Redes de Computadores Flashcards Preview

Informática > Redes de Computadores > Flashcards

Flashcards in Redes de Computadores Deck (19)
Loading flashcards...
1

Um endereço IP é um identificador único para uma interface de rede de uma máquina.

Possui uma parte que identifica a rede à qual a interface de rede está conectada e outra parte que identifica a máquina dentro dessa rede.

2

Ad-Hoc (sem cabeça):

tipo de rede que não possui um nó ou terminal especial para o qual todas as comunicações convergem e que as encaminha para os respectivos destinos (este terminal é geralmente designado por ponto de acesso). Desta forma, uma Rede de computadores Ad-hoc é aquela na qual todos os terminais funcionam como roteadores, encaminhando de forma comunitária as comunicações advindas de seus terminais vizinhos.

3

Token Ring

é uma topologia lógica utilizada em rede do tipo anel.

4

topologia estrela

topologia de rede física mais utilizada atualmente. Máquinas que estão interligadas por meio de cabos (par trançado) a um equipamento conhecido como switch que provê a distribuição dos pacotes de dados por essa rede.

5

A camada de transporte no modelo TCP/IP apresenta fusão de outras camadas?

não apresenta fusão de outras camadas quando comparada ao modelo OSI.

6

Transmissor, mensagem e receptor são considerados como elementos de

um sistema básico de comunicação de dados.

7

além de serem independentes um do outro, o serviço e o protocolo estão relacionados aos pacotes enviados entre entidades pares em máquinas diferentes?

( conferir essa resposta!!!)
Serviços e Protocolo não relacionam‐se aos pacotes enviados entre entidades pares em máquinas diferentes. Serviço está relacionado às interfaces entre camadas e Protocolos aos pacotes enviados entre entidades pares de máquinas diferentes.

8

Barramento.

serve de caminho de comunicação entre dois ou mais dispositivos, apresentando-se, assim, como um meio de transmissão compartilhado.

9

à abrangência das redes remotas

Conferir !? REDES REMOTAS- A rede de longa distância ou remota (WAN - Wide Area Network) consiste normalmente na conexão de duas ou mais redes locais, geralmente em uma área geográfica ampla.

10

ISP (Internet Service Provider – Provedor de acesso à Internet)

responsável por nos fornecer um IP válido para navegar na Internet (sim, nossas máquinas terão dois IPs, uma para que sejam identificados na nossa rede, isso caso você tenha mais de uma máquina na sua casa e outro que é atribuído ao modem para navegação na Internet).

11

NAT (Network Address Translatiom – tradução do endereço de rede).

protocolo capaz de realizar a tradução de endereços IP dos computadores da rede local, garantido a eles transparência no acesso compartilhado à Internet.

12

protocolos:

1) HTTP
2) DNS
3) DHCP
4) SSH

protocolos:

1) HTTP - é o protocolo usado para acessar páginas da Internet (web) sem segurança;

2) DNS - converte um URL em seu respectivo IP e vice-versa/

3) DHCP - responsável por passar parâmetros de configuração, entre eles o endereço IP, para computadores de uma rede;

4) SSH - protocolo para conexão remota a outra máquina com criptografia (é seguro)

13

switch.

equipamento que conecta vários computadores em uma Local Area Network ? LAN, de forma que os dados vindos do computador de origem somente sejam repassados por esse equipamento ao computador de destino e não a todos os computadores da rede.

14

1- modem.

2- firewall.

3- hub.

4- backbone.

1) Equipamento necessário para fazer uma conexão à Internet, com o papel de modular e demodular os dados entre a máquina do usuário e do provedor e vice-versa;

2) Hardware e software ou apenas software que filtra as conexões de entrada e saída de uma máquina, visando impedir conexões indevidas;

3) O hub permite interligar vários computadores. Não “filtra” a máquina para a qual será enviada a informação, enviando para todas as máquinas nele conectadas, gerando um tráfego desnecessário na rede.

4) Backbones são estruturas (computadores - roteadores, cabos) que forma a espinha dorsal da Internet, interligando as redes com alta velocidade e capacidade de dados.

15

links ponto a ponto

são um dos tipos de tecnologia de transmissão utilizados em redes de computadores.

16

O computador que é utilizado para executar grandes programas para múltiplos usuários, quase sempre de maneira simultânea, e que geralmente é acessado apenas por meio de uma rede é o

servidor.

17

Ethernet

é uma arquitetura de interconexão para redes locais baseada no envio de pacotes, definida por cabeamento e sinais elétricos para a camada física.

18

DSL (Digital Subscriber Line - Linha digital do Assinante),

tecnologia para banda larga por meio da linha telefônica onde transmite digitalmente os dados através de linhas telefônicas normais e, portanto, permite velocidades muito maiores de transferência de dados.

19

o pacote a ser enviado ou recebido de sua estação de trabalho na sua rede local vai até o servidor no qual seu IP é trocado pelo IP do servidor; a substituição do IP da rede local valida o envio do pacote na Internet; no retorno do pacote, acontece o mesmo processo, porém ao contrário, o que garante que o pacote chegue ao seu destino.
Qual protocolo possibilita esse processo?

NAT (network address translation). Um protocolo que faz a tradução dos endereços IP e portas TCP da rede local para a Internet.