Q

O termo inglês behavior significa “____”; por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo — e, também, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.

A

comportamento

3
Q

Watson, postulando o comportamento como objeto da Psicologia, dava a esta ciência a ____ que os psicólogos da época vinham buscando — um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Essas características foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência, rompendo definitivamente com a sua tradição filosófica.

A

consistência

4
Q

Watson também defendia uma perspectiva ____ para a Psicologia, isto é, o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio.

A

funcionalista

5
Q

Certos estímulos levam o organismo a dar
determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos ____ e pela formação de hábitos.

A

hereditários

6
Q

Watson buscava a construção de uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos ____ e de métodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar.

A

mentalistas

7
Q

Apesar de colocar o “comportamento” como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson, modificando o sentido desse termo.
Hoje, não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma _____ entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece.

A

interação

8
Q

Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre
as ações do indivíduo (suas ____) e o ambiente (as estimulações).

A

respostas

9
Q

Os psicólogos desta abordagem chegaram aos termos “resposta” e “estímulo” para se referirem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito. Para explicar a adoção desses
termos, duas razões podem ser apontadas: uma _____ e outra histórica.

A

metodológica

10
Q

A razão metodológica deve-se ao fato de que os analistas experimentais do comportamento tomaram, como modo preferencial de investigação, um método experimental e ____.
Com isso, os experimentadores sentiram a necessidade de dividir o objeto para efeito de investigação, chegando a unidades de análise.

A

analítico

11
Q

A razão histórica refere-se aos termos escolhidos e

____, que foram mantidos posteriormente por outros estudiosos do comportamento, devido ao seu uso generalizado.

A

popularizados

12
Q

Comportamento, entendido como interação _____-____, é a unidade básica de descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento. O homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor
dessas interações.

A

indivíduo-ambiente

13
Q

A ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson é B. F. ____ (1904-1990).

A

Skinner

14
Q

O Behaviorismo de Skinner tem influenciado muitos psicólogos americanos e de vários países onde a Psicologia americana tem grande penetração, como o Brasil. Esta linha de estudo ficou conhecida por Behaviorismo ____, termo cunhado pelo próprio Skinner, em 1945, para designar uma filosofia da Ciência do Comportamento (que ele se propôs defender) por meio da análise experimental do comportamento.

A

radical

15
Q

A base da corrente skinneriana está na formulação do
comportamento ____. Para desenvolver este conceito, retrocederemos um pouco na história do Behaviorismo, introduzindo as noções de comportamento reflexo ou respondente, para então chegarmos ao comportamento operante.

A

operante

16
Q

O COMPORTAMENTO RESPONDENTE

O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de “_____-_____” e inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos
antecedentes do ambiente. Como exemplo,
podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas “lágrimas de cebola” etc.

A

não-voluntário

17
Q

Esses comportamentos reflexos ou respondentes são interações _____ (ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam (causavam) certas respostas do organismo que independem de “aprendizagem”. Mas interações desse tipo também podem ser provocadas por estímulos que,originalmente, não eliciavam respostas em determinado organismo.

A

estímulo-resposta

18
Q

Quando tais estímulos são temporalmente pareados com estímulos eliciadores podem, em certas condições, eliciar respostas semelhantes às destes. A essas novas interações chamamos também de _______, que agora são condicionados devido a uma história de pareamento, o qual levou o organismo a responder a estímulos que antes não respondia.

A

reflexos

19
Q

Para deixar isso mais claro, vamos a um exemplo: suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada numa vasilha de água gelada. A temperatura da mão cairá rapidamente devido ao encolhimento ou constrição dos vasos sangüíneos, caracterizando o comportamento como ____. Esse comportamento será acompanhado de uma
modificação semelhante, e mais facilmente mensurável, na mão esquerda, onde a constrição vascular também será induzida. Suponha, agora, que a sua mão direita seja mergulhada na água gelada um certo
número de vezes, em intervalos de três ou quatro minutos, e que você ouça uma campainha pouco antes de cada imersão. Lá pelo vigésimo pareamento do som da campainha com a água fria, a mudança de temperatura nas mãos poderá ser eliciada apenas pelo som, isto é, sem necessidade de imergir uma das mãos.

Neste exemplo de condicionamento respondente, a queda da temperatura da mão, eliciada pela água fria, é uma resposta incondicionada, enquanto a queda da temperatura, eliciada pelo som, é uma resposta condicionada (aprendida): a água é um estímulo incondicionado, e o som, um estímulo condicionado.

A

respondente

20
Q

No início dos anos 30, na Universidade de Harvard (Estados Unidos), Skinner começou o estudo do comportamento justamente pelo comportamento respondente, que se tornara a unidade básica de
análise, ou seja, o fundamento para a descrição das interações indivíduo ambiente. O desenvolvimento de seu trabalho levou-o a teorizar sobre um outro tipo de relação do indivíduo com seu ambiente, a qual viria a ser nova unidade de análise de sua ciência: o comportamento ___. Esse tipo de comportamento caracteriza a maioria de nossas interações com o ambiente.

A

operante

21
Q

O COMPORTAMENTO OPERANTE

O comportamento operante abrange um leque amplo da atividade humana — dos comportamentos do bebê de balbuciar, de agarrar objetos e de olhar os enfeites do berço aos mais sofisticados, apresentados pelo adulto. Como nos diz Keller, o comportamento
operante

“inclui _____ os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente”

A

todos

22
Q

A leitura que você está fazendo deste livro é um exemplo de comportamento operante, assim como
_____ uma carta, chamar o táxi com
um gesto de mão, tocar um instrumento
etc.

A

escrever

23
Q

Para exemplificarmos melhor os conceitos apresentados até aqui, vamos relembrar um conhecido experimento
feito com _____ de laboratório.

A

ratos

24
Q

Vale informar que animais como ratos,
pombos e macacos — para citar alguns
— foram utilizados pelos analistas experimentais do comportamento (inclusive Skinner) para verificar como as _____ no ambiente interferiam nos comportamentos. Tais experimentos permitiram-lhes fazer afirmações sobre o que chamaram de leis comportamentais.

A

variações

25
Q

Um ratinho, ao sentir sede em seu habitat, certamente manifesta algum comportamento que lhe permita _____ a sua necessidade orgânica. Esse comportamento foi aprendido por ele e se mantém pelo efeito proporcionado: saciar a sede. Assim, se deixarmos um ratinho privado de água durante 24 horas, ele certamente apresentará o comportamento de beber água no momento em que tiver sede. Sabendo disso, os pesquisadores da época decidiram simular esta situação em laboratório sob condições especiais de controle, o que os levou à formulação de uma lei comportamental.

A

satisfazer

26
Q

Um ratinho foi colocado na “caixa de
Skinner” — um recipiente fechado no qual
encontrava apenas uma barra. Esta barra, ao ser
pressionada por ele, acionava um mecanismo
(camuflado) que lhe permitia ___ uma gotinha
de água, que chegava à caixa por meio de uma pequena haste.

A

obter

27
Q

Que resposta esperava-se do ratinho? — Que pressionasse a barra. Como isso ocorreu pela primeira vez? — Por acaso. Durante a exploração da caixa, o ratinho pressionou a barra acidentalmente, o que
lhe trouxe, pela primeira vez, uma gotinha de água, que, devido à sede, fora rapidamente consumida. Por ter obtido água ao encostar na barra quando sentia sede, constatou-se a alta probabilidade de que, estando
em situação semelhante, o ratinho a pressionasse novamente. Neste caso de comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ___ do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante — a satisfação de alguma necessidade, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito.

A

ação

28
Q

Este comportamento operante pode ser representado da seguinte maneira: R —► S, em que R é a resposta (pressionar a barra) e S (do inglês stimuli) o estímulo reforçador (a água), que tanto interessa ao organismo; a flecha significa “levar a”. Esse estímulo reforçador é chamado de ___.

A

reforço

29
Q

O termo “estímulo” foi mantido da relação R-S do comportamento respondente para designar-lhe a _____ pela ação, apesar de ela ocorrer
após a manifestação do comportamento.

A

responsabilidade

30
Q

O comportamento operante refere-se à interação ____-____. Nessa interação, chama-se de
relação fundamental à relação entre a ação do indivíduo (a emissão da resposta) e as conseqüências. É considerada fundamental porque o organismo se comporta (emitindo esta ou aquela resposta), sua ação produz uma alteração ambiental (uma conseqüência) que, por sua vez, retroage sobre o sujeito, alterando a probabilidade futura de ocorrência.

A

sujeito-ambiente

31
Q

Assim, agimos ou operamos sobre o mundo em função das _____ criadas pela nossa ação. As conseqüências da resposta são as variáveis de controle mais relevantes.

A

conseqüências

32
Q

Pense no aprendizado de um instrumento: nós o tocamos para ouvir seu som harmonioso. Há outros exemplos: podemos dançar para estar próximo do corpo do outro, mexer com uma garota para receber seu olhar, ____ uma janela para entrar a luz etc.

A

abrir

33
Q

REFORÇAMENTO

Chamamos de reforço a toda conseqüência que, seguindo uma resposta, altera a ________ futura de ocorrência dessa resposta.

A

probabilidade

34
Q

O reforço pode ser positivo ou ___.

A

negativo

35
Q

O reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o ____.

A

produz

36
Q

O reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o __ ou atenua.

A

remove

37
Q

Assim, poderíamos voltar à nossa “caixa de Skinner” que, no experimento anterior, oferecia uma gota de água ao ratinho sempre que encostasse na barra. Agora, ao ser colocado na caixa, ele recebe choques do assoalho. Após várias tentativas de evitar os choques, o ratinho chega à barra e, ao pressioná-la acidentalmente, os choques cessam. Com isso, as respostas de pressão à barra tenderão a aumentar de freqüência. Chama-se de reforçamento negativo ao processo de fortalecimento dessa classe de respostas (pressão à barra), isto é, a remoção de um estímulo aversivo controla a emissão da resposta. É condicionamento por se tratar de ____, e também reforçamento, porque um comportamento é apresentado e aumentado em sua freqüência ao alcançar o efeito desejado.

A

aprendizagem

38
Q

O reforçamento positivo ____ alguma coisa ao organismo (gotas de água com a pressão da barra, por exemplo);

A

oferece

39
Q

o negativo permite a ____ de algo indesejável (os choques do último exemplo).

A

retirada

40
Q

Não se pode, a priori, definir um evento como reforçador. A função reforçadora de um evento ambiental qualquer só é definida por sua
____ sobre o comportamento do indivíduo.

A

função

41
Q

Entretanto, alguns eventos tendem a ser reforçadores para toda uma espécie, como, por exemplo, água, alimento e afeto. Esses são denominados reforços ___.

A

primários

42
Q

Os reforços secundários, ao contrário, são aqueles que adquiriram a função quando pareados ____ com os primários. Alguns destes reforçadores secundários, quando emparelhados com muitos outros, tornam-se reforçadores generalizados, como o dinheiro e a aprovação social.

A

temporalmente

43
Q

No reforçamento negativo, dois processos importantes merecem destaque: a ___ e a fuga.

A

esquiva

44
Q

A esquiva é um processo no qual os estímulos aversivos (algo que causa desprazer, algo que cause um incômodo, como dor fisica, constrangimento, dor emocional, etc. ) condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que ____ a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estímulo.

A

previna

45
Q

Você, com certeza, sabe que o raio (primeiro estímulo) precede à trovoada (segundo estímulo), que o chiado precede ao estouro dos rojões, que o som do “motorzinho” usado pelo dentista precede à dor no
dente. Estes estímulos são ___, mas os primeiros nos possibilitam evitar ou reduzir a magnitude dos seguintes, ou seja, tapamos os ouvidos para evitar o estouro dos trovões ou desviamos o rosto da
broca usada pelo dentista.

Por que isso acontece?
Quando os estímulos ocorrem nessa ordem, o primeiro torna-se um reforçador negativo condicionado (aprendido) e a ação que o reduz é reforçada pelo
condicionamento operante. As ocorrências passadas de reforçadores negativos condicionados são responsáveis pela probabilidade da resposta de esquiva.

A

aversivos

46
Q

No processo de esquiva, após o estímulo condicionado, o indivíduo apresenta um comportamento que é reforçado pela necessidade de ____ ou evitar o segundo estímulo, que também é aversivo, ou seja, após a visão do raio, o indivíduo manifesta um comportamento (tapar os ouvidos), que é reforçado pela necessidade de reduzir o segundo estímulo (o barulho do trovão) — igualmente aversivo.

A

reduzir

47
Q

Outro processo semelhante é o de ___. Neste caso, o

comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento.

A

fuga

48
Q

A diferença é sutil. Se posso colocar as mãos nos ouvidos para não escutar o estrondo do rojão, este comportamento é de ____, pois estou evitando o segundo estímulo antes que ele aconteça.

Mas, se os rojões começam a pipocar e só depois apresento um comportamento para evitar o barulho que incomoda, seja fechando a porta, seja indo embora ou mesmo tapando os ouvidos, pode-se falar em fuga.

A

esquiva

49
Q

Ambos (fuga e esquiva) reduzem ou evitam os estímulos aversivos, mas em processos diferentes. No caso da esquiva, há um estímulo ____ que antecede o estímulo incondicionado e me possibilita a emissão do
comportamento de esquiva. Uma esquiva bem-sucedida impede a ocorrência do estímulo incondicionado.

A

condicionado

50
Q

No caso da fuga, só há um estímulo aversivo incondicionado que, quando apresentado, será evitado
pelo comportamento de fuga. Neste segundo caso, não se evita o estímulo aversivo, mas se ___ dele depois de iniciado.

A

foge

51
Q

Outros processos foram sendo formulados pela Análise

Experimental do Comportamento. Um deles é o da ___.

A

extinção

52
Q

A extinção é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como conseqüência, a resposta ______ de freqüência e até mesmo poderá deixar de ser emitida. O tempo necessário para que a resposta deixe de ser emitida dependerá da história e do valor do reforço envolvido.

Assim, quando uma menina, que estávamos paquerando, deixa de nos olhar e passa a nos ignorar, nossas “investidas” tenderão a desaparecer.

A

diminuirá

53
Q

A punição é outro procedimento importante que envolve a conseqüenciação de uma resposta quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador ______ presente.

A

positivo

54
Q

Os dados de pesquisas mostram que a supressão (eliminação) do comportamento punido só é definitiva se a punição for extremamente ____, isto porque as razões que levaram à ação — que se pune — não são alteradas cora a punição. Punir ações leva à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar a motivação.

A

intensa

55
Q

Por causa de resultados como estes, os behavioristas têm debatido a ____ do procedimento da punição como forma de reduzir a freqüência de certas respostas.
As práticas punitivas correntes na Educação foram questionadas pelo Behaviorismo — obrigava-se o aluno
a ajoelhar-se no milho, a fazer inúmeras cópias de um mesmo texto, a receber “reguadas”, a ficar isolado etc. Os behavioristas, respaldados por crítica feita por Skinner e outros autores, propuseram a substituição definitiva das práticas punitivas por procedimentos de instalação de comportamentos desejáveis. Esse princípio pode ser aplicado no cotidiano e em todos os espaços em que se trabalhe para instalar comportamentos desejados.

O trânsito é um excelente exemplo. Apesar das punições aplicadas a motoristas e pedestres na maior parte das infrações cometidas no trânsito, tais punições não os têm motivado a adotar um comportamento considerado adequado para o trânsito. Em vez de adotarem novos comportamentos, tornaram-se especialistas na esquiva e na fuga.

A

validade

56
Q

CONTROLE DE ESTÍMULOS

Tem sido polêmica a discussão sobre a natureza ou a extensão do controle que o ___ exerce sobre nós, mas não há como negar que há algum controle. Assumir a existência desse controle e estudá-la permite maior entendimento dos meios pelos quais os estímulos agem.

A

ambiente

57
Q

Assim, quando a freqüência ou a forma

da resposta é diferente sob estímulos diferentes, diz-se que o comportamento está sob o controle de ____.

A

estímulos

58
Q

Se o motorista pára ou acelera o ônibus no cruzamento de ruas onde há semáforo que ora está verde, ora vermelho, sabemos que o comportamento de dirigir está ____ o controle de estímulos.

A

sob

59
Q

Dois importantes processos devem ser apresentados:

discriminação e ______.

A

generalização

60
Q

Na generalização de estímulos, um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente. Freqüentemente, a generalização ____ de
elementos comuns a dois ou mais estímulos.

A

depende

61
Q

Poderíamos aqui brincar com as cores do semáforo: se fossem rosa e vermelho, correríamos o risco dos motoristas ______ seus veículos no semáforo vermelho, pois poderiam generalizar os estímulos.

A

acelerarem

62
Q

Mas isso não acontece com o verde e com o vermelho, que são cores muito distintas e, além disso, estão situadas em extremidades ____ do semáforo — o vermelho, na superior, e o verde, na inferior, permitindo a discriminação dos estímulos.

A

opostas

63
Q

Na generalização, portanto, respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como _________.

A

semelhantes

64
Q

Esse princípio da generalização é fundamental quando pensamos na aprendizagem ___.

A

escolar

65
Q

Nós aprendemos na escola alguns conceitos básicos, como fazer ____ e escrever.

A

contas

66
Q

Graças à generalização, podemos transferir esses aprendizados para diferentes situações, como
dar ou receber troco, ____ uma carta para a namorada distante, aplicar conceitos da Física para consertar aparelhos eletrodomésticos etc.

A

escrever

67
Q

Na vida cotidiana, também aprendemos a nos comportar em diferentes situações sociais, dada a nossa ____ de generalização no aprendizado de regras e normas sociais.

A

capacidade

68
Q

BEHAVIORISMO: SUA APLICAÇÃO

Uma área de aplicação dos conceitos apresentados tem sido a ______.

A

Educação

69
Q

São conhecidos os métodos de ensino programado, o controle e a organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma
____ de ensino.

A

tecnologia

70
Q

BEHAVIORISMO: SUA APLICAÇÃO

Uma área de aplicação dos conceitos apresentados tem sido a ______.

A

Educação

71
Q

São conhecidos os métodos de ensino programado, o controle e a organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma
____ de ensino.

A

tecnologia

72
Q

Entretanto, outras áreas também têm recebido a contribuição das técnicas e conceitos desenvolvidos pelo Behaviorismo, como a de treinamento de empresas, a clínica psicológica, o trabalho ____ de
crianças excepcionais, a publicidade e outras mais. No Brasil, talvez a área clínica seja, hoje, a que mais utiliza os conhecimentos do Behaviorismo.

A

educativo

73
Q

Na verdade, a Análise Experimental do Comportamento pode nos ____ a descrever nossos comportamentos em qualquer situação, ajudando-nos a modificá-los.

A

auxiliar