2. Apresentação das Demonstrações (CPC 26) Flashcards
(115 cards)
PARA FIXAR
Demonstrações contábeis de propósito geral (referidas simplesmente como demonstrações contábeis) são aquelas cujo propósito reside no atendimento das necessidades informacionais de usuários externos que não se encontram em condições de requerer relatórios especificamente planejados para atender às suas necessidades peculiares.
A administração, governo, agências reguladoras, embora sejam usuários das demonstrações contábeis, dentro das suas atribuições, estes entes podem requerer informações específicas à entidade.
Qual o objetivo do CPC 26?
Definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades.
Qual demonstração contábil evidencia a posição patrimonial e financeira da entidade?
Balanço patrimonial.
Qual demonstração contábil evidencia o desempenho da entidade?
DRE e DRA.
PARA FIXAR
O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas acerca:
- da posição patrimonial e financeira (através do balanço patrimonial)
- do desempenho (através da DRE e Demonstração de Resultado Abrangentes)
- dos fluxos de caixa (através da DFC)
CERTO OU ERRADO
As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados.
CERTO!
PARA FIXAR
Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte:
(a) ativos;
(b) passivos;
(c) patrimônio líquido;
(d) receitas e despesas, incluindo ganhos e perdas;
(e) alterações no capital próprio mediante integralizações dos proprietários e distribuições a eles; e
(f) fluxos de caixa.
PARA FIXAR
A administração deve fazer a avaliação da capacidade da entidade continuar em operação no futuro previsível.
As demonstrações contábeis devem ser elaboradas no pressuposto da continuidade (no CPC 00, a continuidade é chamada de Premissa de continuidade operacional).
Em regra, as demonstrações contábeis devem ser elaboradas no pressuposto da continuidade.
Quais os casos em que a entidade não deverá elaborar as demonstrações nesse pressuposto?
- Quando administração tiver intenção de liquidar a entidade ou cessar seus negócios ou
- não possua uma alternativa realista senão a descontinuação de suas atividades.
PARA FIXAR
Quando a administração tiver ciência, ao fazer a sua avaliação, de incertezas relevantes relacionadas com eventos ou condições que possam lançar dúvidas significativas acerca da capacidade da entidade continuar em operação no futuro previsível, essas incertezas devem ser divulgadas.
Quando as demonstrações contábeis não forem elaboradas no pressuposto da continuidade, esse fato deve ser divulgado, juntamente com as bases com as quais as demonstrações contábeis foram elaboradas e a razão pela qual não se pressupõe a continuidade da entidade.
PARA FIXAR
Segundo o pressuposto da continuidade, as demonstrações serão elaboradas em bases distintas, geralmente, a preço de saída, já que o que importará é o valor pelo qual ela conseguirá vender seus ativos e quitar as suas obrigações.
Como a administração deve avaliar se o pressuposto de continuidade é apropriado?
Levando em consideração toda a informação disponível sobre o futuro, que é o período mínimo (mas não limitado a esse período) de doze meses a partir da data do balanço.
O grau de consideração depende dos fatos de cada caso.
CERTO OU ERRADO
A entidade deve elaborar todas as suas demonstrações contábeis utilizando-se do regime de competência.
ERRADO! Essa é a regra mas as a demonstração dos fluxos de caixa se pautam pelo regime de caixa.
Cada classe relevante de itens semelhantes deve ser apresentada separadamente nas demonstrações contábeis. Os itens de natureza ou função distinta devem ser apresentados separadamente, salvo se imateriais.
O que são itens imateriais?
Aqueles com base em conhecimentos, habilidades, práticas e crenças…
PARA FIXAR
Se um item não for individualmente material, deve ser agregado a outros itens, seja nas demonstrações contábeis, seja nas notas explicativas.
Ex: 10 canetas no almoxarifado de uma entidade. Precisaremos classificá-las deste modo nas demonstrações contábeis? Não. Podemos agrupar na conta “material de uso e consumo”.
PARA FIXAR
Art. 176. § 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como “diversas contas” ou “contas-correntes”.
Art. 178. § 3º Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.
PARA FIXAR
Ativos e passivos, e receitas e despesas não devem ser compensados exceto quando exigido ou permitido por Pronunciamento, Interpretação ou Orientação.
Há possibilidade de compensar? Sim, pois trata-se de itens da mesma natureza. Você só recolherá R$ 2.000,00 ao Estado, como na imagem. Os valores são perfeitamente compensáveis.
A legislação permite!
PARA FIXAR
- Dívida com fornecedor X (passivo): 20.000,00
- Valor a receber do fornecedor X (ativo): 15.000,00
Não pode haver compensação nessa hipótese, pois não há base legal para tanto. Além do que, prejudicaria o entendimento das demonstrações contábeis.
Qual a periodicidade da apresentação do conjunto completo das demonstrações contábeis?
Pelo menos anualmente, inclusive informação comparativa.
É possível que as demonstrações contábeis da entidade sejam apresentadas para um período mais longo ou mais curto do que um ano?
SIM! Nesse caso a entidade deve divulgar, além do período abrangido pelas demonstrações contábeis:
- a razão para usar um período mais longo ou mais curto; e
- o fato de que não são inteiramente comparáveis os montantes comparativos apresentados nessas demonstrações.
Qual a duração de um exercício social?
1 ano e a data do término será fixada no estatuto.
Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.
PARA FIXAR
A menos que um Pronunciamento Técnico, Interpretação ou Orientação do CPC permita ou exija de outra forma, a entidade deve divulgar informação comparativa com respeito ao período anterior para todos os montantes apresentados nas demonstrações contábeis do período corrente. Também deve ser apresentada de forma comparativa a informação narrativa e descritiva que vier a ser apresentada quando for relevante para a compreensão do conjunto das demonstrações do período corrente.
PARA FIXAR
Exemplo de informação comparativa
PARA FIXAR
O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:
- balanço patrimonial ao final do período;
- demonstração do resultado do período;
- demonstração do resultado abrangente do período;
- demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;
- demonstração dos fluxos de caixa do período;
- notas explicativas, compreendendo informação de política contábil material e outras informações elucidativas;
- informações comparativas com o período anterior, conforme especificado nos itens 38 e 38A;
- balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando a entidade aplicar uma política contábil retrospectivamente ou proceder à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou quando proceder à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis de acordo com os itens 40A a 40D; e
- demonstração do valor adicionado do período, conforme Pronunciamento Técnico CPC 09, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente. (Alterada pela Revisão CPC 03)