Queimadura Flashcards

1
Q

Queimadura térmica

A

Conduta: 1. Afastar o paciente do agente causador ou o agente do paciente; 2. Realizar avaliação primária (Protocolo AT1) e secundária (Protocolo AT2); 3. No politraumatizado grave, tratar primeiro o trauma e os efeitos sistêmicos da queimadura e depois a queimadura; 4. Monitorizar a oximetria de pulso; 5. Manter permeabilidade da via aérea (intubação traqueal se necessário); dar especial atenção para o aspecto geral da face do paciente: cílios, sobrancelhas, pêlos do nariz e condições respiratórias; 6. Administrar oxigênio em alto fl uxo; 7. Nas queimaduras que abranjam mais de 20% da superfície corpórea: • instalar acesso venoso periférico em área não queimada (se não for possível, puncionar em área queimada e considerar IO); • repor volemia com RL e informar o volume infundido ao médico do hospital de destino; 8. Realizar analgesia sempre que possível e sedação se necessário (Protocolos AC37, AC38), via IV ou IO; 9. Expor a área queimada, retirando as roupas que não estejam aderidas; 10. Retirar objetos como anéis, aliança, brincos, pulseiras, relógio, carteira, cinto, desde que não estejam aderidos à pele; 11. Irrigar com SF em abundância, objetivando o resfriamento da área queimada; em seguida cobrir com compressas secas, estéreis e não aderentes; 12. Prevenir a hipotermia, preferencialmente com manta metálica; 13. Estimar a área queimada para informar ao Médico Regulador; 14. Realizar a mobilização cuidadosa e considerar a necessidade de imobilização adequada da coluna cervical, tronco e membros, em prancha longa com alinhamento anatômico, sem atraso para o transporte. 15. Realizar contato com a Regulação Médica para defi nição do encaminhamento e/ou unidade de saúde de destino.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Queimadura térmica

A

Considerar os 3 “S” (Protocolos PE1, PE2, PE3);• Considerar a cinemática do trauma e sempre buscar possíveis lesões associadas, tais como: lesões traumáticas, queimaduras de vias aéreas, inalação de fumaça e resíduos tóxicos;• Não romper ou perfurar bolhas no APH.• Determinação da área queimada pela Regra dos 9

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Queimadura térmica reposição de volume

A

Sobre a reposição de volume em queimaduras com mais de 20% de SCQ:• a reposição de volume precoce e ao longo das 24h iniciais é importante, porém o excesso de fl uido pode promover graves danos;• o acesso venoso e a reposição volêmica devem ser consideradas especialmente se o transporte for demorado e se as condições do paciente exigirem;• há diversas fórmulas para cálculo do volume a ser administrado em 24h que levam em consideração o % de SCQ de 2º e 3º e o peso do paciente. Sugere-se a Fórmula de Parkland para esse cálculo para as 24h e o início da reposição na fase pré-hospitalar:• Metade do volume encontrado será administrado nas primeiras 8h e a segunda metade nas 16h restantes. Para calcular o volume por hora nas primeiras 8h, divida o valor por 8. • O minuto zero deve corresponder ao momento da queimadura e não da chegada do socorrista (que pode ser tardia).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly