Quimica Flashcards
(31 cards)
A dissociação ocorre em…
Sais e bases
O que diz a primeira lei da radioatividade e com qual partícula radioativa ela está relacionada?
A primeira lei da radioatividade está relacionada com as partículas alfa, e ela diz que toda vez que essa radiação é emitida, o número de massa do elemento diminui em 4 unidades e o número atômico diminui em 2 unidades, devido à partícula alfa ser constituída por 2 prótons e 2 neutrons
Qual é o motivo da instabilidade nuclear que gera a emissão das partículas alfa?
Excesso de massa
O que diz a 2ª lei da radioatividade e com qual partícula ela se associa?
A segunda lei da radioatividade se relaciona á partícula beta e diz que a cada radiação emitida dessa partícula o número de massa do elemento continua constante, porém seu número atômico aumenta 1 unidade, devido à partícula alfa ser constituída por 1 elétron gerado pelo núcleo
Qual é o motivo da instabilidade nuclear que gera a emissão de partículas beta?
Excesso de nêutrons
Porque o núcleo gera 1 elétron, que posteriormente será a emitido na forma de radiação beta e como isso se relaciona com o aumento do número de prótons?
O núcleo atômico gera 1 elétron a partir do decaimento de 1 nêutron em um próton(quark donw—>quark up), e posteriormente, quando esse elétron for liberado em radiação Beta, o núcleo compensará sua falta com +1 próton
Por que o raio X não é um fenômeno nuclear(proveniente de decaimento nuclear), apesar de se assemelhar a esses fenômenos?
Por que o raio X é basicamente uma emissão elétrons, que são acelerados pelo cátodo(-) e freiados pelo anodo(+)
Qual é a diferença entre partículas elementares e não elementares? Cite exemplos de cada uma dessas partículas
Partículas elementares são aquelas que não são formadas por outras partículas menores, já as não elementares são aquelas que são formadas por estruturas menores. As partículas elementares são: elétron, pósitron, neutrino, quark donw(-1/3) e quark up(+2/3). Já as partículas não elementares são os prótons e nêutrons
Qual é a constituição de um próton e de um nêutron? Mostre também a origem de suas cargas +1 e 0, respectivamente.
O próton é formado por 2 quarks up e 1 quark donw(-1/3+4/3=+1). Já o nêutron é formado por 2 quarks donw e 1 quark up(-2/3+2/3=0)
O que é o positron? E por qual motivo a radiação positron é emitida, apresentado sua consequência no número de massa e no número atômico de determinado elemento.
O positron é a antipartícula do elétron, ou seja, apresenta suas mesmas características, porém com carga oposta(+1). A radiação pósitron é emitida por um núcleo instável com excesso de prótons, e sua emissão não altera o número de massa de determinado elemento, porém diminui 1 unidade no seu numero atômico(número de prótons)
Quais são as duas exceções da distribuição eletrônica?
ns2 nd4(ns1 nd5) e ns2 nd9(ns1 nd10)
No que consiste a diluição??
Diluição é o processo na qual você adiciona mais solvente a uma solução, assim diminuindo sua concentração SEMPRE, porém a massa de soluto continua a mesma
Como calcular o volume/concentração de uma solução através da diluição/evaporacao?? E o volume final?
Volume final = volume inicial + volume acrescentado
Volume inicial • concentração inicial = volume final • concentração final ——>{massa inicial de soluto = massa final de soluto}
ppm(partes por milhão) é uma unidade de..
Massa(mg/kg)
O que mede o tempo de meia-vida?
O tempo em que metade da massa/átomos de uma amostra radioativa sofre decaimento(emissão de radiação) e é perdida—> Processo natural
Qual é a fórmula da concentração comum?
C= m(massa do soluto)/ V(volume da solução)
No moselo atômico atual, o que diz o princípio da incerteza? E o da dualidade? E o da exclusão de pauli? Defina também o conceito de orbital.
Diz que é incerto(não é possível) determinar a posição e a velocidade do elétron ao mesmo tempo. Diz que o elétron possui comportamento dual(ora partícula ora onda). Diz que em cada orbital, há dois elétrons. Orbital é a região ao redor do núcleo onde é certo achar um determinado elétron
O que indica o número quântico principal(n)? E o secundário/azimutal(l)? E o magnético(m)? E o spin(s)?
O nível de energia onde um elétron se encontra(camadas), variando de 1a7 ou KaQ. O subnivel de energia que esse elétron se encontra(s/p/d/f), variando de 0(s) a 3(f). O orbital que esse elétron se encontra(valor do subnivel/2(s-2,p-6,d-10,f-14)), variando de -l a +l. Indica se ele é o primeiro ou o segundo elétron a ocupar o orbital(-1/2 ou +1/2)
Qual as fórmulas da concentração por molaridade(quantidade de matéria)
1) molaridade= n(número de mols)/ V(volume da solução)
2) molaridade= m(massa do soluto)/ M(massa molar do soluto) • V(volume da solução)
!OBS: n = m/ M
3) molaridade= C(concentração comum)/ M(massa molar)
!OBS: C= massa do soluto/ volume da solução
Quais as fórmulas de cálcular o título de massa?
1) T= m(massa do soluto)/ m(massa da solução)
2) T= V(volume do soluto)/ V(volume da solução)
3) C(concentração)= d(densidade) • T(título)
Como calcular a densidade?
1)Dsoluto= m(massa da soluça)/ V(volume da solução)
2)Dsolvente= m(massa do solvente)/ V(volume do solvente)
3)Dsolucao= m(massa da solução)/ V(volume da solução)
Como calcular a entalpia de uma reação através da entalpia de formação de determinadas substâncias? Quanto vale a entalpia de formação de uma substância simples?
Hr= Hf(produto) - Hf(reagente)
A entalpia de formação de uma substância simples vale 0
O que é a entalpia de ligação? Qual o primeiro passo e como calcular a entalpia de reação através da entalpia de ligação de determinadas substâncias?
É a energia necessária para o ROMPIMENTO de uma ligação(A-B —>A+B)(será empresa positiva), ela é o contrário da energia de formação de uma ligação.
Hr= HL(reagente) - HL(produto)
Lembre-se que o primeiro passo é fragmentar as moléculas da reação em ligações, para saber quantas ligações entre cada elemento existe.
Quais são as três regras para calcular a entalpia da reação(global) através da lei de hess?
1º: ao inverter uma equação, o sinal do H(entalpia) também inverte
2º: ao multiplicar/dividir uma equação, o valor do H(entalpia) também multiplica/divide
3º: ao somar os valores do H(entalpia) das reações finais, deverá cortar aquilo que não participa da equação global(opostos da seta e no MESMO ESTADO FÍSICO)