Questoes Flashcards

1
Q

Gabarito: letra E

Classificação das Vítimas – (Benjamin Mendelsohn)

Vítima completamente inocente ou vítima ideal: trata-se da vítima completamente estranha à ação do criminoso, não provocando nem colaborando de alguma forma para a realização do delito. Exemplo: uma senhora que tem sua bolsa arrancada pelo bandido na rua.

Vítima de culpabilidade menor ou por ignorância: ocorre quando há um impulso não voluntário ao delito, mas de certa forma existe um grau de culpa que leva essa pessoa à vitimização. Exemplo: um casal de namorados que mantém relação sexual na varanda do vizinho e lá são atacados por ele, por não aceitar esta falta de pudor.

Vítima voluntária ou tão culpada quanto o infrator: ambos podem ser o criminoso ou a vítima. Exemplo: Roleta Russa (um só projétil no tambor do revólver e os contendores giram o tambor até um se matar).

Vítima mais culpada que o infrator: enquadram-se nessa hipótese as vítimas provocadoras, que incitam o autor do crime; as vítimas por imprudência, que ocasionam o acidente por não se controlarem, ainda que haja uma parcela de culpa do autor.

Vítima unicamente culpada: (dentro dessa modalidade, as vítimas são classificadas em: a - Vítima infratora; b - Vítima Simuladora; c - Vítima imaginária)

a - Vítima infratora, ou seja, a pessoa comete um delito e no fim se torna vítima, como ocorre no caso do homicídio por legítima defesa;

b - Vítima Simuladora, que através de uma premeditação irresponsável induz um indivíduo a ser acusado de um delito, gerando, dessa forma, um erro judiciário;

c - Vítima imaginária, que se trata de uma pessoa portadora de um grave transtorno mental que, em decorrência de tal distúrbio leva o judiciário à erro, podendo se passar por vítima de um crime, acusando uma pessoa de ser o autor, sendo que tal delito nunca existiu, ou seja, esse fato não passa de uma imaginação da vítima.

Fonte: Manual Caseiro.

A

Gaba - C

CRIMINALIDADE:

real – quantidade de delitos perpetrados pelos delinquentes
revelada - aqueles que chegaram ao conhecimento do estado

CIFRAS

Negra: crimes desconhecidos “oficialmente”

Cinza: crimes que não prosperam na fase processual

Dourada: crimes de “colarinho branco”

Verde: crimes ambientais

Amarela: crimes cometidos por funcionários públicos

Rosa: crimes com viés homofóbico

Azul: “pequenos” crimes. É o oposto da cifra dourada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly