Síndromes Pulmonares Flashcards
(45 cards)
Composição do surfactante
- 80% de fosfolípideos
- 8% de lípideos
- 12% de proteínas (principal proteína do surfactante é a alfa-1-antitripsina, que é produzida no fígado - antioxidante, neutralizando impurezas que entram no trato respiratório).
Qual a relação do fígado com surfactante?
Fígado está envolvido com a síntese proteica. Lesão no fígado pode prejudicar a produção de surfactante e causar, por exemplo, enfisema.
Como os quimioreceptores monitoram o CO2 e o O2?
Quimiorreceptores (axônios) localizados nos corpos carotídeos e aórticos são estimulados tanto pela diminuição de pO2 como pelo aumento da pCO2 e da acidez - monitoram a concentração de Co2 e O2.
Quais são os 4 tipos de síndromes pulmonares e suas causas?
Cite exemplos de condições que podem levar à SARA
Qual alteração patológica é típica de SARA?
Dano epitelial difuso com aumento da permeabilidade da membrana capilar alveolar. O aumento da permeabilidade possibilita que líquidos, proteínas plasmáticas e células do sangue se movam do compartimento vascular para o interstício e alvéolos do pulmão. O dano difuso das células alveolares conduz ao acúmulo de líquido, inativação do surfactante e formação de uma membrana hialina impermeável às trocas gasosas. O pulmão se irrijesse e fica difícil respirar.
A lesão pulmonar é causada por um desequilíbrio dos mediadores pró e anti-inflamatórios. Após 30 minutos da lesão aguda há aumento na síntese de interleucina 8. Ela ativa o neutrófilo, que libera substancias inflamatórias e perpetua a exsudação e a perda do surfactante.
Tratamento de SARA
Fornecer oxigênio para os órgãos vitais e oferecer cuidados de suporte até que a condição que causa o processo patológico possa ser revertida e os pulmões tenham tido a oportunidade de cicatrizar.
Manifestação clínica de SARA
A evolução usual é caracterizada por início rápido de insuficiência respiratória com risco de morte, cianose e hipoxemia arterial severa refratária à oxigenioterapia e que pode progredir para falência múltipla de órgãos.
Se o bebê tiver suspeita de prematuridade, a mãe deve ser injetada com…
Glicocorticoide.
Estresse para fazer com que bebê produza surfactante.
Surfactante é feito de gordura (encontrado no cortisol)
OI AMOR DA MINHA VIDA
PASSEI POR AQUI PRA TE DIZER QUE TE AMO DEMAISSSS <3
Descreva a atelectasia
Também conhecida como colapso, é a perda de volume pulmonar causada pela expansão inadequada dos espaços aéreos. A atelectasia resulta em desvio de sangue oxigenado inadequadamente das artérias pulmonares às veias, dando origem a um desequilíbrio na ventilação-perfusão e hipóxia.
3 classificações de atelectasia
• De reabsorção : ar retido distalmente à oclusão é reabsorvido dos alvéolos não ventilados, fazendo com que as regiões afetadas se tornem totalmente sem gases e, em seguida, colapsem. Causa mais comum é plug mucoso ou mucopurulento.
• Por compressão passiva ou de relaxamento: acúmulo de substancias, ar e líquidos na cavidade pleural.
• Por contração : fibrose no pulmão - dificulta a expansão. Não é reversível.
Qual as fases das alterações histológicas na SARA?
Dano alveolar difuso (DAD).
—> Fase Exsudativa: ativação endotelial + adesão e extravasamento de neutrófilos + acúmulo de exsudato + Formação de membranas hialinas.
—> Fase de Reparo: proliferação de células tronco broncoalveolares com hiperplasia de pneunócito tipo II, infiltrado mononuclear e migração de fibroblastos, produção de colágeno + TGFb.
—> Fase Fibrótica
Qual pneumócito é produtor de surfactante?
Tipo II
Manifestações clínicas da atelectasia
Taquipneia, taquicardia, dispneia, cianose, sinais de hipoxemia, redução da expansão torácica, diminuição do murmúrio vesicular e retração intercostal (retração dos espaços intercostais) sobre a área envolvida durante a inspiração.
Na atelectasia por compressão, o mediastino se desloca para longe do pulmão afetado.
Diagnóstico de atelectasia
Sinais e sintomas e TC
O que é SDRA ou SARA?
A síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) é uma manifestação clínica grave associada à inflamação dos pulmões. O problema é causado a partir de uma resposta exagerada do organismo na tentativa de combater infecções com diversas origens:
• Infecções bacterianas e virais,
• Grande queimado
• Afogamento
• Pneumonia
• Sepse
• Aspiração para o pulmão de conteúdo ácido do estômago,
O que é Pneumonia?
Inflamação das estruturas parenquimatosas do pulmão e das vias respiratórias inferiores, inclusive alvéolos e bronquíolos.
Qual a diferença de pneumonias típicas e atípicas?
• Pneumonias típicas: resultam da infecção por bactérias que se multiplicam fora das células alveolares e causam inflamação e exsudação de líquidos para os espaços aéreos dos alvéolos.
• Pneumonias atípicas : são causadas por vírus e micoplasmas que afetam o septo alveolar e o interstício pulmonar. Esses microrganismos causam sinais e sintomas físicos menos marcantes que as pneumonias bacterianas. Por exemplo, não há infiltração dos alvéolos e escarro purulento, leucocitose e condensação lobar nas radiografias do tórax.
Quais os principais tipos de pneumonia (5)
- Pneumonia adquirida na comunidade
- Pneumonia adquirida no hospital
- Pneumonia do paciente imunossuprimido
- Pneumonia bacteriana aguda ou típicas
— Pneumonias bacterianas agudas:
— Lobar: é parte ou um lobo inteiro (homogeneamente preenchido)
— Broncopneumonia: é mais de um lobo (irregular) - Pneumonia atípica primária
Até quanto tempo um paciente que deu entrada no hospital pode ser diagnosticado com pneumonia e ser classificado como da comunidade
Diagnosticada dentro de 48 h depois da internação hospitalar de um paciente que não residia em instituição de cuidados de longa permanência há 14 dias ou mais desde a data da internação.
Quais patógenos são comuns na pneumonia adquirida na comunidade?
A causa mais comum de infecção em todos os grupos é S. pneumoniae.
Outros comuns são
• H. influenzae
• S. aureus
• Bastonetes gramnegativos.
Patógenos menos frequentes, ainda que se tornem cada vez mais comuns, são
• Mycoplasma pneumoniae
• Legionella
• 19 espécies de Chlamydia
Entre os vírus:
• Influenza,
• VSR
• Adenovírus
• Parainfluenza.
A) Quais são os grupos de risco para pneumonia adquirida no hospital?
B) Quais principais microorganismos?
A) Os pacientes que necessitam de intubação e respiração artificial, imunossuprimidos e com doença pulmonar crônica e que tem instrumentação das vias respiratórias (p. ex., intubação endotraqueal ou traqueotomia).
B) P. aeruginosa, S. aureus, espécies de Enterobacter e de Klebsiella, Escherichia coli e espécies de Serratia.
Pneumonias bacterianas agudas ou típicas são classificadas de acordo com o agente etiológico. Quais são os dois tipos principais?
Pneumonia pneumocócica (gram+) e doença dos legionários (gram-).