Anestesia em Otorrino Flashcards
(62 cards)
V ou F?
Em cirurgias otorrinolaringológicas realizadas sob anestesia geral e que cursam com acúmulo de sangue nas vias aéreas superiores, a extubação deve ocorrer com o paciente acordado, em respiração espontânea e com os reflexos das vias aéreas presentes.
Verdadeiro.
A ingestão de sangue pelo paciente durante cirurgias otorrinolaringológicas ___________ (aumenta/não aumenta) a incidência de NVPO.
Aumenta.
V ou F?
O uso de exames faríngeos durante cirurgias otorrinolaringológicas visa evitar a ingestão de sangue pelo paciente durante um ato cirúrgico a fim de reduzir a incidência de NVPO.
Verdadeiro.
Vantagens do uso de anestesia geral venosa total em cirurgias otorrinolaringológicas? (2)
Redução do lance ao despertar;
Redução da incidência de NVPO.
Reflexo de Kratschmer
(reflexo trigêmeo-cardíaco)
Estimulação da mucosa nasal (pode ocorrer pelo dano nasal na RPA) com preferência pelo nervo trigêmeo, podendo causar bradipneia, broncoespasmo, bradicardia e hipotensão.
V ou F?
Pacientes com epistaxe devem ser considerados de estômago cheio e, portanto, devem ser intubados em sequência rápida.
Verdadeiro.
V ou F?
Epistaxe não é capaz de gerar sangramento substancial a ponto de causar choque hipovolêmico.
Falso.
Epistaxe é capaz de gerar sangramento substancial a ponto de causar choque hipovolêmico.
A adenoamigdectomia apresenta ______ (baixa/alta) incidência de NVPO.
Alta.
V ou F?
No caso de paciente submetido a adeno-amigdalectomia, que apresenta hemorragia no pós-operatório e necessita de nova abordagem cirúrgica para hemostasia, a intubação não deve ocorrer obrigatoriamente em resposta rápida.
Falso.
No caso de paciente submetido a adeno-amigdalectomia, que apresenta hemorragia no pós-operatório e necessita de nova abordagem cirúrgica para hemostasia, a intubação deve ocorrer obrigatoriamente em resposta rápida.
A dor após amigdalectomia costuma ser _______ (leve/intensa).
Intenso.
Cirurgias de amigdalectomia apresentam ______ (baixa/alta) incidência de laringoespasmo.
Alta.
Posição da amígdala (5)
Decúbito lateral;
Cefalodeclive;
Cabeçalho;
Mão não dependente sob o queixo;
Perna não dependente fletida.
V ou F?
Ao final de uma cirurgia de adeno-amigdalectomia em criança, após posicionar o paciente na posição de amígdala e aspirar as secreções ainda no plano, deve-se chamar vigorosamente a criança para que acorde.
Falso.
Ao final de uma cirurgia de adeno-amigdalectomia em criança, após posicionar o paciente na posição de amígdala e aspirar as secreções ainda no plano, deve-se não tocar mais na criança até que acorde.
V ou F?
O uso de Óxido Nitroso durante cirurgias de ouvido médio não gera riscos.
Falso.
O uso de Óxido Nitroso durante cirurgias de ouvido médio pode causar aumento de pressão no ouvido médio ou mesmo pressão negativa ao ser reabsorvido, o que pode causar otite serosa, desarticulação de ossículos ou rebaixamento auditivo.
V ou F?
Em cirurgias de ouvido médio o Óxido Nitroso devem ser evitadas, visto que, ao se difundir mais rapidamente que o nitrogênio nos espaços aéreos, pode causar elevação da pressão na cavidade ou, ao ser reabsorvido, gerar pressão negativa.
Verdadeiro.
Riscos do uso de Óxido Nitroso em cirurgias de ouvido médio?
Aumento da pressão no ouvido médio ou pressão negativa (risco de otite serosa, desarticulação de ossículos ou rebaixamento auditivo);
Aumento da incidência de NVPO.
Cirurgias de ouvido médio apresentam ______ (menor/maior) risco de NVPO.
Maior.
V ou F?
Cirurgias de ouvido médio podem cursar com vertigem no pós-operatório.
Verdadeiro.
V ou F?
Em cirurgias de ouvido médio, a realização de anestesia geral venosa total reduz a incidência de NVPO em relação à anestesia geral balanceada.
Verdadeiro.
Opções de técnica para garantir a via aérea em situações de sangramento ativo na via aérea? (3)
Intubação acordada;
Intubação com indução em sequência rápida;
Via aérea cirúrgica.
V ou F?
Em caso de trauma com exposição de traqueia por transecção, a intubação direta da traqueia exposta é uma opção de garantia da via aérea.
Verdadeiro.
V ou F?
Em situações de trauma de laringe, a evolução da cartilagem cricoide durante a intubação traqueal não apresenta riscos.
Falso.
Em situações de trauma de laringe, a extensão da cartilagem cricoide durante a intubação traqueal pode resultar em separação cricotraqueal, sendo assim contraindicada .
V ou F?
No caso de uso de laser de CO 2 em procedimento cirúrgico, é necessário que apenas os cirurgiões usem óculos de proteção.
Falso.
No caso de uso de laser de CO 2 em procedimento cirúrgico, há a necessidade de toda a equipe presente na sala usar óculos de proteção e também de fechar os olhos do paciente com fita e protegê-los com olhar úmido e barreira metálica.
V ou F?
Durante o uso do laser, as plumas de fumaça originadas pela vaporização de tecidos podem causar poluição atmosférica e causar danos aos pulmões. Sendo assim, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas especiais pela equipe.
Verdadeiro.