PROCESSUAL CIVIL Flashcards
(47 cards)
CERTO OU ERRADO?
O devido processo legal se divide em dois aspectos: Formal (trata da observância da lei) e Substantivo (razoabilidade e proporcionalidade)
CERTO.
“Começa por Iniciativa da parte”
INQUISITIVO OU DISPOSITIVO ?
DISPOSITIVO
“se desenvolve por impulso oficial”
INQUISITIVO OU DISPOSITIVO?
INQUISITIVO
Princípio da INEVITABILIDADE ou INAFASTABILIDADE DA ATUAÇÃO JURISDICIONAL?
“Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito”
INAFASTABILIDADE DA ATUAÇÃO JURISDICIONAL OU DO CONTROLE JURISDICIONAL OU DA INDECLINABILIDADE.
“venire contra factum proprium” (comportamento contraditório é vedado), viola o princípio da boa fé subjetiva.
ERRADO.
Boa fé OBJETIVA
CERTO OU ERRADO?
O juiz NÃO pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, salvo se tratar de matéria sobre a qual deva decidir de ofício.
ERRADO.
…“AINDA QUE se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício”
CERTO OU ERRADO?
Todas as decisões do poder judiciário devem ser fundamentadas, sob pena de ineficácia.
ERRADA.
Deverm ser fundamentadas sob pena de NULIDADE.
CERTO OU ERRADO?
Os juizes e os tribunais atenderão obrigatoriamente a ordem cronológica de conclusão para proferir sentença ou acórdão.
ERRADO.
Atenderão, preferencialmente a ordem cronológica .
Certo ou Errado?
Na denunciação da lide, procedente o pedido da ação principal, pode o autor, se for o caso, requerer o cumprimento da sentença também contra o denunciado, nos limites da condenação deste na ação regressiva
CERTO.
CERTO OU ERRADO?
Feita a denunciação pelo autor, o denunciado poderá assumir a posição de assistente do denunciante, não podendo acrescentar novos argumentos à petição inicial.
ERRRADO,
Pode acrescentar novos argumentos .
Certo ou Errado?
Admite-se até 04 denunciações sucessivas, promovidas pelo denunciado, contra seu antecessor imediato na cadeia dominial ou quem seja responsável por indenizá-lo, não podendo o denunciado sucessivo promover nova denunciação e assim por diante, hipótese em que eventual direito de regresso será exercido por ação autônoma.
Errado.
Admite-se apenas uma denunciação sucessiva.
C/E
Feita a citação, é defeso/proibido ao autor modificar o pedido, ou a causa de pedir, sem o consentimento do réu, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituições permitidas por lei. Essa regra consagra o princípio da estabilidade do processo.
CORRETO.
Como regra geral, o juiz que colheu prova oral em audiência fica vinculado ao julgamento do processo. Esta norma refere-se ao princípio da identidade física do juiz ou do juiz natural ?
identidade física do juiz
O princípio da identidade física do juiz permite que o juiz proceda direta e pessoalmente à colheita das provas na audiência.
ERRADO,
É o princípio da imediação, que permite ao magistrado o contato direto no momento de sua produção (próximo) com a prova, especificamente a prova produzida oralmente em audiência (depoimento pessoa, interrogatório, testemunhas).
Qual princípio?
Justiça Natural ou Relatividade?
Necessidade de correspondência entre a sentença e o pedido, como garantia da ampla defesa, pois não pode haver julgamento extra ou ultra petita, isto é, fora ou além do pedido.
Princípio da Relatividade.
O princípio jura novit curia (juiz conhece o direito) é vinculado à teoria da substanciação.
CORRETO.
Essa teoria consiste em que, na ação, deve constar não somente a causa de pedir próxima, mas também a causa de pedir remota,
A inobservância pelo juízo da causa de pedir deduzida na exordial implica vulneração ao princípio da correlação.
VERDADE
C/E
Sobre o princípio do duplo grau de jurisdição, é correto afirmar que não é garantia constitucional expressa na Carta Magna, pelo que é perfeitamente possível a edição de lei ordinária que venha suprimir algum recurso previsto no sistema.
CERTO.
C/E
Com a modernização do processo civil, voltada, sobretudo, para a reaproximação entre direito material e processual, decorrência do movimento do acesso à justiça, o princípio dispositivo ganhou novos contornos, sendo permitido ao juiz determinar, de ofício, a produção de provas, mesmo que sejam determinantes para o resultado da causa.
CERTO
A expedição de carta de ordem para que o Juiz de Primeiro Grau cumpra determinado ato é exceção ao princípio:
A-da demanda.
B- da indeclinabilidade.
C- da indelegabilidade.
D- da inércia.
E -do duplo grau.
C- da indelegabilidade.
O exercício da função jurisdicional não pode ser delegado. Essa vedação se aplica integralmente no caso do poder decisório . Há porém hipóteses em que se autoriza a delegação de outros poderes jurisdicionais, como: o poder instrutório, o poder diretivo do processo e o poder de execução das decisões
C/E
O Direito Processual Civil possui natureza de Direito privado e possui interrelacionamento com o Direito constitucional muito bem expresso no capítulo III, da Constituição Federal que trata do Poder Judiciário.
ERRADO.
O Direito Processual Civil como ramo do Direito PÚBLICO, regulado em vários dispositivos da Constituição Federal e, conforme explicita o art. 1º do CPC, deve ser “ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil.
O Princípio da inevitabilidade diz respeito à vinculação obrigatória das partes ao processo, que passam a integrar a relação processual em um estado de sujeição aos efeitos da decisão jurisdicional.
CORRETO.
C/E
O princípio da boa-fé objetiva proíbe que a parte assuma comportamentos contraditórios no desenvolvimento da relação processual, o que resulta na vedação do venire contra factum proprium, aplicável também ao direito processual.
CORRETO.
Os princípios da segurança jurídica e da boa-fé objetiva, bem como a vedação ao comportamento contraditório (venire contra factum proprium), impedem que a parte, após praticar ato em determinado sentido, venha a adotar comportamento posterior e contraditório
Um juiz, numa demanda acerca de indenização por dano moral, ao chegar ao momento de produção de provas, indefere o pedido da parte autora para a devida produção, determinando julgamento antecipado da lide. Posteriormente, acaba indeferindo o pleito sob o argumento de falta de provas. No novo sistema processual civil brasileiro, baseado na boa fé objetiva, essa situação caracteriza:
A) surpressio, renúncia tácita a um direito.
B) exceptio doli, boa-fé utilizada como defesa nesse caso.
C) venire contra factum proprium, também aplicável ao órgão jurisdicional.
D) tu quoque, utilização de uma norma já violada pela parte.
C) venire contra factum proprium, também aplicável ao órgão jurisdicional.
Veda o comportamento contraditório, inesperado, que causa surpresa na outra parte.