PNEUMOINTENSIVISMO Flashcards
(70 cards)
fale a definicao e as casas de insuficiencia respiratoria aguda
fale os 2 tipos de insuficiecnia respiratoria aguda
O PH deve estar acidotico, pois se estiver normal mostra uma hipoventilacao conica, pois ja deu para o bicarbonato se alterar.
Essa divisão de tipo 1 e tipo 2 é mais didática, na pratica fica difícil de diferenciar e o paciente pode ter os 2 tipos de insuficiências ou ate mesmo pode chegar em insuficiência tipo 1 e evoluir para tipo 2 devido a falência respiratória. Mas quando conseguimos dividir e bom para abrimos o leque diagnostico.
HIPOXEMICA: gradiente alveolo capilar e aumentado pois a troca esta prejudicada muitas vezes pela membrana alveolo capiilar
HIPERCAPNIA: o problema e na ventilacao, ou seja entra pouco, mas o que entra troca, e sai pouco, isso faz com que o PCO2 fica maior.
fale o que aumentaa e o que diminui a avidez da hemoglobina por oxigenio
fale de maneira geral as causas de iinsuficiencia respiratoria aguda tipo I
fale o que sao zonas de west e o que significam
Apice mais ventilado que perfundio e base mais perfundida que ventilada. Apesar de desbalanco regional eu espero que ventilacao e perfusao de forma geral sejam semelhantes.
quais as principais doencas do disturbio V/Q
ou seja, ventilacao, perfusao ou troca prejudicada
quais os 2 disturbios V/Q
espaco morto e shunt
explique o que e o efeito shunt
B.Shunt (preenchimento do alvéolo com materiais como sangue, coleção, inflamação que pode causar colapso desse alvéolo ou PNM, ATALECTASIA, proteinose alveolar do RN que e a SARA do RN) passando sangue do coração direito pro esquerdo sem adicionar O2 (classicamente ocorrendo na ma formações cardiogênicas). Aqui temos o efeito SHUNT onde a ventilação esta prejudicada no entanto a perfusão esta preservada (sendo efeito sshunt pois mesmo que ppreenchido o alvéolo consegue trocar um pouco de gas, diferente no SHUNT completo) (EX.preenchimento alveolar, inflamação, agua, colapso, outros materiais, EAP…).
NO EFEITO SHUNT NÃO ADIANTA AUMENTAR FIO2 (no entanto quase todos os pacientes melhoram quando damos oxigênio pois quase todos estão sendo acometido por ambas as fisiopatologias)
explique o que e o efeito espaco morto
A.Espaço morto: Ventilaçao esta presente no entanto a perfusão não (EX. TEP) (OBS: Nosso corpo em situações fisiológicas já tem espaços mortos comumente, lugares onde são mais ventilados e lugares que são menos perfundidos) (diferença de efeito espaço morto para espaço morto e que no efeito espaço morto, por exemplo no TEP, e que apesar de ter um vao que não esta perfundindo existe outros vasos que perfundem, diferente de um espaço morto real que não tem nada para realizar a troca) (Apice tem menor perfusão como se fosse espaços mortos e na base tem melhor perfusão e boa ventilação)
O aumento de aporte de O2 no efeito shunt e efeitvo?
nao pois o problema e que o sangue nao passa na zona de perfusao, nao sendo entao efetivo. PROBLEMA DE VENTILACAO
qual o mecanismo compensatorio do efeito shunt??
adianta darmos O2 no quando o mecanismo hipoxemico e espaco morto?
Aqui adianta darmos O2, pois vou amentar a oxigenacao das areas que estao perfundida.
quais as causas fisiopatologicas para isuficiencia respiratoria hipercapnica
diminuição do volume minuto por redução da FR (na maioria das vezes por drogas, mas também por qualquer coisa que mude o drive respiratório, alguns exemplos como tumor de SNC, ritmmos respiratórios alterados e etc.) e alteração do volume corrente (podendo ser pq estamos dando pouco volume, limitação da caixa torácica como tórax instável, limitação de expansibilidade ou até mesmo limitação do neuromuscular como miastenia grave).
E importante lembrar do espaço morto também
ISSO TUDO LEVA A AUMENTO DE CO2
cite causas que geram insuficiencia respiratoria hipercapnica
fale como e o grafico respiratorio de kusmall e para que ele serve
Mais comum o de kusmal em pacientes acidoticos, onde eles puxam mais e soltam mais para gerar maior volume corrente e lavar o CO2.
fale como e o ritmo respiratorio de chyne stokes e qual a patologia relacionada
como e o ritmo respiratorio de biot e quais as patologias relacionada
doencas que acometem o tronco, principalmente se herniacao.
sobre cateter nasal:
qual a indicacao?
quantos l/min podemos ofertar?
quanto de Fio2 estamos ofertando?
Paciente so tolera no maximo 6 litros por minuto, por isso so fazer em hipoxemia leve, alem disso ele aumenta em 3-4% FiO2 a cada litro que voce da de oxigenio.
quanto ofertamo de Fio2 em uma mascara simples?
Em media Fio2 de 60%
sobre a mascara de venturi, qual sua vantagem? quando utilizamos? e quando de Fio2 estamos ofertando?
Aqui conseguimmos de acordo com a cor que usamos saber exatamente quando de O2 estamos dando e devido a isso conseguimos desmamar com mais seguranca, mais indicado para pacientes com hipoxemia pura. Ou seja aqueles que nao precisam de uma pressao positiva mas que precisam de uma saturacao mais alta.
sobre a mascara nao reinalante, quanto de o2 vvamos ofertar?
sobre a ventilacao bolsa valvula mascara, quando vamos utilizar? e qual sua vantagem? Quant de Fio2 ela oferta?
Mais utilizado em pacientes que pperderam o drive, ou situacoes de parada cardiaca. Tambem oferta algo proximo a 100%
Alto fluxo e alta cncentracao de oxigenio alem da vantagem de fazer umma pressao positiva, fato que pode abrir por exemplo uma atelectasia.
E umma terapia ponte
sobre o cateter de alto fluxo de O2, quando ppodemos utilizado, quanto de Fio2 ele fornece, qual seus beneficios e que cuidados temos que ter caso o paciente fique desconfortavel quando estiver usando o cateter?
cateter que tem uma pressão que exerce quase como se fosse uma PEEP, um paciente com CNAF com a boca fechada consegue alcançar uma PEEP de 5-7cm H20, tendo entao um mecanismo que diminui espaço morto. Definimos nele a FI02 que pode ir de 21-100%, o fluxo de oxigênio(e alto fluxo estando quase sempre acima de 15l e podendo chegar ate 60) e a temperatura, pois sua base esta ligado a uma base com soro fisiológico aquecido, e essa base deve estar de 1-2 graus celsios a baixo da temperatura do paciente, caso acabe a agua a sensação de calor e ressecamento no nariz do paciente e muito grande. (quanto mais alto o fluxo do cateter mais rápido evapora agua, entao sempre repor agua do reservatório, e se estiver evaporando muito rápido devemos diminuir oo fluxo).
Como paciente tem altos fluxos acaba fazendo pressao ppositiva e isso pode fazer com que tire efeitos shunts.
Sempre que paciente comm desconforto em uso de cateter nasal de alto fluxo, vamos ver se o fluxo nao esta muito alto, ou sej ja acabou a agua aquecida do reservatorio.
quando o paciente com cateter de alt fluxo estiver desconfortavel o que podemos fazer?
Sempre que paciente comm desconforto em uso de cateter nasal de alto fluxo, vamos ver se o fluxo nao esta muito alto, ou sej ja acabou a agua aquecida do reservatorio.