Parte Especial Flashcards
(186 cards)
Crime de __________: EXIGIR, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em __________, VANTAGEM indevida.
Concussão. Razão dela.
Se o __________ se utiliza de violência ou grave ameaça para exigir a vantagem indevida, ele deve responder pelo crime de __________ e não por concussão.
Extorsão. Funcionário público.
Crime de __________: SOLICITAR ou RECEBER, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, VANTAGEM indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. Incide __________ se o funcionário retarda ou deixa de praticar ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional. Se o agente o faz cedendo A PEDIDO ou influência de outrem: crime de __________.
Corrupção passiva. Majorante. Corrupção passiva privilegiada.
Crime de _________: RETARDAR ou DEIXAR de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou SENTIMENTO pessoal.
Prevaricação.
Crime de _________: deixar o funcionário, por INDULGÊNCIA, de RESPONSABILIZAR subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente.
Condescendência criminosa.
Crime de _________: PATROCINAR, direta ou indiretamente, interesse PRIVADO perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário.
Advocacia administrativa.
Crime de _________: Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor OU QUALQUER OUTRO BEM
MÓVEL, público OU PARTICULAR, de que tem a posse em razão do cargo; se desviá-lo, crime de __________. Crime de _________: se o funcionário embora NÃO TENDO A POSSE, o subtrai, OU CONCORRE PARA QUE SEJA SUBTRAÍDO, em proveito próprio OU ALHEIO, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.
Peculato apropriação. Peculato desvio. Peculato furto.
No crime de peculato __________, a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, __________; se lhe é posterior, __________.
Culposo. Extingue a punibilidade. Reduz de metade a pena imposta.
O condenado por crime contra a Administração terá a progressão de regime do cumprimento da pena condicionada __________.
À reparação do dano que causou, ou à devolução do produto do ilícito praticado, com os acréscimos legais
O peculato de uso não é conduta típica do CP, mas o é com relação a prefeitos, na legislação específica.
CERTO.
Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora _________ ou sem __________, exerce cargo, emprego ou função pública. Incide __________ se for ocupante de cargos em comissão ou de função de direção ou assessoramento da administração direta, SEM, EP ou fundação instituída pelo poder público.
Transitoriamente ou sem remuneração. Majorante.
Crime de __________: o funcionário exige __________ ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio __________ ou gravoso, que a lei não autoriza. Incide __________ se o funcionário desvia, em proveito próprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres públicos.
Excesso de exação. Tributo. Vexatório. Modalidade qualificada.
O CP prevê os crimes de abandono de função, bem como o de exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado, ambos cometidos por funcionário público. Já o crime de usurpação de função pública é cometido por particular.
CERTO.
Crime de _________: SOLICITAR, EXIGIR, cobrar ou obter, para si ou para outrem, VANTAGEM ou promessa de vantagem, A PRETEXTO de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função. Incide __________ se o agente aduz que a vantagem é também destinada ao funcionário.
Tráfico de Influência (venditio fumi - venda da fumaça). Majorante.
Crime de _________: ACUSAR-SE, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem.
Autoacusação falsa.
Crime de _________: provocar a AÇÃO de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que SABE não se ter verificado.
Comunicação falsa de crime ou de contravenção.
Crime de _________: DAR CAUSA à instauração de IPL, de PIC, de processo judicial, de PAD, de ICP ou de AIA contra alguém, imputando-lhe crime, infração ético-disciplinar ou ato ímprobo de que o SABE INOCENTE. Incide __________ se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto. Incide __________ se a imputação é de prática de contravenção.
Denunciação caluniosa. Majorante. Minorante.
Crime de _________: fazer afirmação falsa, ou negar OU CALAR a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral. Se, antes da sentença no processo em que ocorreu o ilícito, o agente se retrata ou declara a verdade. o fato __________.
Falso testemunho ou falsa perícia. Deixa de ser punível.
Crime de _________: dar, oferecer ou prometer dinheiro OU qualquer OUTRA VANTAGEM a testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete, para fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade em depoimento, perícia, cálculos, tradução ou interpretação.
Corrupção ativa de testemunha ou perito.
Crime de __________: usar de VIOLÊNCIA OU grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral. Incide __________ se o processo envolver crime contra a dignidade sexual.
Coação no curso do processo. Majorante.
Exercício arbitrário das próprias razões
Crime de: __________ inovar, artificiosamente, na pendência de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito. Incide __________ se a intenção é produzir efeito em __________.
Fraude processual. Majorante. Processo penal.
Crime de __________ (previsto na Lei de Falências): praticar, antes ou depois da sentença que decretar a falência, conceder a recuperação judicial ou homologar a recuperação extrajudicial, ato fraudulento de que resulte ou possa resultar prejuízo aos credores, com o fim de obter ou assegurar vantagem indevida para si ou para outrem. Prevê majorantes e um privilégio no caso de __________.
Fraude a credores. Falência de ME e EPP que não tenham conduta habitual em tal sentido.
O crime de fraude à execução (fraudar execução, alienando, desviando, destruindo ou danificando bens, ou simulando dívidas) é crime previsto no CP.
CERTO.