Roma Antiga Flashcards

1
Q

Quais são as principais características de Roma?

A

Localização: região do Lácio, centro da Península Itálica.
Origem do povo: Latina.
Povos formadores: Latinos, ETRUSCOS, Sabinos e Gregos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que conta o mito, escrito por Virgílio no livro Eneida, sobre a formação de Roma?

A

Conta a história de dois irmãos, Remo e Rêmulo, que teriam sido criados por uma loba. Posteriormente, os dois teriam criado Roma e um teria matado o outro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Destaque as características gerais da monarquia romana.

A
  • É a fase da desagregação dos genos e, por conseguinte, do fim do comunismo primitivo.
  • Os paters (líderes dos genos) iriam se tornar a classe dos patrícios.
    A base da economia era agrária, foi o período em que as estruturas sociais surgiram e o senado, que funcionava como uma espécie de conselho de anciãos, era dominado pela aristocracia.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como era dividida a estrutura social romana?

A
  • Patrícios: Aristocratas; grandes proprietários de terras, descendentes das famílias formadoras da cidade. Controlavam a economia, a política e o exército.
  • Plebeus: Homens romanos pobres, cidadãos de segunda escala; pequenos proprietários, comerciantes (atividade considerada inferior e proibida aos patrícios) e artesãos. Sujeitos ao NEXUM (escravidão temporária por dívidas).
  • Clientes: Plebeus e estrangeiros pobres que buscavam a proteção de um homem rico, geralmente um Patrício (Patrono). Base da mão de obra produtiva, criando um vínculo de fidelidade com a família aristocrática (feudo).
  • Escravos: Pouco numerosos; oriundos da guerra e do tráfico. Tornaram-se a base do trabalho a partir do período republicano.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Disserte sobre a estrutura política durante o período da monarquia.

A

O rei etrusco Sérvio Túlio cria a Assembléia Centuriata, concedendo maior participação política aos plebeus. Assim, os patrícios realizaram a revolta da armada e proclamaram a República.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Disserte sobre as principais características do período republicano.

A

O regime republicano foi uma criação romana, marcado pelo poder das instituições e não das pessoas que exerciam os cargos políticos.

  • Senado: Órgão máximo da república; controlava toda a administração, as finanças, a guerra ou paz. Os patrícios dominaram o Senado ao longo de toda a história romana, sobretudo no período republicano. Ficaram conhecidos como a aristocracia senatorial.
  • Magistraturas: Funções públicas às quais cabia a administração de Roma. Os magistrados eram eleitos nas Assembléias ou Comícios.
    –> As magistraturas superiores:
    Consulado: propor leis, presidir o Senado e as Assembléias.
    Pretura: administrar a Justiça.
    Censura: elaborar o censo da população e a lista de Senadores.
    –> As magistraturas inferiores:
    Questura: cuidar do tesouro público.
    Edilato: conservação, policiamento e abastecimento da cidade.
    Tribunato: principal conquista plebéia em termos políticos, eram representantes das tribos plebéias junto ao Senado. Tinham direito de propor leis, vetar decisões e gozavam de imunidade.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais foram as consequências do INÍCIO da política expansionista romana?

A

Marcou a conquista a Península Itálica, possibilitando o aumento significativo de riquezas aos romanos. As terras conquistadas ficaram nas mãos dos Patrícios, o que gerou insatisfação junto aos plebeus.

  • Crescimento do comércio, o que beneficiou um grupo específico de plebeus, os Cavaleiros (Equestres). Enriquecidos economicamente, estes plebeus tiveram uma rápida ascensão social, tornando-se uma nova aristocracia (novos homens ou nobilitas).
  • As conquistas militares fizeram crescer importância dos plebeus, utilizados como soldados, o que lhes dava uma condição de exigência de direitos, conquistados após um período de greve militar e tensões sociais contra a aristocracia patrícia.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais foram os principais resultados das revoltadas da plebe?

A
  • Direito ao plebiscito (lei hortênsia): plebeus seriam consultados em decisões importantes.
  • Tribunato da plebe (lei ogúlnia): principal conquista política da plebe; poder de veto no senado.
  • Lei Licínia: abolição da escravidão por dívidas. Além disso, a lei também determinou a igualdade civil e o acesso às magistraturas superiores e ao Senado a todos os cidadãos, desde que eleitos nas Assembleias.
  • Lei Canuléia: permitia o casamento entre classes sociais diferentes. Patrícios e Plebeus enriquecidos aproximaram-se, gerando a nova aristocracia (Nobilitas - acesso aos cargos públicos).
  • Lei das 12 Tábuas – primeiras leis escritas de Roma, que acabaram a escravidão por dívidas dos cidadãos pobres.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Disserte sobre a segunda fase da política expansionista romana.

A

Ao terminar a conquista da Itália, Roma buscou conquistar o Mar Mediterrâneo. Iniciou-se uma disputa imperialista com Cartago (interesses comerciais e territoriais estratégicos), o que acabou conduzindo à guerra (Guerras Púnicas). Esses conflitos tiveram fim com a vitória romana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais foram as consequências das Guerras Púnicas?

A

Conquista do Mar Mediterrâneo (“Mare Nostrum”); Imperialismo romano – Comercial / Militar; Comércio torna-se a base econômica romana; Beneficiados –> Cavaleiros; Conquistas Territoriais (Concentrados nas mãos dos Patrícios); Formação do latifúndio; Escravismo oriundo das conquistas militares, assim, os escravos tornam-se a base da mão - de - obra.
* Decadência da pequena propriedade, levando ao êxodo rural (aumento da política do “pão e circo” nas cidades).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que provocou o êxodo rural romano? E quais foram suas consequências?

A

Com os homens adultos recrutados para o exército, incapazes de competir com a produção e força do latifúndio, milhares de plebeus pobres abandonaram as áreas rurais e dirigiram-se às cidades. Isso provocou um crescimento urbano desordenado, com a formação de cinturões miseráveis nos subúrbios e o aumento da violência, criminalidade e tensões sociais (político do “pão e circo”).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Liste os principais acontecimentos que se sucederam durante a crise da república romana (guerra civil).

A
  • Irmãos Graco – Tibério e Caio Graco, tribunos da plebe, pressionaram o Senado para a aprovação de leis que promovessem a reforma agrária. * Caio fez aprovar a Lei Frumentária, reduzindo o valor do trigo e garantindo a
    distribuição de pão aos plebeus pobres. Ambos foram assassinados pelo Senado ou por pressão deste. Após sua morte, criou-se o Partido Popular.
  • Mário e Sila – o cavaleiro Mário foi ditador em Roma. Após sua morte, membros do Partido Popular e do Aristocrático insuflaram a plebe a uma guerra civil sangrenta. O aristocrata Sila saiu-se como vitorioso, tornando-se ditador vitalício.
  • Sertório – general equestre que levantou a província da Hispânia contra Sila, acusando-o de ser um usurpador do poder. Acabou derrotado e assassinado.
  • Espártaco – liderou a maior revolta de escravos do mundo antigo. Escravo gladiador, comandou uma rebelião na fazenda de treinamento, marchando para Roma para exigir a liberdade para seu grupo de escravos. Acabou mobilizando
    a maior revolta popular contra o Senado. Houve um massacre de milhares de pessoas na repressão romana à revolta.
  • Catilina – o senador Catilina tentou organizar um golpe para tornar-se tirano. Seus planos foram descobertos e denunciados pelo também senador e orador Cícero, nos
    discursos “As Catilinárias”. Catilina foi executado.
  • Primeiro Triunvirato: Generais Júlio César, Pompeu e Crasso disputam o poder. César comanda a vitoriosa campanha da Gália.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Descreva os principais acontecimentos do primeiro triunvirato e o que o sucedeu.

A

Depois de um erro militar no oriente, Crasso foi assassinado e, quando o poder iria ser transferido para Pompeu, Júlio César invadiu Roma e se tornou seu ditador.
- Promoveu uma pequena distribuição de terras aos soldados em final de carreira. Aumentou o número de senadores, o que levou a sérios confrontos com o Senado. César acabou assassinado por um grupo de senadores apoiados pelo seu filho, Brutos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Descreva os principais acontecimentos do segundo triunvirato e o que o sucedeu.

A

Segundo Triunvirato: Lépido, Marco Antônio e Otávio disputam o poder. Otávio derrota as tropas de Marco Antônio (Batalha do Ácio) e torna-se ditador.

  • Otávio foi recebendo títulos e poderes do Senado, até tornar-se Imperador. Havia consciência por parte da elite senatorial de que as guerras civis ameaçavam não apenas o predomínio político, mas a própria hegemonia social e econômica que gozavam.
    Para evitar essa decadência, o Senado transferiu poderes para Otávio, perdendo o domínio político, mas sustentando os privilégios e poderes econômicos e participando ativamente da administração política. As guerras civis chegaram ao fim, mas não as tensões sociais.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais foram as principais características do Alto Império Romano?

A

Esta etapa marca o apogeu do Império Romano, com as conquistas atingindo seu ápice no início do século III da era cristã. Roma manteve estabilidade política, graças à equilibrada divisão do poder.
- Outro fator fundamental foi a PAX ROMANA, implementada por Otávio Augusto, que focou na pacificação interna do Império seu objetivo fundamental.

  • Cria a guarda pretoriana.
  • O Sistema escravista atingiu seu auge, bem como a circulação de riquezas e mercadorias. A realização de grandes obras públicas, como o Coliseu e as Termas Públicas, também marcou o período, sobretudo destinadas à atividade circense e à glorificação do Império Romano (Pão e circo).
  • Imperador – centro do poder.
    Senado e Exército participam ativamente da administração e das decisões políticas.
    Magistraturas e Assembleias são mantidas. Ampliação da burocracia. Auge militarista.
    Constante conquista de terras.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que ocasionou a crise do império romano (Dominato / Baixo Império)?

A

Uma crise militar pode ser identificada como origem, mas não como razão única para a gravíssima e geral crise que assolou Roma por cerca de dois séculos, até sua queda. Crise escravista, crise política (decadência das instituições), ascenção do cristianismo, divisão de Roma por Teodósio, feudalização, etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

A redução da produção agrícola e manufatureira desencadeou:

desencadeou:

A
  • Aumento dos preços dos produtos – as tentativas dos governos de conterem a inflação fracassaram, como o Édito Máximo (congelamento de preços);
  • Crise de abastecimento – gerou fortes tensões sociais; redução da atividade comercial – poucos produtos para negociar e com o esgotamento das fontes de metais preciosos, a economia refluiu para o sistema de trocas (desuso da moeda). Os comerciantes faliram generalizadamente.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

O que foi o colonato?

A

A crise afetava drasticamente a plebe urbana, pois o Estado não tinha mais dinheiro para a sustentação do povo e o amparo dado pelas elites a seus clientes era cada vez menor. Plebeus rumaram da cidade para o campo, num movimento
de RURALIZAÇÃO da sociedade e da economia, tornando-se arrendatários das terras da elite, que já não conseguia mais escravos para o trabalho.

  • Os novos trabalhadores rurais, conhecidos como colonos, trabalhavam com seus familiares numa economia de subsistência, o que acelerava ainda mais a crise do comércio. Muitos escravos ganhavam a condição de colonos, permanecendo nas terras em que trabalhavam. Para evitar o retorno dos colonos às cidades, o imperador Constantino editou a LEI DO COLONATO, fixando os trabalhadores às terras em que trabalhavam. A transição para a SERVIDÃO FEUDAL se estabelecia.
19
Q

Quais foram as mudanças territoriais de Roma no Império?

A

O Constantino transferiu a administração para o Oriente, tornando Constantinopla (antiga Bizâncio) e uma nova “capital” do Império. Teodósio dividiu o Império em Ocidental e Oriental.

20
Q

Qual era a relação do cristianismo com o império romano?

A

Afirmando que Jesus Cristo era o único e verdadeiro rei e filho do deus único, levava os seguidores a negarem-se a cultuar o imperador romano e a renunciarem a todas as divindades pagãs, além de transmitir ideias revolucionárias de igualdade entre os homens, exaltação da pobreza, condenação do escravismo, pregação da rigidez moral e familiar.

  • As perseguições aos cristãos, inicialmente de caráter local, passaram a serem realizadas sistematicamente pelo Império Romano. No entanto, a promessa da salvação eterna e a alternativa que oferecia a doutrina cristã ao modo de vida romano, seduziram gente de todas as classes sociais, sobretudo os mais pobres.
  • Percebendo essa realidade, imperadores como Constantino, que, através do Édito de Milão, deu liberdade de culto aos cristãos e proibiu sua perseguição, e Teodósio,
    que tornou a religião cristã oficial pelo Édito de Tessalônica, aderiram ao cristianismo e promoveram a criação da Igreja Cristã Romana.
21
Q

Disserte sobre as invasões bárbaras e sobre a queda do império romano do ocidente.

A

Pressões dos Povos Bárbaros (Germânicos); busca de terras férteis e despojos de guerra.
As relações entre germânicos e romanos não foram marcadas apenas pelas invasões, guerras e violência, havendo trocas econômicas, relações de trabalho e concessão de cidadania romana a muitos povos das fronteiras.
- No entanto, com a fragilização do exército romano, com o crescimento demográfico germânico e com a invasão dos hunos na Germânia, os povos ditos bárbaros empreenderam invasões progressivas ao Império Romano, tomando-lhe possessões.
- Formaram-se vários reinos germânicos nas porções ocidentais, substituindo o outrora poderoso e unificado Império. QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE.

22
Q

O que fizeram os imperadores Caracala e Diocleciano?

A
  • Caracala: concedeu cidadania a todos os homens livres do Império Romano, para recrutar soldados e aumentar a arrecadação de impostos.
  • Diocleciano – tentando conter a inflação, estabeleceu o Édito Máximo (congelamento de preços), que fracassou. Também implantou a Tetrarquia, sistema em que quatro governantes administravam Roma (também fracassou). Foi o último Imperador a perseguir os cristãos.
23
Q

O que os romanos herdaram da Etrúria do Norte?

A

Política e arquitetura.

24
Q

O que os romanos herdaram da Grécia?

A

Religião e filosofia.

25
Q

O que foi a anarquia militar durante o império?

A

O exército passa a ser o centro do poder e começam disputas entre os generais para serem imperadores.

26
Q

O código de Amurabi foi o primeiro código universal?

A

Não, foi o romano.

27
Q

O que a lenda de Romulo e Remo quer dizer?

A

Que quem tentar atravessar as muralhas de Roma irá morrer.

28
Q

Quando Roma começou a construção do seu império?

A

Na república.

29
Q

O número de escravos durante a monarquia era grande ou pequeno?

A

Pequeno.

30
Q

Espartacos objetivava o fim da escravidão?

A

Não.

31
Q

Qual foi o erro “crasso” de Crasso?

A

Superestimar-se e cair na armadilha dos persas, morrendo desse modo.

32
Q

Porque os senadores mataram Júlio Cézar?

A

Porque, inspirado nos egípcios (Cleópatra), queria ser cultuado como um Deus.

33
Q

Quem foi Trajano?

A

O último conquistador.

34
Q

O que fez o Édito de Caracala?

A

Concedeu cidadania a todos os homens livres do império (mais impostos).

35
Q

Crise da república ocasionou…

A

Êxodo rural.

36
Q

Crise do império ocasionou…

A

Êxodo urbano.

37
Q

Quem conquistou a Gália?

A

Júlio Cézar.

38
Q

(PUCRS) Para responder à questão 21, considere as afirmativas abaixo, sobre o processo de expansão territorial de Roma.

I. Durante o período imperial, Roma deu início à formação de seus domínios no Mediterrâneo controlando primeiramente os povos da Península Itálica.

II. Na fase da conquista da Itália, até o século III a C., o principal fator condicionante da expansão foi a necessidade de novas terras cultiváveis numa sociedade marcada por conflitos entre a aristocracia e os pequenos proprietários.

III. Pelo menos um terço do território ocupado nas regiões italianas era apropriado pelo Estado romano, constituindo o agerpublicus, que era distribuído aos cidadãos para a instalação de colônias, divisão de lotes individuais ou ocupação pela aristocracia.

IV. A partir das conquistas fora da Península Itálica com as Guerras Púnicas, o interesse prioritário do Estado romano deixou de ser o recrutamento de escravos, para concentrar-se em alianças militares e cobrança de tributos.

Estão corretas apenas as afirmativas.
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) II e IV.
E) I, III e IV.

A

C.

39
Q

Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. A frase latina Civis romanus sum significa ‘Sou cidadão romano’.

A respeito da noção de cidadania no Império Romano, é correto afirmar que o cidadão:

1 - tinha uma identidade legal, ou seja, reconhecida pelo Império, através de um sistema que se pretendia universal.

2 - pertencia à civitas, comunidade civil romana, palavra da qual derivou o termo atual “civilização”.

3 - vivia numa sociedade que, apesar de manter um regime de escravidão, conferia direitos políticos a todos segmentos da população.

Quais propostas estão corretas?

a) Apenas 1.

b) Apenas 2.

c) Apenas 3.

d) Apenas 1 e 2.

e) 1, 2 e 3.

A

D.

40
Q

(UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre a história do republicanismo no Ocidente.

I - A organização política da República Romana compreendia um corpo de magistrados vitalícios, senadores oriundos da aristocracia com função consultiva, e assembleias populares que constituíam o centro decisório do sistema.
II - O humanismo cívico, na Florença do século XV, ofereceu novas compreensões sobre o ideal republicano, conciliando uma perspectiva de vida pública com a manutenção dos princípios morais da religião cristã.
III- A publicação do Manifesto Republicano, em 1870, no Rio de Janeiro, assinala a primeira manifestação do republicanismo no Brasil.

Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

A

B.

41
Q

Porque os patrícios criaram a república e acabaram com a monarquia?

A

Porque os reis etruscos tentaram se unir com a plebe para retirar o poder dos patrícios.

42
Q

Qual foi o primeiro imperador?

A

Otávio Augusto.

43
Q

COlonato –>

A

COnstantino.

44
Q

Édito de TEssalônico –>

A

TEodósio.