Teoria das Relações Humanas Flashcards Preview

Administração Geral > Teoria das Relações Humanas > Flashcards

Flashcards in Teoria das Relações Humanas Deck (15)
Loading flashcards...
1
Q

VERDADEIRO OU FALSO:

A abordagem humanística teve seu início no final da segunda década do Século XX. Foi um período difícil marcado por recessão econômica, inflação,
elevado desemprego e forte atuação dos
sindicatos.

A

VERDADEIRO.

2
Q

CERTO OU ERRADO:

a Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos.

A

CERTO.

3
Q

A Teoria das Relações Humanas tem suas origens

nos seguintes fatos. Cite-as:

A
  1. A necessidade de humanizar e democratizar a
    Administração;
  2. O desenvolvimento das ciências humanas;
  3. As ideias da filosofia pragmática de John Dewey
    e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin;
  4. As conclusões da Experiência de Hawthorne.
4
Q

Fale acerca da necessidade de humanizar e democratizar a Administração.

A

Libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Nesse sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelou um movimento tipicamente americano e voltado para a democratização
dos conceitos administrativos.

5
Q

Fale acerca do desenvolvimento das ciências humanas.

A

O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente
influência intelectual e suas primeiras aplicações
à organização industrial. As ciências humanas
vieram demonstrar a inadequação dos princípios
da Teoria Clássica.

6
Q

Fale acerca das ideias da filosofia pragmática de John Dewey e Kurt Lewin.

A

As ideias da filosofia pragmática de John Dewey
e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuíram para sua concepção. A sociologia de Paretofoi fundamental.

7
Q

Fale acerca da Experiência de Hawthorne

A
  1. Foi realizada em um bairro localizado na cidade americana de Chicago, e tinha o intuito de avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários.
  2. Impacto das condições físicas do local de trabalho na produtividade dos operários. Medida por meio de produção.
  3. Coordenada por Elton Mayo e estendeu-se à fadiga, aos acidentes no trabalho, à rotatividade do pessoal e ao efeito das condições de trabalho a produtividade do pessoal.
8
Q

A Experiência de Hawthorne proporcionou o delineamento dos princípios básicos da Escola das Relações Humanas. Suas conclusões são as seguintes:

A
  1. O nível de produção é resultante da integração social
  2. Comportamento social dos empregados
  3. Recompensas e sanções sociais
  4. Grupos informais
  5. Relações humanas
  6. Importância do conteúdo do cargo
  7. Ênfase nos aspectos emocionais.
9
Q

O que seria na Escola das Relações Humanas o Homem Social?

A
  1. Os precursores da Administração Científica se baseava no conceito do homo economicus pelo qual o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais e elaboravam planos de incentivo salarial para elevar a eficiência e baixar os custos operacionais.
  2. Para a teoria das Relações Humanas, a motivação econômica do rendimento do trabalhador. Para ela, as pessoas são motivadas pela necessidade de ‘‘reconhecimento’’, de ‘‘aprovação social’’ e ‘‘participação’’ nas atividades dos grupos sociais nos quais convivem. Daí o conceito de homem social.
10
Q

CERTO OU ERRADO:

A Administração Científica baseava-se na concepção do homo economicus, segundo a qual o comportamento do homem é motivado exclusivamente pela busca do dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Toda a Abordagem Clássica da Administração se alicerçava nessa estreita teoria da motivação.

A

CERTO.

11
Q

VERDADEIRO OU FALSO:

Segundo a Teoria humanística, juntamente com a experiência de Hawthorne, o ser humano é motivado,
não por estímulos salariais e econômicos, mas por recompensas sociais e simbólicas.

A

VERDADEIRO.

12
Q

Scott (1967) apud Chiavenato (2003) acrescenta sete proposições que representam a promoção típica de práticas eficazes de relações humanas no trabalho. Quais são?

A
  1. Necessidade de utilizar generalizações inter-disciplinares - utilizando psicologia, sociologia etc. - para orientar o administrador quanto às decisões a tomar.
  2. A importância da participação do empregado.
  3. Estudo dos papéis sociais que o empregado desempenha na organização.
  4. A função da comunicação, da liderança e da motivação.
  5. A necessidade de trabalho em equipe.
  6. A constatação de que a organização é um sistema social.
  7. Desenvolvimento da habilidade do administrador em relações humanas.
13
Q

Cite os grandes teóricos que contribuíram para a escola das relações humanas.

A
  • Elton Mayo (Psicólogo e fundador da teoria)
  • John Dewey (Filósofo, pedagogo)
  • Kurt Lewin (Psicólogo)
  • Vilfredo Pareto (Político, sociólogo)
14
Q

As conclusões sobre a pesquisa de Hawthorne proporcionaram os delineamento dos princípios básicos da Escola das Relações Humanas. Cite-os e conceitue:

A
  1. O nível de produção é resultante da integração social: é a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido.
  2. Comportamento social dos empregados: os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos. Como integrante do grupo, ao indivíduo é imposto punições sociais ou morais dos colegas, no intuito de se ajustar aos padrões do grupo.
  3. Recompensas e sanções sociais: o comportamento dos trabalhadores está condicionado a normas e padrões sociais. Os operários que produziram acima ou abaixo da norma socialmente determinada perderam o respeito e a consideração dos colegas. As pessoas são avaliadas pelo grupo em relação a essas normas e padrões de comportamento.
  4. Grupos informais: diferentemente dos autores clássicos, que se preocupavam com aspectos formais da organização, a teoria humanista concentrava-se nos aspectos informais da organização, como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação.
  5. Relações humanas: cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e nas atitudes das outras com quem mantém contatos e é, por outro lado, igualmente influenciada pelas outras.
  6. Importância do conteúdo do cargo: apesar de não ser objetivo da pesquisa, Mayo e seus colaboradores verificaram que a especialização proposta pela Teoria Clássica não cria a organização mais eficiente. Houve a observação de que os operários trocavam de posição para variar e evitar a monotonia.
  7. Ênfase nos aspectos emocionais: os elementos emocionais não planejados e irracionais do comportamento humano merecem atenção especial da Teoria das Relações Humanas. Daí a denominação de sociólogos da organização aos autores humanistas.
15
Q

Com a introdução das relações humanas no ambiente organizacional, novas expressões começam a ser percebidas como de importância no repertório administrativo, dentre as quais podemos destacar:

A
  • Motivação;
  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Organização informal;
  • Dinâmica de grupo.