Surce Flashcards
(913 cards)
Mastite infecciosa. Qual o ah etiológico mais comum?
Staphylo
Quanto à classificação de sítio cirúrgico, qual das alternativas abaixo é classificada como do tipo incisional profunda?
Fasciite necrotizante
Erradas:
Celulite
Abscesso subfrenico
Abscesso hepático
Superficial: Até subcutâneo
Profunda: Até fascia e músculos
Órgão e cavidade: órgão ou cavidade
Uma criança de 3 meses de idade, em aleitamento materno exclusivo, apresenta rajas de sangue nas fezes, estado geral satisfatório e ganho de peso adequado; ocasionalmente cólica, irritabilidade e choro excessivo. Qual a recomendação inicial mais adequada?
Orientar a manutenção do aleitamento e recomendar uma dieta de restrição para a mãe nutriz.
Uma mulher de 51 anos de idade, nulípara, sem terapia hormonal, vem apresentando um quadro de sangramento uterino após um ano e meio da menopausa. Apresentou dois episódios de sinusiorragia recentemente. O exame ginecológico foi normal. Diante do exame ultrassonográfico mostrado na figura (VER IMAGEM), qual o procedimento diagnóstico mais bem indicado para a avaliação do problema da paciente?
Imagem - Ustv com endométrio medindo 11.2mm
Dilatação e curetagem uterina fracionada.
Homem de 68 anos é admitido em uma emergência trazido por familiares. Apresentava dispneia intensa e tontura há 30 minutos, de início súbito. O paciente é hipertenso, em uso de losartana. Exame físico: orientado, dispneico 3+/4+, PA 130 x 90 mmHg, crepitações na metade inferior de ambos os pulmões, sem edema de extremidades. Administrado O2 e diurético, sem melhora, evoluindo com dor torácica anginosa. ECG da admissão a seguir (VER IMAGEM). Qual a conduta recomendada nesse contexto?
Ecg mostrando FA
Cardioversão elétrica
Paciente com 45 anos apresenta dor na região do ombro esquerdo, progressiva nos últimos 6 meses. Está relacionada com certos movimentos do membro superior, principalmente à abdução acima da linha da escápula durante prática esportiva e na sua atividade laboral, a qual exerce com um pouco de dificuldade por causa da dor. Nota também que às vezes, à noite, mesmo em repouso, tem episódios dolorosos que o incomodam durante o sono ao se deitar sobre o ombro. É praticante de basquetebol, desde a adolescência. Acerca da situação descrita pode se afirmar que:
O impacto em qualidade de vida deve ser fator determinante na escolha do tipo de tratamento.
Mulher de 25 anos, chega ao consultório com amenorreia secundária, hirsutismo e acne. Ao exame, verifica-se a presença de acantose nigricans vulvar, obesidade abdominal e pontuação de Ferriman-Gallwey de 9. Dentro do diagnóstico mais provável para esse caso, assinale a assertiva correta quanto a sua fisiopatologia.
Secreção inadequada de gonadotrofinas.
Aumento na frequência pulsátil do gnrh
Aumento da proporção Lh/fsh
Uma adolescente, primípara, apresenta tipo sanguineo A Rh (+), dá à luz um recém-nascido com tipo sanguíneo O Rh (-), que apresenta icterícia com 20 horas de vida. Os exames: Hematócrito 33%; Hb 11 g/dl, Bilirrubinas totais 11,5 mg/dl; Bilirrubina indireta 11 mg/dl; Bilirrubina direta 0,5 mg/dl, reticulócitos 20%; Teste de coombs direto (+); esfregaço de sangue periférico com presença de eritroblastos. Qual o diagnóstico?
Doença hemolítica por antígenos eritrocitários irregulares.
O quinto parto normal de Amanda evoluiu rápido com secundamento imediato ao desprendimento do RN e sem lacerações perineais. Na 1ª hora pós-parto, entretanto, passou a apresentar sangramento transvaginal volumoso associado à hipotensão e taquicardia. Das condutas abaixo, qual deve ser feita, primeiro, no manejo do caso?
Ácido tranexâmico endovenoso.
M, 25a, cefaleia que piora c estresse e no período menstrual. Dor lateral, associada a náuseas e fotofobia.
Enxaqueca
Um garoto de seis meses de idade, completamente saudável, é trazido ao centro de saúde para consulta de puericultura e para tomar as vacinas correspondentes à sua idade. Além da Tetravalente (DTP-HiB) e da vacina oral poliomielite, que outras vacinas devem ser administradas?
Vacina hepatite B + vacina pneumocócica 10-valente.
Uma equipe de suporte avançado do SAMU 192 chega na sala de emergência com um homem de 44 anos, vítima de atropelamento em uma via de 60 Km/h de velocidade. Na abordagem inicial, o paciente reclama de sede e parece confuso. Encontra-se imobilizado com colar cervical e em prancha longa, com FR = 32 irpm, murmúrio vesicular presente bilateral, SatO2 = 93% com oxigênio a 12 l/min., FC = 142 bpm, PA = 72 x 50 mmHg e com múltiplas escoriações em tronco e extremidades. Na sala de emergência, é submetido a uma ultrassonografia abdominal focada no trauma (FAST), conforme figura abaixo que mostra o espaço de Morrison. Com base nos achados clínicos e no FAST, qual a conduta mais adequada?
C ) Atendimento inicial ao trauma e indicar laparotomia exploradora
Mulher de 59 anos de idade, menopausada aos 52 anos (SIC), vem em busca de orientações sobre como “prevenir” câncer do útero, sua irmã, de 50 anos, teve recentemente o diagnóstico de câncer de endométrio. Nega sangramento, é obesa e diabética controlada. Traz US transvaginal que mostra miométrio heterogêneo e eco endometrial homogêneo de 7 mm. O método definitivo para o diagnóstico do CA de endométrio nesse caso é:
—-> A ) Curetagem uterina fracionada.
B ) Biopsia endometrial guiada por vídeo-histeroscopia.
C ) Biopsia endometrial ambulatorial com cureta de Novak.
D ) Biopsia endometrial ambulatorial por aspiração manual intrauterina.
Paciente, feminina, 58 anos, diabética, comparece em consulta de seguimento com seu médico de família e comunidade. Faz uso contínuo de hipoglicemiante oral de forma regular. Trouxe exames solicitados na última consulta: glicemia jejum 168 mg/dl, hemoglobina glicada 8,2%, triglicérides 400 mg/dl, Colesterol total 230 mg/dl, HDL 20 mg/dl. Que conduta deve ser tomada na situação acima?
A ) Prescrever fibrato.
—->B ) Prescrever estatina.
C ) Prescrever fibrato e estatina.
D ) Prescrever fibrato, estatina e ácido acetilsalicílico.
Homem, 68 anos, irá se submeter a cirurgia de prótese total de joelho. Durante o período perioperatório na sala cirúrgica, em um determinado momento, toda a equipe confirmou que todos os membros foram apresentados por nome e função, confirmou o nome do paciente, o local da cirurgia e o procedimento, confirmou administração do antibiótico e que os exames de imagem essenciais estavam exibidos no ambiente da sala de cirurgia. Obedecendo aos critérios de segurança do paciente, em que momento do período perioperatório foram realizadas essas comunicações?
Antes da incisão da pele.
Mulher de 63 anos, viúva, do lar, procurou seu médico de família com queixa de “tristeza” que já se prolonga há três meses. Na anamnese, o médico constatou humor deprimido, fatigabilidade, ideias de culpa, perturbações do sono, apetite diminuído e autoestima reduzida. A paciente negou qualquer evento traumático nos últimos meses. Ao exame: Peso = 86 kg; 1,62 metros de altura; PA = 130 x 80 mmHg. Exame neurológico sem alterações. Miniexame do estado mental = 24. Com base nos critérios para diagnóstico de episódio depressivo do CID-10, qual o provável diagnóstico e tratamento farmacológico para essa paciente?
Depressão (episódio moderado); inibidores de recaptação de serotonina.
Médico atende criança de quatro meses de idade com suspeita clínica de bronquiolite viral aguda. Que critério clínico isolado indica necessidade de hospitalização?
Presença de comorbidades (cardiopatia, pneumopatia).
Um menino de 10 anos de idade apresenta crescimento na curva de percentil 25 desde a sua primeira infância. Sabendo que a estatura do pai é de 180 cm e a da mãe é de 165 cm e que eles tiveram condições de saúde suficientemente adequadas na infância e adolescência, qual informação daremos aos pais sobre crescimento estatural do filho?
Tendência de crescimento limítrofe e compatível com a estatura dos pais.
Uma criança de seis meses e 15 dias de idade, saudável desde as condições de nascimento até o presente, chega ao ambulatório com a seguinte alimentação: fórmula modificada (horários: 8, 12, 15, 18, 21 horas); frutas (10 horas). Qual a recomendação mais adequada, quanto a sua nutrição?
Introduzir refeição com carne ou ovo, legumes, verduras, cereais e leguminosas com óleo/azeite no horário do almoço.
É considerada doença emergente no Brasil:
A ) Cólera. B ) Varíola. C ) Melioidose. D ) Peste bubônica. E ) Febre amarela urbana.
Homem de 48 anos, com trauma na perna por queda em bueiro, tem seu ferimento suturado. No pós-operatório, começa a apresentar bolhas hemorrágicas na área afetada, pele anestesiada, com crepitação, toxemia e hipotensão arterial. À exploração cirúrgica, apresenta tecido subcutâneo edemaciado e necrosado, com disseminação pelo plano fascial. O tratamento mais adequado para este quadro, dentre as alternativas, é:
desbridamento dos tecidos desvitalizados; penicilina, aminoglicosídeo e clindamicina; ressuscitação cardiovascular.
Em relação ao “Fenômeno de Lúcio” na hanseníase, podemos afirmar o seguinte:
Caracteriza-se clinicamente por múltiplas placas purpúricas dolorosas e bolhas hemorrágicas que evoluem para lesões necróticas e ulceradas.
Tce , 19 anos.
AO - Dor
RV - Incompreensíveis
RM - Retirada à dor
Qual Glasgow ? Qual exame?
8
TC
Um homem de 27 anos sem tratamento antirretroviral para HIV apresenta tosse seca e febre vespertina há 1 mês. Há uma semana apresenta letargia, cefaleia, irritabilidade. A ausculta pulmonar é normal, e há rigidez de nuca. O exame do liquor mostra 200 leucócitos/mm³ (normal: 0-5 mononucleares), com 90% de linfócitos, proteínas 4 g/L (normal: 0,15-0,5), glicose 15 mg/dl (normal: 40-70). O exame de raio X de tórax está reproduzido na figura abaixo (VER IMAGEM). Considerando que R-rifampicina, H-isoniazida, Z-pirazinamida, E-etambutol e que o número logo antes das siglas indica a duração do tratamento em meses, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o tratamento recomendado pelo Ministério da Saúde/Brasil.
Fase intensiva: 2RHZE; fase de manutenção: 7RH; corticoide.
Faz corticoide !!!!