MedLAB em Pneumologia e Cardiologia (M5 - M6) Flashcards

1
Q

Em caso de uso de heparina não fracionada de alto peso molecular (liquemine®, heparina®, heparin®), é recomendado a monitorização laboratorial para avaliar a dose do medicamento para tratamento da TEP (tromboembolia pulmonar). Qual exame é utilizado e qual é o alvo terapêutico?

A

Exame: TTPa (Tempo de Tromboplastina Plasmática ativada);

Alvo terapêutico: elevação de 1,5 a 2,5 vezes dos níveis séricos de TTPa basais do paciente (antes de usar o medicamento).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Em relação ao laboratório na análise do líquido pleural, quais são os critérios de Light que favorecem exsudato no derrame pleural?

A

Critérios de Light:
● proteína pleural / proteína plasmática > 0,5;
● DHL pleural / DHL plasmático > 0,6;
● DHL pleural > 200 UI.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Em relação ao laboratório na análise do líquido pleural, que achados físico-químicos no exame são sugestivos de empiema pleural?

A

● pH < 7,0;
● glicose < 30mg/dL.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Aspirado o líquido pleural, que dosagem bioquímica deve ser solicitada no líquido pleural e que aumentada possui boa sensibilidade e relativa especificidade para Tuberculose?

A

ADA (Adenosina Deaminase) > 60 UI/L

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Essa apoproteína tem a mesma estrutura do
plasminogênio, portanto se liga aos receptores do plasminogênio e inibe-os
competitivamente; como o plasminogênio é responsável por degradar os trombos, essa inibição impede a trombólise. Com a trombose favorecida, são favorecidos tanto a doença aterosclerótica quanto a doença tromboembólica. Então, possui efeito pró trombótico quando aumentada e que costuma não responder ao tratamento com estatinas e nem com resinas, mas parece responder aos fibratos. Que apoproteína é esta?

A

APO(a)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual exame de laboratório é muito utilizado para monitorar a heparinização durante a Circulação Extracorpórea (CEC)?

A

Tempo de Coagulação Ativado (TCA)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Em caso de uso de anticoagulantes orais, derivados da cumarina (warfarin®, marcoumar®, marevan©), é recomendado a monitorização laboratorial para avaliar a dose do medicamento para tratamento da TEP (tromboembolia pulmonar). Qual exame é utilizado e qual é o alvo terapêutico?

A

Exame: TP/TAP (Tempo e Atividade de Protrombina);

Alvo terapêutico: elevação de 1,5 a 2,5 vezes dos níveis séricos basais do paciente (antes de usar o medicamento).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Um paciente do sexo masculino, 60 anos de idade, tabagista, com quadro de DPOC grave, chega a emergência com dor torácica, dor pleurítica, dispneia, taquipneia, tosse, hemoptise /hemoptóicos, taquicardia, febre e cianose. No diagnóstico de tromboembolia pulmonar, o laboratorio pode ajudar com um exame de excelente valor preditivo negativo, porém com valor preditivo positivo menor. Qual é este exame laboratorial que pode ser usado para descartar TEP (tromboembolia pulmonar)?

A

Dosagem do D-dímero

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Em relação ao uso de terapia personalizada para o adenocarcinoma de pulmão (terapia alvo complementar à cirurgia), temos um alvo já utilizado há alguns anos (inclusive usado no perfil de biópsia líquida para tumores de pulmão) e há dois anos descobriu-se uma mutação que forma um oncogene que também tornou-se um alvo para a terapia complementar de câncer de pulmão. Qual é este alvo já utilizado há tempos e qual é este oncogene de fusão?

A

Alvo: EGFR

Oncogene: EML4-ALK

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Paciente do sexo feminino apresentando hipertensão arterial sistêmica com obesidade central, fácies em lua cheia, pletora, fraqueza muscular, cansaço fácil, hirsutismo, estrias abdominais e distúrbios emocionais. Na suspeita clínica de HAS secundária à síndrome de Cushing, quais exames devem ser solicitados?

A

ritmo do cortisol e cortisol pós dexametasona*

*entre as 7 e as 9 horas, após o uso de 1 mg de dexametasona às 23 horas do dia anterior (teste de supressão).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Paciente do sexo masculino, 40 anos de idade, em avaliação de uma hipertensão arterial, associado com história de litíase renal de repetição, osteoporose depressão, letargia e fraqueza muscular. Na suspeita clínica de HAS secundária a hiperparatireoidismo, quais exames devem ser solicitados?

A

dosagem de cálcio sérico* e
PTH**

O diagnóstico laboratorial baseia-se na:
*elevação do cálcio no soro (> 10,4 mg/dL);
**elevação do hormônio da paratireóide (PTH).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em relação ao diagnóstico da febre (cardite) reumática, as diretrizes da OMS estabeleceram para diagnóstico: duas manifestações maiores e evidência de infecção prévia por estreptococo do grupo A (em um período de 3 semanas antes dos sintomas) ou uma manifestação maior e duas manifestações menores e evidência de infecção prévia por estreptococo do grupo A (em um período de 3 semanas antes dos sintomas). Em relação ao laboratório no auxilio diagnóstico desta enfermidade, quais os exames fazem parte dos critérios menores de Jones e qual auxilia na evidência de infecção prévia do estreptococo do grupo A?

A

Exames: VHS ≥ 30 mm/h ou PCR ≥ 30 mg/L;

Evidência: ASO (Antiestreptolisina O), no qual o título normal é: <240 UI em adultos e <333 UI em crianças;

Critérios Maiores de Jones para o Diagnóstico de Febre Reumática: cardite, artrite, Coreia de Sydenham, eritema marginado e nódulos subcutâneos;

Critérios Menores de Jones para o Diagnóstico de Febre Reumática: febre, artralgia e elevação de marcadores de fase aguda (VHS e PCR).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, que exames devem ser solicitados e analisados na avaliação inicial de rotina para o paciente hipertenso?

A

Creatinina sérica;
Lipidograma ou Perfil lipídico*
EAS (urina tipo I);
Glicemia de jejum;
Ácido úrico sérico;
Potássio sérico;

*(colesterol total, HDL, LDL e TG).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Além dos exames solicitados na avaliação rotineira de hipertensos, o que deve ser complementado no laboratório em caso de paciente hipertenso diabético?

A

HbA1c (hemoglobina glicada);
Microalbuminúria;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Paciente do sexo feminino, 40 anos de idade, em avaliação de uma hipertensão arterial resistente ao tratamento, acompanhada de hipocalemia e nódulo na suprarrenal. Na suspeita clínica de HAS secundária à síndrome de Conn (hiperaldosteronismo primário), quais exames devem ser solicitados?

A

renina e angiotensina plasmáticas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Diante de um paciente com febre, mal-estar, gânglios aumentados e dolorosos, vermelhidão, inchaço nos olhos e aumento do fígado e do baço, para avaliarmos a hipótese de Doença de Chagas (fase aguda), qual(is) exame(s) com a maior sensibilidade solicitar?

A

PCR em tempo real para D. de Chagas (T. cruzi)

17
Q

Diante de um paciente com sinais de dificuldade de engolir, regurgitação de alimentos, fraqueza, falta de ar, inchaço nas pernas e bloqueio de ramo direito no ECG, para avaliarmos a hipótese de Doença de Chagas (fase crônica), qual(is) exame(s) solicitar?

A

2 exames sorológicos entre as opções: ELISA para D. de Chagas, Imunofluorescência Indireta para Chagas (IFI TA) e Hemaglutinação para T. cruzi.

18
Q

Em relação ao laboratório na dengue, responda:

a) qual exame de laboratório deve ser solicitado até o 5° dia da doença para auxílio diagnóstico?

b) que exame de rotina deve ser solicitado no controle laboratorial da evolução da dengue para a forma hemorrágica (por vezes diariamente)? Cite os achados que são pistas para dengue hemorrágica.

A

a) NS1 antígeno;

b) Hemograma. Hemoconcentração (> 20% do basal) e Plaquetopenia (<100.000/mm3).

19
Q

Em relação ao exame do Perfil Lipídico, que alterações são consideradas como dislipidemias frequentemente associadas ao Diabetes Mellitus (fazendo parte dos fatores de riscos), a Síndrome Metabólica e participam da gênese da Ateroesclerose?

A

Aumentado(s): LDL (hipercolesterolemia), VLDL, colesterol total, triglicerídeos (hipertrigliceridemia);

Diminuído: HDL.

20
Q

Na suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), tomar medidas diagnósticas é necessário para confirmação da hipótese. Segundo trabalhos recentes, dentre os disponíveis comercialmente, qual o marcador que, por meio do estudo das enzimas, hoje, deve ser solicitado para obter maior especificidade de injúria isquêmica do miocárdio, sendo a mais específica para lesões do músculo cardíaco?

A

Troponina I

21
Q

Dentre os últimos avanços tecnológicos, temos as tentativas de melhorar a sensibilidade dos marcadores laboratoriais de isquemia miocárdica. Um dos últimos a serem lançados, melhorou muito a sensibilidade, mas como era de esperar, diminuiu a especificidade. Estudos propõem o uso destes novos marcadores pelo seu excepcional valor preditivo negativo, com um tema: “Janela de 1 hora para excluir o IAM”. De qual marcador se trata?

A

Troponina Ultrassensível

22
Q

Que substância pode ser avaliada em um paciente com IAM e que, além de auxilio diagnóstico, tem sido utilizado com fator prognóstico e pode ser utilizada também para avaliar Insuficiência Cardiaca Congestiva e sua resposta ao cardiotônico?

A

NT-proBNP (equivalente ao BNP)

23
Q

Qual é o marcador enzimático laboratorial que está em uso há muito tempo, do qual temos mais informações disponíveis para avaliarmos, e que ainda poderia apresentar uma boa utilidade para o diagnóstico do IAM, sendo ainda utilizado em nosso meio, embora já desaconselhada por parte da literatura?

A

CK-MB massa (creatinofosfoquinase, fração MB)

24
Q

Para avaliar a gravidade do quadro pulmonar, usando o PSI (Pneumonia Severity Index), na segunda etapa de avaliação de gravidade, quais exames temos que solicitar para calculá-la?

A
  • Gasometria arterial (PaO2 e pH);
  • Glicemia (Glicose).
  • Hemograma (Hematócrito);
  • Uréia;
  • Sódio;
25
Q

Qual achado laboratorial faz parte dos Critérios Menores de Diagnóstico de Pneumonia?

A

Leucocitose > 12.000 / mm3

*Critérios Maiores de Diagnóstico de Pneumonia: tosse, expectoração e febre;

**Critérios Menores de Diagnóstico de Pneumonia: dor, dispneia, ruídos adventícios presentes, alteração do estado mental, RX com infiltrado novo ou progressivo e leucocitose > 12k / mm3.

26
Q

Paciente apresentando nos últimos 4 meses tosse com expectoração de sangue, febre e suor noturno, palidez, cansaço e perda de apetite. Em suspeita de tuberculose
pulmonar, no inicio da investigação, usamos um método barato, apesar de baixa sensibilidade (1). Apesar disso, existe um método clássico que aumenta muito a sensibilidade do anterior, sendo, porém, mais demorado (até 30-60 dias) para obtenção do resultado (2). Com o avanço tecnológico, foi possível desenvolver um método laboratorial com mais sensibilidade e com muita rapidez (embora mais caro) para detectar a Mycobacterium tuberculosis e, inclusive, identificar a resistência a Rifampicina (3).

A

(1) Pesquisa de BAAR (Baciloscopia pelo Ziehl Neelson);

(2) Cultura para Mycobacterium tuberculosis;

(3) TRM-TB.

27
Q

Para o diagnóstico laboratorial da Covid-19, qual exame de laboratorial deve ser solicitado, principalmente até o 5° dia da doença?

A

PCR em tempo real para Covid-19 em swab de nasofaringe

28
Q

Para avaliação laboratorial de gravidade na evolução da Covid-19, quais exames devem ser solicitados?

A

Hemograma, creatinina, creatinoquinase (CK), ferritina…