S.P 2.3 - MORFO Flashcards

1
Q

Quais são os órgãos linfáticos primários e com o que estão relacionados?

A

Os órgãos linfáticos primários são a medula óssea e o timo e estão relacionados com a produção e o amadurecimento dos linfócitos:
- Medula óssea (principal órgão linfático, pois é responsável pela hematopoiese - série branca, vermelha e plaquetas. Linfócito B é produzido e amadurecido na medula óssea.
- Timo. Localizado atrás do osso esterno e na frente do coração. Linfócito T é produzido na medula óssea e é amadurecido no timo)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Defina e caracterize os órgãos linfáticos secundários, bem como sua função.

A

Órgãos linfoides secundários são aqueles responsáveis por armazenar as células de defesa e pela resposta imunológica (é o local de encontro entre o antígeno e as células de defesa). Ex: linfonodos, baço, MALTs (tecido linfoide associado a mucosa).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Conceitue os linfonodos

A

Os linfonodos são órgãos linfoides secundários espalhadas por todo o corpo. São formados por uma dilatação dos vasos linfáticos e vão conter células de defesa, sendo os locais principais de encontro dos antígenos com os linfócitos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De maneira geral, onde vai ocorrer a resposta contra os antígenos provenientes de uma infecção tecidual? Por quê?

A

De maneira geral, a resposta contra antígenos que infectaram um tecido vai ocorrer nos linfonodos, uma vez que nosso sistema linfático drena todos os tecidos do nosso corpo, formando a linfa. Se há algum patógeno ou antígeno nos tecidos, ele também vai ser drenado. No caminho do sistema linfático, vão existir vários gânglios linfáticos (linfonodos) por onde a linfa com os antígenos irá passar e onde também estão os linfócitos amadurecidos, que irão fazer o combate. Sendo assim, os linfonodo atuam como intermediários do encontro entre antígenos teciduais e linfócitos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Explique como ocorre a circulação dos linfócitos em relação aos linfonodos

A
  1. Um tecido periférico foi invadido por um microorganismo. O microorganismo pode chegar sozinho no linfonodo ou fagocitose por uma célula dendrítica ou macrófago, todos ocorrem pela drenagem linfática que leva o antígeno para dentro do linfonodo através do vaso linfático aferente;
  2. Quando o linfócito interage com o antígeno no qual ele é específico, ele se ativa e sofre o processo de expansão clonal e sai do linfonodo através do vaso linfático eferente e via ducto torácico cai na circulação sanguínea. Pela circulação sanguínea, os linfócitos chegam ao tecido infectado por quimiotaxia das quimiocinas (tipo especial de citocinas) produzidas no local da infecção. Antes de ser ativado, o linfócito tem atração pelas quimiocinas produzidas pelo linfonodo, circulando entre um e outro procurando os antígenos pelo qual ele é específico. Quando ativado, o linfócito apresenta receptores para as quimiocinas produzidas por células de defesa (como macrófagos) no local da infecção.
  3. Antígenos que chegam soltos ao linfonodo são reconhecidos por linfócitos B, que se ativam e diferenciam em plasmócitos. Os plasmócitos não são atraídos para os locais da infecção, mas produzem anticorpos que são liberados na corrente sanguínea e chegam até o tecido lesado. Linfócito T não reconhece antígeno diretamente, é necessário apresentação por células dendríticas, por exemplo. O linfócito T precisa reconhecer o antígeno pelo menos duas vezes: no linfonodo e no tecido infectado.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais são os linfonodos da cabeça e pescoço?

A
  1. Pré-auriculares (na frente da orelha);
  2. Retro-auriculares ou auriculares posterior (superficial ao processo mastoide);
  3. Occipitais (na base do crânio posteriormente);
  4. Tonsilares (no ângulo da mandíbula);
  5. Submandibulares (no ponto médio entre o ângulo e a proeminência da mandíbula);
  6. Submentuais (na linha média, alguns centímetros atrás da proeminência da mandíbula);
  7. Cervicais posteriores (ao longo da borda anterior do músculo trapézio);
  8. Cervicais superficiais anteriores (superficial em relação ao músculo ECM);
  9. Cadeia cervical profunda (profundo no músculo ECM e, muitas vezes, inacessível para exame);
  10. Supraclaviculares (profundo no ângulo formado pela clavícula e pelo músculo ECM).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais são os linfonodos do tórax?

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly