P.R.E.V. Flashcards

1
Q

Constituem funções da Atenção Primária em Saúde, EXCETO:

A) Resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população.
B) Responsabilizar-se pela saúde dos usuários em quaisquer pontos de atenção à saude em que estejam.
C) Fornecer atenção direcionada para a enfermidade no decorrer do tempo.
D) Organizar os fluxos e os contrafluxos dos usuários pelos diversos pontos de atenção à saúde, no sistema de serviços de saúde.

A

C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

São considerados atributos ou conceitos da Atenção Primária à Saúde, EXCETO:

A) Práticas de saúde direcionadas a responder às necessidades individuais e coletivas.
B) Integralidade do cuidado.
C) Longitudinalidade ou continuidade das ações e coordenação do cuidado ao longo do tempo.
D) Foco nas ações curativas no plano individual.

A

D

*Para respondermos essa questão devemos ter o conhecimentos dos 4 atributos básicos da Atenção Primária em Saúde (APS): 1. Acesso, 2. Coordenação do Cuidado, 3. Integralidade, 4. Longitudinalidade. Incorreta letra “D”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Marque a alternativa que apresenta um dos princípios que a Organização Mundial da Saúde preconiza para embasar a construção da atenção primária nos sistemas de saúde, tendo em vista sua preocupação com as iniquidades em saúde:

A) Centralidade nas necessidades dos serviços e de seus profissionais.
B) Direcionamento para a assistência à saúde com ênfase em enfermidades específicas.
C) Financiamento sustentável, para permitir a cobertura universal e o acesso equitativo.
D) Foco na qualidade, incluindo a incorporação dos melhores equipamentos e medicamentos disponíveis.

A

C

*A construção da Atenção Primária segundo Barbara Starfield: a atenção primária é o primeiro nível de contato com o sistema de saúde para promover a saúde, prevenir doenças, cuidar de doenças comuns e manejar problemas de saúde crônicos. Com o primeiro contato, o cuidado contínuo, abrangente e coordenado fornecido a populações indiferenciadas quanto a gênero, à doença ou a sistema orgânico, a atenção primária é, assim, a espinha dorsal de todo sistema de saúde efetivo. Nos países em desenvolvimento, a atenção primária é oferecida por meio de equipes multidisciplinares, com os médicos de família no centro dessas equipes, e esse modelo de atenção ao cuidado de saúde de toda a população altera a morbidade e mortalidade principalmente das pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, ou seja, quanto mais carente a situação da população de um país mais a estratégia da atenção primária tem benefício de ser aplicada e defendida. A construção da Atenção primária deve ter sua responsabilidade pelo Estado e ter seu completo financiamento sustentável para atender as demandas de saúde de toda a população, pois a atenção primária resolutiva é o modelo mais barato e econômico em grandes proporções já que funciona como sistema de filtro para a atenção secundária e terciária, diminuindo os gastos dos recursos dos níveis mais complexos, como internações hospitalares e procedimentos de alto custo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Com relação à atenção primária em saúde, é CORRETO afirmar:
A) Caracteriza-se pela atenção intermitente à saúde dos indivíduos.
B) Constitui o nível no serviço de saúde que oferece a entrada no sistema para todas as novas necessidades e problemas.
C) É ordenada e coordenada pelos níveis secundários e terciários de atenção à saúde.
D) Está focada na cura ou controle das condições de maior prevalência na comunidade, não realizando atividades de vigilância à saúde.

A

B

*Com o primeiro contato, o cuidado contínuo, abrangente e coordenado fornecido a populações indiferenciadas quanto a gênero, à doença ou a sistema orgânico, a atenção primária é, assim, a espinha dorsal de todo sistema de saúde efetivo. Nos países em desenvolvimento, a atenção primária é oferecida por meio de equipes multidisciplinares, com os médicos de família exercendo um papel fundamental nas equipes. Correta letra “B”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A efetividade da Atenção Primária em Saúde (APS) tem sido mensurada por internações. Assinale, entre as abaixo, as que NÃO constituem condições sensíveis à APS:

A) Causas externas.
B) Deficiências nutricionais.
C) Doenças cardiovasculares.
D) Doenças pulmonares.

A

A

*Excelente questão do PSUMG que traz a premissa de que a UBS é oportuna e sendo de boa qualidade pode evitar internações por condições sensíveis à APS usando essas condições como desempenho do serviço de saúde. Existem 20 itens de internações a condições sensíveis à Atenção Primária, ou seja, deveriam ser, a maior parte delas, resolvidas na UBS e não na atenção secundária ou terciária. 1. Doenças evitáveis por imunizações; 2. Doenças infecciosas evitáveis; 3. Gastroenterites infecciosa e complicações; 4. Anemia; 5. Deficiências nutricionais; 6. infecção de ouvido nariz e garganta; 7. Pneumonias bacterianas; 8. Asma; 9. Bronquites; 10. Hipertensão; 11. Angina pectoris; 12. insuficiência cardíaca; 13. cérebro vascular; 14. DM; 15. Epilepsias; 16. infecção no rim e ITU; 17. infecção de pele e tecidos subcutâneos; 18. Doenças inflamatórias órgãos pélvicos femininos. 19. úlcera intestinal; 20. Doenças relacionados ao parto e pré-natal. A lista das ICSAP são o total de 77 diagnósticos. Estudando a lista das condições apenas as causas externas não se encaixam, logo alternativa errada letra “A”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A demografia médica no Brasil mostra que 76% da população reside no interior do país, onde há uma taxa de 1,23 médicos por 1.000 habitantes, ao passo que a concentração de médicos é de 4,84 por 1.000 habitantes nas capitais, ou seja, […] as 39 cidades com mais de 500 mil habitantes concentram 30% da população e 60% de todos os médicos do país.

A

A atenção primária é a principal porta de entrada do sistema de saúde. Em casos de pacientes em situações de vulnerabilidade, devem ser acolhidos na UBS e realizado o atendimento em demanda espontânea.

A atenção básica se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação. É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipe. Deve ser resolutiva (soluciona 85% dos problemas de saúde) e coordenada com fluxos e contra-fluxos de pessoas, informações e produtos entre os componentes das redes de atenção à saúde.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Sobre a Atenção Básica em Saúde está ERRADO afirmar:

A) Considera o Programa de Agentes Comunitários de Saúde como estratégia prioritária para sua organização.
B) É desenvolvida sob a forma de trabalho em equipe, sendo dirigida às populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária.
C) Orienta-se pelos princípios da Universalidade, da Acessibilidade e da Coordenação do cuidado, do Vínculo e Continuidade, da Integralidade, da Responsabilização, da Humanização, da Equidade e da Participação social.
D) Todos os Municípios brasileiros devem ofertar à sua população, ações e serviços de atenção básica em saúde.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Sobre a atenção básica à saúde, é CORRETO afirmar que:

A) Abrange a promoção da saúde, o diagnóstico e o tratamento, ao passo que a reabilitação e a redução de danos são atribuições da atenção secundária à saúde.
B) Abrange ações de saúde de natureza preventiva no âmbito individual, sendo as ações preventivas de âmbito coletivo atribuições da vigilância em saúde.
C) É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipe.
D) Embora tenha suas ações implementadas de forma descentralizada em Unidades Básicas de Saúde, não existe definição de território de atuação, podendo o paciente escolher livremente a UBS à qual irá se vincular.

A

C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes condicionantes de saúde das coletividades. Contudo, para que a atenção básica à saúde possa resultar em todos esses benefícios, deve ser reformulada para cumprir os seguintes papéis:

I. Resolução - solucionar mais 85% dos problemas de saúde de sua população.
II. Coordenação - orientar os fluxos e contrafluxos de pessoas, informações e produtos entre os componentes das redes de atenção à saúde.
III. Responsabilização - acolher e responsabilizar-se, sanitária e economicamente, por sua população.

A

Apenas as assertivas I e II estão corretas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A estruturação da Rede nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), representa o aprofundamento da institucionalização e do fortalecimento da saúde do trabalhador no âmbito do SUS. A RENAST articula-se de forma interdisciplinar, utilizando-se de instrumentos, saberes, tecnologias originadas de diferentes áreas do conhecimento e em diferentes níveis de atenção complementares entre si.

A

A Equipe de Saúde da Família possui função de promoção de saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças mais frequentes e manutenção da saúde. Age em uma área determinada (Territorialização) e baseia-se na Adscrição da clientela (população do território cadastrada e de responsabilidade da equipe). O objetivo inicial da territorialização é a definição de microáreas de risco e grupos prioritários.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Constitui objetivo da Política Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (Portaria n° 1.823, de 23/08/2012) a garantia da integralidade na atenção à saúde, entendendo-se por tal:

A) A representação da área de saúde do trabalhador nos fóruns de formulação de políticas setoriais relativas ao desenvolvimento econômico e social.
B) A inserção de ações de saúde do trabalhador em todas as instâncias e pontos da Rede de Atenção à Saúde do SUS.
C) O controle e a avaliação da qualidade dos serviços e programas de saúde do trabalhador, nas instituições e empresas privadas.
D) O desenvolvimento de estratégias e ações de comunicação de risco e de educação ambiental e em saúde do trabalhador.

A

B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Uma Unidade Básica de Saúde organizada, segundo a estratégia da Saúde da Família, possui um processo de trabalho próprio, o qual apresenta as seguintes características, EXCETO:

A) Está estruturada a partir do trabalho do médico da família.
B) Realiza assistência básica integral e contínua, voltada à população adscrita.
C) Realiza os primeiros atendimentos de urgências médicas e odontológicas.
D) Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quarentena é isolamento de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com caso clínico ou portador, ou da data em que esse comunicante sadio abandonou local em que se encontrava a fonte de infecção.

A

Assinale a afirmativa que melhor exprime o significado do termo “quarentena”:
A) Isolamento de indivíduos em casa por tempo indeterminado até que apresente exames sorológicos negativos.
*B) Isolamento de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo e incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico, ou portador, ou da data em que esse comunicante sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção.
C) Isolamento domiciliar, pelo período de 40 dias, de indivíduos sadios que tiveram contato com casos confirmados ou suspeitos de doenças que possam causar danos à saúde pública.
D) Isolamento em quarto hospitalar, durante o período de transmissibiliadade, indivíduos com diagnóstico confirmado de doença que possa causar danos à saúde pública.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A demografia médica no Brasil mostra que 76% da população reside no interior do país, onde há uma taxa de 1,23 médicos por 1.000 habitantes, ao passo que a concentração de médicos é de 4,84 por 1.000 habitantes nas capitais, ou seja, […] as 39 cidades com mais de 500 mil habitantes concentram 30% da população e 60% de todos os médicos do país.

A

Em 2010, a gestão tripartite do SUS estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão nas regiões de saúde, visando a aperfeiçoar a integralidade no SUS. A RAS é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. A RAS estabelece a Atenção primária como seu centro de comunicação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Mulher de 58 anos vai ao Centro de Saúde para consulta de acompanhamento médico. Queixa-se
de acordar frequentemente durante a madrugada com taquicardia e sudorese. Possui diabetes melito tipo 2 e hipertensão arterial sistêmica. Faz uso domiciliar regular, há dois anos, de metformina 850mg duas vezes
ao dia, gliclazida 60mg pela manhã, enalapril 20mg duas vezes ao dia. Relata menopausa há três anos, é
viúva há seis anos e não possui parceiro sexual desde então. Ao exame, PA 156/84mmHg, FC 98bpm, FR 19ipm; sem outras anormalidades. Diz que a PA aferida pela filha enfermeira, em casa, geralmente está em torno de 120/80mmHg. Exames de laboratório atuais:
hemoglobina glicada A1c 6,3%; creatinina 0,7mg/dL, potássio 4,3mg/dL. Na avaliação preventiva de saúde dessa paciente, qual dos exames abaixo NÃO ESTÁ INDICADO neste momento?

A) Colonoscopia
*B) Densitometria óssea
C) Dosagem de triglicérides e de colesterol
D) Exame citopatológico do colo uterino

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

AFR 50 anos, trabalha como torneiro mecânico com carteira assinada e sofreu atropelamento por automóvel quando retornava do trabalho para casa, de bicicleta, sofrendo fratura de clavícula direita. AFR foi assistido em unidade de Pronto Socorro de sua cidade e foi afastado do trabalho com recomendação de manter a imobilização do braço direito por cinco semanas, após as quais deverá fazer reabilitação física (fisioterapia). Considerando as circunstâncias do acidente e a legislação em vigor, o custeio da reabilitação física cabe ao:

A) INSS.
B) empregador.
*C) SUS.
D) motorista responsável pelo atropelamento.

A

Note que ela é uma pegadinha; ele não quer saber sobre o INSS, mas, sim, sobre a reabilitação física.
O que você precisa saber para responder a esta pergunta?
Ao se pensar em um acidente de trabalho (note, foi um acidente de trajeto), imediatamente pensamos no afastamento e no fato de que o INSS irá cuidar do pagamento do funcionário se o seu afastamento for superior a quinze dias.
Entretanto, neste caso, estamos falando do custeio da reabilitação, ou seja, do tratamento deste paciente. Note: o paciente foi atendido em um pronto-socorro da sua cidade (pelo que se pode depreender que é um serviço público).
Lembre-se dos princípios do SUS: universalidade, integralidade, equidade, igualdade… Este paciente será atendido e tratado pelo SUS até a conclusão do seu tratamento. Desta forma, quem
“custeará” a reabilitação será o SUS! (E, indo mais fundo, o pagador de impostos, que é quem mantém o SUS funcionando).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

A ocorrência de um acidente de trabalho com um empregado exige do seu empregador a emissão da CAT. Dentre as opções abaixo, qual delas é um desdobramento administrativo da emissão nos casos de agravos relacionados ao trabalho que exigem afastamento do trabalho por mais de 15 dias:
A) Estabilidade provisória ao trabalhador a qual perdura por 24 meses após a cessação do auxílio incapacidade temporária.
* B) Necessidade de depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o trabalhador acidentado.
C) Redução da base de cálculo do Fator Acidentário Previdenciário (FAP).
D) Abertura de ação regressiva contra a empresa para ressarcimento de despesas trabalhistas do Ministério do Trabalho.

A

a obrigatoriedade do depósito (pelo empregador) do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em situações de afastamento do trabalho por mais de 15 dias só ocorre se o motivo do afastamento estiver atrelado a um acidente de trabalho ou a uma doença profissional. Quando o afastamento do trabalhador não tiver nenhuma relação com o trabalho, não haverá a obrigatoriedade de realizar os depósitos do FGTS (enquanto o trabalhador permanecer afastado). Já o CAT, quando registrado, também garante alguns outros direitos, como a estabilidade de um ano no emprego após a data de alta do tratamento (para aqueles que ficaram afastados até no máximo 15 dias); estabilidade de função; auxílio-acidentário (caso haja sequelas que impeçam o retorno ao trabalho na função anterior); aposentadoria por invalidez acidentária (caso o trabalhador não possa voltar a exercer atividade profissional); e reintegração à empresa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Quanto ao modelo de desenvolvimento rural
brasileiro, é correto afirmar:
a) A agricultura familiar brasileira ocupa 85,0% da área dos estabelecimentos
agropecuários do país.
b) Na agricultura familiar predomina o
trabalho rural assalariado.
c) A produção agrícola advinda da
agricultura familiar é a responsável pela segurança alimentar da população.
d) O setor agropecuário brasileiro não
utiliza financiamento público para custeio de suas safras.

A

C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

A) A Declaração de Óbito, fonte de dados para o SIM, pode ser preenchida por qualquer profissional de saúde.
B) A base de dados do SIM permite a estimativa das taxas de prevalência das doenças que incidem em dada região.
*C) A partir das informações contidas nesse sistema, pode-se obter a mortalidade proporcional por causas, faixa etária, sexo, local de ocorrência e residência.
D) Sepultamentos sem Declaração de óbito são autorizados em municípios que não tenham serviços de saúde.

A
  • O preenchimento da declaração de óbito é atividade exclusiva do profissional médico! Outros
    profissionais de saúde não podem preenchê-la.
  • Com base apenas no SIM não temos
    dados da prevalência das doenças, pois ele informa apenas os casos de óbito!
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Vamos revisar ainda os atributos da atenção primária (Starfield). São quatro características ou
atributos ESSENCIAIS da atenção básica:
• Longitudinalidade: um contínuo relacionamento entre os usuários e o serviço de saúde;
• Integralidade: o rol de serviços disponíveis na atenção primária para que os usuários recebam atenção integral;
• Coordenação da atenção: a APS é integrada aos demais níveis de atenção, e troca informações do
paciente com outros pontos da rede de atenção a fim de facilitar a assistência em todos os pontos
da rede;
• Acesso de primeiro contato: acessibilidade do serviço de saúde a cada nova necessidade do
usuário.

A

Além dos quatro atributos originais, há ainda três atributos DERIVADOS:
• Orientação familiar: a participação dos membros da família nos aspectos relacionados ao cuidado e/ou adoecimento;
• Orientação comunitária: planejamento e avaliação dos serviços junto com a comunidade, por exemplo, na obtenção de dados
epidemiológicos;
• Competência cultural: adaptação da equipe à comunidade, buscando facilitar o relacionamento com comunidades que tenham diferenças culturais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Ocorre a integração do conhecimento com a clínica em um programa de saúde nas seguintes situações, EXCETO:
A) Quando são ampliadas as ações de diagnóstico e as estratégias da política de atenção a saúde
B) Quando existe o fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico às diversas áreas de saúde
C) Quando ocorre respeito à diversidade sexual, étnica e cultural na implementação das ações de saúde
*D) Quando o financiamento e a gestão das ações de saúde estão centralizados

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Com relação às Lesões por Esforços Repetitivos - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER-DORT) assinale a alternativa ERRADA:
A) Normas de produção, modo operatório, exigências de tempo, ritmo de trabalho e conteúdo das tarefas estão entre seus principais determinantes
B) O reconhecimento dos quadros de LER-DORT pelo INSS aumentou com a instituição do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NETEP)
C) Dentre as ações de saúde do trabalhador a serem desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está a reabilitação física dos trabalhadores com Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho
D) Os distúrbios clínicos que acompanham os quadros de LER-DORT resultam de lesões agudas do sistema osteomuscular

A

D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

JTS, 43 anos, que trabalhou como operador de alto-forno por 07 anos, com contrato formal de trabalho em uma metalúrgica, foi encaminhado ao Serviço de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas (SEST/HC) para avaliação de possível nexo causal entre seu problema de saúde e o trabalho. Acompanhado da esposa que o auxiliou a prestar informações, relatou que no dia 18/10/2014, após a perfuração do alto-forno com O2 houve extravasamento de H20, CO e N2. Referiu desmaio imediato, tendo permanecido desacordado por 4-5 minutos até ser resgatado por colegas e conduzido ao Pronto Atendimento da empresa. Decorridos 10 dias do acidente, como estava com dificuldades para dormir, procurou o Ambulatório, onde lhe foi prescrito Clonazepam. Nos dias seguintes, ao quadro de insônia, somaram-se agressividade, perda da coordenação dos movimentos, perda de libido, confusão mental, dificuldade de compreensão, vertigem, cefaleia, fadiga intensa, tristeza, zumbidos bilaterais, parestesias nas pernas e espasmo muscular espontâneo. No HC, após avaliação neurocomportamental no Ambulatório de Neurologia Cognitiva e do Comportamento, a conclusão do caso foi à seguinte: “paciente apresenta sinais objetivos de comprometimento cognitivo de intensidade moderada, com alteração significativa de memória, além de acometimento motor caracterizado por hiper-reflexia e parkinsonismo. RNM evidencia hipersinal bilateral e simétrico de globos pálidos, compatível com intoxicação por monóxido de carbono”. INCORRETA:

A

A) Trata-se de um caso de acidente de trabalho típico
B) O SEST-HC poderá emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), no caso da empresa responsável recusar-se a fazê-lo
C) Caso a CAT seja emitida pelo SEST-HC o preenchimento do Laudo de Exame Médico da CAT compete ao médico assistente
*D) Durante o período de afastamento do trabalho para fins de tratamento clínico, o benefício previdenciário ao qual JTS fará jus é o Auxílio Doença Previdenciário.

(Durante o período de afastamento do trabalho para fins de tratamento clínico, o benefício previdenciário ao qual JTS fará jus é o auxílio soença acidentário, que é um benefício pago aos segurados que sofreram acidentes do trabalho)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

PAG, de 72 anos, foi operado há 10 meses de câncer gástrico, comprovado por exame histopatológico. Na evolução, apresentou metástases pulmonares e o quadro clínico foi progressivamente piorando, sendo que uma semana antes do óbito apresentou broncopneumonia, levando ao óbito por insuficiência respiratória aguda. O paciente era hipertenso há anos e teve acidente vascular cerebral três meses antes de sua morte, permanecendo hemiplégico. Em atendimento às normas do Ministério da Saúde para o preenchimento da Declaração de óbito é CORRETO afirmar que a causa básica que deve ser registrada na Declaração de óbito deste paciente é:
A) Broncopneumonia
B) Insuficiência respiratória aguda
*C) Câncer gástrico
D) Metástases pulmonares

A

Parte I a) Insuficiencia respiratória aguda (causa imediata)

b) Broncopneumonia

c) Metástases pulmonares

d) Câncer gástrico

Parte II - HAS

AVC

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

Em nosso meio, a principal causa de óbito na adolescência é por:
A) Acidente
*B) Homicídio
C) Suicídio
D) Uso de drogas ilícitas

A

As causas externas respondem, após o 1º ano de vida, como a principal causa de óbito na infância e na população de adolescentes, como por exemplo: acidentes automobilísticos, atropelamentos, homícidios, suicídios, afogamentos, quedas, choques elétricos. Na adolescência, especificamente, os assassinatos (homícidios) são a principal causa. Por isso, a alternativa B é a resposta desta questão.

Atenção! A Organização Mundial de Saúde define adolescência como a segunda década de vida (de 10 a 19 anos) e o Estatuto da Criança e do Adolescente considera o adolescente a pessoa entre 12 e 18 anos de idade. Esse aspecto cronológico convencional da adolescência já foi cobrado algumas vezes em provas anteriores e precisar estar ativo na sua memória.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

A randomização é uma técnica de alocação que visa:
A) Impedir que indivíduos sem critérios de elegibilidade sejam incluídos no estudo.
B) Evitar perdas seletivas de acompanhamento que levem a resultados enviesados.
*C) Garantir a distribuição homogênea de características prognósticas entre os grupos comparados.
D) Garantir que os pacientes alocados em diferentes grupos de tratamento recebam a mesma qualidade de assistência.

A

A alocação aleatória de indivíduos em grupos diferentes num estudo (randomização) tem como objetivo fundamental inibir vieses de seleção, permitindo que todos os indivíduos tenham iguais probabilidades de fazer parte dos grupos de estudo. A tendência é que tenhamos grupos homogêneos, permitindo comparações entre si.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

Na avaliação do desempenho de um novo teste diagnóstico, seus resultados foram comparados aos do teste padrão-ouro, e os valores, mostrados na tabela a seguir. Em relação à comparação, marque a alternativa ERRADA:

A

A) A probabilidade de um indivíduo com o teste negativo ter a doença é de 20% e corresponde aos falso-negativos.

(A taxa de FN é calculada a partir da sensibilidade: S = 160/200 = 80%.
Então 1 - sensibilidade nos dará 20% que correspondem a 40 pessoas FN)

*B) A capacidade do novo teste detectar a doença quando o indivíduo realmente é doente é de 62% e se chama sensibilidade.

(a capacidade do teste novo detectar a doença quando um indivíduo é realmente doente é a sensibilidade: S = VP/(VP+FN) = 160/200 = 80%)

C) A probabilidade de um indivíduo sadio ter o resultado do novo teste negativo é de 94% e se chama especificidade.

*E= VN/(VN+FP) = 1700/1800 = 94% (aprox.)

D) A probabilidade de um teste negativo ser observado em indivíduo sadio é de 98% e se chama valor preditivo negativo.

*VPN = VN/(VN+FN) = 1700/(40+1700) = 98% (aprox.)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

Considerando a portaria N° 1.271, de 6 de junho de 2014, do Ministério da Saúde, constituem doenças ou agravos de notificação obrigatória todas abaixo, EXCETO:
A) Acidente de trabalho com exposição a material biológico
*B) Doenças cardiovasculares
C) Eventos adversos graves ou óbitos pós-vacinação
D) Violência doméstica e/ou outros tipos de violências

A

São doenças ou agravos de notificação compulsória imediata (até 24h): Acidente de trabalho (grave, fatal ou crianças e adolescentes), Acidente por animal peçonhento ou potencialmente transmissor da Raiva, Botulismo, Cólera, Coqueluche, Dengue (óbito), Difteria, Doença de Chagas (casos agudos), Doença invasiva por Haemophilus influenzae, Doença Meningocócica e Outras Meningites, Doenças com suspeita de disseminação intencional (Antraz, Varíola, Tularemia), Doenças febris hemorrágicas emergentes (Ebola, Marburg, Lassa), Zika (em gestante ou óbito), Evento de Saúde Pública (ESP) que se constitua ameaça à saúde pública; Eventos adversos graves ou óbitos pós vacinação; Febre Amarela; Febre Tifoide, Febre maculosa, Febre do Nilo, Chikungunya (óbito ou em áreas sem transmissão), Hantavirose, Influenza (novo subtipo viral), Leptospirose, Malária (fora de área endêmica), Poliomielite, Peste, Raiva Humana, Síndrome da Rubéola Congênita, Sarampo, Rubéola, Paralisia flácida aguda, Síndrome respiratória aguda (SARS-CoV, MERS-Cov), Tétano, Varicela (internação ou óbito), violência sexual e tentativa de suicídio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

São doenças de notificação compulsória semanal:

A

Acidente de trabalho com exposição a material biológico; Dengue - casos; Doença de Chagas Crônica; Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ); Doença aguda pelo vírus Zika; Esquistossomose; Febre de Chikungunya; Hanseníase; Hepatites virais; HIV/AIDS; Infecção pelo HIV em gestante, parturiente ou puérpera e Criança exposta ao risco de transmissão vertical do HIV; Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV); Intoxicação Exógena (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados); Leishmaniose Tegumentar Americana; Leishmaniose Visceral; Malária na região amazônica; Óbito Infantil e Materno; Sífilis Adquirida, Congênita e Em gestante; Toxoplasmose gestacional e congênita; Tuberculose; Violência doméstica e/ou outras violências

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

Assinale a alternativa ERRADA:
A) O nexo causal entre transtornos mentais e a organização do trabalho está nas dificuldades pelas quais perpassa o campo da saúde mental e o trabalho.
B) No Brasil, os transtornos mentais, entre eles o alcoolismo crônico, estão entre os principais problemas de saúde que afetam o trabalho.
C) Dentre os principais sintomas advindos dos denominados transtornos somatoformes estão a fadiga, a irritabilidade e as alterações do sono.
D) O estado de stress pós-traumático manifesta-se imediatamente após o acontecimento do evento ou a situação provocadora do adoecimento.

A

D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

Em estudo realizado em Maceió - AL, visando identificar fatores de risco para mortalidade neonatal, comparou-se a história de 136 recém-nascidos que morreram antes de completar 28 dias de vida com 272 sobreviventes de mesma idade, neste mesmo período e os resultados são apresentados a seguir. Considerando a análise apresentada na tabela, assinale a alternativa ERRADA:

A

A) Ausência de criança abaixo de 5 anos de idade aumenta em mais de dez vezes a chance de óbito neonatal.
B) Baixo peso ao nascer aumenta em mais de cinco vezes a chance de óbito neonatal.
C) Idade da mãe não constitui fator de risco para o óbito neonatal.
*D) Renda familiar igual ou menor do que dois salários mínimos é fator de proteção para óbito neonatal.

(resultados provenientes de um estudo caso-controle, mais especificamente a variável Odds Ratio (razão de chances). Letra A correta, OR = 10 com valor do intervalo de confiança sem cruzar a linha de não efeito. Letra B também correta, basta observar o OR e o intervalo de confiança. Letra C, correta, uma vez que o valor do intervalo de confiança para idade da mãe cruza o valor 1, tal variável não constitui fator de risco. Finalmente a letra D é a alternativa a assinalar, pois renda familiar é fator de agravo, intervalo de confiança totalmente à direita de 1).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
32
Q

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes condicionantes de saúde das coletividades. Contudo, para que a atenção básica à saúde possa resultar em todos esses benefícios, deve ser reformulada para cumprir os seguintes papéis:

I. Resolução - solucionar mais 85% dos problemas de saúde de sua população.
II. Coordenação - orientar os fluxos e contrafluxos de pessoas, informações e produtos entre os componentes das redes de atenção à saúde.
III. Responsabilização - acolher e responsabilizar-se, sanitária e economicamente, por sua população.

A

I e II corretas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
33
Q

Constituem princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
A) Descentralização e responsabilização pela oferta de serviços entre as três esferas de governo.
B) Minimização das desigualdades por meio do pagamento de benefícios de assistência social.
C) Estímulo à participação da população na formulação, fiscalização e deliberação sobre a política de saúde.
D) Garantia de atenção à saúde a todo e qualquer cidadão.

A

B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
34
Q

Estudos epidemiológicos são realizados visando a identificação de associação entre fatores de exposição e a ocorrência de um agravo ou doença. Com relação às medidas de associação feitas nesta avaliação, assinale a alternativa ERRADA:
A) Em estudo de caso-controle, o odds ratio compara a chance de adoecer entre indivíduos expostos e não expostos
B) O teste do qui-quadrado indica se há associação estatística entre duas variáveis, mas não informa a magnitude ou direção da associação
*C) Quando a medida de associação é estatisticamente significante, ela encontra-se dentro do intervalo de confiança em 95% das vezes
D) Uma associação estatística entre uma exposição e a presença da doença pode ser aleatória, ou seja, devido ao acaso

A
  • o OR (razão de chances) demonstrará quantas vezes a chance de adoecer no grupo exposto é maior ou menor que no grupo não exposto.
  • Qui-quadrado é um teste estatístico que verifica a associação entre duas variáveis, não paramétricas, categóricas. Entretanto, o teste não avalia a magnitude da associação nem é suficiente para estabelecer a causalidade da associação.
  • Para uma medida de associação (um Odds Ratio, um Risco Relativo) ser considerada estatisticamente significante o seu intervalo de confiança não pode passar pela unidade, pelo número 1,0 (ex. IC de 0,7 - 1,9).
  • Diferenças entre grupos estudados podem ocorrer por uma causalidade real entre fator de exposição e desfecho ou pode aleatória. Precisamos ter esse conceito em mente para tomarmos cuidados com os viéses sistemáticos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
35
Q
A

A) A base de cáculo para a TME por Acidente de Trabalho de que trata a tabela acima foi o número de trabalhadores segurados pelo Seguro de Acidente de Trabalho (SAT) do INSS
*B) A maior redução da TME por Acidente de Trabalho no período considerado ocorreu na região centro-oeste
C) O risco de morrer por acidente de trabalho é maior nas regiões norte e centro-oeste comparadas às demais regiões brasileiras
D) Considerando o período estudado, a redução da TME por Acidente de Trabalho no Brasil foi de 47,6%

(A maior redução da TME por acidente de trabalho ocorreu na região nordeste, redução de aproximadamente 3x entre os anos de 2000 e 2010; enquanto as demais regiões apresentaram redução de aproximadamente 2x no mesmo período. A taxa de mortalidade específica consiste no percentual de óbitos por determinada condição de saúde que se queira avaliar, em relação ao número de óbitos do período).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
36
Q

São vantagens dos estudos de coorte, EXCETO:
A) A exposição das pessoas aos fatores de risco não constitui problema ético.
B) Os dados sobre a exposição têm melhor qualidade do que em estudos caso-controle.
C) Vários desfechos clínicos podem ser investigados simultaneamente.
*D) Utilidade em estudos etiológicos de doenças raras.

A

*vantagens dos estudos de Coorte são:

~ Avalia a incidência de determinada doença (quantos indivíduos desenvolvem a doença no período em que estão sendo acompanhados pelo estudo)

~ Melhor estudo para avaliar exposições (fatores de risco ou proteção) raros (pois os indivíduos já são selecionados a partir da exposição de determinado fator)

~ Pode analisar vários desfechos para uma mesma exposição (Ex: selecionam-se indivíduos tabagistas e não tabagistas. Ao final do estudo podemos verificar se os indivíduos desenvolvem DPOC, hipertensão, neoplasia de pulmão, etc)

~ Mais de um desfecho pode ser analisado ao fim do estudo.

  • desvantagens dos estudos de Coorte:

~ Uma vez que os indivíduos terão que ser seguidos por um tempo, há dificuldades logísticas e técnicas para sua realização (alto custo para se manter o estudo, perda de seguimento dos pacientes, demora para publicação, etc)

~ Ruim para estudar doenças raras (uma vez que não há garantia que os indivíduos seguidos irão desenvolver aquela doença)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
37
Q

Marque a alternativa que apresenta um dos princípios que a Organização Mundial da Saúde preconiza para embasar a construção da atenção primária nos sistemas de saúde, tendo em vista sua preocupação com as iniquidades em saúde:
A) Centralidade nas necessidades dos serviços e de seus profissionais.
B) Direcionamento para a assistência à saúde com ênfase em enfermidades específicas.
C) Financiamento sustentável, para permitir a cobertura universal e o acesso equitativo.
D) Foco na qualidade, incluindo a incorporação dos melhores equipamentos e medicamentos disponíveis.

A

C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
38
Q
A

SÉRIE DE CASOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
39
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
40
Q

Sensibilidade: probabilidade do doente ter seu exame positivo; quanto maior a sensibilidade, menos __________.

A

Falso negativos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
41
Q

Sensibilidade e especificidade são características do teste e independem da prevalência da condição estudada. Dessa maneira, numa população com maior prevalência de depressão, em nada mudaria o valor de sensibilidade e especificidade.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
42
Q

O serviço de Medicina do Trabalho de uma
montadora de veículos realiza a avaliação de
todos os funcionários ao completarem 50 anos de
idade. Em 10 anos, o Programa identificou 50 alterações eletrocardiográficas sugestivas de infarto do miocárdio em 500 empregados examinados. A medida relatada refere-se ao
indicador de:

A

PREVALÊNCIA DE PONTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
43
Q

Se duas doenças (A e B) apresentam a mesma taxa de letalidade, é CORRETO afirmar que:

A

A proporção de óbitos é a mesma para acometidos pelas doenças A ou B.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
44
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
45
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
46
Q

A) A capacidade do teste PSA em detectar falso positivo é de 91,3%
B) A mudança do ponto de corte para 2,0ng/dL, automaticamente, aumentará a sensibilidade do teste
C) A probabilidade de uma pessoa com teste negativo não ter câncer de próstata é de 14,37%
*D) A razão de probabilidade para o teste positivo é de 1,1

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
47
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
48
Q
A
49
Q
A

Parte I
A. Trauma crânio encefálico
b. Pessoa traumatizada em uma colisão entre um automóvel (carro) e um veículo a motor de duas ou três rodas (acidente de trânsito);
C. Intoxicação alcoólica;
Parte II: Transtorno de ansiedade generalizada.

50
Q
A
51
Q

A criação das primeiras instituições de controle sanitário no Brasil foi direcionada ao controle de doenças pestilencias e da vigilância sanitária de portos.

A

Correta. a Fundação Oswaldo Cruz criado em 1900, na época Instituto Soroterápico Federal, cujo objetivo inicial era fabricar soro e vacina contra a peste.

52
Q

As políticas de saúde, antes da criação do SUS, eram marcadas pela integração entre ações da previdência social e as ações de saúde pública.

A

Falso.

  • usando o período da industrialização como base transformou a sociedade brasileira, ao formar o que se chamou de classe trabalhadora urbana, foi necessário a criação de Caixa de aposentadoria e Pensões (CAPs), baseadas no princípio contributivo individual e cofinanciados pelo empregador e pelo Estado, inspirado no modelo bismarckiano, implantado na Alemanha para dor conta das necessidades de saúde e previdência dessa nova demanda ao mesmo tempo que o governo combatia surtos e epidemias como ações de saúde pública, logo eram instituições diferentes e não ocorreu integração entre elas.
53
Q

Durante a ditatura militar, a disponilização de serviços privados de saúde foi ampliada.

A

Verdadeiro.
* durante o período de ditadura militar, essa instituição arrecadava recursos (uma contribuição específica) junto aos empregadores e trabalhadores e pagava os hospitais e municípios que faziam a assistência por produção (fee for service), por meio do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) logo acabou por financiar o sistema privado de saúde.

54
Q

O direito á saúde, antes da criação dos SUS, era vinculado á inserção do indivíduo no mercado formal de trabalho.

A

CORRETA, pois antes do SUS, tinha o direito à saúde apenas indivíduo que tinha vínculo formal de trabalho pois havia a contribuição direta para o sistema de saúde vigente.

55
Q

Em 2010, a gestão tripartite do SUS estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão nas regiões de saúde, visando a aperfeiçoar a integralidade no SUS.

A

A RAS é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. A RAS estabelece a Atenção primária como seu centro de comunicação.

56
Q

Constitui objetivo da Política Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (Portaria n° 1.823, de 23/08/2012) a garantia da integralidade na atenção à saúde, entendendo-se por tal:

A

A inserção de ações de saúde do trabalhador em todas as instâncias e pontos da Rede de Atenção à Saúde do SUS.

57
Q

As redes de atenção à Saúde são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

A

Verdadeiro

58
Q

espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

A

Região de saúde

59
Q

A construção de várias redes temáticas articuladas em linhas de cuidado é priorizada em detrimento da constituição de uma única rede de atenção à saúde.

A

Incorreta.

  • a ideia nas redes de atenção à saúde é justamente criar unidade e integração, e não subdivisões. Regionalização não é meramente um instrumento de integração de fluxos assistenciais, e se efetivou posteriormente à descentralização do SUS, quando da definição de região de saúde e redes de atenção à saúde a partir de 2011.
60
Q

A regionalização é instrumento de integração dos fluxos assistenciais e se desenvolveu concomitantemente com a descentralização no processo de implementação do SUS.

A

Verdadeiro

61
Q

As doenças e eventos definidos como de notificação compulsória em toda a rede de saúde, pública e privada, serão notificados e registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação(SINAN).

A

Verdadeiro

62
Q

O Plano Diretor de Regionalização (PDR), o Plano Diretor de Investimento (PDI) e a Programação Pactuada e Integrada a Atenção em Saúde (PPI) são os principais instrumentos de planejamento da regionalização das ações e serviços do SUS.

A

Verdadeiro

63
Q

O sistema de Informação Hospitalares do SUS (SIH-SUS) contém informações que viabilizam o pagamento dos serviços hospitalares prestados, por meio dos dados captados das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH).

A

Verdade

64
Q

Com relação ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é CORRETO afirmar que:
A) A integralidade é um dos princípios a serem praticados pelo NASF
B) Constitui uma das portas de entrada do SUS para os usuários
C) É integrado por médicos e enfermeiros especialistas
D) Vincula-se a um hospital de referência do território conforme sua classificação

A

A

65
Q

São características da Atenção Básica em Saúde, EXCETO:
A) Atribuir ao médico da equipe encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais e mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário.
B) Excluir o cirurgião dentista das Equipes de Saúde da Família.
C) Orientar-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equipe e da participação social.
D) Ser desenvolvida sob forma de trabalho em equipe, dirigida a populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária.

A

B

66
Q

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação.

É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipe.

A

Deve ser resolutiva (soluciona 85% dos problemas de saúde) e coordenada com fluxos e contra-fluxos de pessoas, informações e produtos entre os componentes das redes de atenção à saúde.

O programa de Agentes Comunitários de Saúde é parte importante desse sistema, principalmente junto Às equipes de saúde da família, porém não é considerado prioritário na organização de todo o sistema.

67
Q

Sobre a Atenção Básica em Saúde está ERRADO afirmar:
A) Considera o Programa de Agentes Comunitários de Saúde como estratégia prioritária para sua organização.
B) É desenvolvida sob a forma de trabalho em equipe, sendo dirigida às populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária.
C) Orienta-se pelos princípios da Universalidade, da Acessibilidade e da Coordenação do cuidado, do Vínculo e Continuidade, da Integralidade, da Responsabilização, da Humanização, da Equidade e da Participação social.
D) Todos os Municípios brasileiros devem ofertar à sua população, ações e serviços de atenção básica em saúde.

A

A

68
Q

Sobre a atenção básica à saúde, é CORRETO afirmar que:
A) Abrange a promoção da saúde, o diagnóstico e o tratamento, ao passo que a reabilitação e a redução de danos são atribuições da atenção secundária à saúde.
B) Abrange ações de saúde de natureza preventiva no âmbito individual, sendo as ações preventivas de âmbito coletivo atribuições da vigilância em saúde.
C) É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipe.
D) Embora tenha suas ações implementadas de forma descentralizada em Unidades Básicas de Saúde, não existe definição de território de atuação, podendo o paciente escolher livremente a UBS à qual irá se vincular.

A

C

69
Q

A atenção básica à saúde deve ser reformulada para cumprir os seguintes papéis:

I. Resolução - solucionar mais 85% dos problemas de saúde de sua população.
II. Coordenação - orientar os fluxos e contrafluxos de pessoas, informações e produtos entre os componentes das redes de atenção à saúde.
III. Responsabilização - acolher e responsabilizar-se, sanitária e economicamente, por sua população.

A opção CORRETA é:

A

Apenas I e II.

A construção da Atenção primária deve ter sua responsabilidade pelo Estado e ter seu completo financiamento sustentável para atender as demandas de saúde de toda a população, pois a atenção primária resolutiva é o modelo mais barato e econômico em grandes proporções já que funciona como sistema de filtro para a atenção secundária e terciária. Ou seja a Atenção básica é capaz de influenciar os determinantes sociais de saúde que envolvem ações sanitárias e econômicas, porém não é de sua inteira responsabilidade.

70
Q

Ocorre a integração do conhecimento com a clínica em um programa de saúde nas seguintes situações, EXCETO:
A) Quando são ampliadas as ações de diagnóstico e as estratégias da política de atenção a saúde
B) Quando existe o fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico às diversas áreas de saúde
C) Quando ocorre respeito à diversidade sexual, étnica e cultural na implementação das ações de saúde
*D) Quando o financiamento e a gestão das ações de saúde estão centralizados

A

É possível observar integração entre a Política Nacional de Promoção à Saúde quando são ampliadas as ações de diagnósticos; a integração entre a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde quando existe o fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico e a integração entre a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais quando ocorre o respeito à diversidade. Porém, é necessário que gestão das ações de saúde estejam descentralizadas para que ocorra a integração com o Pacto pela Saúde, contribuindo para uma gestão que leve em conta as diferentes realidades regionais e situações de saúde.

71
Q

São considerados atributos ou conceitos da Atenção Primária à Saúde, EXCETO:
A) Práticas de saúde direcionadas a responder às necessidades individuais e coletivas.
B) Integralidade do cuidado.
C) Longitudinalidade ou continuidade das ações e coordenação do cuidado ao longo do tempo.
D) Foco nas ações curativas no plano individual.

A

Para respondermos essa questão devemos ter o conhecimentos dos 4 atributos básicos da Atenção Primária em Saúde (APS): 1. Acesso, 2. Coordenação do Cuidado, 3. Integralidade, 4. Longitudinalidade. Incorreta letra “D”.

72
Q

Com relação à atenção primária em saúde, é CORRETO afirmar:
A) Caracteriza-se pela atenção intermitente à saúde dos indivíduos.
B) Constitui o nível no serviço de saúde que oferece a entrada no sistema para todas as novas necessidades e problemas.
C) É ordenada e coordenada pelos níveis secundários e terciários de atenção à saúde.
D) Está focada na cura ou controle das condições de maior prevalência na comunidade, não realizando atividades de vigilância à saúde.

A

B

73
Q

A Atenção Primária em Saúde (APS) é um componente-chave dos sistemas de saúde. Sobre esse nível de atenção à saúde, assinale a alternativa ERRADA:
A) A APS representa a porta preferencial de acesso ao sistema e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde para a organização e reorganização do sistema de saúde.
B) São atributos derivados na APS: a orientação familiar e comunitária e a competência cultural.
C) São atributos essenciais na APS: a atenção no primeiro contato, a longitudinalidade, a integralidade e a coordenação.
D) São atributos essenciais na APS: a orientação familiar e comunitária, a longitudinalidade, a integralidade e a coordenação.

A

D

74
Q

Em 2010, a gestão tripartite do SUS estabeleceu diretrizes para organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) visando a aperfeiçoar a ____________ no sistema de saúde.

A

Integralidade

75
Q
A
76
Q

Com relação à organização da atenção à saúde dos trabalhadores no Brasil é CORRETO a rmar:
A) A integralidade na atenção à saúde do trabalhador deve ser garantida por meio de ações de saúde do trabalhador em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde do SUS
B) A Rede Nacional de Atenção à Saúde dos Trabalhadores (RENAST) prevê a oferta de ações de saúde do trabalhador apenas dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)
C) As ações de saúde do trabalhador implementadas no SUS são custeadas com recursos do Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT)
D) Cada município brasileiro deve possuir um CEREST

A

A

77
Q

A doença monkeypox (varíola dos macacos) foi identi cada em 1958, e é endêmica
em alguns países africanos. Em maio de 2022, foram identi cados casos na Europa e a doença disseminou- se por vários países, incluindo o Brasil. Sobre a monkeypox é CORRETO a rmar:
A) A principal forma de contágio ocorre por via sexual, com predomínio de casos em homens que fazem sexo com homens, sendo considerada uma infecção sexualmente transmissível
B) Constitui medida de precaução em relação à atividade sexual, abstenção durante toda a evolução da doença e o uso de preservativo não elimina o risco de contágio
C) É característico da monkeypox lesões em várias formas de evolução, observando-se frequentemente a presença de máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas em uma mesma região do corpo
D) Os macacos são considerados os principais reservatórios da doença

A

B

78
Q

Existem várias de nições do que sejam os determinantes sociais de saúde (DSS) e
todas trazem a ideia de que “as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde”. O modelo de Dahlgren e Whitehead dispõe os DSS em camadas superpostas. Constitui camada do modelo:
A) Características fenotípicas dos indivíduos
B) Estilo de vida dos indivíduos
C) Perfil l imunológico das populações
D) Perfil l microbiológico dos territórios

A

B

79
Q

Sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ser observados desde os primeiros meses de vida e devem ser investigados durante as consultas de puericultura. Todo contato com a criança deve ser visto como um momento interventivo, de avaliação e acompanhamento de seu desenvolvimento. Qual dos eventos abaixo NÃO pode ser considerado sinal precoce sugestivo de alteração no desenvolvimento neuropsicomotor:
A) Ansiedade de separação e indiferença quando os pais se ausentam
B) Atraso em adquirir o sorriso social
C) Irritabilidade quando ninado no colo
D) Preferência por dormir sozinho no berço

A

A

80
Q

A estrati cação de risco obstétrico durante a assistência pré-natal é um dos fatores determinantes para a redução da mortalidade materno-fetal. De acordo com o Manual de Gestação de Alto Risco do Ministério da Saúde, qual das opções abaixo NÃO É característica individual e/ou condição sociodemográ ca que deve ser considerada como critério de encaminhamento de gestante/puérpera à unidade de maior nível hierárquico de pré-natal:
A) Dependência ou uso abusivo de tabaco, álcool ou outras drogas
B) Idade inferior a 15 anos e maior de 40 anos
C) Sobrepeso
D) Transtornos alimentares (bulimia, anorexia)

A

C

81
Q

A transição demográ ca e epidemiológica no Brasil gerou uma situação de saúde que
exige que o SUS responda pela tripla carga de doença. NÃO CONSTITUI característica da tripla carga de doença:
A) Aumento da violência e morbimortalidade por causas externas
B) Persistência concomitante de doenças infecciosas e carenciais e de condições crônicas
C) Redução das desigualdades sociais em matéria de saúde
D) Ressurgimento de doenças que se acreditavam superadas (reemergência de doenças como a dengue e febre amarela)

A

C

82
Q

Levando-se em consideração a Linha de Cuidado da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no adulto, do ministério da Saúde, é CORRETO a rmar:
A) A avaliação e acompanhamento clínico do paciente hipertenso deve ser realizado exclusivamente por pro ssional médico B) Hipertensão gestacional é a HAS diagnosticada após a 20a semana de gestação com ausência de proteinúria
C) Pseudocrise hipertensiva é o aumento acentuado da PA mais frequentemente associado ao uso inadequado de anti- hipertensivos, não apresentado lesão aguda de órgão alvo
D) Sempre que possível, excluir medição da pressão arterial (PA) fora do consultório tanto para diagnóstico, quanto para pacientes com PA elevada no consultório mesmo com tratamento otimizado

A

C

83
Q

Primípara, 20 semanas de gestação, compareceu em UBS para realização de sua primeira consulta de pré-natal. Durante avaliação foi ofertado teste rápido para sí lis cujo resultado foi positivo. Demais testes realizados (HIV, hepatites B e C) negativos. Paciente negou sinais e sintomas de doença ativa e tratamento anterior para Infecção Sexualmente Transmissível - IST. Prescrito esquema com doses semanais de 2.400.000 UI de penicilina benzatina durante 3 semanas, realizadas e checadas em cartão de pré-natal nos dias 0, 7 e 14, sendo a dose 0 administrada no dia do diagnóstico. Solicitados exames laboratoriais de rotina do primeiro e segundo trimestres de pré-natal, VDRL de controle e US morfológico. Com 23 semanas paciente evoluiu com parto prematuro e duas semanas após recém nascido evoluiu para óbito. Sobre o caso acima é CORRETO a rmar:
A) O intervalo de administração de penicilina benzatina foi de uma semana entre as doses, o que não é recomendado
B) O tratamento foi inadequado para sí lis. Durante a gestação o tratamento completo com penicilina benzatina deve ser iniciado até 30 dias antes do parto
C) O tratamento só deveria ter sido iniciado após resultado do teste não treponêmico (VDRL ou RPR)
D) Para o seguimento da paciente em questão, os testes não treponêmicos (VDRL ou RPR) devem ser realizados, a cada três meses até o 12o mês de acompanhamento da paciente (3, 6, 9 e 12 meses), independentemente do seguimento ou não da gestação

A

D (medgrupo: cabe recurso)

84
Q

A estratégia que objetiva aumentar a resolutividade e capacidade de resposta das equipes de saúde da família aos problemas da população e é composta por pro fissionais de diferentes áreas do conhecimento que atuam de maneira integrada às equipes de saúde da família, recebe o nome de:
A) Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico
B) Núcleo de Apoio à Saúde da Família
C) Núcleo de Judicialização da Saúde
D) Núcleo em Saúde Coletiva

A

B

85
Q

Com relação às atribuições da direção estadual do SUS, assinale a alternativa CORRETA.
A) Controlar e fi scalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde
B) Coordenar a rede estadual de laboratórios públicos de saúde e hemocentros
C) Coordenar serviços de saneamento básico
D) Executar serviços de saúde do trabalhador

A

B

86
Q

Pesquisa realizada para avaliar um novo método de diagnóstico para COVID 19
identi cou que o seu valor preditivo positivo era mais alto do que o observado no método de referência (padrão-ouro). Comparando o novo método com o método de referência, a MAIOR PROBABILIDADE é de:
A) Excluir COVID quando o resultado for negativo
B) Gerar resultados acurados
C) Ocorrer resultados positivos
D) Ocorrer resultados negativos

A

A (medgrupo: cabe recurso).

87
Q

A portaria no 2.979, de 12 de novembro de 2019 institui o Previne Brasil, que estabelece um novo modelo de financiamento de custeio da APS no âmbito do SUS. O modelo de financiamento em saúde considera o pagamento do conjunto dos sete indicadores que compõem o Pagamento por Desempenho da APS, permitindo o financiamento de ações estratégicas para o alcance de melhores resultados em saúde, considerando a abrangência da APS. Recentemente, o Ministério da Saúde apresentou uma atualização revisada desses indicadores, tendo como referência o ano de 2022, conforme disposto pela Portaria GM/MS 102, de 20 de janeiro de 2022. Os indicadores foram ajustados para atender às Ações Estratégicas dos programas Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas. A seguir assinale a opção que NÃO CONFIGURA um dos sete indicadores:
A) Proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite e infecções causadas por Haemophilus in fluenzae tipo b
B) Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado
C) Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS
D) Proporção de pessoas com hipertensão arterial, com consulta e pressão arterial aferida anualmente

A

D

88
Q

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) tem como meta eliminar a doença como problema de saúde pública no Brasil. Estratégias que fortaleçam o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da TB foram traçadas para este objetivo, dentre elas o diagnóstico precoce de todas as formas de tuberculose, incluindo a Infecção Latente pelo Micobacterium tuberculosis (ILTB). Quanto ao diagnóstico da ILTB é CORRETO a rmar:
A) A prova tuberculínica reativa indica presença da infecção e é su ciente para o diagnóstico de tuberculose doença
B) Deve ser realizado em todas as pessoas que tiveram contato com caso de tuberculose pulmonar bacilífera nos últimos cinco anos
C) Pode ser feito por meio da Prova Tuberculínica (PT) cuja leitura deve ser realizada 24 horas após a aplicação, podendo ser estendida para 96 horas
D) Uma forma de realizar o diagnóstico é a utilização do teste IGRA (Interferon Gamma Release Assay), que detecta a liberação do interferon gama no sangue

A
89
Q

A bromialgia é um diagnóstico frequente na atenção primária. A dor musculoesquelética difusa e crônica é a principal queixa relacionada. Sobre esta condição é ERRADO a rmar:
A) Além da dor, pode-se citar fadiga, alteração do sono, rigidez matinal, parestesias, sensação subjetiva de edema e distúrbios cognitivos como sintomas relacionados
B) Amitriptilina e ciclobenzaprina reduzem a dor, embora não sejam capazes de melhorar a capacidade funcional dos pacientes
C) Está comumente associada a outras comorbidades, dentre elas depressão e ansiedade, síndrome da fadiga crônica e síndrome do cólon irritável
D) Os pacientes devem ser incentivados a realizarem exercícios físicos pelo menos duas vezes por semana

A

B

90
Q

Homem de 72 anos encontra-se em tratamento hospitalar de endocardite infecciosa. O médico plantonista foi acionado porque o paciente se queixou de dispneia. Ao exame físico, PA
100/62mmHg, FC 36bpm, FR 28ipm, SpO2 89% (em ar ambiente). O exame respiratório revelou crepitações teleinspiratórias em ambas as bases pulmonares. O exame cardiovascular revelou ritmo cardíaco regular e bradicárdico, sem sopro. As extremidades estavam aquecidas, e o enchimento capilar era imediato. O ECG (BAVT) pode ser visto. Assinale a alternativa que apresenta um tratamento de urgência provavelmente INEFICAZ nesse paciente:

A

*A) Atropina
B) Dopamina
C) Epinefrina
D) Marcapasso transvenoso

91
Q

Homem de 72 anos encontra-se em tratamento hospitalar de endocardite infecciosa. O médico plantonista foi acionado porque o paciente se queixou de dispneia. Ao exame, PA 100/62mmHg, FC 36bpm, FR 28ipm, SpO2 89% (em ar ambiente). O exame respiratório revelou crepitações teleinspiratórias em ambas as bases pulmonares. O exame cardiovascular revelou ritmo cardíaco regular e bradicárdico, sem sopro. As extremidades estavam aquecidas, e o enchimento capilar era imediato. O ECG pode ser visto abaixo: Assinale a alternativa que apresenta a complicação da endocardite infecciosa MAIS PROVÁVEL de ter ocorrido nesse paciente:
A) Abscesso paravalvar
B) Embolização da vegetação
C) Infarto agudo do miocárdio
D) Regurgitação valvar aguda

A

A

92
Q

Homem de 45 anos realiza exame periódico de saúde na UBS. Queixa-se de falta de energia no período da tarde e sonolência durante leituras e programas de televisão. Nega uso de medicamentos, tabagismo ou etilismo. Ao exame físico, PA 200/110mmHg e IMC 31,3kg/m2. Sem outras anormalidades. O paciente cou surpreso e a rmou que a PA sempre fora normal, inclusive no exame ocupacional realizado há seis meses. Aferições da PA realizadas no domicílio por aparelho automático nos três dias seguintes con rmaram os níveis medidos na USB. Assinale a alternativa que apresenta um teste propedêutico INADEQUADO na investigação inicial desse caso:
A) Aldosterona e renina séricas
B) Metanefrinas e catecolaminas na urina de 24h
C) Polissonografi a
D) TSH sérico

A

B

93
Q

Homem de 67 anos é levado ao PS com a queixa de dispneia intensa ao repouso. Apresenta tosse produtiva com escarro amarelo, coriza, dor de garganta há dois dias e dispneia progressiva desde então. Não há relato de febre ou dor torácica. Era assintomático antes do quadro clínico atual. Nega comorbidades conhecidas, internações prévias ou uso de antimicrobianos no último ano. É tabagista (42 maços-ano) e etilista. Ao exame, PA 130/86mmHg, FC 102bpm, FR 22ipm, SpO2 90% (em ar ambiente). O exame respiratório revelou taquipneia, aumento do tempo expiratório e sibilos expiratórios polifônicos difusamente nos hemitórax. Recebeu salbutamol e ipratrópio pela via inalatória (três ciclos), hidrocortisona IV e oxigenoterapia pelo cateter nasal a 2L/min, sem melhora. A radiogra a do tórax revelou reti cação das cúpulas diafragmáticas e hipertransparência dos campos pulmonares. Testes rápidos para in uenza e SARS- CoV-2 resultaram negativos. EXAMES DE LABORATÓRIO: Hg 15,4g/dL; LG 10.350/mm3; NS 7.650/mm3; PLQ 154.000/mm3; PCR 54mg/L; creat 0,9mg/dL. Assinale a alternativa que apresenta o tratamento farmacológico sequencial MAIS ADEQUADO nesse paciente:
A) Adrenalina pela via intramuscular
B) N-acetil-cisteína
C) Sulfato de magnésio pela via intravenosa
D) Teo lina pela via intravenosa

A

C

94
Q

Homem de 67 anos é levado ao PS com a queixa de dispneia intensa ao repouso. Apresenta tosse produtiva com escarro amarelo, coriza, dor de garganta há dois dias e dispneia progressiva desde então. Não há relato de febre ou dor torácica. Era assintomático antes do quadro clínico atual. Nega comorbidades conhecidas, internações prévias ou uso de antimicrobianos no último ano. É tabagista (42 maços-ano) e etilista. Ao exame, PA 130/86mmHg, FC 102bpm, FR 22ipm, SpO2 90% (em ar ambiente). O exame respiratório revelou taquipneia, aumento do tempo expiratório e sibilos expiratórios polifônicos difusamente nos hemitórax. Recebeu salbutamol e ipratrópio pela via inalatória (três ciclos), hidrocortisona IV e oxigenoterapia pelo cateter nasal a 2L/min, sem melhora. A radiogra a do tórax revelou reti cação das cúpulas diafragmáticas e hipertransparência dos campos pulmonares. Testes rápidos para in uenza e SARS- CoV-2 resultaram negativos. EXAMES DE LABORATÓRIO: Hg 15,4g/dL; LG 10.350/mm3; NS 7.650/mm3; PLQ 154.000/mm3; PCR 54mg/L; creat 0,9mg/dL. Assinale a alternativa que apresenta o tratamento antimicrobiano MAIS ADEQUADO nesse paciente:
A) Amoxicilina-clavulanato e azitromicina
B) Ceftriaxona e oseltamivir
C) Cipro oxacino e claritromicina
D) Piperacilina-tazobactam e oseltamivir

A

B

95
Q

Mulher de 63 anos apresenta diarreia aguda há 3 dias, com 8 evacuações ao dia, de fezes amolecidas e contendo sangue. Relata dor na fossa ilíaca esquerda, náuseas, vômitos e hiporexia. Possui doença de Parkinson e HAS, e faz uso de anlodipino e levodopa-benserazida. Por causa de prostração, foi levada ao PS. Ao exame físico, PA 100/70mmHg, FC 88bpm, FR 20ipm, SpO2 98% (em ar ambiente). Apresenta-se alerta e orientada. As mucosas estão coradas e desidratadas. O exame abdominal revelou dor à palpação difusa, sem sinais de irritação peritoneal. EXAMES DE LABORATÓRIO: HG 13,4g/dL; LG 12.870/mm3; NS 9.740/mm3; PLQ 187.000/mm3; PCR 34mg/L; creat 1,8mg/dL; ureia 98mg/dL; sódio 124mEq/L; potássio 4,8mEq/L; BT 0,6mg/dL. Assinale a alternativa que apresenta a conduta MAIS ADEQUADA nesse caso:
A) Infusão intravenosa de solução de cloreto de sódio 3%
B) Prescrição de ciprofl oxacino
C) Prescrição de loperamida
D) Prescrição de metoclopramida

A

B

96
Q

Mulher de 63 anos apresenta diarreia aguda há três dias, com oito evacuações ao dia, de fezes amolecidas e contendo sangue. Relata dor na fossa ilíaca esquerda, náuseas, vômitos e hiporexia. Possui doença de Parkinson e HAS, e faz uso de anlodipino e levodopa-benserazida. Por causa de prostração, foi levada ao PS. Ao exame físico, PA 100/70mmHg, FC 88bpm, FR 20ipm, SpO2 98% (em ar ambiente). Apresenta-se alerta e orientada. As mucosas estão coradas e desidratadas. O exame abdominal revelou dor à palpação difusa, sem sinais de irritação peritoneal. EXAMES DE LABORATÓRIO: HG 13,4g/dL; LG 12.870/mm3; NS 9.740/mm3; PLQ 187.000/mm3; PCR 34mg/L; creat 1,8mg/dL; ureia 98mg/dL; sódio 124mEq/L; potássio 4,8mEq/L; BT 0,6mg/dL. Assinale a alternativa que apresenta uma a rmação CORRETA sobre a siopatologia da hiponatremia apresentada pela paciente.
A) Redução dos níveis circulantes de catecolaminas com consequente inibição do sistema renina-angiotensina-aldosterona
B) Aumento da secreção do hormônio antidiurético pelo hipotálamo
C) Aumento da secreção do peptídeo natriurético atrial pelos miócitos atriais
D) Redução da secreção de renina pelas células justaglomerulares das arteríolas aferentes

A

B

97
Q

Mulher de 18 anos apresenta edema acentuado dos membros inferiores. Desconhece comorbidades e nega o uso de medicamentos. Ao exame físico, PA 150/94mmHg, FC 76bpm, FR 16ipm, SpO2 95% (ar ambiente). Há edema palpebral, na parede abdominal e nos membros inferiores. Palpam-se pequenos linfonodos indolores nas cadeias cervicais, axilares e inguinais. Os sons respiratórios estão reduzidos em ambas as bases dos hemitórax. Algumas articulações interfalangeanas proximais apresentam-se com o volume aumentado, hiperemiadas e dolorosas à palpação. EXAMES DE LABORATÓRIO: Hg 12,2g/dL; LG 1890/mm3; NS 896/mm3; linfócitos 320/mm3; Plaq 109.800/mm3; creat 2,8mg/dL; sódio 135mEq/L; potássio 4,8mEq/L; LDH 540U/L; ácido úrico 9,3mg/dL; albumina sérica 2,3g/dL; C3 26; C4 3; FAN 1/320 padrão nuclear homogêneo; exame de urina: proteína 3+; hemoglobina negativo; 8 leucócitos/campo; 3 hemácias/campo. Assinale a alternativa que apresenta uma conduta INADEQUADA nesse caso:
A) Prescrever enalapril
B) Prescrever furosemida
C) Prescrever glicocorticoide
D) Solicitar biópsia renal

A

A

98
Q

Mulher de 18 anos apresenta edema acentuado dos membros inferiores.
Desconhece comorbidades e nega o uso de medicamentos. Ao exame físico, PA 150/94mmHg, FC 76bpm, FR 16ipm, SpO2 95% (em ar ambiente). Há edema palpebral, na parede abdominal e nos membros inferiores. Palpam-se pequenos linfonodos indolores nas cadeias cervicais, axilares e inguinais. Os sons respiratórios estão reduzidos em ambas as bases dos hemitórax. Algumas articulações interfalangeanas proximais apresentam-se com o volume aumentado, hiperemiadas e dolorosas à palpação. EXAMES DE LABORATÓRIO: Hg 12,2g/dL; LG 1890/mm3; NS 896/mm3; linfócitos 320/mm3; Plaq 109.800/mm3; creat 2,8mg/dL; sódio 135mEq/L; potássio 4,8mEq/L; LDH 540U/L; ácido úrico 9,3mg/dL; albumina sérica 2,3g/dL; C3 26; C4 3; FAN 1/320 padrão nuclear homogêneo; exame de urina: proteína 3+; hemoglobina negativo; 8 leucócitos/campo; 3 hemácias/campo. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico MAIS PROVÁVEL nesse caso:
A) Glomeruloesclerose segmentar focal
B) Linfoma
C) Lupus eritematoso sistêmico
D) Nefropatia por lesão mínima

A

C

99
Q

Mulher de 35 anos consultou há duas semanas queixando-se de constipação
intestinal de difícil controle. Ao exame físico, apresentava pequeno bócio tireoidiano. Trouxe resultados de TSH e T4 livre realizados no ano anterior com os seguintes valores, respectivamente: 6,3mU/L e 0,9ng/dL. Foram solicitados nova função tireoidiana e um teste de beta-HCG, feitas orientações dietéticas pertinentes e recomendação de aumento da ingestão hídrica. A paciente retorna mantendo a queixa de alteração do hábito intestinal e traz os novos resultados de exames: TSH = 7,2microUI/mL; T4 livre = 1,0ng/dL; beta-HCG = não detectado. Assinale a alternativa que apresenta a conduta MAIS ADEQUADA para essa paciente:
A) Iniciar a reposição de levotiroxina e acompanhar a função tireoidiana
B) Solicitar a dosagem de anti-TPO e anti-tireoglobulina para a de nição terapêutica
C) Repetir a função tireoidiana em seis semanas: iniciar a reposição de levotiroxina se TSH > 10 mU/L ou T4 livre abaixo do valor de referência
D) Solicitar US de tireoide e iniciar a reposição de levotiroxina se o resultado for compatível com tireoidite de Hashimoto

A

A

100
Q

Homem de 58 anos vai ao consultório para avaliação periódica de saúde. É portador de HAS e doença arterial obstrutiva periférica. É ex-tabagista. Está em uso domiciliar de losartana 50mg duas vezes ao dia. Ao exame físico, PA 136 x 83mmHg. EXAMES DE LABORATÓRIO: creat 0,6mg/dL; potássio 4,1 mEq/L; sódio 131mEq/L; LDL-colesterol 101mg/dL. Assinale a alternativa que apresenta a conduta MAIS ADEQUADA para esse paciente:
A) Estrati car o risco cardiovascular por meio de algoritmo validado e prescrever estatina de moderada potência se o risco for moderado
B) Estrati car o risco cardiovascular por meio de algoritmo validado, prescrever estatina de alta potência se o risco for alto e adicionar outro anti-hipertensivo
C) Prescrever estatina de alta potência, aspirina 100 mg ao dia e adicionar outro anti-hipertensivo
D) Prescrever estatina de alta potência e aspirina 100 mg ao dia

A

C

101
Q

Mulher de 25 anos queixa-se de dor e vermelhidão na face anterior da perna E. Desconhece comorbidades e faz uso apenas de anticoncepcional oral combinado (ACO). Ao exame físico, apresenta área de edema e hiperemia na face anterior da perna E. A palpação revela nódulos subcutâneos dolorosos nesse local. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma hipótese diagnóstica adequada para a causa do quadro clínico apresentado por essa paciente:
A) Artrite psoriásica
B) Doença inflamatória intestinal
C) Reação ao medicamento (ACO)
D) Síndrome de Behçet

A

A

102
Q

Mulher de 29 anos queixa-se de lombalgia esquerda iniciada no dia anterior, após a realização de exercícios físicos intensos. Relata que a dor irradia pela região lateral da coxa esquerda até o pé e apresenta intensidade 4/10. Nega outros sintomas, incluindo febre, anormalidades intestinais ou urinárias. Nega comorbidades conhecidas. Ao exame físico, o teste de elevação da perna esquerda reproduz a dor do mesmo lado, e o teste com a perna direita não desencadeia nenhuma dor. O exame neurológico não apresenta anormalidades. Assinale a alternativa que apresente a causa MAIS PROVÁVEL do quadro clínico apresentado por essa paciente e a conduta MAIS ADEQUADA:
A) Estenose do canal vertebral; nenhuma propedêutica de imagem
B) Estenose do canal vertebral; VHS e ressonância magnética da coluna lombar
C) Hérnia discal; nenhuma propedêutica de imagem
D) Hérnia discal; ressonância magnética da coluna lomba

A

C

103
Q

Homem de 33 anos queixa-se de regurgitação e queimação retroesternal, principalmente no período pós-prandial. Os sintomas iniciaram há algumas semanas e têm se intensi cado nos últimos dias, ocorrendo várias vezes ao dia. Nega tabagismo e relata o consumo de bebidas alcoólicas em pequenas quantidades ocasionalmente. Os pais e os irmãos são saudáveis. O exame físico não apresenta anormalidades. O paciente recebeu orientações comportamentais e dietéticas para controle dos sintomas. Assinale a alternativa que apresenta a conduta MAIS ADEQUADA nesse caso:
A) Prescrever empiricamente um inibidor de bomba de prótons em uso contínuo
B) Prescrever empiricamente um bloqueador H2 se necessário quando ocorrerem os sintomas
C) Solicitar endoscopia digestiva alta e prescrever empiricamente um inibidor de bomba de prótons
D) Solicitar endoscopia digestiva alta e avaliar a indicação do inibidor de bomba de prótons após o resultado

A

A

104
Q

Mulher de 24 anos queixa-se de algúria, polaciúria e dor suprapúbica há um dia. Nega outras manifestações, incluindo febre, náuseas e vômitos. Desconhece comorbidades. Apresentou episódio semelhante a este há dois meses, tratou com com sulfametoxazol/trimetoprim por três dias, e apresentou resolução completa dos sintomas naquela ocasião. É casada e faz uso de contraceptivo oral regularmente. Assinale a alternativa CORRETA sobre a propedêutica e o tratamento MAIS ADEQUADOS para essa paciente:
A) Coletar urina para urocultura e prescrever nitrofurantoina
B) Coletar urina para urocultura e prescrever nor oxacina
C) Prescrever sulfametoxazol/trimetoprim sem a necessidade de realizar urocultura
D) Prescrever fosfomicina sem a necessidade de realizar urocultura

A

A

105
Q

O reparo de feridas é a tentativa dos tecidos lesados em restaurar a função e a estrutura normal após o trauma. Diversas células participam nas diferentes fases da cicatrização. Dentre os tipos celulares abaixo, quais são as predominantes durante a fase in amatória da cicatrização?
A) Eosinó los B) Fibroblastos C) Linfócitos D) Macrófagos

A

D

106
Q

Paciente de 63 anos, sexo masculino, foi submetido a colectomia esquerda sob anestesia geral com relato de perda sanguínea signi ficativa no perioperatório mas sem necessidade da administração de concentrado de hemácias. No pós-operatório imediato foi feita revisão laboratorial que demonstrou: Na: 131mEq/L; K: 5,8mEq/L; CI: 92mEq/L; pH arterial: 7,32; HCO3; 20mEq/L; PaCO2: 33mmHg; BE: -4mEq/L; glicemia 190mg%. Considerando os dados apresentados é CORRETO a rmar:
A) A dosagem do potássio re flete a excreção diminuída de potássio após cirurgias de grande porte
B) A hiperglicemia pode estar contribuindo para o valor do sódio observado
C) A liberação do hormônio antidiurético está provavelmente reduzida na tentativa de aumentar o sódio plasmático
D) Os achados da gasometria arterial são compatíveis com o aumento esperado da liberação de aldosterona, neste caso

A

B

107
Q

Durante o pré-operatório de pacientes oncológicos que serão submetidos ao tratamento cirúrgico observa-se, com relativa frequência, a ocorrência de hipocalemia. Nestes casos, é CORRETO a rmar que:
A) A realização de um eletrocardiograma é recomendada, pois poderá mostrar, na maioria das vezes, elevação do segmento ST e aparecimento da onda U
B) A reposição intravenosa de potássio está sempre indicada para evitar as complicações da hipocalemia
C) Os níveis reduzidos de potássio podem levar à fraqueza muscular
D) Os pacientes apresentam maiores chances de arritmia cardíaca devido a hipopolarização do potencial de repouso das células

A

C

108
Q

A perda volêmica após o trauma desencadeia uma série de eventos compensatórios na tentativa de manter a pressão de perfusão dos órgãos vitais. O tratamento adequado destes pacientes deve levar em consideração estes mecanismos compensatórios. Em um paciente com choque hipovolêmico é CORRETO a rmar:
A) A administração de bicarbonato de sódio deve ser precoce para combater a acidose metabólica devido ao acúmulo de ácido lático
B) A hipotermia deve ser corrigida e o melhor método para aquecer o paciente é o fornecimento de calor de forma ativa
C) A liberação do peptídio natriurético atrial está aumentada com o objetivo de preservar a função renal
D) O primeiro mecanismo de compensação em resposta à hipovolemia é a liberação aumentada de aldosterona

A

B

109
Q

Os anestésicos locais são utilizados em diferentes procedimentos cirúrgicos e dessa
forma o cirurgião deve estar familiarizado com sua farmacodinâmica e farmacocinética. Em relação a estes agentes é CORRETO a rmar:
A) A toxicidade depende do local da injeção e da velocidade da absorção do anestésico local
B) Como em geral apresentam pKa abaixo de 7,4, os anestésicos locais não funcionam adequadamente em tecidos in flamados
C) Em geral, a maior hidrossolubilidade está associada à maior potência e, portanto, maior duração de ação
D) O tratamento primário da toxicidade aos anestésicos locais consiste na administração de um benzodiazepínico

A

A

110
Q

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo industrializado, e sua contribuição para a mortalidade perioperatória em operações não cardíacas é signi cativa. Instrumentos adequados para a estrati cação cardiovascular do risco anestésico estão disponíveis há algum tempo. Um dos instrumentos mais utilizados é o Índice de Risco Cardíaco Revisado que apresenta bom valor para predizer complicações no perioperatório. Em relação ao índice de risco cardíaco revisado, é CORRETO a rmar.
A) A dosagem de creatinina representa um dos parâmetros a ser avaliado pelo índice
B) A idade é um dos componentes do índice demonstrando a sua importância na ocorrência de complicações cardiovasculares
C) O grau de urgência ou emergência do procedimento são fatores determinantes do índice
D) O porte da cirurgia não é levado em consideração neste índice

A

A

111
Q

Paciente de 56 anos em pós-operatório imediato de piloroplastia devido a estenose pilórica, vem apresentando vômitos importantes, recorrentes e de difícil controle. Gasometria arterial: pH 7,56; PaCO2 38mmHg; Excesso de base + 8mEq/L; HCO3 34mEq/L; PaO2 110mmHg. A qual distúrbio a gasometria arterial apresentada está relacionada?
A) Alcalose metabólica
B) Alcalose metabólica e acidose respiratória
C) Alcalose mista
D) Alcalose respiratória

A

C

112
Q

Menino de oito anos de idade é levado pelo pai ao serviço de urgência com ferimento em
região submentual, que ocorreu ao tentar sair da piscina, batendo o queixo na borda. O ferimento tem 3cm de comprimento por 0,5cm de largura e 0,5cm de profundidade, bordas irregulares, com trabéculas de tecido atravessando de uma margem à outra da ferida. A pele ao redor tem coloração avermelhado-violácea. Essa ferida é MELHOR classi cada como:
A) Contusa
B) Cortante
C) Corto-contusa
D) Incisa

A

A

113
Q

A solicitação de exames complementares é fundamental no preparo pré-operatório dos
pacientes que serão submetidos a procedimento cirúrgico. Em relação aos exames pré-operatórios é CORRETO a rmar:
A) A realização de teste de gravidez em mulheres em idade fértil é dispensável
B) É recomendado o eletrocardiograma em pacientes com doença cerebrovascular que serão submetidos a cirurgias de risco intermediário
C) Não há necessidade de se dosar hemoglobina em pacientes acima de 65 anos, mesmo naqueles que serão submetidos a cirurgia de grande porte
D) O ionograma não deve ser solicitado em pacientes que usam diuréticos, mas é imprescindível quando em uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina

A

B

114
Q

MLS, sexo feminino, 57 anos, trabalhadora rural no norte de Minas, foi encaminhada para
cirurgia ambulatorial. Apresentava pápula rósea com cerca de 1cm de diâmetro em região pré-auricular direita, consistência firme, bordas elevadas com depressão central, recoberta com crosta. Relata que a lesão é de crescimento lento, com cerca de dois anos de evolução. Nega prurido e dor no local. Em relação a esta lesão e ao diagnóstico mais provável, é CORRETO a rmar:
A) É uma lesão encontrada com frequência no dorso das mãos e em mucosa
B) Margens cirúrgicas acometidas em profundidade apresentam maior risco de recidiva local que as margens laterais
C) O tratamento de escolha é a ressecção cirúrgica, com linfadenectomia regional
D) Radioterapia está indicada como tratamento de primeira linha, principalmente em pacientes jovens

A

B

115
Q

Paciente de 57 anos, sexo masculino, admitido no hospital em pré-operatório de câncer gástrico, relatou ao médico ter notado uma redução de 2kg da data da internação até a data da avaliação no leito. Referiu deambulação irregular, por sensação de fraqueza nas pernas e certa di culdade na aceitação da dieta, o que também aconteceu com alguns alimentos no lar, e demandou possíveis ajustes na dieta ofertada. Sabendo-se que a avaliação nutricional do paciente hospitalizado, tal qual o acima relatado, é uma ferramenta essencial para sistematizar e assegurar o cuidado adequado, assinale a alternativa ERRADA:
A) Na triagem nutricional, que direciona a atenção e cuidado adequados ao paciente hospitalizado, considera-se basicamente três itens: a condição nutricional do paciente, sua estabilidade e aspectos relativos à doença de base
B) Ajustes no cardápio dos pacientes é uma realidade comum, especialmente com o crescimento da gastronomia hospitalar, e favorecem a busca por um estado nutricional mais favorável na internação, independentemente da adição de suplementos
C) O peso corporal é de grande importância na prática clínica, sendo uma medida de fácil obtenção e segura para uso isolado na avaliação nutricional inicial, bem como para a dosagem de medicamentos
D) A colaboração do paciente no fornecimento de informações favorece o estabelecimento do diagnóstico nutricional e direcionamento das medidas de tratamento/possibilidade de implementação de terapia nutricional, porém não é medida imprescindível para tanto

A

C

116
Q

O antígeno carcinoembrionário (CEA) deve ser solicitado:
A) Em pacientes com câncer colorretal logo após a ressecção do tumor
B) Em pacientes com diagnóstico de câncer colorretal antes da cirurgia
C) Em pacientes com suspeita de câncer colorretal para acompanhamento
D) Para todos pacientes após 45 anos para diagnóstico precoce de câncer colorretal

A

B

117
Q

RGZ, sexo masculino, 50 anos, empresário, sem comorbidades, procura o hospital com
queixa de dor abdominal moderada, iniciada há cerca de 40 minutos, localizada em região periumbilical. A dor está limitando as suas atividades cotidianas. Refere ainda inapetência e febre baixa não termometrada. Considerando-se os dados apresentados, é ERRADO a rmar:
A) A dor de origem intestinal é transmitida por nervos simpáticos aferentes inominados para a medula espinhal, não tendo o nervo vago participação neste processo
B) A localização da dor ao exame físico irá ocorrer quando houver progressão da doença e a in amação visceral irritar a superfície parietal do peritônio
C) Lesões de vísceras abdominais por corte, divulsão, esmagamento ou queimaduras produzem dor aguda, súbita e bem localizada, transmitida pelos nervos periféricos
D) Os estímulos do intestino médio ativam os nervos aferentes que acompanham a artéria mesentérica superior, provocando dor em região periumbilical

A

C

118
Q

ILG, sexo feminino, 66 anos, hipertensa, em uso de hidroclorotiazida e losartana, foi
submetida a laparotomia para realização de gastrectomia subtotal oncológica, sob anestesia geral. O procedimento teve duração de 3 horas e 30 minutos e não houve intercorrências. Optou-se por encaminhar a paciente para leito de terapia semi-intensiva para cuidados pós-operatórios. Assinale a alternativa ERRADA:
A) Aumento da dor abdominal entre o 4o e 8o dias pós-operatório associado a febre e leucocitose são preocupantes e devem ser investigados com método de imagem abdominal, preferencialmente tomogra a computadorizada
B) Caso esta paciente apresente sinais de febre nas primeiras 48 horas de pós-operatório, o cirurgião deve tranquilizar os familiares e orientar que a atelectasia pulmonar é a causa mais comum de hipertermia neste período
C) Febre é uma ocorrência comum no pós-operatório e pode ser atribuída a absorção de sangue, soro e linfa da região manipulada, além das alterações próprias do período de injúria
D) Hiportemia ocorre em sua maioria no período per-operatório, com queda de 1oC a 1,5oC na temperatura corporal devido à alteração da termorregulação decorrente da resposta orgânica ao trauma

A

D

119
Q

Paciente idoso, vitima de acidente automobilístico em alta velocidade foi atendido no PS
com quadro de hipotensão arterial, confusão mental, paraplegia com nível sensitivo na altura do umbigo. A radiogra a de tórax não apresentava alterações; o FAST foi negativo e a radiogra fia de bacia mostrava fratura com cisalhamento vertical. Qual é a causa, MAIS PROVÁVEL, da instabilidade hemodinâmica:
A) Choque cardiogênico
B) Choque hipovolêmico
C) Choque neurogênico
D) Choque traumático

A