4.6 Salário-Maternidade Flashcards

1
Q

Ao segurado ou à segurada da previdência social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança é devido salário-maternidade pelo período de cento e vinte dias.

A

CERTO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A renda mensal inicial do salário-maternidade para a segurada empregada corresponde à sua remuneração integral e será paga pela empresa, observada a compensação com o INSS.

A

CERTO. DECRETO 3048/99 Art. 94. O salário-maternidade para a segurada empregada consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral e será pago pela empresa, efetivando-se a compensação, observado o disposto no , quando do recolhimento das contribuições incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, devendo aplicar-se à renda mensal do benefício o disposto no art. 198.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Jânio, microempreendedor individual, tem uma única empregada. Ela se encontra grávida e em tempo de receber o benefício do salário-maternidade. Nessa situação, o benefício será pago diretamente pela previdência social.

A

CERTO. O salário-maternidade devido a trabalhadora de microempresa tanto para a segurada trabalhadora avulsa é pago diretamente pela Previdência . Em consonância com o disposto no art. 72, §3º da Lei nº 8.213/91.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A concessão do salário-maternidade à segurada empregada independe de carência.

A

CERTO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O salário‐maternidade é devido e pago tanto à segurada que for mãe quanto àquela que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção.

A

CERTO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A legislação previdenciária estendeu o direito à percepção do salário-maternidade à segurada do RGPS que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança. Assim, havendo adoção ou guarda judicial para adoção de mais de uma criança, a segurada fará jus à majoração proporcional do valor do benefício em relação ao número de crianças adotadas.

A

ERRADO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Apesar de a Emenda Constitucional n.º 20/1998 ter estabelecido um limite máximo para o valor dos benefícios do RGPS, esse teto não se aplica ao salário-maternidade da segurada empregada, devendo o valor do benefício, nesse caso, corresponder à integralidade da remuneração da empregada, e cabendo à previdência social o seu pagamento, salvo no tocante à prorrogação por sessenta dias da licença-maternidade, cujo pagamento ficará a cargo do empregador.

A

Errado.

O salário-maternidade da segurada empregada não fica limitado ao teto previdenciário, mas, sim, ao teto constitucional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A trabalhadora com empregos simultâneos tem direito a um salário-maternidade único, independentemente da atividade por ela exercida e da sua contribuição previdenciária em cada uma das funções exercidas.

A

ERRADO. Art. 98, decreto 3048: A segurada que exerça atividades concomitantes fará jus ao salário-maternidade relativo a cada atividade para a qual tenha cumprido os requisitos exigidos, observadas as seguintes condições:

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A renda mensal inicial do salário-maternidade é calculada com base no salário de benefício.

A

ERRADO. Salário-família e salário-maternidade não são calculados com base no salário de benefício. O primeiro tem cota definida, e o segundo, dependerá do enquadramento da segurada (salário de contribuição).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Maria, contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social, em virtude de problemas em sua gestação, teve que antecipar seu parto em dois meses. Nessa situação, considerando a legislação previdenciária de regência, Maria deve ter pago no mínimo dez contribuições mensais para ter direito ao benefício previdenciário denominado salário maternidade.

A

ERRADO.

Carência para (Contribuinte individual, facultativo e Segurado Especial)= 10 meses

O período de carência será reduzido em número de contribuições equivalente ao número de meses em que o parto foi antecipado.

10-2= 8 meses que ela deve comprovar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Considere que Janice trabalhava regularmente com sua carteira devidamente assinada quando foi demitida por justa causa aos três meses de gravidez. Nessa situação, Janice não tem direito de receber o salário-maternidade.

A

ERRADO. Art. 97, parágrafo único, decreto 3048: Durante o período de graça a que se refere o art. 13, a segurada desempregada fará jus ao recebimento do salário-maternidade, situação em que o benefício será pago diretamente pela previdência social. (redação de 2020)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O valor dos benefícios de prestação continuada pagos pela previdência social, inclusive o salário-maternidade, será calculado com base no salário-de-benefício.

A

ERRADO.

O salario maternidade, a pensão por morte, o salario família e o auxilio reclusão não são calculados sobre o salario de benefício.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O salário-maternidade será pago à empregada no valor da sua remuneração integral, não se observando o teto máximo dos benefícios da previdência social.

A

CERTO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Considere que Joana, há seis meses trabalhando no seu primeiro emprego com carteira assinada, sem nunca antes haver contribuído com a previdência social, acaba de dar à luz a sua primeira filha. Nessa situação, Joana não terá direito ao salário-maternidade, uma vez que a carência para usufruir desse benefício é de, no mínimo, doze contribuições mensais ao regime geral de previdência social.

A

Independe de carência: Empregada, Doméstica, Avulsa.

Exige 10 meses de carência: Segurada Especial, Contribuinte individual, Facultativa.

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Tereza encontra-se afastada de suas atividades laborais e recebe o auxílio-doença. Nessa situação, caso engravide e tenha um filho, Tereza não poderá receber, ao mesmo tempo, o auxílio-doença e o salário-maternidade.

A

CERTO. Ou um ou outro, os 2 jamais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Cláudia está grávida e exerce atividade rural, sendo segurada especial da previdência. Nessa situação, ela tem direito ao salário-maternidade desde que comprove o exercício da atividade rural nos últimos dez meses imediatamente anteriores à data do parto ou do requerimento do benefício, quando solicitado antes do parto, mesmo que a atividade tenha sido realizada de forma descontínua.

A

CERTO. Carência (10 meses) - Segurada Especial, Facultativa e Contribuinte Individual.

17
Q

Helena, grávida de nove meses de seu primeiro filho, trabalha em duas empresas de telemarketing. Nessa situação, Helena terá direito ao salário-maternidade em relação a cada uma das empresas, mesmo que a soma desses valores seja superior ao teto dos benefícios da previdência social.

A

CERTO.

18
Q

Rute, professora em uma escola particular, impossibilitada de ter filhos, adotou gêmeas recém-nascidas cuja mãe falecera logo após o parto e que não tinham parentes que pudessem cuidar delas. Nessa situação, Rute terá direito a dois salários-maternidade.

A

ERRADO. Parágrafo 4.º do art. 93-A, Decreto 3048: Na hipótese de haver adoção ou guarda judicial para adoção de mais de uma criança, será devido somente um salário-maternidade, observado o art. 98.

19
Q

Uma profissional liberal que seja segurada contribuinte individual da previdência social há três meses e esteja grávida de seis meses terá direito ao salário-maternidade, caso recolha antecipadamente as sete contribuições que faltam para completar a carência.

A

ERRADO. ==> Não admite recolher antecipadamente as contribuições que faltam para completar a carência, ou seja, não é permitida ao beneficiário a antecipação do pagamento de contribuições para efeito de benefícios. Pois, a carência é contada MÊS A MÊS.

20
Q

Para fins de obtenção de salário-maternidade, Lúcia, segurada especial, comprovou o exercício de atividade rural, de forma descontínua, nos dez meses anteriores ao início do benefício. Nessa situação, Lúcia tem direito ao salário-maternidade no valor de um salário mínimo.

A

CERTO. Decreto 3.048 de 1999, art. 93, § 2 Será devido o salário-maternidade à segurada especial, desde que comprove o exercício de atividade rural nos últimos dez meses imediatamente anteriores à data do parto ou do requerimento do benefício, quando requerido antes do parto, mesmo que de forma descontínua, aplicando-se, quando for o caso, o disposto no parágrafo único do art. 29.