Teoria das Relações Humanas Flashcards Preview

Administração Geral > Teoria das Relações Humanas > Flashcards

Flashcards in Teoria das Relações Humanas Deck (15):
1

VERDADEIRO OU FALSO:

A abordagem humanística teve seu início no final da segunda década do Século XX. Foi um período difícil marcado por recessão econômica, inflação,
elevado desemprego e forte atuação dos
sindicatos.

VERDADEIRO.

2

CERTO OU ERRADO:

a Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos.

CERTO.

3

A Teoria das Relações Humanas tem suas origens
nos seguintes fatos. Cite-as:

1. A necessidade de humanizar e democratizar a
Administração;

2. O desenvolvimento das ciências humanas;

3. As ideias da filosofia pragmática de John Dewey
e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin;

4. As conclusões da Experiência de Hawthorne.

4

Fale acerca da necessidade de humanizar e democratizar a Administração.

Libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Nesse sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelou um movimento tipicamente americano e voltado para a democratização
dos conceitos administrativos.

5

Fale acerca do desenvolvimento das ciências humanas.

O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente
influência intelectual e suas primeiras aplicações
à organização industrial. As ciências humanas
vieram demonstrar a inadequação dos princípios
da Teoria Clássica.

6

Fale acerca das ideias da filosofia pragmática de John Dewey e Kurt Lewin.

As ideias da filosofia pragmática de John Dewey
e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuíram para sua concepção. A sociologia de Paretofoi fundamental.

7

Fale acerca da Experiência de Hawthorne

1. Foi realizada em um bairro localizado na cidade americana de Chicago, e tinha o intuito de avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários.

2. Impacto das condições físicas do local de trabalho na produtividade dos operários. Medida por meio de produção.

3. Coordenada por Elton Mayo e estendeu-se à fadiga, aos acidentes no trabalho, à rotatividade do pessoal e ao efeito das condições de trabalho a produtividade do pessoal.

8

A Experiência de Hawthorne proporcionou o delineamento dos princípios básicos da Escola das Relações Humanas. Suas conclusões são as seguintes:

1. O nível de produção é resultante da integração social

2. Comportamento social dos empregados

3. Recompensas e sanções sociais

4. Grupos informais

5. Relações humanas

6. Importância do conteúdo do cargo

7. Ênfase nos aspectos emocionais.

9

O que seria na Escola das Relações Humanas o Homem Social?

1. Os precursores da Administração Científica se baseava no conceito do homo economicus pelo qual o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais e elaboravam planos de incentivo salarial para elevar a eficiência e baixar os custos operacionais.

2. Para a teoria das Relações Humanas, a motivação econômica do rendimento do trabalhador. Para ela, as pessoas são motivadas pela necessidade de ''reconhecimento'', de ''aprovação social'' e ''participação'' nas atividades dos grupos sociais nos quais convivem. Daí o conceito de homem social.

10

CERTO OU ERRADO:

A Administração Científica baseava-se na concepção do homo economicus, segundo a qual o comportamento do homem é motivado exclusivamente pela busca do dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Toda a Abordagem Clássica da Administração se alicerçava nessa estreita teoria da motivação.

CERTO.

11

VERDADEIRO OU FALSO:

Segundo a Teoria humanística, juntamente com a experiência de Hawthorne, o ser humano é motivado,
não por estímulos salariais e econômicos, mas por recompensas sociais e simbólicas.

VERDADEIRO.

12

Scott (1967) apud Chiavenato (2003) acrescenta sete proposições que representam a promoção típica de práticas eficazes de relações humanas no trabalho. Quais são?

1. Necessidade de utilizar generalizações inter-disciplinares - utilizando psicologia, sociologia etc. - para orientar o administrador quanto às decisões a tomar.

2. A importância da participação do empregado.

3. Estudo dos papéis sociais que o empregado desempenha na organização.

4. A função da comunicação, da liderança e da motivação.

5. A necessidade de trabalho em equipe.

6. A constatação de que a organização é um sistema social.

7. Desenvolvimento da habilidade do administrador em relações humanas.

13

Cite os grandes teóricos que contribuíram para a escola das relações humanas.

- Elton Mayo (Psicólogo e fundador da teoria)
- John Dewey (Filósofo, pedagogo)
- Kurt Lewin (Psicólogo)
- Vilfredo Pareto (Político, sociólogo)

14

As conclusões sobre a pesquisa de Hawthorne proporcionaram os delineamento dos princípios básicos da Escola das Relações Humanas. Cite-os e conceitue:

1. O nível de produção é resultante da integração social: é a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido.

2. Comportamento social dos empregados: os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos. Como integrante do grupo, ao indivíduo é imposto punições sociais ou morais dos colegas, no intuito de se ajustar aos padrões do grupo.

3. Recompensas e sanções sociais: o comportamento dos trabalhadores está condicionado a normas e padrões sociais. Os operários que produziram acima ou abaixo da norma socialmente determinada perderam o respeito e a consideração dos colegas. As pessoas são avaliadas pelo grupo em relação a essas normas e padrões de comportamento.

4. Grupos informais: diferentemente dos autores clássicos, que se preocupavam com aspectos formais da organização, a teoria humanista concentrava-se nos aspectos informais da organização, como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação.

5. Relações humanas: cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e nas atitudes das outras com quem mantém contatos e é, por outro lado, igualmente influenciada pelas outras.

6. Importância do conteúdo do cargo: apesar de não ser objetivo da pesquisa, Mayo e seus colaboradores verificaram que a especialização proposta pela Teoria Clássica não cria a organização mais eficiente. Houve a observação de que os operários trocavam de posição para variar e evitar a monotonia.

7. Ênfase nos aspectos emocionais: os elementos emocionais não planejados e irracionais do comportamento humano merecem atenção especial da Teoria das Relações Humanas. Daí a denominação de sociólogos da organização aos autores humanistas.

15

Com a introdução das relações humanas no ambiente organizacional, novas expressões começam a ser percebidas como de importância no repertório administrativo, dentre as quais podemos destacar:

- Motivação;
- Liderança;
- Comunicação;
- Organização informal;
- Dinâmica de grupo.