PS1 Flashcards
(108 cards)
A emissão de GTA para movimentação de bovinos e bubalinos oriundos de UF ou região onde a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória, deve considerar os seguintes requisitos:
I - o estabelecimento rural onde estão os animais está em acordo com as regras descritas nesta Instrução Normativa;
animais tuberculosos infectados há menos …. podem não responder aos testes tuberculínicos;
40 dias
as tuberculinas precisam ser mantidas sob refrigeração de
(2º a 8º C), evitando-se o seu congelamento;
Animais oriundos de estados classificados como risco muito baixo ou risco desprezível para brucelose ficam dispensados dos exames referidos no caput, exceto
para reprodução.
Eventualmente, o homem com tuberculose causada pelo M. bovis pode ser
fonte de infecção para os rebanhos.
Em um animal infectado, o M. bovis é eliminado…
pelo ar expirado, pelas fezes e urina, pelo leite e outros fluidos corporais, dependendo dos órgãos afetados
A eliminação do M. bovis tem início
antes do aparecimento dos sinais clínicos.
as fêmeas que estiverem no período compreendido entre … dias antes e … dias depois do parto, não devem ser submetidas ao teste tuberculínico, pois podem apresentar-se menos reativas nesse período.
15 …15
novo teste tuberculínico só deverá ser realizado após um período mínimo de
60 dias;
a intensidade da reação alérgica à tuberculina não é …. à evolução da doença no organismo do animal;
proporcional
um único teste tuberculínico não garante
ausência de infecção;
observação cuidadosa do rebanho, de preferência após movimentação, pode permitir a individualização de animais com os seguintes sintomas de tuberculose:
tosse crônica, dificuldade respiratória, problemas digestivos e timpanismo, claudicação; sinais clínicos que podem estar presentes em animais anérgicos à tuberculinização;
na anamnese de rebanhos infectados com tuberculose deve ser levada em consideração a possível existência de portadores da infecção entre
os tratadores, os gatos e cães da propriedade;
A generalização da infecção por tuberculose pode assumir duas formas:
miliar e protraída
…. quando a generalização da tuberculose ocorre de maneira abrupta e maciça, com entrada de um grande número de bacilos na circulação;
miliar
….. quando a infeccção generalizada por tuberculose mais comum, que se dá por via linfática ou sanguínea, acometendo o próprio pulmão, linfonodos, fígado, baço, úbere, ossos, rins, sistema nervoso central, disseminando-se por, praticamente, todos os tecidos
protraída
É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de……, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19).
três a oito meses
O diagnóstico alérgico-cutâneo com tuberculina é o instrumento básico para programas de controle e erradicação da tuberculose bovina em todo o mundo. Pode revelar infecções incipientes a partir de
3 a 8 semanas da exposição ao Mycobacterium, alcançando boa sensibilidade e especificidade e sendo considerado pela OIE como técnica de referência.
As bactérias do gênero Brucella são parasitas intracelulares ……, com capacidade de se multiplicar e sobreviver dentro de macrófagos.
facultativos
O Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) fundamenta-se em informações científicas atualizadas e diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Parágrafo único. Para fins desta Instrução Normativa, consideram-se as seguintes definições, além daquelas descritas no…
Código Sanitário para Animais Terrestres da OIE e nos manuais e plano de vigilância para febre aftosa disponibilizados no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
No Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), o pH acidificado da mistura soro-antígeno …. a aglutinação do antígeno pelas IgM.
INIBE
Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT)
É preparado com o antígeno na concentração de …, tamponado em pH ácido …. e corado com o Rosa de Bengala.
8%…..3,65
É uma prova qualitativa, pois não indica o título de anticorpos do soro testado. A leitura revela a presença ou a ausência de IgG1. Nas provas clássicas de aglutinação, reagem tanto anticorpos IgM como IgG, enquanto que, nessa prova, reagem somente os isotipos da classe IgG1.
Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT)
O pH acidificado da mistura soro-antígeno inibe a aglutinação do antígeno pelas IgM. O AAT detecta com maior precocidade as infecções ….., sendo, nesse aspecto, superior à prova lenta em tubos.
recentes