Transformações da Constituição Flashcards

1
Q

O que é o poder constituinte?

A

Uma decisão, um ato de vontade política, dotado de força e autoridade, que estabelece uma Constituição de um Estado (tem o objetivo de informar através dela uma ordem jurídica de domínio- quando há uma constituição há sempre uma rutura- pode haver uma revolução mas há tambem ruturas não revolucionárias- transição de sistemas, com respeito pelo direito do sistema antigo).
É uma expressão de vontade política radicada na realidade dos factos, emergindo como uma manifestação concreta do mundo do ser.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual a relação entre o poder constituinte e os poderes constituídos?

A

É uma relação de subordinação, o poder constituinte é uma vontade política originária, ilimitada, pré-jurídica mas criadora de direito: os produtos desse poder constituinte (incluindo o poder de revisão constitucional) criam uma lex superior que tem carácter jurídico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quem é o titular do poder constituinte?

A

O titular do poder constituinte é o povo (como realidade jurídica ou espiritual) ou a Nação (como realidade histórica e cultural). Num contexto democrático, essa titularidade não levanta objeções jurídicas ou políticas. No entanto, em regimes autoritários, o poder constituinte pode ser nominalmente exercido em nome do povo quando uma vanguarda política, mesmo minoritária, assume o poder e o exerce fatidicamente em nome desse mesmo povo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual o estatuto do poder constituinte depois de a Constituição entrar em vigor?

A

Jorge Miranda- o poder constituinte é uma realidade imaterial impalpável.
Carlos Blanco Morais- é uma realidade fáctica ou existencial que surge de uma necessidade, de uma rutura política social. Assim, o poder constituinte conserva-se em estado de latência, num limbo, podendo voltar a manifestar-se se forem criadas condições políticas para o efeito ou, poderá não ressurgir, se essas condições estiverem ausentes.
Cenários de surgimento do poder constituinte:
1. Momento de esgotamento constitucional e de rutura política podem criar um contexto para que o povo aprove uma Constituição nova e a soberania constituinte manifesta-se na sua potestade criadora.
2. Sob o pretexto de se rever uma Constituição, o poder de revisão pode ir longe demais e alterar a identidade constitucional (por ex. Constituição de 1838)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual o tipo de relação que mantém o poder constituinte com o Direito?

A

O poder constituinte é fundamentalmente um ato político no entanto, apartir do momento em que uma Constituição entra em vigor, revela-se como uma decisão criadora de direito, na medida em que estabelece uma lei de valor constitucional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como concebia Sieyes o poder constituinte?

A

Expressão do direito natural do povo, expressa numa manifestação da sua vontade geral e investida numa qualidade soberana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que é o poder constituinte material?

A

É um faculdade de organizar politicamente um Estado, segundo uma determinada ideia de direito. –> transporta consigo a faculdade de imprimir um código genético de uma dada Constituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como se define o poder constituinte formal?

A

Reporta-se à natureza e ao procedimento de aprovação da Constituição, havendo assim modalidades democráticas, autocráticas e mistas do exercício deste poder.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como se definem as modalidades democráticas do poder constituinte formal?

A

Nas modalidade democráticas, o povo intervém direta ou indiretamente através de um sufrágio minimamente livre, competitivo, igual e com equivalência de opções.
§ Representativas- presente na elaboração da Constituição de 1976. O povo elege uma Assembleia Constituinte, a Assembleia Constituinte delibera a Constituição e esta entra em vigor.
▪ Representativa de caráter pactício (com intervenção federal (EUA))- implicou a feitura de uma Constituição que teve que ser aprovada pelos diversos estados, por membros que não eram diretamente eleitos, mas eleitos indiretamente pelo poder democrático representativo.
§ Referendárias- a Assembleia Constituinte delibera, mas para ser válida, a Constituição tem que ser sujeita a um referendo popular (que dará ou não o seu abalo, como no caso da constituição espanhola).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O método representativo é superior ao referendário?

A

O prof. Jorge Miranda, defende que o método representativo é axiológica e politicamente superior ao referendário, já que neste último existe o risco de o povo rejeitar a Constituição deliberada e criar um vazio de poder, sendo preferível ter uma Constituição a não ter Constituição alguma.

CBM discorda:
1. Não existe um vazio constitucional, o Estado é regido por uma Constituição provisória ou transitória.
2. É preferível o povo não ser regido por nenhuma Constituição durante algum tempo do que ser por uma má.
A vontade dos representantes deve ser controlada pela vontade popular, que deve aferir se há ou não um desvio do exercício do mandato conferido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como se definem as modalidades autocráticas do poder constituinte formal?

A

Nestas modalidade o poder constituinte resulta de intervenções de órgãos não eleitos ou de colégios eleitorais inaptos para exprimir uma vontade livre e plural.

Órgãos Unipessoais
▪ Outorga Real- por ex. a Carta Constitucional de 26 e a Carta Constitucional Francesa: era uma forma comum nas monarquias dualistas do séc. XIX. –> eram declaradas unilateralmente por órgão político.
▪ Formas Cesaristas- um ditador faz um decreto para aprovar a constituição, atuando como um monarca, é desprovido da sua legitimidade. Por ex. Constituição polaca.

Outras situações Convencionais vanguardistas
□ Quando os órgãos que assumem o poder no contexto de uma revolução ditam uma nova Constituição.
□ Quando os órgãos parlamentares de um regime autoritário, não eleitos livremente, aprovam novas constituições (por ex. constitucionalismo marxista soviético e chinês).

Plebiscitárias
Um órgão não eleito elabora um texto Constitucional e este é submetido a voto popular, sem que hajam condições minimamente livre.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é o poder constituinte revolucionário?

A

A revolução em sentido lato é considerada um ato de força protagonizado por uma vanguarda político-militar que, com quebra da legalidade instituída, destitui ou promove a substituição dos titulares do poder vigente, tendo em vista instituir uma nova ordem política.
1. Revoluções que emergem no contexto de autodeterminação dos povos: a Constituição para além de fundar uma nova institucionalidade política, funda simultaneamente um novo Estado. Por ex. a Constituição norte-americana.
2. Revoluções geradas num contexto puramente interno: o poder político foi substituído por razões político-ideológicas através de um ato de força de caráter militar.
3. Efeitos revolucionários de origem externa- um regime é substituído como efeito da derrota militar do respetivo Estado num conflito internacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly