Reumato Flashcards
(38 cards)
Paciente com 18 anos com lúpus eritematoso sistêmico há dois anos, baseado em queixas cutâneo articulares e pleurite, procurou o hospital com queixas de edema de face, hematúria e hipertensão. Os exames complementares mostraram níveis baixos de c3, hematúria, proteinúria e cilindros hemático e retenção de escórias nitrogenadas - creatinina 3.1 mg/do. Sabendo que um mês antes tinha creatinina de 0.8, aponte a primeira opção terapêutica:
A- pulsoterapia com metilprednisolona 500 a 1000 mg/dia por três dias
B- aguardar resultado da biópsia renal antes de iniciar imunossupressão
C- prednisona 40mg/kg/dia
D-Ciclofosfamida oral 1mg/kg/dia
E- micofenolato 2g/dia
Letra a, pois o quadro é de uma gnrp e o tratto de gnrp é a pulsoterapia com metilprednisolona.
Assinale a correta:
A- É importante monitorizar contagem de linfócitos, recorrência de edema de parótidas, linfadenomegalias e perfil da eletroforese de proteínas séricas e urinárias nos pacientes com síndrome de sogren primária, pois a mudança no seu perfil pode sugerir a possibilidade de evolução para linfoma.
B- muito mais importante que saber o padrão do fan é saber a sua titulação, pois o padrão do fan de nada importa se esse estiver em títulos baixos.
C- pacientes que irão receber corticoide por mais de 3 meses e menos de um ano não devem ter profilaxia para osteoporose.
Letra a correta.
B errada pois o fan é um teste sensível, logo qualquer valor importa
C- errado. Profilaxia para osteoporose começa em qualquer dose de corticoide por três meses ou mais. Nesse caso administrar bifosfonato em dose profilática.
O teste da imunofluorescencia indireta empregando o protozoário crithidia lucilae tem especificidade para diagnóstico de:
A- esclerose sistêmica
B- síndrome de sobrenome - anti ro
C - artrite reumatoide
D- lúpus eritematoso sistêmico - anti DNA nativo
Letra d
Assinale a correta - lembrando que a síndrome antifosfolipide é a síndrome da trombose.
A- pacientes com síndrome antifosfolipide não evoluem com nefropatia secundária a doença.
B- a nefropatia da síndrome antifosfolipide pode se manifestar com hipertensão arterial e hematúria, na biópsia renal há hiperplasia fibrosa da íntima e focos de atrofia tubular com pseudotiroidizaçao.
Letra B.
Qual a alteração mais frequentes do sistema cardiovascular em pacientes com lúpus?
A- endocardite verrucosa de Libman-sacks
B- miocardite grave
C- pericardite, com ou sem derrame pericárdico
D- maior risco de doença coronária
Letra c. Pericardite.
Verdadeiro ou falso:
A dosagem de antibeta 2 glicoproteína não faz parte do critério diagnostico de síndrome do anticorpo fosfolipide
Falso. Faz parte, alem dele:
Anticardiolipina igm/igg
Anticoagulante lupico
Antib2 glicoproteina igm/igg
Em relacao a sindrome do anticorpo fosfolipideo, assinale a incorreta:
A- A trombose da veia hepatica esta entre as manif clinicas
B- dentre os criterios obstetricos da doenca, a presenca de 3 ou mais abortos espontaneos antes de 10 semanas de gestacao
C- a dosagem de antibeta 2 glicoproteína nao faz parte dos criterios diagnosticos
D- esta relacionada a insuficiencia placentária.
Letra c
Quais os criterios diagnósticos laboratoriais para a sindrome do anticorpo antifosfolipide? 3
Anticardiolipina IgM/IgG
Anti-B2glicoproteína IgM/IgG
Anticoagulante lúpico
Anti ro positivo:
A probabilidade de a crianca nascer com bloqueio atrioventricular (BAV) total é maior do que em maes com esse anticorpo negativo?
SIM
Anti ro, caracteristicas - 4
1 Caracteristico de sjogren - a sindrome seca
2 Responsavel pela fotossensibilidade do les
3 Alvo primordial é a pele, podendo causar lupus cutaneo subagudo
4 Lupus neonatal - podendo causar lesao cardiaca fetal - BAV - bloqueio atrioventricular
Assinale a correta:
A- o teste de coombs direto é negativo no paciente com les e anemia hemolitica autoimune.
B- os glicocorticoides sao causas frequentes de linfopenia.
Letra b. Letra a esta errada pois o coombs direto seria positivo com a anemia hemolitica autoimune.
Sobre o uso de antimalaricos para lupus assinale a incorreta:
A- trata-se de droga de escolha para o tratamento das manifestacoes cutaneas e articulares.
B- todo paciente em uso de antimalaricos por tempo prolongado deve realizar avaliacao oftalmologica anual para permitir a detecao de alteracoes retinianas precoces.
C- Parece reduzir o evento de tromboembolismos
D- caso haja desenvolvimento de alteracoes retinianas típicas, a droga deve ser suspensa por 90 dias e depois reintroduzida em doses mais baixas.
Letra d. Se houver alteracoes retinianas, o tratamento é suspenso. O dano visual geralmente é irreversível.
OS ANTIMALARICOS SAO:
HIDROXICLOROQUINA, CLOROQUINA E QUINACRINA.
Artralgia de forma isolada é criterio diagnostico para lupus?
Nao
Verdadeiro ou falso:
Vacinas de agentes vivos sao preferidas em lupus
Falso, pois como ele ja é imunosuprimido, a vacina de agente vivo pode complicar.
A vacina contra a influenza é indicada anualmente para quem tem lupus?
Sim, pois ela é inativada.
Qual dessas doencas tem mais importante relacao com o tabagismo? A- acidente vascular cerebral B - infarto agudo do miocardio C- trombose mesenterica D- trombose de saio cavernoso E- tromboangeíte obliterante
Letra E. É a unica que quem nao fuma nao desenvolve.
Certo ou errado?
Lupus brando: acometimento de pele e mucosa, articulacoes e membranas cerosas
Moderado: acometimento de celulas sanguineas
Grave: acometimento de snc e dos rins
Certo
Lupus leve com artrite, qual nao está indicado? A- hidroxicloroquina B- ciclofosfamida C- prednisona D- metotrexato
Letra b. A ciclofosfamida é um imunosupressor e fica reservada a casos moderados a grave da doenca. Ja o metotrexato tambem é um imunosupressor mas pode ser usado para tratar o quadro osteoarticular.
Assinale a correta:
A- para confirmar o diagnostico de saf no paciente ele deve ter um historico de evento trombotico
B- o diagnostico de saaf é baseado em um criterio clinico e em dois criterios laboratoriais.
C- o diagnostico de saf é baseado, alem do critério clínico, em um critério laboratorial; exemplo: anticoagulante lúpico presente em duas ou mais ocasioes com intervalo de 12 semanas
Letra c
Relacione, quais as vasculites de grandes vasos, medios vasos e pequenos vasos? Quais destas nao é uma vasculite?
1- arterite temporal e arterite de takayasu
2- poliangeíte microscópica, churg strauss (poliangeíte granulomatosa eosinofílica), granulomatose de wegener, púrpura de henock scholein, vasculite crioglobulinemica, doenca de behçet
3- doença de kawasaki, doença de buerguer, poliartreite nodosa (PAN).
Grandes vasos - 1
Medios vasos - 3
Pequenos vasos - 2
Nao é uma vasculite - doença de buerguer.
Crianca, 9 anos de idade, menino, pes inchados e dolorosos, erupcao cutanea eritematosa e nao pruriginosa dos pes ate as coxas e as extremidades superiores. Petequias no palato mole, linfadenopatia cervical, erupcao purpurica nodular e indolor envolvendo as extremidades superior e inferior com edema duro sem acometimento do tronco. Dois dias depois apresentou dor abdominal em cólica envolvendo o quadrante superior direito e esquerdo. Alem disso, hematenese e fezes aquosas. A hipotese diagnostica mais provavel: A- vasculite por iga B- meningococemia C- mononucleose D- dengue
Vasculite por iga ou púrpura de henoch scholeinÉ a principal vasculite primária da infancia. O quadro é desencadeado por uma infeçao viral inespecifica de vias aéreas superiores ou vacinacao.
Consiste em uma tetrade clinicolaboratorial:
1- rash purpúrico(petequeal) em regioes dependentes de gravidade, como membros inferiores, nádegas e regiao distal dos membros superiores.
2- vasculite abdominal, causando dor, sangramento digestivo e mais raramente perfuracao.
3- artralgia/ artrite, edema articular doloroso
4- gromerulonefrite, hematuria de origem gromerular.
Pode haver aumento de vhs e pcr, alem de leucocitose.
NAO HA PLAQUETOPENIA.
TRATAMENTO: SUPORTE + PREDNISONA.
Pre escolar 2 anos e 11 meses vem ao servico de emergencia em razao de febre 7 dias. Ao exame fisico apresenta conjutivite bilateral nao purulenta, exantema polimorfo difuso, ressecamento de labios, hiperemia de faringe, eritema de lingua com papilas proeminentes e linfadenomegalia nao supurativa cervical direita de 2 centimetros, movel, consistencia fibroelástica, nao aderida a planos profundos. Com base no caso, assinale a alternativa que apresenta a principal hd: A- linfoma B- sarampo C- escarlatina D- kawasaki E- purpura de henoch scholein
Letra d- kawasaki. Os criterios para diagnosticar kawasaki sao 6, sendo que 1 deles e obrigatorio e o individuo deve ter 5 no total 1- febre por mais que 5 dias 2- congestao conjutival bilateral 3- alteracoes em labios e em cavidade oral 4- adenomegalia cervical nao supurativa 5- exantema polimorfo 6-eritema e edema palmo plantar
Qual a correta:
A- a homeostase serica do ac urico depende dos rins. Por ser uma molécula pequena, ele é totalmente filtrado, sendo 90% reabsorvido no túbulo proximal por meio de transportadores ácidos organicos. O mais importante deles é o urat1, que pode ser inibido por medicamentos como a losartana potássica e a probenecida.
B- evidencias clinicas indicam que individuos com condicao denominada hiperuricemia assintomática, mesmo que persistente e sem desenvolver gota, nao apresentam maior risco para hipertensao arterial e doenca arterial coronariana.
Letra a. A hiperuricemia cronica mesmo sem gota está associada a aumento no risco de HAS, DAC, DRC e síndrome metabólica.
Assinale a correta sobre febre reumática:
A- na eletrocardiografia, o alongamento do intervalo pr é a anormalidade mais importante, sendo considerado um critério menor para o diagnóstico de cardite.
B- a profilaxia secundária pode ser feita com penicilina V oral, a qual proporciona menor risco de recorrencia da doenca quando comparada com a penicilina benzatina intramuscular.
Letra a